Para evitar pais de alunos dormindo em filas por vagas em escolas municipais, matrículas este ano serão on-line

Para alunos da educação infantil, rematrícula será automática

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Vilhena emitiu uma portaria no dia 10 deste mês, na qual estabelece os novos critérios para a realização de rematrículas e reservas de vagas para novas matriculas escolares, totalmente de forma automática e online. O site com todas as instruções deverá ser divulgado no mês que vem.

Segundo a portaria, que visa evitar as longas filas que se formam todos os anos na frente das escolas, tendo pais até mesmo que pernoitar nos locais em busca de vagas, as rematrículas de todos os alunos da rede municipal se darão de forma automática, não sendo necessário que o responsável pelo aluno vá até as escolas.

Porém, o aluno que for aprovado, mas na instituição em que está matriculado não possui a etapa seguinte, sendo necessária sua transferência para outra escola, terá que ser inserido no quadro de reserva de vagas para novas matrículas, que se dará de forma online e pelos responsáveis.

Entre as exceções estão a Marizete Mendes e a nova escola do bairro Moysés de Freitas, que não terão quadro reserva, uma vez que os alunos serão selecionados através de mapeamento.

A data estipulada para as rematrículas automáticas dos alunos da educação infantil é de 16 a 18 de dezembro, e do ensino fundamental, de 05 a 08 de janeiro de 2021. Lembrando que a responsabilidade pelas rematrículas para alunos que se manterão na mesma instituição de ensino é da secretaria da instituição.

Já o processo de reserva de vagas para o Ensino Infantil, Ensino Fundamental, anos iniciais e finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ocorrerá do dia 25 a 27 de janeiro de 2021, em um site que será divulgado pela SEMED.

Após a reserva da vaga, os pais ou responsáveis terão até 48 horas para a realização da matrícula presencial na instituição de ensino escolhida, através da apresentação dos seguintes documentos:

•    Cópia de certidão de nascimento, CPF, cartão do SUS, tipagem sanguínea e cartão de vacina do aluno.
•    Cópia de comprovante de endereço atual e do cartão bolsa família caso a família esteja inserida.
•    Cópia do CPF e RG do responsável pelo aluno caso este seja menor de 18 anos.
•    Histórico escola original ou comprovante de escolaridade e uma foto 3×4 do aluno.

Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

- Advertisement -











Vídeo Embutido


















Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ▼