Início Site Página 99

Rondônia apresenta potencial da pesca esportiva em feira internacional do setor

0

Participação reforça estratégia do estado para atrair turistas e gerar renda.

Rondônia participou, dos dias 12 a 14 de março, da Pesca & Companhia Trade Show 2026, considerada uma das maiores feiras de pesca esportiva da América Latina. Realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo, o evento reuniu autoridades públicas, empresários e operadores do turismo para discutir tendências do setor e apresentar destinos estratégicos ao mercado nacional e internacional.

Stand do Estado de Rondônia na Pesca & Companhia Trade Show 2026 (Foto: Isabela Gomes | Secom ALE/RO)

Pelo segundo ano consecutivo, representantes do governo do estado, do Legislativo e do trade turístico marcaram presença com um estande institucional, voltado à divulgação dos principais rios, polos de pesca e oportunidades de investimento. A iniciativa integra a estratégia de fortalecimento da pesca esportiva como vetor de desenvolvimento econômico sustentável.

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), uma das parlamentares que têm atuado no incentivo à modalidade em Rondônia, foi representada no evento pelo assessor Tiago Miranda. Ele destacou que o estímulo a campeonatos e ações voltadas ao público feminino contribui para ampliar a participação social no esporte e diversificar o perfil dos turistas.

Evento Elas Pescando, realizado com o apoio da deputada Ieda Chaves, em 2025 (Foto: Rafael Oliveira | Secom ALE/RO)

Mulheres

 

“O incentivo à pesca esportiva, especialmente com a inclusão das mulheres em torneios e atividades organizadas, fortalece o turismo regional e gera novas oportunidades de renda para comunidades ribeirinhas e empreendedores locais”, afirmou.

Entre as autoridades presentes, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Rondônia, Lauro Fernandes, ressaltou que a participação na feira integra o plano estadual de fortalecimento do setor.

Secretário Lauro Fernandes, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Rondônia (Foto: Isabela Gomes | Secom ALE/RO)

“Rondônia tem se destacado no cenário da pesca esportiva. Trouxemos empresários, guias e representantes do segmento para mostrar nosso potencial e avançar na consolidação do turismo de pesca no estado. O objetivo é ampliar investimentos e alcançar resultados concretos no desenvolvimento econômico”, declarou.

Projeção internacional

Para os operadores do turismo, a presença em eventos desse porte é estratégica para posicionar Rondônia no mercado global. O representante da Associação dos Condutores de Pesca Esportiva de Rondônia (ACPE-RO), Junior Cavalcante, destacou que o estado reúne características naturais competitivas no segmento.

Segundo ele, a localização entre o Pantanal e a Amazônia, aliada à diversidade de espécies presentes no rio Madeira e em outros afluentes, contribui para consolidar Rondônia como um dos principais corredores de pesca esportiva do mundo.

“Estar aqui é mostrar ao mercado internacional que Rondônia possui rios preservados, variedade de peixes e estrutura turística em expansão. Isso fortalece o destino e atrai novos visitantes”, afirmou.

Empreendedorismo local e impacto comunitário

A participação de empreendedores locais também marcou a presença de Rondônia na feira. Entre eles, a empresária Cíntia Fonseca, proprietária do Sítio Paraíso, localizado em Vila Calderita, no baixo Madeira, a cerca de 42 quilômetros de Porto Velho. Pela primeira vez no evento, ela destacou a importância da experiência para o fortalecimento da pesca esportiva e para o desenvolvimento econômico da comunidade.

Segundo a empresária, a feira possibilitou o contato com novas tecnologias, equipamentos e estratégias de atendimento ao turista, além da troca de experiências com operadores de outras regiões do país.

Empresária Cintia e o marido Hermógenes apresentando o empreendimento Sítio Paraíso durante a Pesca & Companhia Trade Show 2026 (Foto: Isabela Gomes | Secom ALE/RO)

“Foi uma participação muito produtiva. Tivemos acesso a inovações, conhecemos novos equipamentos e também conseguimos apresentar um pouco da nossa realidade, falando sobre os rios e as espécies de peixes que temos em Rondônia. Para nós, que estamos iniciando nesse segmento, foi uma oportunidade importante de aprendizado. Esse conhecimento será compartilhado com a comunidade e aplicado no fortalecimento do turismo de pesca em Vila Calderita”, afirmou.

Localizada em uma área estratégica do rio Madeira, a vila tem se consolidado como um dos pontos promissores para o turismo de pesca esportiva no estado. A expectativa dos empreendedores é que a qualificação e a promoção do destino contribuam para gerar renda, ampliar oportunidades e valorizar o potencial natural da região.

Desenvolvimento sustentável

O avanço da pesca esportiva em Rondônia está diretamente ligado a políticas públicas voltadas à preservação ambiental e à profissionalização da cadeia produtiva. A modalidade do “pesque e solte” tem sido incentivada como forma de garantir a manutenção das espécies e a continuidade da atividade turística.

Em 2025, o estado também promoveu o Circuito de Pesca Esportiva Gigantes de Rondônia (Foto: Divulgação)

Além da geração de emprego e renda em áreas como hospedagem, transporte fluvial, gastronomia e comércio de equipamentos, o setor contribui para valorizar o conhecimento tradicional das comunidades ribeirinhas e estimular a qualificação de guias e operadores.

Com investimentos contínuos em promoção turística e capacitação profissional, Rondônia busca consolidar a pesca esportiva como um dos pilares estratégicos do desenvolvimento regional, conciliando crescimento econômico com conservação ambiental.

 

 

Texto e foto: Isabela Gomes | Jornalista Secom ALE/RO
Foto: Rafael Oliveira | Secom ALE/RO e Divulgaçã

Com apoio de Ezequiel Neiva, Hospital Regional de Extrema oferece exames de raio-x

0

Equipamento amplia diagnósticos e evita deslocamentos de pacientes na Ponta do Abunã.

Aparelho foi adquirido com recurso do deputado estadual Ezequiel Neiva (Foto: Luís Castilhos I Secom ALE/RO)

O Hospital Regional de Extrema passou a contar com reforço na área da saúde após investimento viabilizado pelo deputado estadual Ezequiel Neiva (PL) no distrito de Extrema, em Porto Velho. A unidade foi contemplada com um aparelho de raio-x, adquirido por meio de emenda parlamentar, atendendo solicitação do colaborador Dorvalino Pinheiro.

Antes da instalação do equipamento, os pacientes precisavam ser encaminhados para outras unidades de saúde para a realização de exames, o que gerava transtornos e atrasos nos diagnósticos. Com a chegada do aparelho em 2020, o hospital passou a oferecer o serviço diretamente à população, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento.

Diretora Jeane Patrícia valorizou a atuação do parlamentar na saúde do distrito (Foto: Luís Castilhos I Secom ALE/RO)

De acordo com a diretora da unidade, Jeane Patrícia, o equipamento tem papel fundamental na rotina hospitalar. “Através desse aparelho de raio-x, disponibilizado por meio de emenda, estamos oferecendo exames essenciais para a população. Hoje, realizamos entre 700 e 900 exames por mês, dentro de uma média de 1.500 a 1.900 atendimentos mensais no hospital. É um equipamento moderno, que contribui significativamente com os diagnósticos de rotina”, destacou.

A diretora Jeane Patrícia também ressaltou a importância do investimento para a região. “Antes não tínhamos esse aparelho, e todas as demandas eram encaminhadas para outros hospitais. Hoje, conseguimos oferecer esse serviço aqui mesmo, facilitando o acesso da população ao diagnóstico. Agradecemos ao deputado Ezequiel Neiva por essa importante contribuição para a saúde de Rondônia”, afirmou.

São realizados entre 700 a 900 exames mensais na unidade hospitalar (Foto: Luís Castilhos I Secom ALE/RO)

O deputado estadual Ezequiel Neiva reforçou que os investimentos na região da Ponta do Abunã têm sido prioridade de seu mandato. “Temos promovido investimentos pontuais para garantir que a população dos distritos de Porto Velho tenha acesso a uma saúde de qualidade”, frisou.

Ezequiel Neiva também destacou a parceria com o Governo de Rondônia como essencial para a viabilização dos recursos. “Trabalhamos em conjunto com o governador, coronel Marcos Rocha, para assegurar investimentos que atendam às necessidades dos municípios e distritos, levando mais estrutura e qualidade no atendimento à população”, concluiu.

Texto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO
Foto: Luís Castilhos I Secom ALE/RO

Portal de Dados Abertos do TSE amplia acesso a informações eleitorais e fortalece transparência

0

Repositório reúne centenas de informações sobre as eleições, que podem ser utilizadas por jornalistas, por pesquisadores e pela sociedade

Portal de dados abertos do TSE - 16.03.2026
Acesse diversas informações sobre as eleições no Portal de Dados Abertos do TSE

Portal de Dados Abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza ao público centenas de conjuntos de dados sobre o universo das eleições brasileiras. Entre as informações acessíveis, estão registros sobre candidaturas, eleitorado, resultados eleitorais, histórico de totalização de votos, prestações de contas eleitorais e partidárias, pesquisas eleitorais e outros temas relacionados à atuação da Justiça Eleitoral.

A iniciativa integra a política de transparência do Tribunal e permite que qualquer pessoa utilize, trate e compartilhe os dados oferecidos em formato aberto. Os objetivos do Portal de Dados Abertos do TSE são: ampliar o acesso às informações oficiais produzidas ou custodiadas pela Justiça Eleitoral, estimular a produção de conhecimento sobre o processo eleitoral e contribuir para o aprimoramento da gestão pública.

Informação ao alcance do público

Além de favorecer pesquisas acadêmicas e reportagens jornalísticas, os dados abertos também desempenham papel relevante no enfrentamento da desinformação. A disponibilização pública das estatísticas eleitorais permite que pesquisadoras e pesquisadores, jornalistas e cidadãs e cidadãos analisem os dados e verifiquem alegações que circulam sobre o processo eleitoral.

Na página inicial do portal, a usuária ou o usuário encontra uma ferramenta de busca para localizar as informações desejadas. O acesso aos dados pode ser feito por diferentes menus, como “Conjuntos de Dados”, que reúne as bases completas disponíveis, “Organizações”, que agrupa dados produzidos por unidades do Tribunal, e “Grupos”, que permite visualizar conjuntos relacionados a projetos ou temas específicos. Cada base apresenta descrição, identificação e formatos disponíveis, além de filtros que auxiliam na navegação.

Os arquivos podem ser baixados e analisados por meio de softwares estatísticos ou editores de planilhas, o que possibilita comparações entre diferentes eleições e a realização de diversas análises. O download acompanha documentação com a descrição das variáveis utilizadas em cada conjunto de dados.

Outro caminho

Parte dessas informações também está disponível na página de Estatísticas Eleitorais, que reúne tabelas e visualizações gráficas elaboradas a partir dos dados oferecidos nas bases públicas do Tribunal.

Dúvidas, sugestões de novos conjuntos de dados ou relatos de problemas técnicos podem ser encaminhados à Ouvidoria do TSE. Ao preencher o formulário, é importante indicar que a demanda se refere ao Portal de Dados Abertos.

Deputada Rosangela Donadon solicita ao DER obras de melhorias nas vias de Novo Plano, em Chupinguaia

0

Nesta segunda-feira, 16 de março, a deputada estadual Rosangela Donadon (União Brasil) apresentou a indicação nº 16316/26 ao Departamento de Estradas de Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER-RO), solicitando com urgência a realização de obras de tapa-buracos e microrrevestimento em todo o distrito de Novo Plano, no município de Chupinguaia, região sul de Rondônia.

A parlamentar destacou a situação precária das ruas e avenidas do distrito, que apresentam diversos buracos, desgaste no pavimento e pontos críticos que dificultam a trafegabilidade.

Segundo ela, esses problemas têm causado transtornos aos moradores, motoristas, motociclistas e pedestres que utilizam diariamente as vias para deslocamento, transporte escolar, acesso a serviços públicos, comércio e atividades rurais na região.

A solicitação foi formalizada após recebimento de demandas do vice-prefeito, Eliezer Rosa do Paraíso (PSD), e da vereadora Angélica Peralta (PP), ambos líderes locais preocupados com as condições das vias e o bem-estar da população chupinguaiense.

Em justificativa, Rosangela Donadon ressaltou que, além dos prejuízos à mobilidade urbana, a atual situação representa risco à segurança da população, podendo ocasionar acidentes e danos aos veículos. “A realização dos serviços de tapa-buraco e microrrevestimento contribuirá para melhorar as condições de tráfego, aumentar a segurança viária e proporcionar mais qualidade de vida aos moradores do distrito”, enfatizou a parlamentar.

 

 

Por assessoria 

No dia Mundial do Consumidor, o MPRO lembra marco histórico na defesa dos direitos dos consumidores

0

O Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março, marca um momento histórico na defesa dos direitos de quem compra produtos e contrata serviços. A data lembra um discurso feito em 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, que reconheceu de forma oficial que os consumidores têm direitos e que esses direitos precisam ser protegidos pelo Estado.

Origem da data

Em 15 de março de 1962, Kennedy falou ao Congresso dos Estados Unidos sobre a necessidade de proteger os consumidores. No discurso, ele afirmou que todas as pessoas são consumidoras e que, por isso, precisam ter garantias quando compram um produto ou utilizam um serviço.

Na ocasião, foram apresentados quatro direitos básicos do consumidor:

  1. Direito à segurança – proteção contra produtos que possam causar danos.
  2. Direito à informação – acesso a dados claros sobre produtos e serviços.
  3. Direito de escolha – possibilidade de escolher entre diferentes opções no mercado.
  4. Direito de ser ouvido – chance de apresentar reclamações e participar de decisões que afetam o consumo.

Esse pronunciamento é considerado o início do movimento moderno de defesa do consumidor no mundo.

Reconhecimento internacional

Em 1983, a organização internacional Consumers International passou a celebrar oficialmente o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor.

Dois anos depois, em 1985, a United Nations aprovou as Diretrizes das Nações Unidas para a Proteção do Consumidor. O documento orienta países a criarem políticas e leis voltadas à proteção de quem consome produtos e serviços.

Importância da data

O Dia Mundial do Consumidor serve para reforçar a necessidade de respeito aos direitos de quem compra ou contrata serviços. A data também busca incentivar ações de educação para o consumo responsável e estimular governos e empresas a adotarem práticas claras nas relações de consumo.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

Modernização da Rodovia do Boi coloca Cone Sul de Rondônia em destaque como corredor de progresso no Brasil

0

No período chuvoso, o cenário da Rodovia do Boi, RO-370, a TransRondônia, em Corumbiara, um dos principais corredores logísticos da agropecuária rondoniense, na região do Cone Sul, era de caminhões atolados e prejuízos na produção que se perdiam pelo caminho ou chegava mais cara até o consumidor devido aos gastos no trajeto. Já no verão, a poeira levantava, atrapalhando a visibilidade do trânsito e deixando-o mais lento; donas de casas jogavam baldes de água na rua para amenizar a sujeira dentro do lar e os prejuízos à saúde da família. Sem contar as pontes e bueiros se deteriorando. A agonia vivenciada durante décadas chegou ao fim quando o governo de Rondônia asfaltou a estrada. Uma das obras de infraestrutura mais moderna do Estado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a pavimentação da Rodovia do Boi deixa um rastro de progresso no Cone Sul de Rondônia. ‘’Não foi simplesmente passar uma camada de asfalto no chão de barro. “O serviço, iniciado em abril de 2022 e concluído em agosto de 2025, envolveu drenagem, terraplanagem, pontes, passagens de fauna e uma camada reforçada de asfalto, 10 centímetros de espessura, o dobro do que geralmente tem uma estrada, para aguentar trânsito pesado, investimento de mais R$ 313,1 milhões, recurso próprio do Governo de Rondônia, ou seja, os impostos dos rondonienses convertidos em uma infraestrutura moderna, em mais dignidade e desenvolvimento para a população”,  ressaltou.

RODOVIA DO BOI: O MAPA DO PROGRESSO

A obra realizada na Rodovia do Boi segue os mais altos padrões de engenharia do Brasil

 

A pavimentação da rodovia beneficia a rota de grãos

IMPACTO

A pavimentação da rodovia beneficia a rota de grãos, bovinos e diversas culturas na região do Cone Sul rondoniense, região composta pelos municípios de Corumbiara, Colorado do Oeste, Chupinguaia, Cerejeiras, Cabixi, Pimenteiras do Oeste e Vilhena.

Já na fronteira com o Mato Grosso, a região tem um agronegócio que se assemelha ao estado vizinho e o clima mais ameno de Rondônia, devido à altitude elevada. Por lá, o clima e o solo trabalham a favor do produtor, favorecendo recordes de produtividade.

A região é conhecida por ser um polo de produção de soja e milho e pela genética bovina de ponta, um cartão de visita da prosperidade rondoniense que agora conta com um escoamento mais seguro e ágil, trazendo mais desenvolvimento para o Cone Sul e todo o estado, conectando as propriedades rurais aos terminais de cargas e aos compradores com redução de tempo e excluindo transtornos no trajeto.

PAVIMENTAÇÃO

A rodovia liga o município de Corumbiara, região do Cone Sul, ao município de Parecis, na região da Zona da Mata. O trecho asfaltado corresponde a cerca de 84 km da estrada, se estende da parte urbana de Corumbiara até o Trevo da Pedra, uma bifurcação que dá acesso a Parecis e Chupinguaia, o que equivale a cerca de uma hora de trajeto. O diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), Eder André Fernandes, destaca que a pavimentação da rodovia resultou em obra que atende à necessidade de quem transita pela rodovia.

‘’A obra seguiu os mais altos padrões de engenharia. Houve a construção de duas pontes de concreto, uma sobre o Rio Ômerê, com aproximadamente 50 metros de extensão, e outra sobre o Rio Cabreúva, com cerca de 30 metros. Também foi implantada passagem de fauna para garantir a segurança de motoristas e animais’’.

INFRAESTRUTURA DA REGIÃO

A Rodovia do Boi é a obra mais emblemática em infraestrutura do Cone Sul, mas não a única. O governo de Rondônia investiu em diversas obras de pavimentação e substituição de pontes de madeira por concreto para garantir uma melhor logística na região.

Enquanto estradas ruins aumentam o gasto com combustível, manutenção de caminhões e tempo de viagem, com estradas boas o frete fica mais barato, o que aumenta o lucro direto do produtor rural, e o produto fica mais barato para o consumidor.

Além de proporcionar mais segurança para ônibus escolares, ambulâncias e veículos em geral transitarem. Uma boa infraestrutura também atrai investidores, aumenta a oferta de empregos e melhora a qualidade de vida.

MAPA DAS PRINCIPAIS ESTRADAS BENEFICIADAS NO CONE SUL:

  • RO-370 (Rodovia do Boi / TransRondônia): Pavimentação de 84 km entre Corumbiara e o Trevo da Pedra. Inclui asfalto de alta resistência (CBUQ) e duas pontes de concreto estratégicas:
  •    * Ponte sobre o Rio Omerê (50m).
  •    * Ponte sobre o Rio Cabreúva (30m).
  • RO-443 (Estrada da Resina / Kapa 144) – Vilhena: Recuperação de 46 km com serviços de cascalhamento, patrolamento e levantamento de solo.
  • RO-391 – Chupinguaia: Construção da ponte de concreto e aço sobre o Rio Canário (37m).
  • RO-495 – Chupinguaia: Construção de ponte mista sobre o Rio Pimenta Bueno (extensão de 95 metros).
  • RO-391 (Trecho Chupinguaia ao Trevo da Pedra): Melhorias em 57 km para garantir trafegabilidade e segurança no escoamento.

VEJAM DEPOIMENTOS DOS MORADORES DA REGIÃO:

 

Donas de casas jogavam baldes de água na rua para amenizar a sujeira dentro do lar e os prejuízos à saúde da família

No período chuvoso, o cenário da Rodovia do Boi,  era de caminhões atolados e prejuízos na produção que se perdiam pelo caminho ou chegava mais cara até o consumidor devido aos gastos no trajeto

A pavimentação do Rodovia do Boi, no Cone Sul, é símbolo da nova fase do desenvolvimento de Rondônia, onde modernização e sustentabilidade caminham juntas

Gov-RO

Irregularidade das chuvas pressiona soja e acende alerta para segunda safra em todo País

0

A irregularidade das chuvas nas últimas semanas começa a impactar o desempenho das lavouras em Mato Grosso do Sul justamente no momento mais sensível da safra de soja. O problema ocorre em meio a uma mudança no padrão climático global, marcada pelo enfraquecimento do fenômeno La Niña e pela possibilidade crescente de formação de um El Niño no segundo semestre de 2026.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que os acumulados de chuva têm sido bastante distintos entre as regiões do Estado. Enquanto algumas áreas registraram precipitações regulares, outras enfrentaram veranicos prolongados e temperaturas acima da média, combinação que afeta diretamente as lavouras de soja semeadas mais tarde.

A situação preocupa porque muitas áreas ainda se encontram em fases fenológicas decisivas da cultura, quando são definidos componentes essenciais da produtividade, como número de grãos por vagem e peso final dos grãos. Nessa etapa, mesmo períodos curtos de déficit hídrico podem reduzir significativamente o potencial produtivo.

No sul e sudeste de Mato Grosso do Sul, onde a falta de chuva tem sido mais persistente, estimativas preliminares indicam perdas que podem chegar a 35% em algumas áreas até meados de março.

Relatos de campo confirmam o impacto. Em propriedades da região de Caarapó, produtores relatam que o veranico atingiu a cultura durante a fase reprodutiva. Em algumas áreas, as perdas ultrapassaram metade do potencial produtivo, enquanto a média geral das lavouras afetadas gira em torno de 17%.

Mesmo áreas do norte do Estado — que vinham apresentando melhores condições durante o desenvolvimento inicial da cultura — já começam a registrar sinais de estresse hídrico.

De acordo com o Inmet, o aumento da frequência de déficits hídricos diários entre o final de fevereiro e o início de março elevou a expectativa de perdas também nessas regiões. Até 11 de março, a estimativa apontava redução potencial de 26,8% na produtividade das lavouras mais sensíveis.

A previsão de novas chuvas pode amenizar parcialmente o quadro, mas técnicos avaliam que parte das perdas já se consolidou, já que a soja responde rapidamente ao estresse hídrico nas fases finais do ciclo.

Apesar das dificuldades climáticas, a produção total do Estado ainda deve crescer. Projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indica que Mato Grosso do Sul pode colher cerca de 15,7 milhões de toneladas de soja na safra 2025/26, volume 10,6% superior ao registrado no ciclo anterior. O aumento é explicado pela expansão da área plantada e pelo bom desenvolvimento inicial das lavouras antes da irregularidade das chuvas.

Mudança no padrão climático

O cenário climático global também está em transição. O atual episódio de La Niña, que influenciou o regime de chuvas no Brasil nos últimos meses, já apresenta sinais claros de enfraquecimento.

Segundo boletim do centro de previsão climática da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), as temperaturas da superfície do mar no Pacífico equatorial ainda permanecem abaixo da média — característica típica do fenômeno. No entanto, sensores oceânicos já detectam aumento de calor nas águas abaixo da superfície.

Esse calor acumulado tende a subir nos próximos meses, favorecendo o aquecimento típico do El Niño.

Os modelos climáticos indicam que a transição para condições neutras do sistema oceano-atmosfera deve ocorrer já entre abril e maio. A probabilidade de neutralidade climática entre maio e julho é estimada em cerca de 55%.

A partir do segundo semestre, aumenta a possibilidade de formação do El Niño. Segundo as projeções da NOAA, há 62% de chance de o fenômeno se configurar entre junho e agosto. No trimestre seguinte, a probabilidade sobe para 72% e pode alcançar mais de 80% no final do ano.

Ainda não é possível determinar a intensidade do evento. As projeções indicam cerca de um terço de chance de que o fenômeno seja forte no fim de 2026, com aquecimento superior a 1,5 °C no Pacífico equatorial.

Embora os efeitos mais imediatos estejam sendo observados em Mato Grosso do Sul, o comportamento do clima preocupa produtores em diversas regiões do país. A fase final da safra de soja ainda ocorre em vários estados do Centro-Oeste e do Sul, enquanto o plantio da segunda safra de milho avança em ritmo acelerado.

Qualquer irregularidade nas chuvas neste momento pode afetar tanto a produtividade da soja quanto o estabelecimento das lavouras de milho safrinha, principal responsável pela produção brasileira do cereal.

No caso de Mato Grosso do Sul, a segunda safra já começa sob influência dessa variabilidade climática. No sul do Estado, o plantio do milho está mais avançado, mas depende da volta das chuvas para garantir o desenvolvimento inicial das plantas.

Já no norte, as condições climáticas tendem a ser mais favoráveis para a implantação das lavouras.

Mesmo assim, a expectativa é de recuo na produção. A Conab estima que a segunda safra de milho em Mato Grosso do Sul alcance cerca de 12 milhões de toneladas em 2025/26, volume 8,9% inferior ao da temporada passada.

Para especialistas, 2026 pode marcar um ano de transição climática relevante para o agronegócio brasileiro.

A safra atual ainda se desenvolve sob influência residual da La Niña, fenômeno que historicamente altera a distribuição das chuvas no país. Já a próxima temporada poderá ser planejada sob risco de El Niño — condição que costuma provocar efeitos opostos em várias regiões agrícolas.

Essa alternância rápida entre padrões climáticos aumenta a imprevisibilidade do tempo no campo e exige maior atenção do produtor no manejo das lavouras e no planejamento das próximas safras. Em um país que responde por grande parte da oferta mundial de soja e milho, variações climáticas desse tipo não impactam apenas a produção regional, mas também os mercados agrícolas nacionais e internacionais.

Pensar Agro

Deputado Federal Lúcio Mosquini assina filiação ao PL em evento com lideranças nacionais do partido

0

A chegada de Mosquini ao PL é considerada um grande reforço para a sigla no estado

O deputado federal Lúcio Mosquini oficializou sua filiação ao Partido Liberal (PL) durante um evento que reuniu importantes lideranças nacionais da legenda. O ato contou com a presença do senador Flávio Bolsonaro e do presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto.

A filiação ocorreu a convite do senador Marcos Rogério, uma das principais lideranças políticas do estado e nome forte nas articulações do partido em Rondônia.

A chegada de Mosquini ao PL é considerada um grande reforço para a sigla no estado. Reconhecido como um dos principais líderes políticos de Rondônia, o parlamentar possui forte presença em todas as regiões e mantém atuação expressiva nos municípios rondonienses, com ações voltadas ao desenvolvimento, à infraestrutura e ao fortalecimento da economia local.

Com uma trajetória marcada pelo diálogo com prefeitos, vereadores, produtores rurais e lideranças comunitárias, Mosquini construiu ao longo dos anos uma base sólida de apoio político em Rondônia. Agora no PL, ele chega para fortalecer ainda mais o projeto político do partido no estado.

Lúcio Mosquini também se prepara para disputar a reeleição para a Câmara dos Deputados, levando consigo sua experiência parlamentar, sua liderança política e o histórico de investimentos e articulações que têm contribuído para o crescimento e desenvolvimento de Rondônia.

A filiação simboliza um novo momento na caminhada política do deputado, alinhando sua atuação a um grupo que defende pautas como a liberdade, a valorização da família e o fortalecimento do setor produtivo brasileiro.

 

Assessoria/Parlamentar

Pai morre e filho fica ferido após carreta em que estavam tombar na BR-364, em RO

0

Raimundo Gomes Brasil, de 71 anos, morreu no último fim de semana após uma carreta perder o controle e tombar na BR-364, perto do distrito de Extrema, em Porto Velho. O veículo era conduzido pelo filho da vítima, que sobreviveu.

De acordo com o boletim de ocorrência, o motorista perdeu o controle da direção e a carreta tombou na pista. As vítimas foram socorridas por populares e levadas ao Hospital Regional de Extrema. Ao dar entrada na unidade, o idoso não resistiu aos ferimentos e morreu. O filho foi transferido para um hospital em Rio Branco (AC).

O corpo de Raimundo passou por perícia no Instituto Médico Legal (IML) de Porto Velho. Em seguida, foi liberado para a funerária e transladado para o estado do Acre. O velório será realizado em Rio Branco (AC).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e fez o controle do trânsito. As causas do acidente ainda devem ser apuradas. A principal suspeita é de que o motorista tenha perdido o controle do veículo antes do tombamento, mas a confirmação depende do resultado do Laudo Pericial de Sinistro de Trânsito (LPST).

Fonte/G1-RO

Deputado Luizinho Goebel oficializa filiação ao PL em evento com Marcos Rogério e Senador Flávio Bolsonaro neste sábado em Ji-Paraná

0

O deputado estadual Luizinho Goebel participa neste sábado (14) de um evento político em Ji-Paraná, em Rondônia, onde oficializou sua filiação ao Partido Liberal (PL). A atividade também marcou o lançamento da pré-candidatura ao Governo de Rondônia do senador Marcos Rogério.

O encontro aconteceu na manhã deste sábado 14 de março às 10:00 horas da manhã no Espaço Vera Cruz e reuniu lideranças políticas, apoiadores e representantes de diferentes municípios do Estado. O evento também contou com a participação do senador Flávio Bolsonaro, que participou do ato político ao lado de lideranças do partido.

Evento reuniu lideranças políticas de Rondônia

De acordo com a organização, o evento teve como objetivo promover um momento de encontro entre lideranças políticas e apoiadores interessados em discutir propostas e projetos voltados ao desenvolvimento de Rondônia.

A programação teve participação de autoridades, representantes partidários e apoiadores que acompanham o cenário político estadual, além da presença de lideranças nacionais do partido.

Lançamento de pré-candidatura ao governo

Durante o evento também foi realizado o lançamento da pré-candidatura ao Governo do Estado de Rondônia do senador Marcos Rogério (PL). A atividade faz parte da agenda política que antecede o período eleitoral e busca reunir apoiadores do projeto político apresentado.

Segundo divulgação feita nas redes sociais por Luizinho Goebel, o encontro foi um espaço para diálogo e troca de ideias sobre temas relacionados ao crescimento e às oportunidades para o estado.

Com a presença do senador Flávio Bolsonaro, a expectativa do evento foi reunir representantes de diferentes regiões de Rondônia para acompanhar o anúncio político, a filiação do deputado estadual Luizinho Goebel ao Partido Liberal e o fortalecimento das articulações políticas para as próximas eleições de 2026.

 

 

Fonte: Por Assessoria