Início Site Página 81

Ezequiel Neiva afirma que a Agrocom fortalece o agronegócio regional e ganha destaque em Rondônia

0

A Agrocom está na terceira edição, sendo realizado na cidade de Cerejeiras. O evento ocorre em Cerejeiras, de 9 a 12, próximos (Foto: Nilson Nascimento I Jornalista)

O deputado Ezequiel Neiva destacou a importância da Agrocom como um dos principais eventos voltados ao fortalecimento do agronegócio na região. Em sua terceira edição, a feira já se consolida como um espaço estratégico para impulsionar o setor produtivo e fomentar novos negócios no estado. O evento ocorre em Cerejeiras, de 9 a 12, próximos.

A Agrocom tem atraído empresas de diversas regiões de Rondônia, além de visitantes de vários municípios, que encontram no evento uma oportunidade para conhecer de perto o potencial econômico de uma das regiões que mais se desenvolvem no estado. A presença de expositores e produtores reforça a relevância da feira como vitrine do crescimento agropecuário local.

O deputado também parabenizou toda a organização do evento, ressaltando o empenho das pessoas que acreditaram no projeto desde o início. Para ele, a feira já se tornou uma potência em Rondônia e tem tudo para se consolidar, nos próximos anos, como uma das maiores do setor no estado.

Ezequiel Neiva reforça que durante o evento os visitantes têm acesso a demonstrações práticas no campo, onde são apresentadas técnicas modernas de cultivo, resultados de produtividade e inovações voltadas às culturas de soja e milho. Também é possível conhecer novas tecnologias, equipamentos e soluções que representam o que há de mais avançado no agronegócio.

Segundo Ezequiel Neiva, a Agrocom cumpre um papel fundamental ao aproximar produtores, empresas e especialistas, promovendo a troca de conhecimento e incentivando o desenvolvimento sustentável da atividade rural. “A cada edição, a Agrocom se torna maior e mais forte, mostrando a força do nosso agro e o quanto a região tem potencial para crescer ainda mais”, enfatizou o parlamentar.

Palestrantes 

A Agrocom reúne grandes nomes do agronegócio e áreas relacionadas, trazendo conteúdos estratégicos e atuais para o público. Entre os destaques está Roberto Rodrigues, engenheiro agrônomo e uma das maiores referências do agro brasileiro. Sua palestra aborda as perspectivas do agronegócio nacional, com foco em mercado, desafios e tendências futuras.

Encerrando a programação de palestras, Richard Rasmussen traz uma abordagem envolvente sobre os desafios do agro, com foco em sustentabilidade, meio ambiente e a relação entre produção rural e preservação.

Outro nome é o de Renan Ferreira, que apresenta o tema “Amo Problema”, trazendo reflexões práticas sobre gestão e desafios na produção leiteira, com uma abordagem motivacional e técnica.

Na palestra da AGRINVEST (C.AGRO), participam Thiago Davino e João Schaffer, dois especialistas em mercado agrícola que trazem análises estratégicas sobre investimentos, commodities e cenário econômico do agro.

Também compõe o time de palestrantes Walter Luiz Heck, que aborda o papel do cooperativismo como ferramenta de desenvolvimento local, destacando a importância da união e organização no crescimento das comunidades.

O público acompanha Ronaldo Oliveira, com uma palestra sobre o Circuito Marília Nutri de Confinadores, trazendo soluções e práticas voltadas à nutrição animal e eficiência produtiva.

Túlio Jardim também apresenta dentro da mesma temática, reforçando conceitos técnicos e estratégias para otimização de resultados no confinamento.

Texto e foto: Nilson Nascimento I Jornalista

Dia do Jornalista destaca a importância da informação para o fortalecimento da democracia

0

Celebrado em 7 de abril, o Dia do Jornalista destaca a relevância desses profissionais.

Celebrado em 7 de abril, o Dia do Jornalista destaca a relevância dos profissionais responsáveis por investigar, apurar e divulgar informações à sociedade. Em um contexto marcado pela rapidez da comunicação e pela expansão das plataformas digitais, o jornalismo permanece como um dos pilares da democracia, assegurando o direito à informação e contribuindo para a formação de uma opinião pública consciente.

 

A data remete ao assassinato do jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, ocorrido em 1830. Defensor da liberdade de imprensa e crítico do autoritarismo, ele se tornou símbolo da luta por uma imprensa livre no Brasil. A repercussão de sua morte teve impacto político significativo, sendo apontada como um dos fatores que influenciaram a abdicação de Dom Pedro I, em 1831.

 

A oficialização da data ocorreu em 1931, por iniciativa da Associação Brasileira de Imprensa, com o objetivo de valorizar a categoria e reforçar a importância da atividade jornalística. Desde então, o momento também se consolidou como espaço de reflexão sobre os desafios e responsabilidades da profissão.

 

O exercício da atividade está fundamentado em princípios como ética, compromisso com a verdade e responsabilidade na divulgação de conteúdos. Diante da crescente circulação de informações falsas, o papel do jornalista torna-se ainda mais essencial ao atuar como mediador entre os fatos e a sociedade, com rigor técnico e senso crítico.

Além disso, a profissão exerce função estratégica na fiscalização do poder público e na defesa dos direitos da população, contribuindo para a transparência e o fortalecimento das instituições democráticas. A cobertura de temas políticos, econômicos e sociais, bem como a produção de reportagens investigativas, evidencia o impacto direto dessa atuação na vida dos cidadãos.

 

Embora o Dia do Jornalista seja celebrado em abril, o Dia do Repórter, comemorado em 16 de fevereiro, também reconhece os profissionais que atuam na linha de frente da notícia, realizando a apuração dos fatos, muitas vezes em condições desafiadoras.

 

Jornalista e repórter

 

No universo da comunicação, os termos “jornalista” e “repórter” são frequentemente utilizados como sinônimos, mas representam funções distintas. O jornalista possui atuação ampla, podendo exercer atividades como redação, edição, produção, apresentação e coordenação de conteúdos em diferentes meios.

 

Já o repórter desempenha uma função específica dentro da área, sendo responsável pela apuração em campo. É ele quem realiza entrevistas, coleta dados, acompanha acontecimentos e transforma os fatos em notícias e reportagens.

 

Enquanto todo repórter é jornalista, nem todo jornalista atua como repórter. Essa divisão permite maior especialização e contribui para a qualidade da informação, garantindo que cada etapa do processo seja conduzida com responsabilidade e precisão. A integração entre essas funções é fundamental para assegurar a produção de conteúdo confiável, reforçando o compromisso com a verdade e com o direito da sociedade à informação.

Profissionais falam sobre desafios da profissão

O jornalista aposentado Lúcio Albuquerque, com mais de meio século de atuação — sendo 29 anos dedicados à comunicação da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) — destaca a importância do jornalismo profissional no combate à desinformação. Segundo ele, não acreditar na primeira versão dos fatos é um passo fundamental. Como referência, sugere a leitura da obra “A primeira vítima”, publicada em 1978 por Phillip Knightley, que aborda a verdade como a principal vítima em cenários de conflito informativo.

 

Para quem deseja seguir na profissão, Albuquerque ressalta a importância da leitura constante. “É fundamental ler muito, além do que é indicado na formação acadêmica. Ele também aponta como desafio as mudanças no mercado, que exigem constante adaptação às novas dinâmicas da comunicação.

 

Já Zacarias Pena Verde, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Rondônia (Sinjor), com 40 anos de experiência na área, define o jornalismo como um sacerdócio e, ao mesmo tempo, um grande desafio. Entre as principais dificuldades, ele destaca a ausência de regulamentação da profissão após decisão do Supremo Tribunal Federal. Segundo o dirigente, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) atua para a aprovação da chamada “PEC do Diploma”, que busca restabelecer direitos da categoria. Ele também alerta para a facilidade de obtenção de registro profissional sem critérios mais rígidos, o que impacta a qualidade da atividade.

Sobre a tecnologia, Zacarias avalia que as ferramentas digitais contribuem de forma positiva, mas não substituem a apuração. “São recursos que auxiliam o trabalho, mas a verificação dos fatos continua sendo indispensável”, destacou.

O jornalista Paulo Andreoli, editor-chefe de um site de notícias do estado, com 24 anos de atuação, reforça que a checagem das informações é essencial no combate à desinformação. Para ele, a precarização da profissão e a entrada de pessoas sem formação representam desafios significativos.

Com 31 anos de carreira, sendo cerca de 20 em assessoria, Ivan Frazão, integrante da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Alero, avalia que o cenário atual exige enfrentamento direto à desinformação, potencializada pelo uso de tecnologias como a Inteligência Artificial (IA). Ele destaca ainda a necessidade de valorização profissional, melhores condições de trabalho e maior regulamentação do setor.

Alero reforça valorização e reconhecimento ao trabalho dos jornalistas

 

A Assembleia Legislativa de Rondônia reconhece a importância do trabalho desempenhado pelos jornalistas na promoção da transparência e no fortalecimento da democracia. O Poder Legislativo estadual tem apoiado iniciativas que contribuem para a valorização da categoria, buscando melhores condições de atuação e avanços para os profissionais da comunicação.

Recentemente, cerca de 400 profissionais, entre jornalistas e trabalhadores da imprensa, foram homenageados com voto de louvor por iniciativa do deputado estadual Eyder Brasil (PSD). A ação reconheceu a dedicação daqueles que atuam diariamente em prol da informação e da cidadania em Rondônia.

 

O parlamentar também se colocou à disposição do Sindicato dos Jornalistas para colaborar na construção de propostas voltadas à instituição do piso salarial da categoria no estado. Além disso, apresentou indicação ao governo de Rondônia para criação de uma linha de crédito específica para jornalistas com registro profissional, bem como projeto de lei que institui o Protocolo Estadual de Proteção a Jornalistas em Situações de Risco.

A proposta visa garantir segurança e liberdade de atuação, especialmente em coberturas sensíveis, como manifestações, áreas de conflito e investigações sobre organizações criminosas e corrupção.

Veículos homenageados

A Assembleia Legislativa de Rondônia também reconhece a importância dos veículos de comunicação como instrumentos fundamentais de conexão entre o poder público e a sociedade.

Nesse contexto, o deputado estadual Cássio Gois (PSD) propôs homenagens ao Jornal Tribuna Popular, em celebração aos seus 45 anos de contribuição para a comunicação e a cultura do estado. Entre as iniciativas estão a concessão de medalha de mérito legislativo e um voto de louvor aos profissionais que ajudaram a construir a trajetória do veículo.

Homenagem 

Em 7 de abril de 2025, em alusão ao Dia do Jornalista, a Secretaria de Comunicação Social da Alero promoveu um café da manhã especial com a participação de profissionais da imprensa, assessorias de comunicação de órgãos públicos e representantes de instituições privadas, reforçando o diálogo e a valorização da categoria.

Texto: Júlio Aires I Jornalista I Secom ALE/RO

Investimento do deputado Ezequiel Neiva transforma realidade de produtores rurais em Parecis

0

Recurso garante aquisição de equipamentos e beneficia mais de 200 famílias da Associação Flor da Selva.

Cafeicultura tem avançado na região (Foto: Luís Castilhos I Secom ALE/RO)

Os produtores rurais da Associação dos Produtores Rurais Projeto Flor da Selva já começam a colher os resultados de um importante investimento na agricultura familiar em Parecis. Por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Ezequiel Neiva (PL), foram adquiridos um trator agrícola, uma carreta basculante e uma grade aradora. Os equipamentos já estão em uso e beneficiam diretamente mais de 200 famílias assentadas da região, fortalecendo a produção rural e melhorando as condições de trabalho no campo.

 

De acordo com o presidente da associação, Lourival Ferreira Pires, o apoio foi fundamental para o desenvolvimento das atividades. “Quando chegamos aqui, não tínhamos nenhum implemento. O recurso foi depositado direto na conta da associação, e conseguimos adquirir um trator de 115 cv, uma carreta de 10 toneladas e mais uma grade. Foram os primeiros equipamentos e só temos a agradecer, porque tem ajudado muito na agricultura e até no apoio às estradas, ajudando veículos que ficam atolados. Foi o primeiro deputado que trouxe recurso para nós”, destacou.

Ezequiel Neiva tem contribuído com a agricultura familiar em todo estado (Foto: Nilson Nascimento I Assessoria parlamentar)

 

Lourival também ressaltou o empenho do parlamentar em atender à demanda da comunidade. Segundo ele, o pedido foi articulado com o ex-prefeito Luiz Amaral, que contribuiu para viabilizar a solicitação. “Fizemos o projeto junto com os sócios e conseguimos escolher os equipamentos que melhor pudessem atender a nossa realidade”, completou.

 

Autor do pedido que resultou na liberação dos recursos, Luiz Amaral reforçou a importância da iniciativa para o fortalecimento da agricultura local. “É um projeto que envolve muitas famílias e que está sendo fundamental para alavancar a produção agrícola, garantindo mais eficiência e melhores resultados para todos”, afirmou.


Lourival Ferreira Pires agradeceu a parceria com o deputado estadual Ezequiel Neiva (Foto: Luís Castilhos I Secom ALE/RO)

 

O deputado Ezequiel Neiva também destacou o trabalho conjunto com o Governo do Estado para viabilizar investimentos no setor produtivo. “Agradeço ao governador, coronel Marcos Rocha (PSD), pelo apoio na liberação das emendas parlamentares para que possamos incentivar a produção agrícola local. Com isso, seguimos trabalhando para valorizar a agricultura e garantir melhores condições de produção aos nossos produtores”, pontuou.

 

Ezequiel Neiva reforçou o compromisso com o desenvolvimento de Parecis. “Nosso mandato tem um olhar atento para a agricultura familiar, que é a base da economia em muitos municípios. Esse investimento garante mais dignidade, melhores condições de trabalho e aumento da produção. Seguiremos firmes, apoiando o pequeno produtor e fortalecendo o campo, porque é ali que nasce o sustento de milhares de famílias”, concluiu.

Trator agrícola tem garantido uma nova realidade no Flor da Selva (Foto: Luís Castilhos I Secom ALE/RO)

 

Texto: Alexandre Almeida I Jornalista Secom ALE/RO
Fotos: Luís Castilhos I Secom ALE/RO

7º Leilão Beneficente da APAE Vilhena vai sortear R$ 30 mil em prêmios e reforça campanha solidária

0

A solidariedade vai ganhar força em Vilhena entre os dias 9 e 12 de abril de 2026, com a realização do 7º Leilão Beneficente Amigos da APAE, uma importante ação que mobiliza a comunidade em prol de uma causa nobre: apoiar o trabalho essencial desenvolvido pela APAE no município.

Com o objetivo de arrecadar recursos para manter e ampliar os atendimentos oferecidos pela instituição, o evento chega com um grande atrativo: o sorteio de R$ 30 mil em prêmios, distribuídos da seguinte forma:

💰 1 PIX de R$ 10 mil

💰 2 PIX de R$ 5 mil

💰 10 PIX de R$ 1 mil

A participação é simples e acessível. Cada cota custa apenas R$ 50,00, e toda a arrecadação será revertida para as atividades da APAE, que desempenha um papel fundamental no atendimento a pessoas com deficiência intelectual e múltipla, promovendo inclusão, qualidade de vida e dignidade.

Para participar e contribuir, os interessados podem realizar a doação via PIX, utilizando a chave CNPJ:
04.390.761/0001-58, também disponível por meio de QR Code na divulgação oficial do evento.

Mais do que concorrer a prêmios, a iniciativa fortalece o espírito de união e solidariedade da população. Cada contribuição representa apoio direto à continuidade dos serviços prestados pela instituição.

A campanha conta com o apoio do deputado estadual Luizinho Goebel, reforçando o compromisso com ações sociais que impactam positivamente a vida de muitas famílias.

“Participe e ajude a APAE a continuar transformando vidas”, destaca a campanha.

Mais informações podem ser obtidas com os organizadores e pontos de venda autorizados. A expectativa é de grande adesão, consolidando o leilão como uma das principais ações beneficentes da região.

 

 

Assessoria

Novo diretor-presidente da Emater-RO tem trajetória de 42 anos na instituição

0

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) passa a contar com um novo diretor-presidente. Com uma trajetória de mais de quatro décadas dedicadas à instituição, Hermes José Dias Filho assume o comando da autarquia com o compromisso de fortalecer a agricultura familiar e aprimorar a gestão pública no estado. A mudança ocorre em um momento de grande expectativa dentro da instituição, que vem fortalecendo suas ações para atender às demandas da agricultura familiar em Rondônia.

O fortalecimento da entidade faz parte das ações do Governo do Estado voltadas à difusão de políticas públicas que promovam o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais, com foco no desenvolvimento econômico e sustentável. Ao comentar a nomeação do novo diretor-presidente da Emater-RO, o governador Marcos Rocha destacou a importância da assistência técnica e extensão rural para o desenvolvimento do estado, agradecendo aos anteriores que também tiverem papeis importantes dentro da instituição. “A Emater é um órgão estratégico para Rondônia. O fortalecimento da assistência técnica e extensão rural é fundamental para garantir mais produtividade, sustentabilidade e qualidade de vida aos produtores rurais”, afirmou.

Com quase 55 anos de atuação no estado, a serem completados em agosto, a Emater-RO é responsável pela execução de programas de assistência técnica e extensão rural, atendendo agricultores familiares nos 52 municípios de Rondônia. Ao longo das últimas décadas, a instituição tem sido uma das responsáveis pelo desenvolvimento agronômico do estado, levando tecnologia, orientação técnica e políticas públicas ao meio rural.

Hermes Dias atua na Emater-RO desde 1º de março de 1984

TRAGETÓRIA NA EMATER-RO
Natural de São Paulo (SP), Hermes José Dias Filho chegou a Rondônia em 1980, período em que o estado vivia intensa expansão agrícola e crescimento populacional. Em 1983, concluiu o curso técnico agrícola pela Escola Silvio Gonçalves de Faria, em Ji-Paraná, integrando a primeira turma formada pela instituição.

Sua trajetória profissional na Emater-RO teve início em 1º de março de 1984, com atuação na região de Ouro Preto do Oeste. Ao longo dos anos, exerceu atividades em municípios como Teixeirópolis, Rondominas, Ji-Paraná e Vilhena, acumulando experiência em diferentes realidades do meio rural rondoniense.

Advogado de formação, vinha atuando como advogado autárquico no Centro Gerencial da Emater-RO, em Porto Velho, desempenhando funções ligadas ao assessoramento jurídico institucional. Entre suas atribuições, destacam-se a análise e orientação de atos administrativos, elaboração de pareceres, acompanhamento de processos e suporte técnico-jurídico às decisões da gestão, contribuindo para a legalidade, transparência e segurança jurídica dos atos administrativos.

NOVA GESTÃO
Durante sua carreira, Hermes José Dias Filho também participou de comissões administrativas e processos de gestão interna, colaborando com a organização institucional e o aprimoramento de procedimentos administrativos.

À frente da Emater-RO, a expectativa é de continuidade e inovações das ações voltadas ao fortalecimento da assistência técnica e extensão rural, ampliando o suporte aos produtores e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do campo em Rondônia.

PRF em Rondônia promove ação no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

0

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02/04), a PRF em Ji-Paraná realizou a 3ª edição da Operação Nacional PRF Amiga dos Autistas. Com o escopo de promover a conscientização sobre o autismo, desenvolveram-se atividades educativas e preventivas, que também visam aprimorar a resposta a emergências e evitar estigmatização e discriminação.

Os agentes envolvidos na ação realizaram palestras curtas em ônibus, orientando passageiros e condutores sobre as especificidades do espectro autista. Além de fiscalizar, o objetivo foi promover uma segurança pública inclusiva, que rejeita o capacitismo e valoriza o respeito às diferenças. Importa combater estereótipos e preconceitos relacionados ao autismo, promovendo uma visão respeitosa das pessoas com essa condição, para que se construam estradas mais humanas e acolhedoras para todos.

 

PRF

PRF em Rondônia divulga resultados da 1ª Fase da Operação Nacional de Segurança Viária

0
No feriado da Semana Santa, não foram registrados óbitos nas rodovias federais do estado de Rondônia
TRT_1753.JPG

– Foto:

Rondônia, 07 de abril de 2026 – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia encerrou, no último dia 05 de abril, a 1ª Fase da Operação Nacional de Segurança Viária (ONSV), que havia iniciado em 24/02/2026. Nesse período global, registraram-se oito óbitos: três a mais em comparação ao ano de 2025.

Quanto ao incremento dos esforços da Operação Semana Santa em 2026, a PRF intensificou a presença ostensiva, com um aumento geral de 7,5 % na força de trabalho no período, chegando a atingir 44% de reforço policial durante o pico de fluxo de veículos. Ademais, foi superada a meta de esforço operacional, no que tange ao  total pessoas fiscalizadas, que somaram 5.089.

Durante o feriado, a análise qualitativa indicou uma mudança no perfil dos sinistros. Observou-se uma transição nas causas dos sinistros graves, saindo de condutas puramente agressivas (transitar na contramão em 2025) para infrações ligadas à desatenção e fadiga (reação tardia/ineficiente e ausência de reação em 2026). A BR-364 permaneceu como o eixo de maior criticidade, concentrando 76,6% dos sinistros registrados no estado. Levando-se em consideração toda a malha viária de Rondônia, registraram-se dez acidentes graves, mas nenhum óbito.

A operação reforça o compromisso da PRF com a Década de Ações pela Segurança no Trânsito da ONU, que visa reduzir as mortes em 50% até 2030.

Últimos dias para garantir inscrição com valor promocional na XXVII Marcha

0

Gestores municipais de todo o país têm até esta sexta-feira, 10 de abril, para garantir a participação na XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios com valores promocionais. Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o maior evento municipalista da América Latina será realizado entre os dias 18 e 21 de maio, em Brasília, reunindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e demais agentes públicos em torno dos principais temas que impactam a gestão local.

Neste ano, a Marcha traz como tema “O Brasil que dá certo nasce nos Municípios”, reforçando o protagonismo das administrações locais na construção de soluções concretas para o país. A programação contará com arenas técnicas, debates e painéis voltados a temas estratégicos para os Municípios, além de espaços de diálogo com representantes dos Três Poderes.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destaca a importância da participação no evento. “A Marcha é o grande momento de união do movimento municipalista brasileiro. É quando prefeitos, prefeitas, vereadores, vice-prefeitos, secretários e demais participantes se reúnem para fortalecer a nossa pauta, compartilhar experiências e defender, de forma coletiva, os interesses dos Municípios. Convidamos todos a garantirem sua inscrição e participarem deste importante espaço de mobilização e construção conjunta”, destaca.

A entidade orienta que os interessados realizem a inscrição até o dia 10 de abril, aproveitando as condições promocionais e garantindo presença em mais uma edição do principal espaço de articulação política e técnica do municipalismo brasileiro. Inscreva-se!

Da Agência CNM de Notícias

SINTERO esclarece informações divulgadas sobre atuação jurídica da entidade

0
Entidade reforça compromisso com a legalidade, transparência e defesa da categoria

SINTERO esclarece informações divulgadas sobre atuação jurídica da entidade
Arte: Jacson Pessoa

O Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO) vem a público esclarecer informações divulgadas pelo site JH Notícias. No dia 29 de março de 2026, o veículo publicou matéria com alegações sobre a atuação jurídica da entidade, e, posteriormente, em 4 de abril, divulgou amplamente em seus canais a nota referente ao direito de resposta do SINTERO.

Na referida publicação, intitulada “Denúncia aponta irregularidades graves no Sintero e levanta suspeitas de exploração de filiados”, o conteúdo apresentado tem como base denúncia anônima, desacompanhada de provas e sem a devida verificação prévia, além de não ter oportunizado o contraditório ao sindicato.

Inicialmente, o SINTERO repudia de forma veemente qualquer insinuação de prática irregular ou ilícita por parte da Secretaria de Assuntos Jurídicos, destacando que sua atuação sempre se pautou pela legalidade, ética e transparência na defesa dos direitos dos trabalhadores da educação.

A entidade esclarece que a indicação de profissionais segue critérios técnicos e éticos, com o objetivo de garantir eficiência na recuperação de direitos dos servidores. A escolha de advogados e escritórios é baseada na confiança na expertise e nos resultados já alcançados.

O SINTERO destaca ainda que é prática comum e legal que entidades sindicais contratem escritórios especializados para atender demandas de grande volume, e que a eventual atuação de diretores como advogados não configura irregularidade, desde que haja a devida separação de funções.

Sobre a formalização de procurações, o sindicato afirma que não procede qualquer alegação de indução ao erro, ressaltando que todos os documentos são apresentados com esclarecimento prévio e total transparência aos filiados.

No que se refere à cobrança de honorários advocatícios, o SINTERO reforça que todas as ações seguem rigorosamente a legislação vigente, sendo a prática legítima e prevista no Estatuto da Advocacia (Lei nº 8.906/94), com ciência e consentimento dos interessados.

Em relação às demandas judiciais, a entidade esclarece que não cria ações de forma indiscriminada, atuando sempre diante de ilegalidades cometidas contra os trabalhadores. Em muitos casos, a via judicial é o único meio eficaz para assegurar direitos, especialmente quando a via administrativa se mostra ineficaz ou excessivamente morosa.

O sindicato também informa que a maioria das ações é judicializada após o esgotamento das vias administrativas, além de atuar em diversas demandas coletivas sem custo direto aos filiados.

O SINTERO questiona ainda a origem das acusações divulgadas, destacando que se tratam de denúncias anônimas e não comprovadas, que podem estar associadas a motivações pessoais ou políticas, especialmente em períodos de disputa interna.

A entidade reafirma que possui mecanismos de controle, transparência e fiscalização, inexistindo qualquer comprovação das irregularidades mencionadas, e ressalta que a divulgação de acusações sem provas pode causar danos à imagem institucional e induzir a sociedade ao erro.

Por fim, o SINTERO se coloca à disposição para prestar esclarecimentos aos órgãos competentes, confiante de que qualquer apuração confirmará a regularidade de sua atuação.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação – SID

Medida publicada pela Anvisa incentiva registro de radiofármacos no Brasil

0

Medicamentos são essenciais para diagnóstico e tratamento de doenças como câncer

Os radiofármacos são medicamentos utilizados para o diagnóstico e o tratamento de doenças, como o câncer, – Foto: Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta segunda-feira (6/4), a Instrução Normativa (IN) 433/2026, que atualiza a lista de radiofármacos de usos consagrados, com um total de 57 medicamentos. Os produtos previstos nesta relação poderão comprovar sua segurança e eficácia com o uso de dados de literatura científica, nos casos em que tiverem sido estudadas as mesmas atividades e mesmas indicações médicas. A medida garante a ampliação da oferta de radiofármacos à disposição no Brasil. 

Relatora do tema, a diretora Daniela Marreco destaca que nos últimos quatro anos o setor de radiofármacos passou a apresentar expansão gradual, com a entrada de novas empresas e produtos. Segundo ela, a atualização dessa lista, que anteriormente previa 33 tipos de radiofármacos, é estratégica, não apenas para refletir a realidade atual do mercado, mas também para apoiar o registro de novos medicamentos e incentivar a inovação. 

Os radiofármacos são medicamentos utilizados para o diagnóstico e o tratamento de doenças, como o câncer, que quando prontos para o uso possuem ao menos um radionuclídeo (núcleo) emissor de radiação.  

Guia 61/2023 traz o entendimento técnico da Agência quanto à escolha e apresentação das bibliografias para esses medicamentos.  

Atualmente, a regulamentação aplicada a medicamentos radiofármacos é composta, principalmente, por três atos normativos: a RDC 738/2022, que apresenta os requisitos para notificação, registro e importação desses produtos; a IN 319/2024, que detalha a documentação necessária para o registro e a recém-publicada IN 433/2026, que regulamenta a lista de medicamentos passíveis de apresentação de dados de literatura para comprovação da segurança e eficácia. 

Histórico 

No Brasil a produção de grande parte dos radiofármacos, especialmente os de meia-vida superior a duas horas, foi monopólio estatal até o ano de 2022 e ficava a cargo do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), ligado à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).  

Durante a pandemia de Covid-19, o país começou a registrar alguns episódios de falta desses medicamentos. Em 2021, para evitar o desabastecimento nacional e manter a continuidade dos tratamentos de saúde dos pacientes brasileiros, a Anvisa autorizou a importação excepcional de radiofármacos sem registro no Brasil, por meio da RDC 567/2021, desde que esses produtos fossem regularizados no país de origem e mediante a responsabilização do importador por critérios de segurança e eficácia. Essa norma perdeu sua validade em 31 de março deste ano. 

Ainda, em abril de 2022, com a publicação da Emenda Constitucional 118, o Brasil passou a permitir a produção e a comercialização desses medicamentos por empresas da iniciativa privada. 

Categoria

Saúde e Vigilância Sanitária