Com investimento de R$870,9 milhões, as ordens de serviço foram assinadas durante cerimônia em Rio Branco (AC), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro dos Transportes, Renan Filho.
“Eu fiz o que era necessário fazer para que a gente pudesse pensar num processo de integração do Acre com o restante do Brasil e do Brasil com o restante do mundo. É uma questão de se importar com quem mora no estado. E quem mora no estado são brasileiros que precisam ser tratados com respeito”, afirmou o presidente Lula.
Os trechos contemplados somam 286,7 quilômetros de extensão e cortam 12 municípios. As melhorias irão beneficiar cerca de 500 mil pessoas. Ou seja, mais da metade da população do estado, que possui cerca de 880 mil habitantes, de acordo com o IBGE, será atendida. A previsão é de que 12,5 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados durante a execução dos serviços.
“Na gestão passada do Governo Federal, os investimentos na BR-364 foram abandonados. Abandono, nesse caso, significa buraco, significa dificuldade no transporte, significa uma mãe de família quando precisa levar o seu filho para ir ao médico, perder horas na estrada sem condição de tráfego. Mas depois de muitos anos de recursos insuficientes, nós vamos fazer uma estrada que possa levar o povo acreano para frente”, destacou Renan Filho.
Papel estratégico
Com uma frota superior a 367 mil veículos e localização geográfica que impõe desafios logísticos, o Acre tem na BR-364 sua principal via de acesso. A rodovia liga o interior à capital, permite o escoamento da produção agroextrativista, facilita o transporte de insumos e assegura o acesso a serviços públicos essenciais, como saúde e educação.
Para o governador do Acre, Gladson Cameli, a visita presidencial reforçou o compromisso do Governo Federal com a infraestrutura estadual.
“Quero agradecer as ações que têm beneficiado a nossa gente com convênios federais de valores expressivos nas áreas de infraestrutura. O anúncio de hoje, para recuperação e manutenção da BR-364, é uma questão fundamental para todos os acreanos”, disse.
As intervenções ficarão sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e terão início imediato.
Sem buracos
A malha rodoviária do Acre vive um momento de transformação. De acordo com levantamento do DNIT, em 2022, apenas 13% das rodovias estavam em boas condições, enquanto 72% apresentavam avaliação “ruim ou péssima”.
Em março de 2025, a situação se inverteu: 44% das vias passaram a ter classificação “boa”, e apenas 28% seguiam com avaliação negativa.
Esse avanço é fruto do aumento expressivo dos investimentos federais em infraestrutura rodoviária no estado.
Enquanto em 2022 o estado recebeu apenas R$ 89,7 milhões do Governo Federal, em 2024 esse montante saltou para R$ 543,9 milhões. Número que será ultrapassado em 2025: até o momento já foram aplicados R$403,2 milhões no Acre. Investimento que resulta em novas entregas.
“Nós vamos publicar o edital de contratação do projeto para a construção da ponte de Rodrigues Alves para o Acre. O bom de fazer parte do governo do presidente Lula é que é um governo que fez, que faz e que vai fazer muito mais”, concluiu o ministro dos Transportes.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes