Início Site Página 75

Estudantes de Extrema transformam em livro dores, superações e consciência sobre bullying

0

“Todo dia, a mesma rotina: três empurrões, apelidos, suspiros. Alguns riam ou apenas assistiam calados. ‘É brincadeira”, diziam. Mas para quem sofre não há graça. O bullying é a crueldade disfarçada de piada”.

O trecho integra o livro de crônicas “Bullying e Cultura da Paz”, lançado por estudantes do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jayme Peixoto Alencar, localizada no distrito de Extrema.

Publicada este ano, a obra traz uma homenagem ao Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial da Educação (Gaeduc). O órgão recebeu um exemplar da publicação na última segunda-feira (6/4), na semana em que se celebra o Combate ao Bullying e à Violência na Escola.

De acordo com o Superintendente Regional de Educação de Extrema, Francisco Marquelino Santana, o livro nasceu do desejo de transformar a escrita numa ferramenta de expressão dos olhares juvenis sobre um tema delicado e presente na atualidade. Assim, para além de um exercício da prática linguística, o trabalho é um convite à reflexão sobre respeito, empatia, diversidade, inclusão e ética.

A coletânea é composta por textos e ilustrações que relatam o medo e a solidão de crianças que conheceram a hostilidade em um espaço destinado à educação, proteção e acolhimento.

“As zoações com meu cabelo, os bilhetinhos com desenhos feios, os empurrões no corredor. Tudo isso me fazia sentir cada vez menor”. (Trechos do livro)

“No começo, eu tentava rebater, xingava de volta, mas só piorava a situação. Quanto mais eu me defendia, mais a minha alma virava um entulho. (Trechos do livro)

Virada de chave – A obra também concede espaço para histórias sobre despertares de consciência e promoção de mudanças, por meio do diálogo e de intervenção pedagógica.

“A professora pediu para gente falar sobre bullying. Um por um, os colegas foram tirando a ‘armadura’ (…). Comecei a ver uma luz no fim do túnel”. (Trechos do livro)

“A cultura de paz nasce de um ato simples: enxergar a dor do outro e respeitar quem ele é”. (Trechos do livro)

A produção foi coordenada pelos professores Marinalva Gama; Patrícia Rosa de Carvalho; Sandino Brito; Fernanda Ferrari; Marivane Campos e Mauro Salina. A equipe explica que a escolha do gênero crônica para projeto foi motivada pela proposta do formato de transformar o cotidiano em narrativa reflexiva.

MP – Para a coordenadora do Gaeduc, Promotora de Justiça Luciana Ondei Rodrigues Silva, o trabalho é uma valiosa contribuição para o letramento da comunidade estudantil por apresentar a questão de forma sensível, capaz de provocar reconhecimento, empatia e transformação.

A integrante do MP lembra que bullying é crime e poderá configurar ato infracional quando praticado por criança/adolescente. A prática consiste na intimidação sistemática, individual ou em grupo, mediante violência física ou psicológica.

Denuncie:

Ouvidoria do MPRO:

69) 999 770 127 (WhatsApp)

E-mail: [email protected] e demais canais no portal do MPRO

Outros contatos:

denuncie.org.br e canaldeajuda.org.br

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

Em Brasília: Prefeito Dr. Wesley Araújo garante recursos de R$ 7 milhões para investimentos em saúde, educação e infraestrutura através do senador Marcos Rogério

0

Durante a reunião, o senador destacou a destinação de aproximadamente R$ 7 milhões em emendas parlamentares já liberadas

Com o objetivo de captar recursos para o Município de Chupinguaia/RO; o Prefeito Dr. Wesley Araújo (PP), cumpre agenda oficial esta semana, agenda administrativa em Brasília, acompanhado de seu vice-prefeito Eliezer Paraíso (PSD), secretária de ação social Ana Karla Amorim, chefe de Gabinete Diana Paraíso, deputado federal Maurício de Carvalho e vereadores.

Uma das conquistas obtidas durante a visita do prefeito Dr. Wesley Araújo a Brasília foi anunciada em reunião pelo senador Marcos Rogério (PL), ele ressaltou a liberação de aproximadamente R$ 7 milhões para o município de Chupinguaia, Distritos e Assentamento, como infraestrutura urbana (asfalto), saúde na aquisição de um micro-ônibus para o transporte de pacientes, construção de uma (UBS) que está em construção, recursos também para a secretaria de agricultura e recursos para aquisição de mobila para o posto de saúde do Assentamento.

O senador reforçou que a sua atuação vai além e afirmou alegria de poder contribuir com o município de Chupinguaia. “A gente sabe que a saúde, educação, infraestrutura e segurança pública, está sempre no nosso radar. Nós sabemos que os recursos que nós encaminhamos de aproximadamente de R$ 7 milhões, está sendo executada, porque o senhor vem trabalhando muito, parabéns à sua gestão, aos seus secretários, porque Chupinguaia já está tendo uma nova cara”, disse o senador Marcos Rogério.

“Seguimos trabalhando, dialogando e conquistando benefícios para a nossa população de Chupinguaia. Hoje estamos colhendo o que plantamos. Construí relacionamentos e amizades que hoje, como prefeito, facilita o acesso a gabinetes de senadores e deputados e a vários Ministérios, possibilitando que nosso governo obtenha muita coisa positiva para Chupinguaia, para recuperar a credibilidade de nosso município”, disse o prefeito.

“Quero agradecer ao senador Marcos Rogério por nos receber em seu gabinete e por todo o apoio que tem dado para destravar esses recursos. Agradeço também pela emenda de aproximadamente de R$ 7 milhão destinada ao município de Chupinguaia, Distritos e Assentamento, que será fundamental para a melhoria do atendimento à população. Em nome da minha cidade, fico muito grato por essa recepção”, declarou o prefeito Dr. Wesley Araújo.

 

 

 

 

Fonte: Por Wilmer G. Borges/Assessor de Imprensa

Justiça condena cooperativa de crédito por cobrança indevida e determina devolução em dobro

0

A 1ª Turma Recursal Cível da Justiça de Rondônia condenou uma cooperativa de crédito à devolução de valores recebidos a mais do que o valor para quitação da dívida com uma cliente. O banco e a mulher pactuaram um acordo para pôr fim aos processos relativos à dívida de 19 mil reais.

O pagamento foi dividido em duas parcelas, sendo a primeira de 15 mil reais. Ficou estabelecido que valores objetos de penhora seriam transferidos para a cooperativa para abater o saldo devedor. No entanto, a cooperativa não compensou o valor de R$ 1.248,00 (um mil duzentos e quarenta e oito reais) já retido e enviou um boleto no valor de R$4 mil. A cliente pagou sob ameaça de aplicação de multa de 30% por quebra de acordo, mas solicitou o reembolso, que foi negado.

Seu pedido foi julgado improcedente no Juizado Especial, a cliente não conseguiu reverter a cobrança. Mas o advogado recorreu, alegando que houve cobrança em dobro, pois, conforme o acordo firmado, parte da dívida já havia sido quitada pelos valores penhorados via bloqueio bancário em ação de cobrança. Para o juiz relator do processo, Acir Teixeira Grécia, a Justiça deve reconhecer que houve cobrança indevida com base nas comprovações apresentadas. “Os próprios advogados da cooperativa, ao firmar o acordo, orientaram que a penhora seria abatida da dívida.”

Ao reconhecer a relação de consumo e o pagamento indevido, o relator determinou a restituição em dobro. No entanto, não reconheceu o dano moral presumido, entendendo que a situação decorreu de uma falha no atendimento do banco, algo considerado inerente às relações contratuais modernas. O voto foi acompanhado por unanimidade pelos juízes João Rolim Sampaio e José Gonçalves da Silva Filho, em sessão realizada nesta quarta-feira, 8, no Fórum Geral de Porto Velho.

 

Restituição

Com a decisão, a cooperativa de crédito terá que devolver em dobro o valor pago a mais, acrescido de atualização monetária e juros de 1% ao mês desde a citação.

Processo nº: 7002083-65.2025.8.22.0013

(Assessoria Institucional/TJRO)

TSE alerta para golpe com cobrança para regularização de pendências eleitorais

0

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não realiza qualquer tipo de cobrança para serviços de regularização eleitoral. Todos os serviços são gratuitos. Em caso de dúvida, a orientação é acessar apenas os canais oficiais da Justiça Eleitoral. A emissão do primeiro título, a transferência de domicílio e a atualização de dados são gratuitas.

Têm circulado mensagens falsas, especialmente por aplicativos como o WhatsApp, informando supostas irregularidades no título de eleitor vinculadas ao CPF do cidadão.

Os comunicados afirmam a existência de “pendências eleitorais” e solicitam o acesso a links externos para “regularização imediata”. Ao clicar, o usuário é direcionado a uma página falsa, com logomarca do TSE semelhante à da Justiça Eleitoral, o que pode induzir a pessoa a acreditar que está em um site oficial. O conteúdo ainda menciona possíveis sanções, como bloqueio de serviços públicos e impedimentos legais, além de incentivar o acesso a links não oficiais.

É golpe. O TSE e os Tribunais Regionais Eleitorais não enviam boletos, não solicitam pagamentos nem cobram taxas por meio de mensagens, aplicativos, SMS ou e-mail. Também não solicitam dados pessoais ou bancários por esses canais.

A recomendação é que os cidadãos não cliquem em links suspeitos, não forneçam informações pessoais e não realizem qualquer tipo de pagamento solicitado por esses meios. A consulta à situação eleitoral e eventuais procedimentos de regularização devem ser feitos exclusivamente pelos canais oficiais da Justiça Eleitoral, como o site do TSE (www.tse.jus.br) , o portal da Justiça Eleitoral (www.justicaeleitoral.jus.br) e o aplicativo e-Título.

No âmbito estadual, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia também reforça que seus serviços são gratuitos e orienta que os eleitores utilizem apenas o portal oficial: www.tre-ro.jus.br.

MPRO participa de reunião sobre acolhimento de brasileiros repatriados em Ariquemes

0
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) participou de uma reunião para conhecer o projeto “Aqui é Brasil”, realizada na tarde de quinta-feira (9/4), em Ariquemes, com representantes de órgãos federais e internacionais, para tratar do acolhimento, proteção e reinserção de brasileiros que retornam dos Estados Unidos da América, de forma articulada e preventiva, diante do aumento de casos e de notícias sobre atuação de intermediadores ilegais na região.
A reunião contou com a presença da promotora de Justiça Elba Souza de Albuquerque e Silva Chiappetta, da 7ª Promotoria de Justiça de Ariquemes, além de representantes do Ministério dos Direitos Humanos (MDHC) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Apresentação do projeto
O encontro teve como foco a apresentação do projeto “Aqui é Brasil”, lançado em agosto de 2025. A iniciativa é coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações e outros órgãos públicos.
O objetivo é acolher brasileiros que voltam ao país após serem repatriados ou deportados. O projeto busca ajudar essas pessoas a retomarem a vida no Brasil, com orientação e apoio básico.
Atuação da OIM
Durante a reunião, os participantes apresentaram o trabalho da Organização Internacional para as Migrações. A OIM é um órgão ligado à Organização das Nações Unidas que atua para garantir que a migração aconteça de forma segura, organizada e com respeito às pessoas.
No Brasil, a OIM possui polos de atendimento em diferentes regiões e equipes que atuam diretamente com ações de apoio a migrantes, em parceria com órgãos públicos.
Articulação institucional em Rondônia
Os representantes destacaram a atuação da OIM em municípios de Rondônia, com atenção para Porto Velho, Ariquemes e Jaru. A promotora de Justiça alertou para a situação de Buritis, município que “exporta” muitos habitantes de forma ilegal para os Estados Unidos. O tema foi tratado em razão de relatos sobre a possível atuação de pessoas que cobram para levar alguém a outro país de forma ilegal (coiotes) na região.
A equipe também informou que mantém diálogo com a promotora de Justiça Tânia Garcia, em Porto Velho, e o promotor de Justiça Roosevelt Queiroz Costa Júnior, em Jaru, além de realizarem visitas a prefeituras e reuniões com representantes da assistência social. Também está prevista agenda com a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.
Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Assessoria

FICCO/RO realiza prisão em flagrante e apreensão de drogas

0

Nesta sexta-feira (10/4), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) prendeu em flagrante um suspeito por transportar entorpecentes ilícitos. A ação resultou na apreensão de, aproximadamente, 5 kg de pasta base de cocaína e de uma motocicleta utilizada para o crime.

A situação foi identificada após informações de que a droga estaria sendo transportada com destino à cidade de Alta Floresta D’Oeste/RO. As equipes policiais localizaram e ordenaram parada do condutor, que desobedeceu e colidiu contra uma viatura policial. Após a contenção, os entorpecentes foram encontrados em uma mochila.

Em razão da colisão, o suspeito foi encaminhado a uma unidade hospitalar. O autuado poderá responder pelos crimes de tráfico de drogas, de dano qualificado ao patrimônio público e de desobediência.

A ação teve apoio da Polícia Militar do Estado de Rondônia, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas e do 10º Batalhão de Polícia Militar.

A FICCO/RO é composta pela Polícia Federal, pela Polícia Civil, pela Polícia Militar, pela Polícia Penal e pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, as quais têm como objetivo a atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado em Rondônia.

Assessoria

Tribunal de Justiça de Rondônia abre seleção para Juiz de Paz em São Felipe D’Oeste

0

O Poder Judiciário, por meio da Corregedoria Permanente das Serventias Extrajudiciais da Comarca de Pimenta Bueno, abriu um processo seletivo para o preenchimento das vagas de 1º e 2º suplentes de Juiz de Paz. A seleção, regida pelo Edital nº 001/2026, destina-se ao Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas do Município de São Felipe D’Oeste. O Juiz Hugo Soares Bertuccini preside o certame, que busca cidadãos aptos a colaborar com os atos civis na localidade.

Os interessados têm o prazo de 20 dias, contados a partir de 7 de abril de 2026, para efetuar a inscrição de forma gratuita. A participação ocorre mediante a entrega de um requerimento simples e documentação específica diretamente no Cartório de Registro Civil de São Felipe D’Oeste, situado na Avenida Tancredo Neves, nº 21-C. O processo exige que os candidatos apresentem currículo, comprovantes de escolaridade, certidões negativas criminais e cíveis, além de uma redação de até 20 linhas sobre o interesse na função.

Para concorrer ao cargo, o edital estabelece critérios rígidos de elegibilidade e conduta. É necessário ter idade mínima de 21 anos, nacionalidade brasileira, residência fixa no município e estar em pleno gozo dos direitos políticos e civis. Além disso, a norma proíbe a filiação partidária ou o exercício de atividades políticas pelos candidatos. Após a fase de entrega de documentos, o Juízo Corregedor poderá realizar entrevistas individuais com os inscritos antes do envio da lista final para nomeação pela Presidência do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Os selecionados exercerão o mandato por um período de quatro anos, com possibilidade de recondução. A atuação não possui vínculo empregatício com o Estado, mas pode prever participação nos emolumentos dos atos realizados. O processo seletivo garante a continuidade dos serviços essenciais à população local, assegurando que o município conte com autoridades preparadas para suprir eventuais faltas ou impedimentos do titular.

A função do Juiz de Paz é fundamental para a organização civil da sociedade e para o exercício da cidadania em nível municipal, pois tem a competência legal para a celebração de casamentos civis, a verificação dos processos de habilitação matrimonial, dentre outras questões relacionadas.

(Assessoria de Comunicação Institucional/TJRO)

MPRO obtém condenação de denunciados na Operação “Irmandade”

0

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), obteve a condenação de vários denunciados na Operação “Irmandade”. A sentença foi proferida pela 1ª Vara de Tóxicos de Porto Velho e reconheceu a prática dos crimes de organização criminosa (art. 2º da Lei nº 12.850, de 2 de agosto de 2013, com majorante do emprego de arma de fogo) e associação para o tráfico de drogas (art. 35 da Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006).

A ação penal resulta de investigações conduzidas pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal que apuraram associação estável e permanente, com divisão de tarefas, voltada à prática reiterada de crimes graves, incluindo logística de transporte de entorpecentes, aquisição e circulação de armamento, controle interno de membros e negociações ilícitas. As provas incluem interceptações telefônicas que demonstram inserção funcional e contínua na organização criminosa do Primeiro Comando da Capital (PCC) com atuação em Rondônia.

Oito réus foram condenados por organização criminosa, sendo sete pela prática do crime com majorante de emprego de arma de fogo e um sem a majorante, à pena de 4 anos de reclusão e 20 dias-multa em regime fechado. Seis réus foram condenados por associação para o tráfico de drogas, à pena de 4 anos e 3 meses de reclusão e 800 dias-multa cada. As penas definitivas somadas variam de 8 anos e 3 meses de reclusão mais 820 dias-multa a 8 anos e 11 meses de reclusão mais 820 dias-multa, todas em regime fechado, sem substituição ou suspensão condicional da pena.

A Operação “Irmandade” foi deflagrada em 9 de julho de 2019 pela Polícia Federal, com o cumprimento de 20 mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão em cidades de Rondônia (Porto Velho, Guajará-Mirim, Vilhena, Ji-Paraná e Cacoal) e Mato Grosso do Sul (Dourados e Campo Grande), expedidos pela Vara de Delitos de Tóxicos de Porto Velho/RO, visando desarticular facção criminosa atuante no tráfico de drogas e armas, inclusive com buscas em presídios para apreensão de celulares e entorpecentes.

A decisão reforça o compromisso do MPRO com a defesa da ordem jurídica e o combate à criminalidade organizada.

(Gerência de Comunicação Integrada/GCI-MPRO)

PF atua contra garimpo ilegal e crimes ambientais em Rondônia

0

A Polícia Federal deflagrou, na quinta-feira (9/4), a Operação Turbid River, com o objetivo de combater o garimpo ilegal e outros crimes ambientais nas Terras Indígenas Roosevelt e Parque do Aripuanã, em Rondônia.

A operação foi realizada em cooperação com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com a Força Nacional e com apoio do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI-Amazônia).

Ao todo, 28 policiais participaram da operação, que resultou na inutilização e na apreensão de diversos materiais empregados na atividade ilícita: pás carregadeiras, motores, gerador, acampamentos, combustível, aparelhos celulares, equipamento de comunicação via satélite. Além disso, foi inutilizada uma ponte ilegal utilizada por madeireiros e por garimpeiros para acesso às áreas protegidas.

As terras alvo da operação são consideradas de elevada sensibilidade ambiental e têm sido constantemente pressionadas pela exploração ilegal de recursos naturais, causando significativos impactos ambientais, sociais e culturais, especialmente às comunidades indígenas da região.

(Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia)

Deputado Luizinho Goebel destaca importância da Agrocom para o desenvolvimento do agronegócio no Cone Sul

0

O deputado estadual Luizinho Goebel destacou a relevância da Agrocom 2026, feira agropecuária que teve início nesta quinta-feira (09) em Cerejeiras, como um dos principais eventos voltados ao fortalecimento do agronegócio na região do Cone Sul.

Durante a abertura, o parlamentar afirmou que a feira funciona como uma vitrine das potencialidades agrícolas da região, reunindo tecnologia, conhecimento, informação e oportunidades em um único espaço. Segundo ele, o evento atrai a atenção de visitantes de diversos municípios e estados, o que contribui para gerar interesse e incentivar novos investimentos.

De acordo com Luizinho Goebel, a Agrocom tem papel estratégico ao aproximar produtores, empresários e investidores, criando um ambiente favorável para negócios e troca de experiências. Ele ressaltou que a feira, mesmo estando em sua terceira edição, já demonstra organização e consolidação no calendário regional.

O deputado também enfatizou a relação direta entre o desempenho do campo e o desenvolvimento das cidades. Segundo ele, diversas atividades urbanas estão ligadas à produção rural, desde a indústria frigorífica até o setor de grãos e laticínios, gerando emprego e renda.

Ainda conforme o parlamentar, o agronegócio envolve uma cadeia ampla, que vai desde pequenos produtores até grandes operações, incluindo diferentes setores ligados à produção, industrialização e comercialização.

Ao final, Luizinho Goebel parabenizou os organizadores do evento e destacou que a participação do público é fundamental para ampliar a visibilidade da feira e fortalecer o setor produtivo da região.

 

 

Assessoria