70 anos de Maracanã, cartão postal do Rio de Janeiro, como é lindo esse gigante, hoje devido a pandemia ele está adormecido,mais em breve voltará os grandes espetáculos do futebol. Lembrar dos jogos emocionantes que marcaram na história desses 70 anos, não podemos esquecer da nação rubro negra, os cantos, as bandeiras, as faixas enfim, um show a parte fora das quatro linhas. Podemos citar a final da Copa de 50, “os uruguaios calaram o povo brasileiro”, 199.854 pessoas, o maior público da história. Teve a invasão corintiana em 1976 semifinal do brasileiro contra o Fluminense. São muitas historias, daria um belo livro, com paginas super interessantes para ser lembrado.
Eu tive a oportunidade de conhecer e me apaixonar por ele, “amor a primeira vista”, chorei, me emocionei, na época ainda existia a GERAL e o poço. Vasco e Palmeiras, o ano era 2000, o Verdão venceu o seu co-irmão Cruz Maltino por 2 a 1, grandes astros do futebol nos propulsionaram um belo espetáculo neste lindo palco. Vasco de Romário, Odvan e Pedrinho. O Palmeiras vinha com “São Marcos”, Alex e Pena autor dos dois gols da vitória do time paulista. O baixinho Romário fez o gol de honra do Vasco. Meus amigos Alex Maia goleiro do Rio Branco-AC e o Cezinha jogador do Londrina-PR, tiveram a honra de jogar no Maraca, aonde outros grandes gênios já pisaram e deram show.

Como Deus é maravilhoso, após 16 anos, está eu de volta a esse elegante e charmoso templo do futebol, ele todo arrumado, bonito, mais jovem, mais cheio de vida, todo reformado para Copa do Mundo de 2014, aquela do 7 a 1, que ele recebeu na final Argentina e Alemanha, mas deixa a história triste de lado.
Final do campeonato Carioca de 2016, Vasco e Botafogo, eu, presenciei de perto a emoção que um dia sonhei, se eu não pisar nele como jogador de futebol, irei pisar como repórter. Enfim, parabéns Maracanã em breve nos encontraremos na FINAL DA LIBERTADORES de 2020, a data ? 21 de novembro, prometo que levarei uma lembrança pra ti aqui de Rondônia. Feliz aniversário !!!!
Por/ Alexandre Jabá.