Setor de Endemias de Vilhena realiza visitas para a eliminação dos focos de dengue

A equipe da Divisão de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), começou na última semana, o plano de ação de combate à dengue, buscando a eliminação de criadouros, com visitas a residências e trabalhos de fiscalização em terrenos baldios dos bairros São José e Barão do Melgaço III. Ações se estendem ao longo das próximas semanas para diversos bairros da cidade.

 

Parte do plano de ação consiste em visitas domiciliares por parte dos agentes, realizando a eliminação dos focos, e orientando os moradores sobre a importância da eliminação do mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Zika e da Chikungunya.

 

O plano de ações seguirá de forma contínua até que todos os bairros de Vilhena sejam visitados. Todo o trabalho conta com a participação de servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com a parceria da faculdade Unopar, e no próximo mês, receberá a colaboração dos agentes do Exército.

 

De acordo com a diretora da Divisão de Endemias, Rute Fraga, as ações alertam a população sobre a eliminação dos criadouros. “Neste período chuvoso, os casos tendem a aumentar. Por isso, é importante limpar e verificar regularmente pontos que podem acumular água. Repassando esta mensagem de conscientização aos moradores, já teremos um grande avanço no combate aos criadouros. Se cada um tirar um tempinho do dia para dar uma olhada no seu quintal, já está ajudando”, explica Rute.

 

COMO ELIMINAR OS FOCOS – Mantenha caixas, tonéis e barris de água bem cobertos; coloque o lixo em sacolas plásticas e mantenha a lixeira sempre fechada; não jogue lixo em terrenos baldios, encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda; retire a água acumulada na laje e mantenha calhas desentupidas; guarde garrafas de vidro ou plástico sempre com a boca para baixo; retire toda a água de pneus e os coloque em locais cobertos, protegidos da chuva.

 

DOENÇAS – O mosquito Aedes aegypti, além de ser o transmissor da dengue, também pode ser o responsável por doenças como a chikungunya e o zika vírus. Essas doenças podem causar febre alta, dor no corpo, fraqueza, vômitos, inchaço nas articulações, manchas na pele e coceiras. Caso apresente estes sintomas, procure a UBS mais próxima a sua residência.

 

Mais informações sobre a Saúde em Vilhena, podem ser obtidas através do telefone e WhatsApp da secretaria, pelo número (69) 3322-2945.

 

Semcom

- Advertisement -






















Últimas Notícias



Veja outras notícias aqui ▼