Prefeitura destina máquinas para conter alagamentos na avenida Paraná e divulga ações previstas para lidar com o problema histórico

Galerias entupidas por lixo, entulhos e acúmulo de detritos fazem água voltar para a avenida

Após as intensas chuvas que atingiram Vilhena nesta semana, as secretarias municipais de Obras e Planejamento destinaram máquinas nesta quinta-feira para a avenida Paraná e reiniciam licitação para compra de caminhão especializado em desentupimento de galerias. Causada por uma série de fatores acumulados ao longo de mais de uma década, a enxurrada na avenida foi potencializada pelo entupimento de lixo e entulho nas galerias pluviais, pela construção de residências abaixo do nível da rua e pelo grande volume de água nas tempestades recentes.

De acordo com o engenheiro civil Eduardo Fernando da Silva, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), a Prefeitura está comprometida em amenizar o problema. “O prefeito Eduardo Japonês e o secretário municipal de Obras, Marcelo Boca, estão empenhados em diminuir os danos dos alagamentos. Me fiz presente no local, após o alagamento, e, foi possível averiguar algumas possíveis causas do problema”, explica.

No local, pelo menos sete fatores se uniram para causar a enxurrada que atingiu algumas quitinetes próximo do fim da avenida Paraná: (1) as galerias de escoamento da água estão entupidas por lixo, entulhos, terra, pedras, madeira e outros acumulados ao longo dos anos, (2) as quitinetes atingidas estão construídas abaixo do nível da rua, (3) as chuvas intensas desta semana geraram grande volume de água em poucos minutos, dando menos tempo para o escoamento, que já é insuficiente, (4) a limpeza de um terreno próximo retirou a vegetação alta que poderia ter contido parte da água, (5) falta de barreiras de contenção da água nas residências abaixo do nível da rua, que foram pegas de surpresa pelo grande volume de chuvas, (6) a falta de terreno permeável dentro e em frente às casas e comércios da região, o que aumenta a impermeabilidade do solo e dificulta a penetração da água na terra, forçando-a a correr totalmente na rua e, por fim, (7) a existência de drenagem com capacidade inferior à necessária, inclusive com ligações de drenagem outros bairros que acabam escoando na avenida.

A Secretaria Municipal de Obras destinou máquinas na manhã desta quinta-feira para o local e reparou o lamaçal que se formou na entrada de veículos em frente a algumas quitinetes que foram invadidas por água durante a semana. Além disso, as máquinas fizeram barreiras de contenção no terreno adjacente para evitar que a água entre novamente no local.

LICITAÇÃO EM ANDAMENTO – Marcelo Boca, secretário municipal de Obras, explica que a Prefeitura tentou desde o início da atual gestão transformar o “caminhão vassoura”, rejeitado pela população, em um caminhão desentupidor de galerias. No entanto, em face de vários impasses nesta missão, a Prefeitura abriu há cerca de 6 meses processo de compra de um caminhão especificamente voltado à limpeza de detritos pesados em galerias pluviais. Devido aos pedidos de recursos, prazos e demais processos burocráticos das empresas que desejam participar, a licitação ainda não foi concluída, mas a expectativa é que o caminhão seja adquirido nos próximos meses.

“Neste ano nos esforçamos bastante para limpar várias galerias da cidade e reduzimos muitos pontos de alagamentos. Os mais críticos, como o da Paraná, porém, exigem maquinário específico. Para evitar que os alagamentos fiquem maiores, é importante lembrar que os moradores devem deixar áreas verdes em suas casas, sem excesso de calçadas, ou áreas grandes de cimentado ou piso cerâmico, para que a água da chuva penetre mais no solo, ao invés de escorrer toda pela rua. Além disso, lembrar que nossas ruas e avenidas não devem receber descartes de lixo residencial: copos, caixas de papelão, restos de materiais, até mesmo pedaços de móveis, devem ser descartados em locais apropriados e não nas calçadas ou na via. Os alagamentos de Minas Gerais neste ano, por exemplo, estão diretamente ligados a isso. Vilhena, com a administração do prefeito Eduardo, está se desenvolvendo rápido e precisa do apoio de toda a população”, revela o engenheiro civil Eduardo.

O secretário Boca explica que várias ações vão colaborar na solução do impasse. “A limpeza do meio-fio evita que a terra acumule nas galerias, a poda das árvores também não deixa que os galhos quebrem naturalmente e sejam levados pela chuva, a orientação aos moradores de não construírem rampas de acesso às garagens que obstruam a sarjeta, entre outras ações serão importantes nessa tarefa”, explica Marcelo Boca.

AÇÕES JÁ TOMADAS – Tão logo assumiu a Prefeitura, o prefeito Eduardo Japonês esteve na rua 916, que liga a avenida Paraná ao bairro Orleans, na qual uma grande tubulação de drenagem foi feita para evitar os alagamentos no local. Neste mesmo sentido, em pouco mais de um ano, de junho de 2018 a outubro de 2019, a Secretaria de Obras limpou e revitalizou mais de 100 bocas de lobo no município. Em 2019 também foram asfaltados vários quilômetros no bairro Embratel, com drenagem, evitando que a água escorresse até a avenida Paraná.

Atualmente também são edificadas calçadas com meio-feio na avenida Paraná, que evitarão que a água afete as casas e terrenos próximos, escorrendo pelas sarjetas novas até a galeria da avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, que também foi limpa em 2019.

Relembre aqui algumas das ações já tomadas próximo à região afetada recentemente por alagamentos:

Drenagem da rua 916, que liga a avenida Paraná ao bairro Orleans
http://www.vilhena.ro.gov.br//index.php?sessao=b054603368vfb0&id=1384224

Prefeitura realiza limpeza de bocas de lobo e galerias
http://www.vilhena.ro.gov.br//index.php?sessao=b054603368vfb0&id=1401925

Retirada de espécies que causam alagamentos em Vilhena começa em avenidas da cidade
http://www.vilhena.ro.gov.br//index.php?sessao=b054603368vfb0&id=1394464

Galeria da avenida Brigadeiro recebe operação de limpeza da Obras
http://www.vilhena.ro.gov.br//index.php?sessao=b054603368vfb0&id=1385364

 

Assessoria

- Advertisement -


Vídeo Embutido






















Últimas Notícias



Veja outras notícias aqui ▼