Foto: Divulgação/MEC
OMinistério da Educação (MEC) promoveu, nesta quarta-feira, 5 de novembro, em Brasília, a abertura do 2º Simpósio Internacional Diretor em Foco: Formação e Desafios Cotidianos. Promovido pela Secretaria de Educação Básica (SEB), o evento é uma parceria com 35 universidades federais integrantes do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec) na oferta do curso de aperfeiçoamento em mentoria de diretores escolares. O simpósio segue até sexta-feira, 7 de novembro, sempre com transmissão ao vivo no canal do MEC no YouTube.
Na mesa de abertura, o coordenador-geral de Formação de Gestores Técnicos da Educação Básica do MEC, José Roberto Ribeiro Junior, afirmou que a pasta está comprometida em garantir uma formação de qualidade para esse ator estratégico da educação brasileira, que é o diretor escolar. “O Proditec Mentoria, por exemplo, tem sido um espaço para troca de conhecimentos e experiências entre pares, promovendo, assim, mudanças no chão da escola, em um tempo muito curto”.
A diretora de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC, Rita Esther Ferreira de Luna, reforçou que “tratar de formação continuada de diretores escolares é um tema prioritário para que a gente possa entender como a gestão pode caminhar da melhor maneira possível no cotidiano das escolas”.
O simpósio reúne autoridades do MEC, pesquisadores, diretores escolares e técnicos das secretarias de educação de todo o país, com o objetivo de fomentar debates e reflexões sobre os desafios e demandas enfrentados na gestão educacional. A programação inclui mesas-redondas, conferências internacionais e apresentações de experiências formativas com representantes do Chile e de Portugal, além de gestores e pesquisadores brasileiros.
Entre os destaques da programação estão a conferência internacional “A formação do diretor escolar no Chile”, com o professor doutor Felipe Aravena (PUC-Valparaíso/Chile), e as mesas dedicadas a conexões entre educação superior e básica e o enfrentamento da violência interseccional nas escolas.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB











