Início Site Página 76

Semma define novo ponto para descarte de eletrônicos e eletrodomésticos em Vilhena

0

Espaço organizado garante destinação correta dos resíduos e reforça compromisso ambiental

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), informou na manhã desta quinta-feira, 09, que a partir da próxima semana haverá um novo local destinado ao descarte de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos no município.

A ação tem como objetivo receber esses materiais e garantir a destinação correta, contribuindo para a preservação do meio ambiente e evitando danos causados pelo descarte irregular.

De acordo com o secretário da pasta, Alexandre Damasceno, poderão ser descartados eletrodomésticos e eletrônicos em geral que não estão mais em uso. A orientação é que a população aproveite o espaço para dar o destino adequado a itens que não têm mais utilidade.

O descarte inadequado desse tipo de resíduo pode gerar impactos ambientais significativos, como a contaminação do solo e da água, além de contribuir para o aumento da poluição urbana. Por isso, iniciativas como essa são fundamentais para promover a conscientização da população e incentivar práticas mais sustentáveis.

A partir de agora, os materiais deverão ser entregues no Parque de Exposições Ovídio Miranda de Brito, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A entrada será realizada pelo portão de acesso de animais, e o contêiner para descarte está localizado atrás do salão de eventos.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato diretamente com a equipe da Semma pelo telefone (69) 98471-2971.

A Semma reforça a importância da colaboração da população para manter a cidade limpa e ambientalmente responsável, destacando que pequenas atitudes fazem grande diferença na construção de um município mais sustentável.

Agrocom 2026 em Cerejeiras com programação voltada ao agro

0

Evento reúne produtores, especialistas e comunidade com palestras gratuitas e ações voltadas ao desenvolvimento do agronegócio regional.

Palestras serão ministradas no estande da Assembleia na Agrocom (Foto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO)

A terceira edição da Agrocom (Feira de Negócios do Agro, Comércio e Família) tem início nesta quinta-feira (9), em Cerejeiras, reunindo produtores rurais, empresários e a comunidade em geral em uma programação diversificada voltada ao fortalecimento do agronegócio regional. O evento segue até domingo (12) e já se consolida como um dos principais do setor no Cone Sul.

 

Incentivador da iniciativa, o deputado estadual Ezequiel Neiva destacou a importância da feira e parabenizou a organização pelo trabalho desenvolvido. “A Agrocom chega à sua terceira edição demonstrando crescimento e relevância para a economia local. É um evento que valoriza o produtor, fortalece o comércio e evidencia o potencial da nossa região, que é referência na produção agrícola”, afirmou.

 

Mais uma vez, a Assembleia Legislativa de Rondônia marca presença no evento, disponibilizando estrutura e promovendo conhecimento por meio da Escola do Legislativo. “Estarão sendo oferecidas palestras gratuitas, ampliando o acesso à informação e capacitação. Estamos trabalhando para abrir ainda mais espaço para a participação da Assembleia, em parceria com a Escola do Legislativo, levando conteúdo de qualidade para todos os participantes”, ressaltou.

Assembleia tem oportunizado o espaço para ampliar a participação de produtores rurais (Foto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO)

 

O evento inicia nesta quinta-feira, às 8 horas. E a primeira palestra do dia será iniciada às 10h30, com o tema “Perspectivas do Agronegócio Brasileiro”, ministrado por Roberto Rodrigues. Na sexta-feira (10), Renan Fernandes abre a agenda com a palestra “Amo Problema”. Em seguida, o professor Túlio Jardim apresenta o tema “Circuito Marília Nutri de Confinadores”. Já no período da tarde, Walter Luiz Heck aborda “O cooperativismo na comunidade como promotor do desenvolvimento local”.

 

Encerrando a programação da Escola do Legislativo, no sábado (11), às 15h, o biólogo Richard Rasmussen ministra a palestra “O maior desafio do agro”.

Ezequiel Neiva, Agrocom é fundamental para valorizar a potencialidade do Cone Sul (Foto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO)

 

Reconhecida pela forte produção de grãos, Cerejeiras se destaca no cenário estadual como um dos polos do agronegócio em Rondônia. “Eventos como a Agrocom são fundamentais para valorizar a região e impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico. Precisamos reconhecer a força produtiva de Cerejeiras e de todo o Cone Sul, que contribuem diretamente para o crescimento do nosso estado”, concluiu.

 

A Agrocom acontece de 9 a 12 de abril, com entrada aberta ao público e uma programação voltada à inovação, conhecimento e valorização do agro e da economia local.

 

Texto e fotos: Alexandre Almeida I Jornalista Secom ALE/RO

Agrocom inicia com palestra de Roberto Rodrigues e reforça valorização do agronegócio em Cerejeiras

0

Evento reúne produtores, lideranças e especialistas para debater o futuro do setor e fortalecer o agro no Cone Sul de Rondônia.

Ezequiel Neiva recepcionou o palestrante Roberto Rodrigues em Cerejeiras (Foto: Alexandre Almeida I Assessoria Parlamentar)

A 3ª edição da Agrocom teve início nesta quinta-feira (9) com destaque para a palestra do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, em Cerejeiras. Ele abordou o tema “Perspectivas do Agronegócio Brasileiro” durante programação promovida pela Escola do Legislativo no estande da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero).

A abertura reforçou o compromisso do evento em levar informação e conhecimento técnico aos produtores e participantes da feira. O deputado estadual Ezequiel Neiva (PL) destacou que sua atuação foi fundamental para garantir, mais uma vez, a presença de um palestrante de renome nacional. Segundo ele, o convite atende a uma demanda da organização da feira. “Mais uma vez a diretoria da Agrocom nos pediu e buscamos atender para que nosso agro possa ter as informações necessárias, visando o amplo crescimento”, afirmou.
Ezequiel Neiva ao lado de Roberto Rodrigues (Foto: Alexandre Almeida I Assessoria Parlamentar)
Ezequiel Neiva também ressaltou a importância da participação da Escola do Legislativo no evento, enfatizando a oferta de conhecimento aos visitantes. “Agradeço ao nosso presidente da Casa de Leis, Alex Redano (Republicanos), e aos demais deputados por aprovarem a presença da Assembleia na Agrocom, pois esta é mais uma oportunidade de garantir aos participantes da feira a ampliação de seus conhecimentos por meio dos cursos promovidos pela Escola do Legislativo”, destacou.

O parlamentar ainda celebrou a realização da terceira edição da Agrocom, reforçando o papel do evento na valorização do agronegócio regional. “Procuramos valorizar o nosso agro para que possamos avançar cada vez mais. Expresso minha alegria ao ver o nosso agro pulsando e sendo reconhecido”, completou.

Ezequiel Neiva esteve presente na abertura da Agrocom 2026 (Foto: Alexandre Almeida I Assessoria Parlamentar)
A Agrocom segue até domingo em Cerejeiras, reunindo produtores, lideranças e a comunidade em uma programação voltada ao fortalecimento do agronegócio no Cone Sul de Rondônia.

 

Texto e Fotos: Alexandre Almeida I Assessoria Parlamentar

PF atua contra garimpo ilegal e crimes ambientais em Rondônia

0

A Polícia Federal deflagrou, na quinta-feira (9/4), a Operação Turbid River, com o objetivo de combater o garimpo ilegal e outros crimes ambientais nas Terras Indígenas Roosevelt e Parque do Aripuanã, em Rondônia.

A operação foi realizada em cooperação com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com a Força Nacional e com apoio do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI-Amazônia).

Ao todo, 28 policiais participaram da operação, que resultou na inutilização e na apreensão de diversos materiais empregados na atividade ilícita: pás carregadeiras, motores, gerador, acampamentos, combustível, aparelhos celulares, equipamento de comunicação via satélite. Além disso, foi inutilizada uma ponte ilegal utilizada por madeireiros e por garimpeiros para acesso às áreas protegidas.

As terras alvo da operação são consideradas de elevada sensibilidade ambiental e têm sido constantemente pressionadas pela exploração ilegal de recursos naturais, causando significativos impactos ambientais, sociais e culturais, especialmente às comunidades indígenas da região.

Comunicação Social da Polícia Federal

PF atua contra garimpo ilegal e crimes ambientais em Rondônia

0
Operação Turbid River teve apoio do Ibama, da Força Nacional e do CCPI-Amazônia para preservação das Terras Indígenas Roosevelt e Parque do Aripuanã
garimpo-rondonia2.jpg
garimpo-rondonia.jpg

A Polícia Federal deflagrou, na quinta-feira (9/4), a Operação Turbid River, com o objetivo de combater o garimpo ilegal e outros crimes ambientais nas Terras Indígenas Roosevelt e Parque do Aripuanã, em Rondônia.

A operação foi realizada em cooperação com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com a Força Nacional e com apoio do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI-Amazônia).

Ao todo, 28 policiais participaram da operação, que resultou na inutilização e na apreensão de diversos materiais empregados na atividade ilícita: pás carregadeiras, motores, gerador, acampamentos, combustível, aparelhos celulares, equipamento de comunicação via satélite. Além disso, foi inutilizada uma ponte ilegal utilizada por madeireiros e por garimpeiros para acesso às áreas protegidas.

As terras alvo da operação são consideradas de elevada sensibilidade ambiental e têm sido constantemente pressionadas pela exploração ilegal de recursos naturais, causando significativos impactos ambientais, sociais e culturais, especialmente às comunidades indígenas da região.

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

PF autua empresa de segurança privada clandestina em Porto Velho

0

Segurança privada e contratação de vigilantes dependem de prévia autorização e fiscalização da Polícia Federal

 Nesta quinta-feira (9/4), a Polícia Federal autuou uma empresa que prestava serviços de segurança privada de forma clandestina em Porto Velho/RO.

A ação decorreu de fiscalização realizada pela PF, ocasião em que se constatou que a empresa, originalmente contratada para prestação de serviços de videomonitoramento, estava atuando irregularmente na área de segurança privada, com emprego de pessoal para vigilância ostensiva, para realização de abordagens e para outras atividades típicas do setor, sem a devida autorização legal.

De acordo com a legislação vigente, a prestação de serviços de segurança privada, bem como a contratação de vigilantes, depende de prévia autorização e fiscalização da Polícia Federal.

A atuação de empresas clandestinas configura infração administrativa e pode caracterizar ilícitos penais, além de representar grave risco à segurança da população, especialmente em ambientes sensíveis como instituições de ensino, uma vez que os profissionais empregados não passam pelos controles e requisitos exigidos pela legislação, colocando em perigo a integridade física das pessoas e o patrimônio dos contratantes.

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

Concurso da Seduc: resultado preliminar da prova objetiva para técnico educacional é divulgado em RO

0
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O resultado preliminar da prova objetiva para o cargo de Técnico Educacional do concurso da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foi divulgado nesta quinta-feira (9). Além da lista de classificados, também foram publicados o gabarito definitivo e as respostas aos recursos apresentados contra o gabarito preliminar.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), responsável pela organização do concurso, as próximas etapas e datas do cronograma serão divulgadas no dia 15 de abril.

Ao todo, o concurso oferece 4.392 vagas para os cargos de Professor Classe C e Técnico Educacional.

Nesta edição, o concurso registrou 128.116 inscrições. Desse total, 104.779 são para cargos de nível médio e técnico, e 23.337 para cargos de nível superior, segundo dados do Ibade.

Oficina de Iniciação Dramática fortalece ações do Maio Amarelo em municípios de Rondônia

0

A Oficina de Iniciação Dramática para o Trânsito segue avançando pelos municípios de Rondônia e já passou pelas regionais de Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná e Costa Marques. A iniciativa é do governo do Estado, com execução do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO). A capacitação tem preparado servidores para atuarem diretamente nas ações educativas do Maio Amarelo 2026, levando informação e conscientização à população de forma dinâmica e acessível.

Oficina se consolida como uma importante ferramenta de preparação dos servidores para o período do Maio Amarelo

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou a importância de investir em estratégias educativas que dialoguem com a população. “A educação para o trânsito salva vidas. Projetos como esse ampliam o alcance das ações do governo e fortalecem a conscientização de forma próxima e eficaz”.

Durante as oficinas ministradas pela Escola Pública de Trânsito (EPT), os participantes vivenciam práticas de expressão corporal, construção de materiais cênicos e encenação dramática, transformando o aprendizado em ferramentas de abordagem nas ruas. A iniciativa também contou com a participação de parceiros locais, como: a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Miguel do Guaporé, que reforçaram o alcance das ações educativas.

A oficina já passou também pelas regionais de Ariquemes e Jaru, consolidando-se como uma importante ferramenta de preparação dos servidores para o período do Maio Amarelo, ampliando o alcance das ações educativas em diferentes municípios do estado.

PROJETO INICIADO NO CARNAVAL SEGUE EM EXPANSÃO

Participantes vivenciam práticas de expressão corporal, construção de materiais cênicos e encenação dramática

O projeto iniciado durante o período do Carnaval, demandou as primeiras turmas que foram formadas em Porto Velho para atuação nas ações educativas da festividade. Com o sucesso das intervenções nas ruas, o projeto ganhou força e foi expandido para o interior do estado, alcançando diferentes regionais.

Para o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, a iniciativa representa um avanço na forma de comunicar a educação no trânsito. “Estamos preparando os servidores para atuar de forma autêntica, utilizando a arte como ferramenta de transformação social e de preservação da vida”, pontuou.

De acordo com o professor e agente de trânsito responsável pela oficina, Ruymar Pereira, a abordagem cênica contribui diretamente para a efetividade da mensagem. “Com as intervenções teatrais nas ruas, as pessoas conseguem absorver melhor as informações e até aceitar com mais facilidade as orientações de trânsito. Isso fortalece a mensagem da campanha, que neste ano traz o tema ‘No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas’”, explicou.

A Oficina de Iniciação Dramática para o Trânsito segue com próximas etapas nas regionais de Vilhena, Rolim de Moura, Cacoal, Guajará-Mirim e Porto Velho, reforçando o compromisso do Detran-RO com a educação para o trânsito e a preservação da vida.

Ampliação da malha aérea estadual inclui novos voos e horários nos aeroportos de Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena

0

A expansão da malha aérea em Rondônia começou a ser implementada nesta semana, com a inclusão de novos voos e horários nos aeroportos regionais de Ji-Paraná, Cacoal, e Vilhena. A medida deve fortalecer a mobilidade, além de impulsionar o desenvolvimento econômico entre municípios e o acesso a outros centros do país, consolidando a nova configuração da malha aérea no estado. Desde 2019, o governo de Rondônia já investiu mais de R$ 80 milhões nos aeroportos sob sua responsabilidade, distribuídos entre operações e infraestrutura, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO).

Com a atualização, os aeroportos passam a contar com maior frequência de voos comerciais regulares, operados com aeronaves do tipo E195-E2, ampliando as conexões com destinos estratégicos como Cuiabá (CGB) e Campinas/Viracopos (VCP), contribuindo para o fortalecimento da logística regional.

CACOAL 

No aeroporto de Cacoal, a ampliação contempla voos às segundas, quartas e domingos, com chegada às 16h e saída às 16h45, além de operações às terças e sábados, no horário das 12h20 às 13h, ampliando as opções ao longo da semana para os usuários do transporte aéreo.

JI-PARANÁ

Já em Ji-Paraná, a malha aérea passa a contar com voos às segundas e sextas-feiras, com chegada às 12h20 e saída às 13h, além de operações às terças, quintas e sábados, com chegada às 16h15 e saída às 16h55, reforçando a frequência semanal.

VILHENA

Em Vilhena, os voos ocorrem segunda, terça, quarta e sexta-feira, com chegada às 15h50 e saída às 16h30, além de operações às quintas-feiras e sábados, com voos no período das 12h20 às 13h. As mudanças aumentam a regularidade das conexões e ampliam a oferta de horários ao longo da semana.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o reforço na malha aérea representa um avanço importante para o estado. “A ampliação dos voos é fundamental para melhorar a conexão de Rondônia com outros centros do país. Isso fortalece a economia, facilita o deslocamento das pessoas e contribui diretamente para o desenvolvimento regional. É um avanço importante para garantir mais oportunidades e qualidade nos serviços oferecidos à população”, salientou.

De acordo com o diretor-geral do DER-RO, Eder André Fernandes, a iniciativa acompanha o crescimento da demanda por transporte aéreo no estado. “Esse aumento na frequência de voos demonstra o crescimento da demanda e a importância de Rondônia no cenário nacional. O governo do estado tem investido para garantir melhores condições operacionais e ampliar cada vez mais esse acesso”, ressaltou.

BENEFÍCIOS OPERACIONAIS

O titular da Coordenadoria de Infraestrutura Aeroportuária (CIA), Rogério Leme, enfatizou os benefícios operacionais da ampliação. “Com a inclusão de novos voos e horários, conseguimos otimizar a utilização dos aeroportos regionais, oferecendo mais opções aos usuários e contribuindo para a eficiência das operações aéreas no estado.”

A ampliação da malha aérea promove maior integração, agilidade e desenvolvimento para Rondônia, além de garantir mais comodidade aos passageiros e contribuir para o fortalecimento da economia, do turismo e da logística regional.

PMRO apreende arma e munições após denúncia de abate de animal em cidade de RO

0

A Polícia Militar de Rondônia (PMRO) prendeu um homem por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito na manhã da última quinta-feira (2), na região da Linha do Azul, zona rural de Porto Velho. A ação ocorreu após a guarnição ser acionada para averiguar o abate irregular de um animal bovino em uma propriedade vizinha. No local, os policiais apreenderam uma espingarda de fabricação artesanal e diversos materiais para recarga de munição, após o suspeito admitir a posse do armamento.

A ocorrência teve início quando um produtor rural relatou aos policiais que, durante a madrugada, uma vaca de sua propriedade havia sido abatida a tiros e teve a carne subtraída. No local do crime, foi encontrado um cartucho deflagrado de calibre 20. Com base em informações de testemunhas que avistaram o caseiro do lote vizinho portando uma arma longa naquela manhã, a equipe deslocou-se para realizar a abordagem.

Ao ser questionado, o suspeito confirmou que portava uma espingarda e entregou voluntariamente o armamento, que não possuía numeração ou marca de identificação. Durante as buscas no imóvel, os militares localizaram cartuchos de diversos calibres (16, 20, 28, 32 e 36), além de pólvora, chumbo e ferramentas manuais utilizadas para a prensagem e manutenção de munições. Embora tenha admitido a posse da arma, o homem negou envolvimento no abate do animal.

O material apreendido e o suspeito foram encaminhados à Central de Polícia em Porto Velho. A PMRO ressalta que a retirada de armas irregulares de circulação, especialmente em áreas rurais, é fundamental para coibir crimes contra o patrimônio e garantir a segurança dos produtores locais. O detido permanece à disposição da Justiça para os procedimentos legais cabíveis.

 

ASSESSORIA