Início Site Página 439

Recomendações e cuidados com a saúde são reforçados pelo governo de RO durante período de estiagem

0

Diante do período de estiagem o governo de Rondônia reforça as recomendações para  que a população adote medidas preventivas. O Boletim Informativo VIGIAR nº 4, da Agência Estadual de Vigilância em Saúde em Rondônia (Agevisa/RO), reforça a necessidade de vigilância e cuidados redobrados, especialmente para grupos mais vulneráveis.

RECOMENDAÇÕES

Diante do cenário de poluição atmosférica, o diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima destacou que, o Decreto nº 29.434, de 30 de agosto de 2024 do governo de Rondônia recomenda: devido à má qualidade do ar causada pelas queimadas, a população deve evitar atividades físicas ao ar livre, manter portas e janelas fechadas durante os períodos de maior concentração de fumaça, e redobrar os cuidados com crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias, que devem buscar assistência médica se necessário. Além disso, é importante aumentar a ingestão de água para manter a hidratação, reduzir o tempo de exposição ao ar livre, além de dirigir com cautela em áreas afetadas por fumaça ou fogo.

A recomendação da Agevisa é para que as pessoas não descartem cigarros ou fósforos acesos na vegetação, a fim de evitar incêndios acidentais. A prevenção é essencial para reduzir os impactos da poluição atmosférica. As queimadas também afetam trabalhadores que exercem suas atividades ao ar livre. O Boletim orienta que essas ações sejam planejadas de acordo com as condições do ar, visando minimizar a exposição aos poluentes.

QUALIDADE DO AR

De acordo com o Boletim, o monitoramento da qualidade do ar revelou níveis elevados de material particulado (MP2.5), partículas finas emitidas pela queima de biomassa, que podem penetrar profundamente nas vias respiratórias e provocar ou agravar doenças respiratórias e cardiovasculares.

A chefe de Núcleo de Riscos Não Biológicos (NRNB) da Agência, Rosiane Maciel Batista Ximenes, ressaltou a importância de que pessoas com doenças crônicas atualizem seus planos de tratamento, e mantenham medicamentos ao alcance, em caso de crises. “A população deve estar atenta aos sinais de problemas respiratórios e procurar atendimento médico ao menor sintoma.”

4ª edição do Concacau em Jaru acontece nos dias 26 e 27 de setembro

0

A melhoria na qualidade do setor produtivo da cacauicultura rondoniense tem se fortalecido cada vez mais, por meio do incentivo do governo de Rondônia, com a promoção do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia (Concacau), que segue em sua 4ª edição. O evento será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, no município de Jaru. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro e selo de qualidade.

O concurso, organizado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), tem atraído a participação de produtores de diferentes regiões do estado. De acordo com a gerente de Programas e Projetos Estratégicos da Seagri, Larissa Cristina Duarte, foram inscritos 42 produtores nesta edição, e a cerimônia de premiação do Concacau vai acontecer durante o Festival do Chocolate, realizado em Jaru. “Tudo isso vai proporcionar a verticalização dos produtos derivados do cacau, agregando cada vez mais valor aos pequenos produtores, além de fomentar a economia, e gerar emprego e renda aos produtores”, evidenciou.

DESTAQUE NACIONAL

A promoção do evento tem incentivado os produtores às melhorias das práticas de produção do cacau. Com isso, Rondônia encontra-se em 4º lugar no ranking nacional, com a produção de mais de 8.500 toneladas na safra de 2023/2024, conforme registrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no mês de julho. Na região Norte, o estado segue em 2º lugar quanto à produção de cacau, estando atrás somente do estado do Pará. O governo de Rondônia intensifica o engajamento em primar pela busca do fortalecimento e desenvolvimento da cadeia produtiva.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Concacau é uma oportunidade para os cacauicultores mostrarem seu potencial de produção e serem reconhecidos pelo trabalho e dedicação no cultivo. “O governo do estado tem investido no crescimento e reconhecimento do agronegócio, a exemplo deste concurso, que proporciona benefícios econômicos aos produtores. Os participantes concorrem a prêmios em dinheiro e ao laudo de qualidade, o que valoriza, ainda mais, sua produção no mercado”, salientou.

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, a produção rondoniense de cacau tem qualidade e pode participar em situação de igualdade com outros produtores do Brasil. “O exemplo prático disso, é a consolidação do Concurso a cada edição. O evento é uma verdadeira celebração da qualidade do cacau rondoniense, que acrescenta valor ao produto e proporciona uma melhor renda aos nossos produtores”, pontuou.

PARCEIROS DO CONCURSO

Concacau acontecerá durante o Festival do Chocolate

O concurso conta com a parceria da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), do Centro de Inovação do Cacau (CIC), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e do município de Jaru.

 FESTIVAL DO CHOCOLATE

A 4ª edição do Concacau irá ocorrer durante o Festival do Chocolate, nos dias 26 e 27 de setembro, no Ginásio Poliesportivo Sebastião Mesquita, na Rua Florianópolis, Setor 2. O evento é uma oportunidade econômica e estratégica para que os expositores apresentem e comercializem seus produtos e serviços, fomentando a cadeia produtiva da cacauicultura.

PREMIAÇÃO

  • Primeiro lugar – R$ 10 mil reais;
  • Segundo lugar – R$ 6 mil reais;
  • Terceiro lugar – R$ 4 mil reais.

Durante ação nacional, Detran-RO intensifica ações da Operação Lei Seca no estado

0

Em uma ação simultânea, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) mobilizou equipes de fiscalização com blitzes em pontos estratégicos nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Ouro Preto do Oeste, Urupá, Cacoal, Rolim de Moura, e Cerejeiras, abordando condutores para realização de testes de alcoolemia. A operação, realizada na sexta-feira (6), com foco na fiscalização do uso de bebida e direção, faz parte do calendário nacional da Operação Lei Seca (OLS), executada pela Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT), em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e Polícia Civil (PCRO).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a parceria entre Detran-RO, Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e Polícia Civil tem fortalecido as Operações Lei Seca em todo o estado, partindo, essencialmente, com princípio de salvar vidas nas cidades rondonienses.

Na OLS em Rondônia foram realizados 108 testes de alcoolemia, 69 pessoas estavam sob efeito de álcool, sendo que 38 foram presos.

NÚMEROS

A ação rondoniense abordou 276 condutores e flagrou 27 pessoas conduzindo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Dos 108 testes de alcoolemia, 69 pessoas estavam sob efeito de álcool, sendo que 38 foram presos, por atingirem a marca igual ou superior a 0,34 mg de álcool.

Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, a ação faz parte de uma campanha nacional de conscientização sobre os perigos da direção sob efeito de álcool. “O Detran alerta para os riscos de sinistros, que podem causar ferimentos graves e até mesmo mortes, por isso avaliamos esta ação como importante instrumento que salva vidas, incluindo a vida dos próprios infratores,” ressaltou.

LEI SECA

Conforme o Art. 165 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), os condutores flagrados sob efeito de álcool devem ser autuados. A multa para quem cometer essa infração, inicialmente administrativa, é de R$ 2.934,70 (dois mil, novecentos e trinta e quatro reais e setenta centavos), além de ter a CNH recolhida, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e responder processo.

Configura  alcoolemia, caso o resultado do teste do etilômetro apresente entre 0,05 a 0,33, resultando ao condutor responder medidas administrativas.

O condutor que atingir resultado igual ou superior a 0,34 mg de álcool poderá ser preso em flagrante e responderá processo na esfera criminal, sendo acumulada todas as medidas administrativas, com o ingresso das penalidades criminais.

CONSEQUÊNCIAS DIRIGIR ALCOOLIZADO

A médica anestesiologista, Caroline Lima, explicou que, o álcool é uma droga que é depressora, ou seja, diminui a atividade do cérebro, deixando o indivíduo “desligado”, que altera o equilíbrio, diminui os reflexos, reduz a coordenação motora, dá sintomas como sonolência e diminuição da percepção. “Portanto, é uma droga perigosa para quem vai conduzir veículos.”

Fiscalização garante qualidade de alimentos e gás em comércios ao consumidor

0

Uma ação de fiscalização foi realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) entre os dias 26 e 31 de agosto, em diversos estabelecimentos comerciais dos municípios de Costa Marques (distrito de São Domingos do Guaporé), São Francisco do Guaporé e São Miguel do Guaporé. O objetivo foi verificar o quantitativo de produtos alimentícios vendidos em supermercados, açougues, padarias e mercados, além do gás liquefeito de petróleo (GLP), item presente na cesta básica dos brasileiros.

Conforme a equipe de fiscalização, a ação faz parte do trabalho de rotina do setor de pré-medidos, responsável pela verificação dos produtos, para garantir que a quantidade e a embalagem estejam de acordo com as normas estabelecidas pelas portarias do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Segundo o presidente do Ipem-RO, Carlos Albuquerque, a ação é fundamental para manter os produtos dentro dos padrões exigidos, evitando assim, riscos e garantindo a segurança de todos. “A fiscalização de produtos essenciais, como alimentos e gás GLP visa garantir que os consumidores recebam exatamente o que estão pagando, tanto em quantidade quanto em qualidade. Encontramos algumas não conformidades, mas conseguimos atuar rapidamente para corrigir esses problemas e proteger o consumidor,” explicou.

IDENTIFICAÇÃO DE IRREGULARIDADES

Durante a operação, foram identificadas algumas suspeitas de irregularidades nos lotes de gás GLP e produtos alimentícios como frios e panificados. Contudo, as suspeitas sobre os lotes de gás não resultaram em reprovação, pois as tolerâncias previstas na legislação foram atendidas. Já nos produtos de cesta básica, houve algumas não conformidades em relação à quantidade e embalagem.

As unidades de produtos reprovadas, incluindo duas botijas de gás GLP com tara ilegível, foram recolhidas para requalificação antes de serem liberadas para venda novamente. Segundo o Ipem-RO, os produtos com não conformidades passaram por uma nova pesagem e foram ajustados, conforme as orientações das portarias vigentes.

O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia mencionou que, embora os produtos de gás GLP apresentem riscos inerentes, como explosão ou intoxicação, nenhuma das unidades inspecionadas durante a ação representou perigo imediato à saúde dos consumidores. A instituição orienta os consumidores a verificarem se as botijas possuem lacres intactos e se há sinais de vazamento. Caso percebam irregularidades, como cheiro de gás, avarias ou barulhos incomuns, é recomendada a troca imediata junto à empresa fornecedora.

FISCALIZAÇÃO CONTÍNUA

As ações de fiscalização realizadas pelo Ipem-RO são periódicas e ocorrem em todos os municípios de Rondônia. De acordo com a instituição, as fiscalizações são fundamentais para garantir que os produtos, em especial o gás GLP, atendam às exigências de qualidade e segurança, a fim de evitar prejuízos aos consumidores.

Juíza Úrsula Gonçalves é a nova diretora do Fórum Geral de Porto Velho

0

Em sessão do Tribunal Pleno Administrativo da Justiça de Rondônia, realizada nesta segunda-feira, 09, foi aprovada à unanimidade a indicação da juíza Úrsula Gonçalves Theodoro de Faria como nova diretora do Fórum Geral da comarca de Porto Velho.

A juíza atualmente é titular da 1ª Turma Recursal da Justiça de Rondônia e tem mais de 28 anos de carreira na magistratura;  há 19 anos é juíza na comarca de Porto Velho, tendo atuado em diversos cargos importantes e varas judiciais, tais como juíza auxiliar da corregedoria e da presidência, dentre outros, na Justiça Eleitoral.

Inaugurado em dezembro de 2019, o Fórum Geral reúne todas as unidades judiciais de primeiro grau num mesmo lugar, na área central da cidade. A juíza Úrsula foi eleita, obedecida a ordem de antiguidade e manifestação de vontade dos magistrados, diante do impedimento do juiz Jorge Gurgel do Amaral, que exerce a função atualmente. Gurgel foi convocado para compor o Tribunal de Justiça em substituição às ausências regimentais dos julgadores do órgão.

O cargo de direção do Fórum envolve supervisionar os serviços administrativos do edifício e controlar as atividades judiciais e administrativas. Além disso, o diretor representa a comarca perante o Tribunal e outras entidades, e assegura o cumprimento das ordens e decisões do Tribunal.

Na mesma sessão, o juiz Mateus Bruno Diniz foi designado para o cargo de diretor do Fórum da Comarca de Machadinho do Oeste.

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Realizado o I Encontro Intercampi do Curso Técnico em Alimentos dos Campi Jaru e Ariquemes

0

Na última semana, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, sediou o I Encontro Intercampi de estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Alimentos, unindo alunos dos Campi Jaru e Ariquemes. A iniciativa, proposta pela Professora do Campus Jaru, Marília Assis dos Santos, e pelo Professor do Campus Ariquemes, Adenilson Renato Rudke, teve como principal objetivo promover a troca de experiências entre os alunos, estimular o desenvolvimento de novos produtos alimentícios e fortalecer a integração entre as unidades do IFRO.

A atividade foi vinculada às disciplinas Inovação Tecnológica em Alimentos, que abrange as etapas de desenvolvimento de novos produtos, marketing, estudos de mercado e registro em órgãos competentes, e Análise Sensorial, que estuda a importância dos sentidos na avaliação de alimentos, métodos de análise e testes sensoriais. Durante o encontro, os estudantes de ambos os campi puderam apresentar seus projetos em andamento, compartilhar ideias e receber feedbacks dos colegas e professores presentes. Entre os produtos inovadores propostos estavam pizza de massa de batata-doce, alfajor de paçoca, pastel de jaca, bolo de café com açaí e brownie de beterraba. O evento marcou o primeiro de dois encontros planejados. O próximo, a ser realizado no Campus Jaru, dará aos alunos a oportunidade de expor os produtos desenvolvidos e de realizar uma análise sensorial, colocando em prática os conceitos discutidos.

A interação entre os estudantes de diferentes campi foi considerada essencial para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos participantes. Camila Ferreira Ortiz e Emanueli Aika Dakuzaku, estudantes do Campus Ariquemes, destacaram que a experiência foi enriquecedora, permitindo uma troca de conhecimentos e ideias inovadoras, e resultou em uma maior compreensão das dinâmicas do mercado local, fortalecimento das relações entre as equipes envolvidas e identificação de novas oportunidades de colaboração no futuro.

Ana Lavínia, do Campus Jaru, também ressaltou o impacto positivo do evento, sinalizando que foi uma experiência única e necessária, uma troca de conhecimento e confraternização entre os dois terceiros anos dos campi. “Acredito que foi muito importante para as duas turmas, uma oportunidade em que pudemos relacionar tudo que aprendemos ao longo dos anos na instituição”, comentou.

A Professora Marília destacou o potencial da iniciativa para o futuro. De acordo com a docente, “o dia de troca com os alunos de Ariquemes foi o início de uma parceria que tem tudo para se perpetuar ao longo dos anos. Este primeiro encontro foi um momento de troca de ideias e esperamos por um segundo encontro em que poderemos concretizar o desenvolvimento das ideias e a aproximação entre os alunos”.

Por sua vez, o Professor Adenilson frisou a importância da interação para o sucesso dos projetos de inovação. Segundo o docente, “para que um produto inovador chegue ao consumidor, ele passa por diversas etapas, como a identificação do problema, geração de ideias, análise e seleção, desenvolvimento e implementação. No entanto, nem sempre esse processo se conclui com sucesso; muitos projetos são encerrados antes de chegarem às prateleiras. As interações entre diferentes grupos são fundamentais para aumentar as chances de sucesso de um produto. Nesse sentido, o Primeiro Encontro de Inovação Tecnológica em Alimentos proporcionou uma experiência enriquecedora e colaborativa para os alunos dos Campi de Ariquemes e Jaru”.

“A troca de experiências entre os estudantes foi altamente produtiva e certamente contribuirá para o desenvolvimento de produtos inovadores. Estamos ansiosos pela próxima etapa, em que poderemos, juntos, avaliar as características sensoriais dos produtos que estão em desenvolvimento”, acrescentou o docente.

A Coordenação do Curso Técnico em Alimentos, representada pelo Professor Warley José Campos Rocha, contribuiu na logística do evento, garantindo o deslocamento dos estudantes de Jaru até Ariquemes com a Professora Marília Assis dos Santos. “A atividade foi relevante por algumas razões. Entre elas, é possível ressaltar uma atividade que materializa o tripé que move a instituição, que é o ensino, a pesquisa e a extensão. Os estudantes demonstram os conhecimentos aprendidos nas aulas e ao longo do processo formativo do curso; despertaram-se como pesquisadores, no momento que precisaram realizar investigações acerca da sua proposta de inovação tecnológica; e asseguraram o compromisso extensionista institucional, quando idealiza um produto que tem sua construção dentro da instituição para um público também exterior a ela. Os professores proponentes estão de parabéns. E a ideia é que possamos consolidar essa prática, de modo que tenhamos outras edições dessa proposta pedagógica”, destacou.

Como avaliação geral, o I Encontro Intercampi do Curso Técnico em Alimentos se alinha com as diretrizes do IFRO de promover o desenvolvimento técnico, científico e social dos seus alunos. A troca de experiências entre os campi reforça a integração institucional e incentiva a criatividade e a inovação no setor de alimentos, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados para os desafios do mercado e para o desenvolvimento da região de Rondônia. Com o próximo encontro, previsto para o Campus Jaru, os alunos terão a chance de testar seus produtos em uma análise sensorial prática, aplicando os conceitos de inovação e de avaliação sensorial, completando, assim, um ciclo formativo que vai além das salas de aula.

Governo de Rondônia convoca mais de uma centena de médicos para atuação do estado; confira listão

0

Profissionais atuarão em diversas especialidades, com contratos temporários de 20 e 40 horas semanais, nas unidades de saúde de Porto Velho, Extrema, Ariquemes, Buritis, Cacoal e São Francisco do Guaporé

A imagem é ilustrativa / Reprodução

Porto Velho, RO – A Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (SEGEP), em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) de Rondônia, publicou o edital de convocação nº 250/2024 para médicos aprovados no processo seletivo simplificado regido pelo Edital nº 120/2024. A convocação é para profissionais de saúde que atuarão em diversas especialidades nas unidades de saúde de municípios como Porto Velho, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Extrema e São Francisco do Guaporé.

O edital foi assinado pelo Superintendente Estadual de Gestão de Pessoas, Silvio Luiz Rodrigues da Silva, o Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Ribeiro da Rocha, e o Secretário Adjunto da Saúde, Élcio Barony de Oliveira.

CONFIRA O EDITAL: 

A lista completa de médicos convocados e suas respectivas especialidades segue abaixo:

Cirurgião Bucomaxilofacial – Porto Velho

01) Carolina Lupi Gonçalves
02) Robson Aparecido Fecini

Médico Geral 40h – Porto Velho

03) Billy Paul Miranda Dias Fogaça
04) Nayara Bastos Fernandes
05) Valéria Lourena Noleto Paiva Gomes
06) Lilian Samara de Melo Lima
07) Walquíria Agues Figueiredo Coelho
08) Natalia de Sousa Correia
09) Arise Pedrosa de Lima
10) Walter Rocha Passos Nieto
11) Vanessa Monte de Albuquerque Mensch
12) Jaqueline Gheller Mascarello
13) Lucimar Cruz Pavani
14) Aristeu Caminha Alves
15) Giseli Nobres da Silva Freitas
16) Diogo Luiz de Araújo Almeida
17) Kerry Alesson Souza de Almeida
18) Monique Andrade Moreira
19) Keid Lilian Rodrigues Caetano da Silva Tabosa
20) Ricardo Ferreira de Araújo
21) Francielle Barreto da Silva
22) Ingrid da Silva Morais Freitas
23) Clovison Carvalho Jardim
24) Pedro Henrique Angeli Slemer
25) Sophia Cindy Souza Squarizi

Médico Geral 40h – Extrema

26) Saulo Silva Jucá
27) Manoel Bezerra de Queiroz
28) Iana Maria Feitosa Galvão
29) Edsolene Gouveia Soares Anute
30) Jhonatan Cabreira de Olivera
31) Ane Gleyce Ferreira de Aguiar

Médico Geral 40h – Buritis

32) Ricardo Neves Calderari
33) Kadyja Ferraz
34) Priscila Gizele Barbino
35) Ana Claudia Natal Babolim
36) Thiago Anizio

Médico Geral 40h – Cacoal

37) Sandra Cristina Machado
38) Charles Renan Batista Faria
39) Andressa Martins de Medeiros
40) Thauan Keven Gomes Guaitolini
41) Yasmin Nunes de Souza
42) Lucineth Lima Soares Lessa
43) Edilberto Vieira de Carvalho
44) Débora Santos Figueiredo
45) Daniele Ferreira de Melo
46) André Machado Ferreira
47) Camila Bordignon Barbosa
48) Lauhanda Alves de Lima
49) Patrícia Maibuk

Médico Geral 40h – São Francisco do Guaporé

50) Bruno Felipe Lima de Albuquerque
51) Eliseu Moreira Chisté
52) Carlos Alfredo Plaza Anez
53) Raphael Henrique Neres Ravazoli
54) Paulo Henrique Tomaz Rozo

Médico Clínico 40h – Porto Velho

55) Antonio Sávio Dantas Barroso
56) Letícia Helena de Carvalho
57) Marcell Silva Costa

Médico Clínico 40h – Cacoal

58) Thaís Rockenbach Gaona Lenzi
59) André Nazário de Oliveira

Psiquiatria 40h – Porto Velho

60) Ana Luiza Filizola de Sousa Maia Gonçalves
61) James Rabelo Garcia

Geriatria 40h – Porto Velho

62) Juliana de Souza Melo
63) Marília Mattar Strazeio Kolotelo

Ortopedia e Traumatologia 40h – Buritis

64) André Pastuczenko dos Santos Rodrigues de Freitas

Oncologia Clínica 40h – Cacoal

65) Sarayane Araujo Brandao Maranhão

Oncologia Clínica 40h – Porto Velho

66) Gabryella Severino Bueno

Medicina Intensiva 40h – Cacoal

67) Thiêgo Maia de Menezes

Nefrologia 40h – Cacoal

68) Jean Michel Loures do Couto

Oftalmologia 40h – Porto Velho

69) Júlia Caroline Azevedo Reis
70) Talita de Oliveira Mesquita

 Ortopedia (especialidade em joelho) 20h – Porto Velho

71) Matheus Gomes Cabral

Auditoria/Regulação 40h – Porto Velho

72) Fabiola Aparecida de Oliveira Sousa
73) Jéssica Oliveira da Cunha Alexandre
74) Michelli Vicente
75) Fabiane Gurgel do Amaral Cecatto
76) Ana Claudia Zanelato
77) Magali Tábata Tiburtino de Souza
78) Silvia Pimenta dos Santos
79) Kleverson Luna da Silva
80) Wemerson Santos Galhardi

Ginecologia e Obstetrícia 40h – Porto Velho

81) João Batista Nava Filho
82) Meyre Andressa dos Santos Marçal
83) Joyce Damasio
84) John Vitor Correa Freitas
85) Michelle Farias Costa de Lima

Ginecologia e Obstetrícia 40h – Cacoal

86) Graciele Rempel

Pediatria 20h – Porto Velho

87) Sayanne Quirino Ferreira Vedana
88) Fabriny de Oliveira Ronhiski
89) Vitória da Silva Bressan Barbieri

Radiologia 40h – Porto Velho

90) Amanda de Vasconcelos Chambi Tames
91) Claudio Alberto Iglesias Rosa

Radiologia 40h – Cacoal

92) Patrick Ramalho Lucas
93) Kevin Wallace de Sá Aredes
94) Rafael Bariani Neto

Infectologia 40h – Cacoal

95) Elessandra Maria Silvestro

Medicina Intensiva 20h – Porto Velho

96) Rebeka Mayara Miranda Dias Fogaça
97) Roberta Fernandes Maulaes Brandão

Medicina do Trabalho 20h – Porto Velho

98) Jair Rossi de Mendonça
99) Matheus Santos Guimarães de Moura
100) Gabrielle Queiroz da Silva

Dermatologia 20h – Porto Velho

101) Fernanda Soares de Andrade
102) Lúcia Helena Pereira Altomar
103) Ana Paula Barancelli Hamud

Ortopedia (especialidade em quadril) 20h – Porto Velho

104) Arthur Dutra Harger
105) Pedro Henrique Cabral Pessanha

Cirurgia Oncológica 20h – Cacoal

106) Gabriela Caroline de Paula Alcantara

Os convocados devem apresentar a documentação exigida até o dia 18 de setembro de 2024, em uma das unidades indicadas no edital.

PF prende duas pessoas por estupro de vulnerável em Porto Velho/RO

0

A prisão se deu em razão de cumprimento de mandado expedido pela Vara de Proteção à Infância e Juventude de Porto Velho

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (10/9) dois indivíduos pelos crimes de estupro de vulnerável, em Porto Velho. A prisão se deu em razão de cumprimento de mandado expedido pela Vara de Proteção à Infância e Juventude de Porto Velho, do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

Após os procedimentos legais, os acusados foram encaminhados ao IML para fazer o exame de corpo de delito, e serão encaminhados ao sistema prisional em que ficarão à disposição da Justiça.

Assessoria/Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia/Imagem ilustrativa

Rondônia: Entenda os efeitos sociais e ambientais do consumo de alimentos ultraprocessados

0

Guia Alimentar para População Brasileira, editado pelo Ministério da Saúde, destaca a integração entre saúde, cultura e meio ambiente como fator preponderante para uma alimentação saudável

Em 2024, a segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira comemora 10 anos. Para marcar a data, o Ministério da Saúde lançou uma série especial de notícias que aborda diversos aspectos do documento. As recomendações atualizadas nesta edição têm como objetivo promover uma alimentação saudável que beneficie a saúde individual, respeite e valorize as tradições locais, e cuide do meio ambiente. Nesse contexto, o guia recomenda evitar alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote e refrigerantes, devido à sua composição nutricional desequilibrada e ao alto teor de calorias, que contribuem para a obesidade e o desenvolvimento de doenças.

Embora sejam por natureza não saudáveis, esses alimentos têm ganhado popularidade devido ao seu baixo preço, alta disponibilidade, conveniência e sabor. De acordo com o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), no ano passado, 34% dos homens e 20% das mulheres em Porto Velho consumiram cinco ou mais tipos de alimentos ultraprocessados no dia anterior à entrevista. A pesquisa é conduzida com uma amostra de adultos com mais de 18 anos em todas as 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. No total, foram realizadas 21.690 entrevistas: 10.858 por meio de telefones fixos e 10.832 por telefones móveis.

Esses alimentos também possuem impactos negativos na cultura, na vida social e no meio ambiente, afetando, assim, a saúde e o bem-estar das pessoas.

Cultura

Esses alimentos afetam a cultura ao promover marcas padronizadas mundialmente e campanhas publicitárias agressivas. Essas estratégias criam uma falsa sensação de diversidade e fazem com que as tradições alimentares locais pareçam desinteressantes, especialmente para os jovens. Como resultado, há um crescente desejo de consumir esses produtos para se alinhar a uma cultura supostamente moderna e superior, diminuindo a importância das práticas alimentares tradicionais.

Vida social

Projetados para consumo imediato, podendo ser ingeridos a qualquer hora e em qualquer lugar, os alimentos ultraprocessados eliminam a necessidade de preparar e compartilhar refeições. Seu consumo frequente ocorre em momentos de isolamento, como ao assistir televisão ou trabalhar no computador, o que reduz as oportunidades de interação social. Segundo o guia, a “interação social” mostrada nas campanhas publicitárias desses produtos não reflete a realidade.

Meio ambiente

A produção e comercialização de alimentos ultraprocessados causam danos ao meio ambiente. As embalagens não biodegradáveis poluem o ambiente e exigem novas tecnologias para gestão de resíduos. A demanda por ingredientes como açúcar e óleos vegetais estimula monoculturas que utilizam agrotóxicos e fertilizantes, prejudicando a biodiversidade. Além disso, o transporte desse alimento consome muita energia e emite poluentes, enquanto o uso excessivo de água compromete recursos naturais essenciais.

Kelly Alves explica que uma das vertentes abordadas pelo Ministério da Saúde é o incentivo à alimentação adequada e saudável. Isso é feito por meio da divulgação clara de informações sobre essas práticas, os grupos de alimentos e suas características positivas e negativas. “A nossa orientação não se baseia em uma abordagem de permitido e proibido, mas sim em incentivar escolhas alimentares saudáveis e evitar aquilo que pode representar riscos à saúde”, observa.

Histórico do Guia

A primeira edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, publicada em 2006 pelo ministério, apresentou as primeiras diretrizes alimentares oficiais para a população. Com as transformações sociais que impactaram as condições de saúde e nutrição da sociedade, foi necessário atualizar as recomendações.

A segunda edição, desenvolvida em parceria com Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP) com apoio da Organização Panamericana de Saúde (Opas), disponível desde 2014, foi elaborada após um amplo processo de consulta pública que envolveu um extenso debate com diversos setores da sociedade. Essa versão permanece atual mesmo após uma década. “As evidências científicas mostram que os problemas de saúde que estavam presentes na época da revisão, como as doenças crônicas não transmissíveis, continuam avançando e estão diretamente relacionados à alimentação inadequada”, conclui a coordenadora.

Acesse o Guia Alimentar na íntegra

Ministério da Saúde/Foto: Marcello Casal Jr – Agência Brasil

Seca do Rio Madeira pode se agravar ainda mais, aponta SGB

0

Sem previsões para um volume significativo de chuvas na Amazônia, o Rio Madeira continua batendo recordes no registro dos níveis mais baixos da cota da série histórica do Serviço Geológico do Brasil (SGB). Desde a última semana, a cota já havia superado a mínima registrada em 2023, de 1,10 metro e, na manhã desta terça-feira (10), a medição na estação de Porto Velho atingiu 71 centímetros, a menor registrada desde 1967.

De acordo com o engenheiro hidrólogo do SGB Guilherme Cardoso, a maior preocupação do momento é o prolongamento do período de estiagem, como ocorreu em 2023, quando somente no final de outubro as chuvas foram significativas.

“Os modelos de previsão do GFS [Global Forecast System, do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos] não apresentam chuvas significativas para os próximos 15 dias”, informou Cardoso.

As projeções para os próximos 3 meses também não apresentam volumes de chuva significativos e, segundo Cardoso, isso desenha um cenário de seca semelhante ao de 2023, mas agravado pela antecipação da vazante do Rio Madeira.

“Esse atraso [nas chuvas] vai fazer com que a gente tenha um período de estiagem muito maior do que estamos acostumados porque a gente já começou a observar níveis muito baixos em julho, em níveis que normalmente só ocorrem antes do final de setembro”, explica.

Apesar da adoção de medidas como a suspensão da navegação no período noturno, desde o dia 11 de julho, e a declaração de escassez hídrica pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), no final do mesmo mês, a população da região ainda enfrenta dificuldades como o isolamento de algumas comunidades.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o plano de manutenção aquaviária da hidrovia do Rio Madeira já prevê cronograma de dragagens regulares para evitar a interrupção por completo de trechos do rio.

Cardoso explica que, apesar da cota do Rio Madeira já ter atingido níveis muito baixos, até esta semana a vazão do rio ainda não foi impactada de forma crítica.

“Nesses termos, a gente ainda tem uma vazão útil bem significativa. Na quinta-feira da semana passada, nós fizemos uma medição de vazão e medimos 2.800 metros cúbicos por segundo, que é uma vazão bastante representativa”, disse.

De acordo com o engenheiro, com a estiagem prolongada, a tendência é que a vazão também seja impactada, podendo chegar ao ponto de interromper a geração de energia elétrica nas usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, ambas em Rondônia. Em 2023, as duas unidades, que têm capacidade instalada de 3.750 Megawatts (MW) e 3.568 MW, respectivamente, foram desligadas em outubro, após a queda de 50% na vazão do Rio Madeira.

“Hoje a operação dessas hidrelétricas já está com muita restrição. Daqui a pouco pode haver uma parada, e não conseguirão ter a capacidade de gerar energia. E aí a gente começa a ver, não só um cenário de escassez hídrica, como de restrição energética”, disse Guilherme Cardoso.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou por meio de nota que desde o dia 3, sete unidades geradoras da UHE de Santo Antônio estão em funcionamento com uma capacidade de apenas 490 MW. A capacidade da UHE de Jirau também foi reduzida a operação de dez unidades geradoras, com capacidade de 260 MW. O operador descartou qualquer risco de insegurança energética.

“A afluência abaixo da média vem sendo um ponto de atenção desde dezembro de 2023. Porém, cabe ressaltar que o Sistema Interligado Nacional dispõe de recursos suficientes para atender as demandas de carga e potência da sociedade”, diz o ONS.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-09/seca-do-rio-madeira-pode-se-agravar-ainda-mais-aponta-sgb