Início Site Página 431

Mariana Carvalho anuncia que vai construir locais de atracação nas comunidades do Baixo Madeira

0

A candidata a prefeita de Porto Velho, Mariana Carvalho, já anunciou uma série de ações voltadas aos distritos, tanto na Ponta do Abunã quanto no Baixo Madeira, com a ampliação do programa Pró-Distrito, fomentando o desenvolvimento com intervenções em praças, instalação de iluminação em LED, construção de calçadas e pavimentação .

Para a região do Baixo Madeira, uma novidade é o Programa Porto Cidadão, que vai garantir a construção de estruturas de atracação/desatracação de embarcações nas comunidades às margens do rio Madeira.

“É pelo rio Madeira que os moradores das comunidades se locomovem e é preciso uma estrutura mínima de atracação dessas embarcações, para mais segurança e comodidade no transporte fluvial de passageiros e de mercadorias”, pontuou Mariana.

A meta é disponibilizar essa estrutura nas comunidades do Cujubim, Aliança, São Carlos, Boca do Rio Jamari, Nazaré, Calama e Demarcação.

Mais Propostas

Entre as propostas para os distritos, Mariana Carvalho destacou o Programa Saúde Itinerante, para levar até a população atendimentos em oftalmologia, otorrinolaringologia, odontologia, psicologia, saúde da mulher e do homem, dentre outros, com integração direta das informações dos pacientes no sistema SUS.

Ainda na saúde, a meta é implantar videoconsultas/teleatendimentos para os pacientes dos distritos e viabilizar, através de convênio com o Corpo de Bombeiros, a utilização de transporte aéreo na busca de pacientes em estado grave nessas comunidades.

 

Assessoria

Conheça o DivulgaCandContas: acompanhe as candidaturas e as prestações de contas eleitorais

0

A ferramenta ajuda a acessar informações detalhadas sobre todas as candidatas e candidatos, incluindo os gastos de campanha, de forma fácil e transparente

Já pensou em acompanhar mais de perto as campanhas eleitorais e saber quem está concorrendo no seu município? A Justiça Eleitoral disponibiliza uma ferramenta que apresenta informações detalhadas sobre quem pediu registro de candidatura e sobre as contas eleitorais de cada candidata (o).

DivulgaCandContas é um portal que permite o acesso a informações importantes sobre as candidatas e os candidatos que pediram registro de candidatura.

Nele é possível consultar dados como bens declarados, certidões criminais e as prestações de contas durante a campanha, incluindo dados sobre doadores e fornecedores.

Acesso Simples e Sem Cadastro

Para usar o DivulgaCandContas, basta acessar a internet, não precisa de nenhum cadastro prévio. Na página principal, você pode buscar candidatas e candidatos por estado, município e cargo. Ao escolher o nome, é possível ver informações como o número de urna, partido, grau de instrução, ocupação e até o patrimônio declarado.

Módulo de Contas

O sistema também permite acessar as prestações de contas, mostrando de onde vem o dinheiro das campanhas e quem são os maiores doadores. As informações são apresentadas de maneira clara, com tabelas e gráficos, facilitando o entendimento.

O DivulgaCandContas é atualizado constantemente e acompanha todo o processo eleitoral, desde o registro das candidaturas até a diplomação das eleitas e eleitos. É uma ferramenta importante para quem deseja votar de forma consciente e informada.

 

Assessoria de Comunicação do TRE-RO

Polícia Federal desarticula organização que traficava mulheres

0

Brasileiras eram aliciadas pelo grupo e exploradas sexualmente na Europa. Cooperação internacional foi fundamental para viabilizar a Operação Rapax

Agência Gov | Via Polícia Federal
Polícia Federal desarticula organização que traficava mulheres

Organização criminosa voltada ao tráfico de pessoas e lavagem de dinheiro foi desarticulada, nesta quinta-feira (26/9), na Operação Rapax, da Polícia Federal (PF). Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva. Os agentes também bloquearam valores e carteiras de criptomoedas, que podem chegar a R$ 26 milhões, e impuseram medidas cautelares de prisão aos investigados.

Os agentes federais descobriram uma organização criminosa sediada no Brasil e em países europeus, como a Croácia e Bélgica, que atuava no agenciamento, aliciamento e recrutamento de mulheres brasileiras para exploração sexual e submissão ao trabalho forçado na Europa.

As ações desta quinta-feira (26) ocorreram em São Paulo (SP), em Goiás (GO), no Paraná (PR) e em Mato Grosso do Sul (MS) e são resultado de uma complexa investigação da PF, com a colaboração da Europol e das polícias da Bélgica e da Croácia.

Além de reprimir crimes e responsabilizar culpados, o Estado brasileiro age para prevenir, proteger e assistir vítimas, conforme define o 4º Plano de Ação de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, lançado em julho pela Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes, Marina Bernardes, explica que o tráfico de pessoas é um crime complexo, caracterizado por agenciar e recrutar pessoas por meio de fraude, enganação e abuso da situação de vulnerabilidade. Esse crime tem diversas finalidades, entre elas, a exploração sexual.

“Além disso, é um fenômeno que reflete uma violência baseada em gênero, uma vez que, nesses casos de exploração sexual, mulheres e meninas estão entre as mais vulneráveis. Na Operação Rapax, o crime é transnacional e requer efetiva cooperação com outros países para seu enfrentamento”, disse.

Operação Rapax

A Operação Rapax é resultado da investigação de uma complexa trama financeira que se aproveitava de mulheres por meio de agenciamento, aliciamento e exploração sexual na Europa.

O apoio da Europol e a cooperação policial da Bélgica e da Croácia foram fundamentais para a identificação do núcleo europeu da organização criminosa. A investigação segue com a análise do material apreendido e com outras medidas investigativas.

Estudantes tem até esta quinta (26) para para comprovar as informações de inscrição

0

O resultado da lista de espera está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Agência Gov | Via MEC

Estudantes pré-selecionados na lista de espera do Programa Universidade Para Todos (Prouni) têm até esta quinta-feira, 26 de setembro, para comparecer às instituições de ensino para as quais se inscreveram, a fim de comprovar as informações prestadas no momento da inscrição. Além disso, os estudantes devem ficar atentos quanto à existência de eventuais exigências adicionais por parte das instituições. 

Em 2024, o Ministério da Educação (MEC) ofertou 651.483 bolsas no Prouni, entre integrais (100%) e parciais (50%). Nas duas edições do ano, o programa teve 910.419 candidatos inscritos. Como cada participante pode escolher até dois cursos, o Prouni teve mais de 1,8 milhão de inscrições neste ano.  

Prouni  Criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O Prouni ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior. 

 

 

Link: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/setembro/prouni-ultimo-dia-para-envio-de-informacoes-complementares

Força Nacional do SUS se reúne com municípios da região central de Rondônia para debater planos de contingência

0

O encontro com gestores locais teve como objetivo fortalecer as ações do Ministério da Saúde para proteger as comunidades afetadas e apoiar ações de enfrentamento da crise climática

Agência Gov | Via Ministério da Saúde
Força Nacional do SUS se reúne com municípios da região central de Rondônia para debater planos de contingência

A equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) se reuniu nesta quinta-feira (26), em Ji-Paraná (RO), com gestores da Secretaria de Saúde do Estado e dos municípios de Jaru, Presidente Médici, Alto Floresta, Alto Alegre, Seringueiras, Cacoal e Espigão do Oeste, entre outros da região central do estado. O encontro teve como objetivo reforçar as ações do Ministério da Saúde para proteger as comunidades afetadas pelas queimadas , com foco especial nas populações em situação de maior vulnerabilidade, como trabalhadores ao ar livre e indígenas.

Além dos representantes municipais e estaduais, participaram do encontro membros do Distrito Especial de Saúde Indígena (DSEI) de Vilhena, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) e da Universidade Federal de Rondônia.

Durante a reunião, os gestores locais apresentaram as principais demandas relacionadas ao agravamento da estiagem e das queimadas. Foi acordado que os municípios elaborarão planos de contingência, detalhando as condições de saúde locais, os impactos das queimadas e a carência de insumos e equipamentos para que o apoio necessário seja definido.

O DSEI Vilhena destacou a situação crítica de 99 aldeias indígenas, classificadas como em risco nos estados de Rondônia e Mato Grosso. As principais demandas incluem kits de higiene pessoal, materiais de limpeza e de saneamento básico, além de maior fornecimento de medicamentos devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), Doenças Diarreicas Agudas (DDA) e outras doenças respiratórias e gastrointestinais, causadas pela seca e pela fumaça das queimadas.

O Ministério da Saúde tem atuado de forma contínua para apoiar estados e municípios afetados pelas queimadas e pela seca extrema. A principal missão é monitorar a capacidade de assistência e elaborar planos de resposta em caso de emergência de saúde pública.

Acesse a página da campanha “Se tem fumaça, tem que ter cuidado”

Edjalma Borges
Ministério da Saúde

Ação do Ministério da Saúde com assistente virtual promove conscientização sobre importância da doação de órgãos

0

No primeiro semestre deste ano, 14,3 mil transplantes foram viabilizados por meio do SUS em todo o país. Números de doação crescem, mas tema ainda é tabu

Agência Gov | Via Ministério da Saúde
Ação do Ministério da Saúde com assistente virtual promove conscientização sobre importância da doação de órgãos

“Alexa, bom dia! Que dia é hoje? ”. Faça essa pergunta à sua assistente virtual nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, e conheça mais sobre esta que é uma data especial sobre conscientização da importância da doação de órgãos . Neste ano, o tema da campanha do Ministério da Saúde sobre o tema será: “Doação de órgãos: precisamos falar sim” , que alerta para a necessidade do diálogo sobre a doação e a desmistificação do assunto. A campanha já está no ar nos canais abertos de televisão e rádio e nas redes sociais do Ministério.

A coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde, Patrícia Freire, explica que, apesar de os números de doações estarem cada vez maiores, a lista de espera por um procedimento continua grande. “Conversar sobre o tema é uma forma de quebrar barreiras, fortalecer a confiança e saber do desejo de cada um. Um dia, a família que doou órgãos pode precisar de um doador”, lembra.

No primeiro semestre deste ano, 14.352 mil transplantes foram viabilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. O número já é maior que o de 2023, quando foram registrados 13,9 mil durante o mesmo período. Os órgãos mais doados foram os rins fígado coração pâncreas pulmão , além da córnea medula óssea que são tecidos.

O SNT é o maior programa público de transplantes do mundo, responsável pela regulamentação, financiamento, controle e monitoramento do processo de doação e transplantes realizados no Brasil. Cerca de 88% do custeio é realizado pelo SUS, que atualmente conta com 1.197 serviços distribuídos em 728 estabelecimentos habilitados para a realização de transplantes em todos os estados.

Conheça a página da campanha “Doação de órgãos: precisamos falar sim”

Link: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/setembro/acao-do-ministerio-da-saude-com-assistente-virtual-promove-conscientizacao-sobre-importancia-da-doacao-de-orgaos

Turismo nacional atinge R$17,5 bilhões em faturamento, melhor marca desde 2019

0

Dados da Fecomercio SP apontam um crescimento de 3,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior

Agência Gov | Via MTur
Turismo nacional atinge R$17,5 bilhões em faturamento, melhor marca desde 2019

O setor de turismo no Brasil segue em expansão. Conforme dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o faturamento do ramo no mês de julho de 2024 atingiu R$ 17,5 bilhões, um aumento de 3,8% frente o mesmo período do ano passado. Este é o melhor desempenho desde 2019, com destaque para as férias escolares, que tradicionalmente impulsionam o segmento.

Entre as áreas avaliadas, a locação de veículos foi a que mais se destacou: faturou R$ 2,35 bilhões, uma alta de 9,8%, influenciada diretamente pela forte demanda durante as férias de julho.

Outro destaque veio do transporte aéreo de passageiros, ramo de maior peso na análise da entidade. O setor atingiu uma receita de R$ 4,62 bilhões no sétimo mês do ano, representando um crescimento de 6,4% na comparação com o mesmo período de 2023.

Segundo Guilherme Dietze, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, as perspectivas na área permanecem otimistas. “As especificidades são positivas, com expectativas de fortalecimento do mercado corporativo, alinhadas ao desempenho do PIB, além de investimentos contínuos em infraestrutura”, observa Dietze.

Na avaliação nacional, as atividades culturais, recreativas e esportivas também tiveram bons resultados, registrando faturamento de R$ 1,3 bilhão, uma alta de 5,7%.

CENÁRIO REGIONAL – No âmbito regional, o faturamento do turismo – sem considerar o transporte aéreo – alcançou R$ 12,9 bilhões, um aumento de 2,9% em relação a julho de 2023.

Sergipe e o Distrito Federal foram os destaques, com crescimentos de 13,8% e 11,6%, respectivamente. São Paulo, que representa 35% das receias nacionais do setor, totalizou R$ 4,54 bilhões, um avanço de 5,1%, impactado especialmente pelo transporte terrestre de passageiros.

Cofiex aprova R$ 2 bilhões para estados e municípios enfrentarem desafios ambientais e climáticos

0

Foram autorizadas iniciativas em Belém, Belo Horizonte, Curitiba e Santa Catarina

Agência Gov
Cofiex aprova R$ 2 bilhões para estados e municípios enfrentarem desafios ambientais e climáticos

Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil

O enfrentamento da crise ecológica global, que conjuga os efeitos das mudanças climáticas, da perda de biodiversidade e do aumento da poluição, tem como um de seus principais desafios a lacuna de recursos voltados ao seu financiamento. Neste contexto, a Comissão de Financiamentos Externos – Cofiex, vinculada ao MPO, aprovou nesta quinta-feira (26/9) a preparação de quatro programas destinados à pauta ambiental e climática, submetidos por Estados e Municípios, a serem financiados com recursos externos e garantia da União, totalizando cerca de R$ 2 bilhões em investimentos.

Para o ano de 2024, a Cofiex estabeleceu o valor máximo de cerca de R$ 2,7 bilhões para o referido sublimite, podendo, portanto, utilizar o saldo remanescente para aprovar propostas adicionais na 177ª reunião da Cofiex, a ser realizada no mês de dezembro deste ano.

Foram aprovadas as seguintes propostas:

    • “BH Verde Azul” – aprovado em cerca de R$ 440 milhões, tem como objetivo reduzir as emissões de gases do efeito estufa e adaptar a cidade de Belo Horizonte/MG às mudanças climáticas, por meio de ações que ancorem o desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo, promovam a sustentabilidade ambiental e melhorem a qualidade de vida das pessoas.
    • “Requalificação urbana ambiental em Icoaraci” – apresentado pelo Município de Belém/PA, propõe-se a investir cerca de R$ 310 milhões no desenvolvimento de melhorias urbanísticas e de infraestrutura que promovam a adaptação socioambiental urbana na região da Bacia Hidrográfica do Paracuri, integrando a ocupação social e a biodiversidade local sob o viés da resiliência climática, além de potencializar a atratividade do polo de cerâmica marajoara e tapajônica de Belém.
    • “Curitiba Carbono Neutro” – com cerca de R$ 600 milhões, visa reduzir as emissões dos GEE dos setores de transporte e energia da cidade de Curitiba/PR, contribuindo para a meta de neutralidade de carbono até 2050.
    • “Santa Catarina Protegida e Resiliente” – destinará cerca de R$ 650 milhões para aumentar a resiliência e reduzir os impactos sociais e econômicos causados por inundações e enxurradas no Estado de Santa Catarina, por meio de obras de infraestrutura resiliente e do fortalecimento das instituições que atuam no monitoramento, avaliação e gestão de riscos de desastres;

As propostas foram aprovadas no âmbito do sublimite específico anual instituído pela Resolução Cofiex nº 80, de 7 de dezembro de 2023, que tem como objetivo direcionar recursos de crédito externo para projetos e programas de Estados, Distrito Federal e Municípios que estejam integralmente destinados ao alcance de objetivos ambientais ou climáticos, tais como a conservação da biodiversidade, de ecossistemas e biomas; a prevenção e controle da poluição; e a mitigação e adaptação às mudanças do clima.

Para a secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento, Renata Amaral, a insuficiência de recursos financeiros, principalmente entre Estados e Municípios, para realizar investimentos públicos voltados ao enfrentamento da crise ecológica tem “agravado os riscos de alterações profundas nos ecossistemas que dão suporte à vida no planeta Terra”, destaca Amaral. “Ao ampliar seu acesso não apenas a recursos de crédito externo, mas também à expertise de bancos multilaterais e agências internacionais de desenvolvimento na temática ambiental e climática, o Governo Federal gera incentivos econômicos importantes para que os entes subnacionais sejam bem-sucedidos em sua trajetória rumo a uma economia verde e de baixo carbono”, pontuou a secretária.

Link: https://www.gov.br/planejamento/pt-br/assuntos/noticias/2024/cofiex-aprova-r-2-bilhoes-para-estados-e-municipios-enfrentarem-desafios-ambientais-e-climaticos

Previdência tem de aumentar arrecadação, diminuir isenções abusivas e combater sonegadores

0

Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, detalhou em entrevista ao “Bom Dia, Ministro”, ações para preservar o caixa da Previdência e os direitos dos segurados

Agência Gov | Via Secom/PR
Previdência tem de aumentar arrecadação, diminuir isenções abusivas e combater sonegadores

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, participou nesta quinta-feira, 26 de setembro, do programa “Bom Dia, Ministro”, uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Durante a entrevista, o chefe da pasta afirmou que é preciso melhorar a arrecadação do sistema previdenciário, diminuir isenções indevidas e combater os sonegadores.

“É cobrar as grandes dívidas de quem deve a Previdência e ampliar, por exemplo, a quantidade de trabalhadores com carteira assinada, para assim conseguirmos melhorar a arrecadação. Quando você incentiva os trabalhadores autônomos, os trabalhadores de aplicativos a ter confiança na Previdência, você também melhora a arrecadação. O foco principal no momento é extinguir as isenções abusivas que existem na economia brasileira ainda e cobrar quem deve”, detalhou.

Leia também
• Lupi detalha regras para consignado e reforça ações de eficiência da Previdência

Lupi detalhou ainda os desafios do sistema previdenciário brasileiro, diante do envelhecimento da população e do déficit da Previdência. Na visão do ministro, há muito a ser feito para melhorar a arrecadação e diminuir a isenção indevida. “O regime previdenciário é um regime compensatório. Quem trabalha, trabalha para ajudar quem está aposentado. É obrigação para todo cidadão que ainda tem saúde, força, emprego, ajudar aqueles mais idosos que ajudaram a construir a nação grandiosa que nós temos hoje. Temos que ir em cima dos grandes sonegadores que estão na Justiça devendo mais de R$ 300 bilhões à Previdência Social, porque essa conta não tem que ficar com a parte mais fraca”, resumiu.

TELEMEDICINA – O Ministério da Previdência Social atendeu, entre os meses de abril e maio deste ano, mais de 15 mil segurados com o uso da telemedicina para requerimentos de Benefícios de Prestação Continuada (BPC-Loas). As localidades que realizam as perícias com uso de telemedicina são selecionadas quando ocorre uma ou mais das seguintes situações: ausência de perito médico lotado na agência, tempo de espera por perícia elevado na localidade e necessidade de longos deslocamentos por parte do segurado para receber atendimento.

O ministro Carlos Lupi ressaltou, na conversa com radialistas, que a perícia por telemedicina está encurtando distâncias e aproximando o atendimento ao cidadão, já que os segurados não precisam se deslocar até uma capital para passar por atendimento, por exemplo. “Nós já estamos adotando a telemedicina em várias regiões do Brasil, principalmente nas regiões mais carentes. Às vezes, a pessoa não tem como se locomover, não tem recurso para pagar o ônibus ou o carro que seja para levar até o médico. E a telemedicina é o caminho moderno, seguro, e que vai resolver grande parte do problema da perícia no país”, disse.

ATENDIMENTO EM ÁREAS REMOTAS — Lupi pontuou que, em áreas longínquas, o Governo Federal realiza uma espécie de mutirão para levar um grupo de funcionários para realizar o atendimento à população e diminuir a fila do INSS da região. “Isso está sendo feito há um ano, e já deu um excelente resultado. Por isso, o novo concurso que a gente vai fazer vai estar focado pela necessidade. Nós queremos que os novos médicos peritos sejam aprovados para ficar naquela cidade onde tem maior procura e necessidade”, enfatizou.

O Prevmóvel, serviço que leva atendimento a moradores de bairros onde não existe agência da Previdência Social, é um dos exemplos citados pelo ministro para facilitar o acesso da população. “São vans, carros, onde você, normalmente, tem computadores e funcionários, que vão a comunidades mais carentes levar os serviços da Previdência. Então, o funcionário entra no computador, vê qual é o teu número de matriz e o CPF, o que você quer, e acompanha para dar uma resposta. Tem sido um sucesso”, comemorou o ministro.

MEU INSS — De acordo com Lupi, o aplicativo Meu INSS já abrange quase 70% dos pedidos que chegam à pasta, e que estão sendo feitas melhorias para facilitar o uso da tecnologia. “A plataforma precisa ser melhorada, o Dataprev está trabalhando muito para melhorar o acesso para muita gente. Mesmo assim, hoje ela já bate quase 70% dos pedidos da Previdência Social”, detalhou.

Link: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2024/09/carlos-lupi-temos-que-melhorar-a-arrecadacao-da-previdencia-diminuir-isencoes-abusivas-e-combater-sonegadores

KC-390 Millennium realiza seu 100º voo em apoio à Operação Pantanal II

0

Combate aos incêndios no bioma sul-matogrossense tem sido crucial para preservar a biodiversidade única da região

Agência Gov | Via G20 Brasil FAB
KC-390 Millennium realiza seu 100º voo em apoio à Operação Pantanal II
Fotos: Comando Conjunto Pantanal II

Um dos meios mais utilizados no combate aos focos de incêndio no Pantanal, a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), KC-390 Millennium, realizou seu 100º voo operacional, neste mês setembro, contribuindo maciçamente para o cumprimento da missão sob coordenação do Comando Conjunto da Operação Pantanal II. A aeronave pertence ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus.

Equipado com o sistema MAFFS 2 (Modular Airborne Fire Fighting System ), a aeronave pode realizar lançamentos de água sobre áreas afetadas por incêndios, auxiliando no combate a incêndios florestais de grande escala. Esse sistema aumenta significativamente a capacidade de resposta em situações de emergência ambiental, destacando a versatilidade da aeronave em diversas operações.

O combate aos incêndios no Pantanal tem sido crucial para preservar a biodiversidade única da região, proteger as comunidades locais e mitigar os impactos ambientais. A ação do KC-390 Millennium é essencial para enfrentar os desafios impostos pelos incêndios florestais em uma área vasta e de difícil acesso.

O Comando Conjunto, por meio de suas Forças Componentes, atua diretamente no combate aos incêndios no bioma sul-mato-grossense desde o dia 27 de junho de 2024. O combate aos focos de incêndio no Pantanal completou três meses. O trabalho das Forças Armadas e dos órgãos diretamente envolvidos tem apresentado resultados significativos.

Entenda o funcionamento do MAFFS

O Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios pesa cerca de seis toneladas sem água, e a instalação no KC-390 Millennium demanda entre seis e oito horas de trabalho. A preparação da aeronave envolve uma equipe especializada, composta por militares das áreas de Elétrica e Mecânica.

Quando uma missão de combate a incêndios é acionada, como ocorreu no Pantanal, o MAFFS do KC-390 Millennium é abastecido com água proveniente de duas piscinas instaladas próximas à aeronave, cada uma com capacidade para 24 mil litros. Além da água, o sistema utiliza ar comprimido para pressurizar o líquido durante o lançamento sobre os focos de incêndio. Todo o processo de abastecimento leva, em média, 30 minutos, permitindo uma rápida decolagem para continuar o combate às chamas.

Link: https://www.fab.mil.br//noticias/mostra/43191/OPERA%C3%87%C3%83O%20PANTANAL%20-%20KC-390%20Millennium%20realiza%20seu%20100%C2%BA%20voo%20em%20apoio%20%C3%A0%20Opera%C3%A7%C3%A3o%20Pantanal%20II