Na última semana, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, sediou o I Encontro Intercampi de estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Alimentos, unindo alunos dos Campi Jaru e Ariquemes. A iniciativa, proposta pela Professora do Campus Jaru, Marília Assis dos Santos, e pelo Professor do Campus Ariquemes, Adenilson Renato Rudke, teve como principal objetivo promover a troca de experiências entre os alunos, estimular o desenvolvimento de novos produtos alimentícios e fortalecer a integração entre as unidades do IFRO.
A atividade foi vinculada às disciplinas Inovação Tecnológica em Alimentos, que abrange as etapas de desenvolvimento de novos produtos, marketing, estudos de mercado e registro em órgãos competentes, e Análise Sensorial, que estuda a importância dos sentidos na avaliação de alimentos, métodos de análise e testes sensoriais. Durante o encontro, os estudantes de ambos os campi puderam apresentar seus projetos em andamento, compartilhar ideias e receber feedbacks dos colegas e professores presentes. Entre os produtos inovadores propostos estavam pizza de massa de batata-doce, alfajor de paçoca, pastel de jaca, bolo de café com açaí e brownie de beterraba. O evento marcou o primeiro de dois encontros planejados. O próximo, a ser realizado no Campus Jaru, dará aos alunos a oportunidade de expor os produtos desenvolvidos e de realizar uma análise sensorial, colocando em prática os conceitos discutidos.
A interação entre os estudantes de diferentes campi foi considerada essencial para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos participantes. Camila Ferreira Ortiz e Emanueli Aika Dakuzaku, estudantes do Campus Ariquemes, destacaram que a experiência foi enriquecedora, permitindo uma troca de conhecimentos e ideias inovadoras, e resultou em uma maior compreensão das dinâmicas do mercado local, fortalecimento das relações entre as equipes envolvidas e identificação de novas oportunidades de colaboração no futuro.
Ana Lavínia, do Campus Jaru, também ressaltou o impacto positivo do evento, sinalizando que foi uma experiência única e necessária, uma troca de conhecimento e confraternização entre os dois terceiros anos dos campi. “Acredito que foi muito importante para as duas turmas, uma oportunidade em que pudemos relacionar tudo que aprendemos ao longo dos anos na instituição”, comentou.
A Professora Marília destacou o potencial da iniciativa para o futuro. De acordo com a docente, “o dia de troca com os alunos de Ariquemes foi o início de uma parceria que tem tudo para se perpetuar ao longo dos anos. Este primeiro encontro foi um momento de troca de ideias e esperamos por um segundo encontro em que poderemos concretizar o desenvolvimento das ideias e a aproximação entre os alunos”.
Por sua vez, o Professor Adenilson frisou a importância da interação para o sucesso dos projetos de inovação. Segundo o docente, “para que um produto inovador chegue ao consumidor, ele passa por diversas etapas, como a identificação do problema, geração de ideias, análise e seleção, desenvolvimento e implementação. No entanto, nem sempre esse processo se conclui com sucesso; muitos projetos são encerrados antes de chegarem às prateleiras. As interações entre diferentes grupos são fundamentais para aumentar as chances de sucesso de um produto. Nesse sentido, o Primeiro Encontro de Inovação Tecnológica em Alimentos proporcionou uma experiência enriquecedora e colaborativa para os alunos dos Campi de Ariquemes e Jaru”.
“A troca de experiências entre os estudantes foi altamente produtiva e certamente contribuirá para o desenvolvimento de produtos inovadores. Estamos ansiosos pela próxima etapa, em que poderemos, juntos, avaliar as características sensoriais dos produtos que estão em desenvolvimento”, acrescentou o docente.
A Coordenação do Curso Técnico em Alimentos, representada pelo Professor Warley José Campos Rocha, contribuiu na logística do evento, garantindo o deslocamento dos estudantes de Jaru até Ariquemes com a Professora Marília Assis dos Santos. “A atividade foi relevante por algumas razões. Entre elas, é possível ressaltar uma atividade que materializa o tripé que move a instituição, que é o ensino, a pesquisa e a extensão. Os estudantes demonstram os conhecimentos aprendidos nas aulas e ao longo do processo formativo do curso; despertaram-se como pesquisadores, no momento que precisaram realizar investigações acerca da sua proposta de inovação tecnológica; e asseguraram o compromisso extensionista institucional, quando idealiza um produto que tem sua construção dentro da instituição para um público também exterior a ela. Os professores proponentes estão de parabéns. E a ideia é que possamos consolidar essa prática, de modo que tenhamos outras edições dessa proposta pedagógica”, destacou.
Como avaliação geral, o I Encontro Intercampi do Curso Técnico em Alimentos se alinha com as diretrizes do IFRO de promover o desenvolvimento técnico, científico e social dos seus alunos. A troca de experiências entre os campi reforça a integração institucional e incentiva a criatividade e a inovação no setor de alimentos, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados para os desafios do mercado e para o desenvolvimento da região de Rondônia. Com o próximo encontro, previsto para o Campus Jaru, os alunos terão a chance de testar seus produtos em uma análise sensorial prática, aplicando os conceitos de inovação e de avaliação sensorial, completando, assim, um ciclo formativo que vai além das salas de aula.