Goleador do Brasil, sem convencer no Corinthians: conheça Gustagol, que estreia pelo Inter

O Gustavo que chegou ao Inter na última terça-feira busca confirmar que o Gustagol está bem vivo. O mesmo que causou transtornos a Eduardo Coudet, quando o técnico comandava o Racing, pelo Corinthians. O centroavante deve estrear com a camisa vermelha às 19h deste sábado, contra o Caxias, no Centenário, pela primeira rodada do segundo turno do Gauchão.

O apelido

No futebol profissional, Gustavo iniciou a carreira no Criciúma, em 2014, após brilhar na Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Taboão da Serra, com nove gols marcados. Sem brilho no Tigre, passou por uma série de empréstimos, a Resende (RJ), Tubarão (SC) e Nacional, de Portugal, até voltar ao Criciúma em 2016.

Gustavo marcou 18 gols em 32 partidas pelo Criciúma — Foto: Fernando Ribeiro/Criciúma ECGustavo marcou 18 gols em 32 partidas pelo Criciúma — Foto: Fernando Ribeiro/Criciúma EC

Gustavo marcou 18 gols em 32 partidas pelo Criciúma — Foto: Fernando Ribeiro/Criciúma EC

Na segunda passagem, destacou-se com 18 gols em 32 partidas. Onze deles em 18 jogos na Série B. O oportunismo originou o apelido que carrega até hoje: Gustagol.

Do ostracismo a goleador do Brasil

O rendimento o colocou no radar do Corinthians. Então com 22 anos, o centroavante teve 45% dos seus direitos adquiridos por R$ 3 milhões pelo clube paulista. Só que ele deixou a desejar. Passou em branco nas nove oportunidades recebidas pelo Timão.

A falta de brilho o fez perder espaço. O resultado foi uma nova sequência de empréstimos. Perambulou por Bahia e Goiás, também sem maior destaque, ambos em 2017.

No ano seguinte, o centroavante chegou ao ápice. Sob a batuta de Rogério Ceni, empilhou gols. Foram 30 em 45 partidas pelo Fortaleza, que culminaram com a artilharia do Campeonato Cearense (16) e o terceiro posto na Série B (14), competição na qual sagrou-se campeão. Acabou 2018 como o goleador do Brasil.

Gustagol fez 30 gols pelo Fortaleza em 2018 — Foto: Pedro Chaves/Canal da Bola CEGustagol fez 30 gols pelo Fortaleza em 2018 — Foto: Pedro Chaves/Canal da Bola CE

Gustagol fez 30 gols pelo Fortaleza em 2018 — Foto: Pedro Chaves/Canal da Bola CE

Algoz de Coudet

De volta ao Corinthians em 2019, teve um início alentador, mesmo com as concorrências de Mauro Boselli e Vágner Love. Na primeira fase da Copa Sul-Americana, Corinthians e Racing, de Eduardo Coudet, duelaram.

Os paulistas passaram de fase, com direito a gol de Gustavo no jogo de ida (veja no vídeo abaixo). Ali, o treinador começou a observá-lo. Só que o atacante caiu de produção e, consequentemente, perdeu a vaga de titular no Timão. Encerrou a temporada com 14 gols em 53 jogos. Já em 2020, disputou três partidas, sem conseguir balançar as redes.

Gustagol chega para ser alternativa a Paolo Guerrero. O camisa 9 é presença constante nas convocações da seleção do Peru, e Coudet entendia ser necessário mais um jogador para o setor. Inclusive, que façam uma parceria em determinadas partidas.

Com a estreia na fase de grupos da Libertadores na próxima terça-feira, o atacante deve atuar no time reserva do Inter neste sábado, às 19h, contra o Caxias, no Centenário. A partida é válida pela primeira rodada do segundo turno do Campeonato Gaúcho.

CAXIAS X INTER – GAUCHÃO – 1ª RODADA DO SEGUNDO TURNO

  • Local: Centenário, em Caxias do Sul
  • Data e horário: sábado (29/02), às 19h (de Brasília)
  • Provável escalação do Caxias: Marcelo Pitol; Ivan, Laércio, Thiago Sales e Eduardo Diniz; Felipe Tontini (Yuri ou Jean Carlos), Juliano e Diogo Oliveira; Tilica, Juninho Potiguar e Gilmar.
  • Pendurados do Caxias: Laércio, Ivan, Juliano e Da Silva
  • Desfalques do Caxias: Jean, Carlos Alberto e Bruno Ré
  • Provável escalação do Inter: Marcelo Lomba; Heitor, Rodrigo Moledo, Zé Gabriel e Natanael; Johnny, Nonato, Praxedes e Marcos Guilherme; Thiago Galhardo e Gustagol.
  • Pendurados do Inter: Musto e Sarrafiore
  • Desfalques do Inter: Patrick, Roberto, Musto, Rodrigo Lindoso, Sarrafiore e Moisés
  • Transmissão: Premiere apresenta a partida para todo o Brasil. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
  • Arbitragem: Douglas Silva apita a partida, auxiliado por Mauricio Coelho Silva Penna e Mateus Olivério Rocha

 

Globoesporte

- Advertisement -


Vídeo Embutido






















Últimas Notícias



Veja outras notícias aqui ▼