Início Site Página 84

Fúria inicia corrida ao governo e enfrenta riscos com sucessor

0

A maior preocupação de Adailton Fúria, neste momento, é conseguir controlar a língua e o descontrole do seu sucessor, Tony Pablo, que, nos últimos tempos, tem se tornado um “muy amigo!”, criando problemas para seu parceiro de governo

Por Sérgio Pires

 

Alguém que ouse subestimar o potencial de Adailton Fúria, estará fadado a dar com seus burros n´água! Esperto, bom de discurso, agradável para conversar e, mais que tudo, muito para mostrar como um dos melhores prefeitos da recente história de Rondônia, ele renunciou ao seu segundo mandato em Cacoal para disputar o Palácio Rio Madeira/CPA.

Fúria pegou uma Prefeitura com sérios problemas, sem recursos, com graves deficiências, dívidas e uma pobre infraestrutura. Menos de seis anos depois, entrega Cacoal com a cidade com melhor qualidade de vida em Rondônia e uma das cidades melhor avaliadas da Região Norte. Além disso, os avanços na estrutura de saúde são inigualáveis e, por tudo isso, se compreende a popularidade acima de 80 por cento com que sai do seu segundo mandato.

O agora forte candidato ao Governo, que também surge nas pesquisas com chances reais, tem mais uma vantagem: é o nome preferido do grupo palaciano. É o nome com aval do governador Marcos Rocha e, obviamente, de toda a grandeza estrutural do Governo, para sucedê-lo. Claro que os grupos de oposição vão ficar de olho. Inclusive já há preparativos para denunciar eventuais uso da máquina pública a favor de Fúria, mas a verdade é que o jovem Prefeito vem com tudo para a disputa estadual.

A maior preocupação de Adailton Fúria, neste momento, é conseguir controlar a língua e o descontrole do seu sucessor, Tony Pablo, que, nos últimos tempos, tem se tornado um “muy amigo!”, criando problemas para seu parceiro de governo. O resto Fúria dá conta…

MPRO promove ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista em abril

0

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio da Ouvidoria, realiza ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante abril, mês alusivo à temática. Foram entregues a membros e servidores pins referentes ao tema como forma de conscientização e para divulgar o ciclo de palestras que acontecerá na próxima semana, na sede da instituição.

As atividades serão promovidas pela Ouvidoria do MPRO, com apoio da Escola Superior (Empro), a fim de ampliar o debate, orientar o público e promover respeito às pessoas com TEA e suas famílias.

A entrega de pins foi feita pelo Ouvidor-Geral do MPRO, Carlos Grott, e pela promotora de Justiça Rosângela Marsaro Protti. A ação integrou as atividades do mês dedicado ao debate sobre o autismo, conhecido como “Abril Azul”.

O TEA é uma condição do desenvolvimento que afeta a forma como a pessoa se comunica, interage e percebe o mundo. Como é um espectro, cada pessoa apresenta características próprias e necessidades diferentes.

Ciclo de palestras sobre o TEA

O MPRO realizará o Ciclo de Palestras “Transtorno do Espectro Autista: a compreensão é o caminho para a efetivação dos direitos”. O evento ocorrerá no Auditório do Edifício-Sede do MPRO, nos dias 16 e 17 de abril. Quem tiver interesse em participar, as inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de abril, através do link, clicando aqui.

A programação vai reunir profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, além de representantes de instituições públicas e privadas. O público-alvo inclui pessoas com TEA, familiares, membros, servidores, estagiários e demais interessados no tema.

Medidas de inclusão e acessibilidade

O evento vai adotar medidas de inclusão e acessibilidade para garantir a participação segura e respeitosa de todos. Será disponibilizado o Espaço Kids TEA, voltado a famílias sem rede de apoio.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

Esmagamento recorde de soja sinaliza avanço da indústria e reposiciona o agro brasileiro

0

A indústria brasileira de soja deve atingir em 2026 o maior nível de processamento da história, com 61,5 milhões de toneladas, em um movimento que reforça a capacidade do país de avançar na agregação de valor e reduzir a dependência exclusiva da exportação de grãos in natura.

A projeção é da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e representa crescimento sobre as 58,7 milhões de toneladas esmagadas em 2025. O avanço sustenta a produção de derivados: são esperadas 47,4 milhões de toneladas de farelo e 12,35 milhões de toneladas de óleo, ampliando a participação de produtos industrializados na cadeia.

O desempenho ocorre em paralelo à manutenção da liderança brasileira nas exportações de soja em grão, estimadas em 111,5 milhões de toneladas. Ao mesmo tempo, o país amplia embarques de derivados, com previsão de 24,6 milhões de toneladas de farelo e 1,5 milhão de toneladas de óleo. Na prática, o Brasil passa a operar em duas frentes: segue como grande fornecedor global de matéria-prima, mas amplia gradualmente sua presença na exportação de produtos com maior valor agregado.

Os dados mais recentes indicam que esse movimento já está em curso. Em janeiro, o processamento somou 3,689 milhões de toneladas, alta de 8,9% na comparação anual, sinalizando resposta rápida da indústria diante da oferta elevada de soja e da demanda por derivados.

O avanço da industrialização ganha relevância em um momento de reconfiguração do comércio internacional. O acordo entre Mercosul e União Europeia tende a ampliar exigências e, ao mesmo tempo, abrir espaço para produtos com maior nível de processamento, reforçando a necessidade de o Brasil capturar mais valor dentro da própria cadeia.

Na avaliação do presidente do Instituto do Agronegócio (IA) Isan Rezende (foto), o crescimento do esmagamento representa uma mudança estrutural no papel do país no mercado global.

“O Brasil construiu sua competitividade na produção de commodities, mas chegou a um ponto em que precisa avançar na industrialização. Processar mais significa exportar menos volume bruto e mais valor, o que fortalece a economia e reduz vulnerabilidades”, afirma.

Segundo ele, a indústria de transformação é o elo que conecta produção agrícola a cadeias mais amplas. “Quando o país amplia o esmagamento, ele não está apenas aumentando números. Está abastecendo a proteína animal, fortalecendo o biodiesel e criando um ciclo econômico mais completo. Isso gera emprego, renda e estabilidade para toda a cadeia”, diz.

Rezende avalia que o ambiente internacional favorece essa transição, mas exige rapidez. “A tendência global é clara: mercados estão valorizando produtos com rastreabilidade, sustentabilidade e maior nível de processamento. O Brasil tem matéria-prima, tecnologia e escala. O que falta é acelerar esse movimento para não ficar preso ao papel de exportador de grãos”, afirma.

Para o produtor, o avanço do processamento tem impacto direto na comercialização. A maior demanda da indústria doméstica amplia opções de venda, reduz a dependência de portos e cria um ambiente mais competitivo na formação de preços. Em um cenário de margens pressionadas, essa diversificação pode fazer diferença no resultado final.

O recorde projetado pela Abiove, portanto, vai além da safra. Ele indica uma transição gradual do agro brasileiro — de fornecedor de commodities para um sistema produtivo mais integrado, com maior capacidade de capturar valor dentro da própria porteira

Pensar Agro

Agrofest pretende ampliar renda e aproximar produtor do consumidor

0

Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo (cerca de 155 km da capital, Porto Alegre), no Rio Grande do Sul, anunciou a realização, prevista para os dias 17 e 19 de julho, da primeira edição da Agrofest, evento voltado à valorização da produção rural e à integração entre campo e cidade. A programação será realizada no Parque da Oktoberfest, com entrada gratuita.

A iniciativa surge em uma das regiões mais tradicionais do agro gaúcho, com forte presença da produção de tabaco, principal base econômica local, além de grãos, leite, suinocultura e avicultura. Nesse contexto, a Agrofest busca criar um novo canal de comercialização e visibilidade para produtores da região, especialmente os de menor escala, que enfrentam mais dificuldade de acesso direto ao consumidor.

Mais do que um evento cultural, a proposta é econômica. Ao reunir produtores, agroindústrias, consumidores e empresas do setor em um mesmo espaço, a feira amplia oportunidades de negócio e fortalece cadeias curtas de comercialização, permitindo maior agregação de valor à produção.

O modelo já mostrou resultado em outras iniciativas locais. A feira da agricultura familiar realizada durante a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul tem registrado crescimento nas vendas e no fluxo de visitantes, indicando demanda consistente por produtos regionais. Em 2025, a Oktoberfest reuniu cerca de 420 mil pessoas e movimentou aproximadamente R$ 60 milhões, com impacto direto sobre comércio, serviços e produtores locais.

A Agrofest amplia esse movimento ao criar um evento próprio, fora do calendário tradicional, focado diretamente no agro. A expectativa é de que a feira funcione como vitrine para a produção regional e estimule o consumo local, além de fortalecer a identidade produtiva do Vale do Rio Pardo.

Para o produtor rural, o ganho vai além da venda direta. Eventos desse tipo permitem testar mercado, apresentar produtos, construir relacionamento com o consumidor e diversificar canais de renda — fator cada vez mais relevante em um cenário de margens pressionadas e maior exigência por eficiência.

Ao estruturar um espaço permanente de conexão entre produção e consumo, a Agrofest se insere em uma estratégia mais ampla de desenvolvimento regional, em que o fortalecimento do agro local passa a ser também uma ferramenta de geração de renda e dinamização econômica fora das grandes feiras nacionais.

Pensar Agro

MEC disponibiliza ferramentas gratuitas de livros e idiomas

0
MEC Livros conta com quase 8 mil obras literárias nacionais e estrangeiras. Já o MEC Idiomas oferta cursos de inglês e espanhol, com 800 aulas disponíveis. A ferramenta incorporará outros idiomas posteriormente
gratuitas de livros e idiomas

Foto: Divulgação/MEC

Milhões de pessoas já podem acessar duas ferramentas novas e gratuitas de estudos lançadas pelo Ministério da Educação (MEC): o MEC Idiomas e o MEC Livros, voltados a todos os cidadãos brasileiros, em especial estudantes da rede pública de todo o país e professores de idiomas não especializados. O aplicativo do MEC Livros já está disponível para download nas principais lojas, e o MEC Idiomas será disponibilizado em breve.

“O que o governo está fazendo é utilizar a tecnologia para criar oportunidades de a população aprender coisas que a gente não conseguia há um tempo. O cidadão não vai pagar nada, é o governo que vai arcar com os custos desses apps, para ele ler o livro que quiser, para aprender inglês ou espanhol. É só se dedicar, ter vontade, porque o MEC está escancarando uma porta para o acesso à educação”, afirma o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O MEC Idiomas é uma ferramenta de aprendizagem bilíngue autoinstrucional do nível básico ao avançado. O objetivo é ser o primeiro ponto de contato digital entre o estudante de línguas iniciante e o idioma de sua escolha, acompanhando seu aprendizado até níveis mais avançados. Inicialmente, estão sendo ofertadas 800 aulas de inglês e espanhol, mas outros idiomas serão disponibilizados ao longo dos anos.

Já o MEC Livros oferta quase 8 mil obras literárias e tem o objetivo de ampliar o acesso à leitura e democratizar o contato com grandes títulos, contemplando desde clássicos consagrados até best-sellers contemporâneos.

Entre as obras disponíveis estão livros de autores reconhecidos mundialmente, como Clarice Lispector, Ariano Suassuna, José Saramago e Gabriel García Márquez, além de títulos premiados com o Prêmio Jabuti. O acervo também inclui coleções de literatura nordestina e russa, e sucessos editoriais, como Harry PotterJogos Vorazes, O Hobbit e Eu Sou Malala. O app funcionará como uma biblioteca digital, com sistema de empréstimos e acesso a obras em domínio público e possuirá, ainda, conteúdos obtidos por meio de parcerias.

MEC Livros – O app conta com quase 8 mil obras literárias nacionais e internacionais. São 1,2 mil lançamentos e best-sellers, que poderão alcançar 224 mil empréstimos anuais e 18.600 mensais. Também são ofertados 3.600 títulos (backlist/longsellers), que podem ser lidos por 1,4 milhão de pessoas anualmente, além de mil obras com empréstimos ilimitados. Traz, ainda, 2 mil obras do acervo do domínio público e de parcerias, que podem ser convertidas em arquivos em PDF para o formato ePub, melhorando a experiência de leitura digital. O site Domínio Público, lançado em 2004, permanece ativo, com acervo disponível para consulta de imagens, áudios, textos e vídeos.

Para ampliar o acervo, o MEC firmou parceria com a Fundação Biblioteca Nacional e está em tratativas com instituições, como a Academia Brasileira de Letras (ABL), a Edições Câmara, o Instituto Mojo e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

O MEC Livros conta com uma série de ferramentas voltadas à experiência do usuário, como integração com o gov.br, personalização de leitura, notificações automatizadas e recursos de gamificação. A plataforma também tem foco na acessibilidade, com opções de ajuste de fonte e contraste, suporte para pessoas com dislexia e compatibilidade com leitores de tela.

Outro destaque é a presença de um agente de inteligência artificial (IA) para auxiliar os usuários com dúvidas e sugestões de leitura, além de um painel de acompanhamento das obras acessadas.

MEC Idiomas – O MEC Idiomas oferece cursos de inglês e espanhol em seis níveis, que possuem de quatro a seis módulos, com dez a 15 aulas em cada um deles. O APP terá as seguintes ferramentas disponíveis: integração gov.br; teste de proficiência; trilha de aprendizagem (aula + reforço); teste ao fim dos módulos; conquista; fale e pratique; agente de IA para apoio/dúvidas; agente de IA para conversação; e notificação ao usuário (automatizada/mkt).

Utilizando o potencial das redes de ensino de todo o país, o MEC Idiomas terá chamadas públicas para envio de conteúdos já produzidos a serem adaptados à plataforma, com foco nas línguas ainda não disponíveis no aplicativo.

O aplicativo está inserido no ecossistema do Idiomas Sem Fronteiras (IsF), compondo uma política de ensino bilíngue já consolidada. A parceria permite a oferta de cursos de especialização para a rede pública de ensino. A oferta dos cursos do IsF, que duram de 48 horas a três meses, acontece duas vezes ao ano. O intuito é melhorar os índices de proficiência e produções científicas. Serão disponibilizados R$ 1,68 milhão por ano para a iniciativa, que impactará 16 mil alunos por semestre.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria-Executiva (SE)

Reunião de alinhamento define diretrizes e fortalece integração do controle interno em Rondônia

0

A reunião com a nova presidência do Conselho Estadual de Controle Interno de Rondônia (Coneci-RO), foi realizada de forma híbrida na quarta-feira (1º), reunindo representantes da Controladoria-Geral do Estado de Rondônia (CGE-RO) e do colegiado, com foco no alinhamento das ações estratégicas, definição de diretrizes e definir os próximos passos da nova gestão.

Durante a reunião foram discutidos pontos, como a atualização do regimento interno e do registro do Coneci-RO, bem como a estruturação e fortalecimento dos canais de comunicação institucional, incluindo website e redes sociais, com o objetivo de ampliar a transparência e a integração entre os órgãos de controle.

Também foram apresentadas propostas de trabalho para o ano de 2026, entre elas a realização do 2º Encontro de Controles Internos Municipais, com definição de período e local, além da intensificação de esforços conjuntos em iniciativas, como a Rede Anticorrupção e o Programa de Integridade coordenado pela CGE-RO.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o fortalecimento das instâncias de controle interno promovem maior integração entre os órgãos e contribuem para uma gestão pública mais transparente, eficiente e orientada por resultados.

O controlador-geral do Estado, José Abrantes Aquino, ressaltou a importância do alinhamento institucional neste novo momento do Conselho. “O fortalecimento do Coneci-RO passa por planejamento, integração e diálogo entre os órgãos de controle. Esse alinhamento é essencial para ampliarmos a efetividade das ações e consolidarmos uma atuação mais coordenada em todo o estado.”

De acordo com presidente do Coneci-RO, Jonhy Milson, “o objetivo é ampliar a integração entre estado e municípios, promovendo o compartilhamento de boas práticas e levando conhecimento técnico aos órgãos que mais necessitam. O Coneci-RO tem um papel estratégico nesse processo de fortalecimento da transparência e da integridade na gestão pública”, destacou.

Também participaram da reunião, o diretor executivo da CGE-RO, Roseval Serrado Leite; a assessora de Governança Interinstitucional, Maria Ingrid; o ex-presidente do Coneci-RO, Rogério Carnelossi; e as integrantes da Junta Fiscal do conselho, Josiane Carvalho Brito e Eveline Patrícia Horste.

Eleições 2026: partidos já têm pelo menos 12 pré-candidatos ao Senado Federal em Rondônia

0

A corrida pelas duas vagas ao Senado Federal nas eleições de 2026 em Rondônia já começou a ganhar forma nos bastidores da política. Partidos de diferentes espectros ideológicos anteciparam nomes e colocaram na praça pelo menos 12 pré-candidatos ao Senado, desenhando um cenário competitivo e pulverizado.

A disputa promete ser marcada por lideranças conhecidas do eleitorado, nomes ligados à gestão pública e figuras com atuação política consolidada no estado.

Lista de pré-candidatos ao Senado em Rondônia (2026)

Confira os nomes já anunciados por partidos:
01- Mariana Carvalho (Republicanos) ex-deputada federal
02- Niedinha Suruí (PSB) ativista índigena
03- Luciana Oliveira (PT) ativista política
04- Silvia Cristina (PP) deputada federal
05- Bruno Bolsonaro Scheid (sem partido definido publicamente) pecuarista
06- Fernando Máximo (PL) deputado federal
07- Luiz Fernando da Sefaz (PSD) funcionário público
08- Delegado Camargo (Podemos) deputado estadual
09- Amir Lando (MDB) ex-senador
10- Aires Mota (PV) dirigente partidário
11- Confúcio Moura (MDB) senador
12- Acir Gurgacz (PDT) ex-senador

Cenário eleitoral: duas vagas e muitos nomes

Diferente de eleições anteriores, em 2026 o eleitor poderá votar em dois candidatos ao Senado, o que amplia as estratégias partidárias e incentiva o lançamento de múltiplas candidaturas.

Entre os pontos que marcam o cenário atual:
Diversidade de partidos envolvidos na disputa
Presença de nomes experientes e novos
Ex-senadores e atuais parlamentares no páreo
Representação de diferentes regiões de Rondônia
Disputa aberta e em construção

Com mais de dez nomes já colocados, o quadro ainda pode mudar até o período das convenções partidárias. Novas alianças, desistências ou composições devem influenciar diretamente o número final de candidatos.

A formação dessas pré-candidaturas indica que a eleição para o Senado em Rondônia tende a ser uma das mais movimentadas dos últimos anos, com múltiplos atores políticos buscando espaço nas duas cadeiras disponíveis.

O que observar até 2026
Definição oficial das candidaturas nas convenções
Possíveis alianças entre partidos
Crescimento ou retração de nomes já anunciados
Entrada de novos pré-candidatos

Em um cenário amplo e competitivo, a disputa pelo Senado em Rondônia começa cedo — e deve seguir intensa até a abertura das urnas em 2026.

 

 

Fonte/ O Observador

PRF encerra Operação Semana Santa 2026

0
Mais de 4,7 mil motoristas foram flagrados realizando ultrapassagens proibidas, foco das fiscalizações em todo o país
WhatsApp Image 2026-03-30 at 11.39.58 (1).jpeg

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, neste  domingo (05), a Operação Semana Santa. O reforço nas fiscalizações e ações de prevenção iniciou-se na última quinta (02) nas cinco regiões do país com o objetivo de garantir a segurança e a mobilidade de quem optou por pegar a estrada para aproveitar o feriado.

Nos últimos anos, estatísticas de sinistros de trânsito e mortes provocados por ultrapassagens proibidas aumentaram nas rodovias federais (Saiba mais AQUI), motivo pelo qual esse tipo de manobra arriscada esteve no foco das fiscalizações no feriadão. A PRF flagrou ainda 4.744 motoristas realizando ultrapassagens irregulares, entre as condutas estão ultrapassar em faixa contínua amarela e também fazer a manobra pela direita.

As equipes PRFs observaram ainda muitos motoristas apressados. Durante a operação, os radares portáteis capturaram 31.797 imagens de veículos que estavam acima da velocidade estabelecida para a via, sendo a infração mais cometida no feriado. O cinto de segurança ainda foi deixado de lado por dezenas de condutores. No total, 4.795 autos de infração foram emitidos pela falta do cinto e também dos dispositivos de retenção para o transporte de crianças – a cadeirinha.

Outros 455 motoristas ignoraram os riscos de fazer uso do celular enquanto dirigiam e foram autuados. Já entre os motociclistas, deixar de usar o capacete está entre as infrações mais cometidas; foram 1.179 flagrantes de condutores e passageiros sem o equipamento. Feriadão é período para reforçar ainda as fiscalizações de alcoolemia. Cerca de 65,5 mil  testes com o etilômetro (bafômetro) foram realizados, 1.293 pessoas foram autuadas e 67 acabaram detidas.

De 02 a 05 de abril, a PRF fiscalizou cerca de 79 mil veículos e 101 mil pessoas. As ações de educação para o trânsito alcançaram mais de 22,5 mil pessoas. Por diversas irregularidades, 2.700 veículos foram recolhidos.

SINISTROS – Durante a Operação Semana Santa 2026, a PRF atendeu 808 sinistros nas rodovias federais que cortam o país. Essas ocorrências resultaram em 57 mortes e 814 pessoas feridas.

Santa Catarina ocupa o topo do ranking dos estados com mais registros de sinistros. Nas BRs catarinenses foram atendidos 104 sinistros de trânsito. Minas Gerais vem em seguida, com o registro de 103 acidentes. O estado assume ainda o primeiro lugar no número de mortes, foram 13 neste feriadão. O Paraná é o terceiro estado com mais ocorrências, foram 91 sinistros durante a operação.

*** As estatísticas da Operação Semana Santa 2026 são preliminares, devido ao prazo para a consolidação das informações nos sistemas da PRF. 

 

Roubaram e sequestraram em Ariquemes, mas são presos e vítimas libertadas em Porto Velho

0

Uma ação rápida da Polícia Militar resultou na prisão de quatro suspeitos envolvidos em um roubo seguido de sequestro ocorrido no município de Ariquemes. As vítimas foram resgatadas na capital Porto Velho, após perseguição e cerco policial.

De acordo com a ocorrência, o crime aconteceu durante a madrugada, quando homens armados invadiram uma residência, agrediram as vítimas e roubaram diversos bens, incluindo joias, dinheiro, uma televisão, uma motocicleta e um veículo de luxo modelo BMW X4. Pai e filho foram rendidos, amarrados e levados pelos criminosos dentro do carro roubado.

Já em Porto Velho, equipes do 9º Batalhão da Polícia Militar foram acionadas após familiares informarem que o veículo possuía rastreamento ativo. Com o auxílio de um parente, que acompanhava a localização em tempo real, os policiais iniciaram diligências e montaram um cerco com apoio de outras guarnições.

O veículo foi interceptado no bairro Marcos Freire, na zona leste da capital. Durante a abordagem, os policiais encontraram uma das vítimas dentro do porta-malas, com as mãos amarradas, enquanto o menor estava no interior do carro, em estado de choque.

Quatro suspeitos foram detidos, sendo três maiores de idade e um adolescente de 14 anos. Segundo a polícia, um dos envolvidos confessou que o grupo teria sido contratado por um criminoso para roubar o veículo e levá-lo até a cidade de Guajará-Mirim, com possível destino final na Bolívia.

As vítimas foram encaminhadas para atendimento médico, apresentando lesões causadas por agressões. Já os suspeitos foram levados à Central de Flagrantes e devem responder por crimes como roubo, sequestro e cárcere privado, tortura, associação criminosa e corrupção de menor.

Durante a ação, a polícia também apreendeu celulares, dinheiro, drogas e objetos utilizados no crime. O veículo roubado foi recuperado.

Fonte/PM-RO

Sancionada criação de cargos para a Justiça Eleitoral

0

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou integralmente a Lei 15.374, de 2026, que cria cargos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). A norma foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de quinta-feira (2).

Foram criados 232 cargos de analista judiciário, 242 de técnico judiciário, 75 cargos comissionados e 245 funções comissionadas. Serão destinados 117 cargos e funções ao TRE do Distrito Federal e 85, ao TSE. Os demais serão distribuídos pelos TREs nos estados. As despesas decorrentes da lei ficarão a cargo das dotações orçamentárias dos tribunais.

A norma originou-se do PL 4/2024, de autoria do TSE. No Senado, o projeto de lei foi aprovado em março deste ano. Relator da matéria, o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) disse que os novos cargos contribuem para a continuidade e a qualidade dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral.

“A ampliação do quadro de pessoal, quando devidamente planejada e justificada — como ocorre no presente caso —, constitui instrumento legítimo de fortalecimento institucional e de aprimoramento da governança pública”, afirmou em seu relatório.

Fonte: Agência Senado