Prefeito reúne autoridades e organizações da sociedade civil para formar o Comitê Gestor Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus

Diversas entidades participarão das decisões relacionadas à pandemia no município: 1ª reunião é hoje

 

No fim da tarde de ontem o prefeito Eduardo Japonês convocou diversas autoridades do município para formar o Comitê Gestor Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus em Vilhena. O grupo passará a tomar decisões em conjunto sobre as medidas de prevenção à disseminação do covid-19 na cidade. A primeira reunião contará apenas com os membros do comitê e deve acontecer ainda hoje.

 

“Todas as decisões que afetam a cidade agora poderão ser tomadas de forma compartilhada, a fim de conseguirmos, por meio do debate entre os vários setores do município, chegar às melhores medidas para a proteção de Vilhena”, assegura o prefeito Eduardo Japonês.

 

Fazem parte do comitê representantes da Prefeitura, Polícia Militar, Bombeiros, Aciv, igrejas católicas e evangélicas, Ordem dos Advogados do Brasil, Câmara Municipal de Vereadores, Ministério Público e instituições financeiras.

 

“Estamos preocupados com a escalada do número de pessoas com casos confirmados de coronavírus no país. Já temos um caso confirmado em Rondônia e também no Mato Grosso e Acre. Estamos nos organizando para tomar medidas duras, porém necessárias, à nossa segurança. Mas, mesmo assim, a maior estratégia de combate está em cada um de nós. Os hábitos devem mudar para nos protegermos. Os países que conseguiram sucesso no combate ao novo coronavírus foram aqueles que tomaram as medidas mais enérgicas”, explica o secretário de Saúde, Afonso Emerick.

 

Diariamente a Prefeitura de Vilhena publica, próximo das 13h, o boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) com a atualização oficial do número de casos do coronavírus em Vilhena, sejam eles suspeitos, confirmados ou descartados. Até o meio-dia desta sexta-feira, não havia ainda nenhuma pessoa com exame positivo para covid-19 na cidade.

 

De acordo com a Semus a dificuldade em conseguir equipamentos de proteção já começa a afetar todo o país. Um modelo máscara, por exemplo, que a Prefeitura adquiriu neste ano por R$ 6,82, agora está disponível apenas por R$ 195 no mercado nacional, um aumento de quase 30 vezes no valor.

 

Assim, várias iniciativas estão sendo tomadas para amenizar o problema: artesãs da Fundação Cultural de Vilhena trabalham na confecção de máscaras para os profissionais de saúde, compras emergenciais estão sendo providenciadas pela Prefeitura e recomendações de isolamento, higiene, distanciamento e cuidados em geral para toda a população.

 

Informações corretas e verificadas são publicadas pela Secretaria Municipal de Comunicação no site da Prefeitura de Vilhena, bem como em sua página no Facebook. Para receber diretamente no celular as mensagens atualizadas, basta salvar o contato de WhatsApp 3919-7081 e enviar a mensagem “Corona”.

 

Os números 3321-4338 e 136 estão abertos para dúvidas sobre o vírus, cuidados, fake news e outras dicas de Saúde enquanto o número 3322-1607 está aberto para aqueles que desejarem acompanhamento psicológico.

 

Todos os postos de saúde também têm telefones disponíveis para atendimento remoto e diagnóstico prévio por ligação. Veja na imagem em anexo ao texto todos os telefones.

 

- Advertisement -


Vídeo Embutido






















Últimas Notícias



Veja outras notícias aqui ▼