Início Site Página 74

Wiveslando Neiva ressalta potencial do agro durante abertura da Agrocom em Cerejeiras

0

Evento reúne lideranças e destaca o potencial do Cone Sul de Rondônia no fortalecimento do setor.
Legenda: Wiveslando Neiva ao lado dos vereadores Selso Lopes, de Cerejeiras, e Bagunça Show, de Corumbiara, na Agrocom (Foto: Divulgação)

A Agrocom teve início nesta quinta-feira (9), em Cerejeiras, reunindo produtores rurais, lideranças políticas e a comunidade em uma programação voltada ao fortalecimento do agronegócio no Cone Sul de Rondônia. O suplente de deputado federal Wiveslando Neiva (PL) acompanhou a abertura do evento, que contou com a palestra do ex-ministro da Agricultura e engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues.

Com o tema “Perspectivas do Agronegócio Brasileiro”, Roberto Rodrigues apresentou uma análise do cenário nacional do setor, destacando sua importância para a economia do país. Wiveslando Neiva ressaltou a relevância da palestra e a experiência do convidado. “Foi uma oportunidade única para a nossa região receber, pela primeira vez em Cerejeiras, um nome com tanta experiência e conhecimento. A palestra trouxe uma visão ampla e estratégica sobre o futuro do agro brasileiro”, destacou.

Durante sua participação, Wiveslando também enfatizou o potencial produtivo do Cone Sul, apontando o crescimento de Cerejeiras e municípios vizinhos impulsionado pelo agronegócio. “A nossa região tem avançado significativamente graças à força do campo. O crescimento de Cerejeiras e de todo o entorno está diretamente ligado ao agro, e a retomada de eventos como a Agrocom fortalece ainda mais esse desenvolvimento”, afirmou.

O suplente ainda destacou o trabalho do deputado estadual Ezequiel Neiva em apoio ao setor produtivo. “É um parlamentar que tem participado ativamente da vida do produtor rural, garantindo suporte e criando condições para que a produção seja ampliada e fortalecida em toda a região”, ressaltou.

Na Agrocom, Wiveslando Neiva apresentará o WivesCast ao longo da programação da feira, transformando o espaço em uma vitrine de ideias, debates e conexões. A iniciativa busca valorizar as potencialidades regionais, com destaque para o setor agropecuário, promovendo diálogo entre lideranças, produtores e a comunidade.

A Agrocom segue até domingo com uma programação diversificada, promovendo conhecimento, troca de experiências e oportunidades de negócios, consolidando-se como um importante evento para o agronegócio no Cone Sul de Rondônia.

 

Texto e foto: Assessoria

O que é neoplasia cervical, doença que afastou Luís Roberto da Copa

0

O narrador Luís Roberto não participará da cobertura da Copa do Mundo de 2026. A informação foi divulgada pelo “ge” na terça-feira (7), após ele ter sido confirmado como um dos principais nomes da transmissão.

Segundo o “ge”, Luís Roberto se afastará para tratar questões de saúde. Ele foi diagnosticado, após exames de rotina, com neoplasia localizada na região cervical, em fase final de avaliação para o tratamento.

O termo “neoplasia cervical” é usado para designar tumores benignos ou malignos (câncer) localizados na região do pescoço.

Segundo Cheng Tzu Yen, oncologista do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, é comum que essas neoplasias ocorram em regiões como cavidade oral, orofaringe, hipofaringe, laringe e tireoide.

O diagnóstico da neoplasia cervical pode ser feito por meio de exames de imagem, como tomografia e ressonância magnética. A nasofibrolaringoscopia também pode ser usada para um diagnóstico mais assertivo, de acordo com o especialista.

No caso de uma neoplasia maligna, podem surgir sintomas e sinais de alerta conforme a doença evolui. É o caso de lesões na boca; manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengiva ou céu da boca; nódulos no pescoço, dor de garganta persistente; dificuldade para engolir ou respirar; sangramentos ou dor no ouvido.

Entre as causas e fatores de risco para o surgimento de neoplasias cervicais estão o tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, má higiene bucal, infecção por HPV e histórico familiar.

“Uma vez que o paciente contou e descreveu os sinais e sintomas, e uma vez que foram também investigados quais são os hábitos de vida desse paciente, é feito o diagnóstico para poder ser proposto o melhor tratamento”, explica Yen.

O tratamento pode envolver cirurgia nos estágios iniciais, com associação ou não de radioterapia. “Outro destaque é o uso de imunoterapia no cenário da doença ainda passível de cirurgia”, acrescenta o oncologista. (CNN)

Deputado Marcelo Cruz destaca discussões ambientais durante encontro do Parlamento Amazônico em Manaus

0

Parlamento Amazônico debateu vários assuntos de interesse da região.

Encontro em Manaus reuniu classe política da região e especialistas de vários organismos (Fotos: Elianio Nascimento | Jornalista Secom ALE/RO)

A escassez hídrica, que afeta vários estados da região norte desde 2023 foi um dos principais temas tratados pelo Parlamento Amazônico nesta quinta-feira (9) em Manaus, durante a 2ª Reunião Ampliada do Colegiado de Deputadas e Deputados Estaduais da Amazônia Legal, na Assembleia Legislativa do Amazonas. Especialistas ambientais, organizações não governamentais e a classe política apresentaram propostas e desafios para os próximos anos, mas o consenso é o fortalecimento das ações da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) por um orçamento maior.

O deputado estadual Marcelo Cruz (Avante) participou das discussões durante todo o dia e destacou que em Rondônia a crise hídrica gerou enormes prejuízos em 2024 e que a classe política se uniu para assegurar maiores investimentos em estratégias ambientais. “Debates como esses são fundamentais para o fortalecimento da agenda ambiental unindo todos os estados, afinal, o que acontece em nosso estado afeta toda a região e por consequência, o planeta. De nossa parte, estaremos mantendo contato com parlamentares de nossa bancada federal e apresentar as demandas para aumentar o Orçamento da Agência de Águas”.

Marcelo Cruz também elogiou a assinatura, durante o encontro, de acordo de cooperação técnica entre o Parlamento Amazônico e o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, que reúne governadores de todos os estados do Norte. “Agora deputados e chefes dos executivos estaduais caminham mais firmemente na busca de soluções práticas para nossa gente”, afirmou.

O parlamentar lembrou que sempre defendeu a união da classe política e também de setores do Ministério Público e Judiciário para a solução de demandas ambientais, como propôs no ano passado ao discutir compensações ambientais antes de mudanças em legislações.

Outro tema abordado por Marcelo Cruz durante reunião com representantes do Parlamento Amazônico foi a reconstrução total da BR-319. “Foi feito o anúncio da pavimentação no trecho do meio e há vontade política. E uma estrada vital para o desenvolvimento de Rondônia e principalmente do Amazonas. Sempre foi uma de nossas bandeiras.”, conclui.

Também participaram do encontro em Manaus os deputados Eyder Brasil (PL); o vice-presidente do Parlamento Amazônico, Delegado Lucas (PL); Luis do Hospital (Novo); e Cássio Góis (PSD).

 

Texto e fotos: Elianio Nascimento | Jornalista Secom ALE/RO

Mutirão de Cadastro Ambiental Rural é realizado pelo governo de RO nos municípios de Cacoal e Rolim de Moura

0

O governo de Rondônia realizou nos dias 6 a 10 de abril, um mutirão de atendimento a agricultores familiares nos municípios de Rolim de Moura e Cacoal, promovendo a regularização ambiental e o acesso ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Monitoramento e Regularização Ambiental (Comrar), em parceria com o Projeto Floresta Mais Amazônia e ocorreram na Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), em Rolim de Moura; e na Câmara de Vereadores, em Cacoal, onde técnicos prestaram orientações e atendimentos individualizados voltados à regularização ambiental das propriedades rurais e à inscrição no edital de PSA.

A ação buscou fortalecer o acesso dos produtores às políticas públicas ambientais, incentivando a conservação da vegetação nativa, a recuperação de áreas degradadas e a adoção de práticas sustentáveis no campo. Além disso, contribuiu para ampliar o conhecimento sobre os benefícios do PSA, mecanismo que reconhece e valoriza quem protege a floresta, gerando oportunidades de renda aliadas à preservação ambiental.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, ações como essa são  instrumentos de fortalecimento da produção sustentável e valorização dos produtores rurais. “Temos atuado para apoiar o homem do campo, promovendo políticas públicas que aliem desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Ações como essa demonstram que é possível avançar com responsabilidade, garantindo oportunidades e qualidade de vida para quem vive da terra, respeitando o meio ambiente e construindo um futuro mais sustentável para Rondônia”, evidenciou.

O mutirão ocorre nos municípios de Rolim de Moura e Cacoal

Segundo o coordenador da Comrar, Geovani Marx Rosa, a ação representa um avanço estratégico no fortalecimento da política de regularização ambiental no estado. “Estamos promovendo um atendimento mais próximo e qualificado aos produtores rurais, garantindo que eles compreendam os critérios técnicos e legais necessários para a regularização de suas propriedades. Além disso, o acesso ao Pagamento por Serviços Ambientais amplia as possibilidades de incentivo à conservação, aliando produção rural com sustentabilidade e cumprimento da legislação ambiental”, destacou.

O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, ressaltou que a iniciativa reforça a importância de aproximar as políticas ambientais da realidade dos produtores rurais. “Levar esse tipo de atendimento diretamente aos municípios é essencial para garantir que mais pessoas tenham acesso à regularização ambiental e às oportunidades oferecidas pelo estado. É uma ação que fortalece a base produtiva, promove a conscientização e contribui de forma concreta para a preservação dos recursos naturais.”

PROJETO FLORESTA MAIS AMAZÔNIA

Iniciativa do governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Fundo Verde para o Clima, o Projeto Floresta Mais Amazônia promove incentivos à conservação ambiental e à regularização de imóveis rurais, sendo executado em Rondônia pelo governo do estado, por meio da Sedam, com a realização de mutirões de Cadastro Ambiental Rural em diversos municípios de Rondônia. (Secom/RO)

Atletas rondonienses disputam Campeonato Brasileiro de Ciclismo com apoio do governo de RO

0

Atletas rondonienses participam, entre os dias 9 e 12 de abril, do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Contrarrelógio Juniores 2026, realizado em Londrina. Representando o estado, cinco jovens competidores disputam provas nacionais organizadas pela Confederação Brasileira de Ciclismo, buscando destaque nas categorias de base e projeção no cenário esportivo.

A participação tem como objetivo fortalecer o esporte de base e revelar novos talentos, com apoio do programa Pró-Atleta, desenvolvido pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) que garante suporte para que atletas representem o estado em competições nacionais.

A delegação rondoniense é formada pelos atletas Alícia Martins, Jonathan Trindade e Amanda Souza, de Guajará-Mirim; Murilo Espada, de Vilhena; e Felipe Souza, de Porto Velho. O grupo integra a equipe CTPM-X, que vem ganhando destaque em competições estaduais e nacionais.

Com uma base promissora e resultados consistentes, os atletas entram na disputa com expectativa de alcançar posições de destaque e representar Rondônia com excelência no cenário nacional.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos do governo de incentivo ao esporte fortalecem o esporte de base e apoia jovens talentos para que possam representar o estado em competições importantes no Brasil e no exterior.

REPRESENTAÇÃO NACIONAL 

Entre os nomes, a atleta Amanda Souza se destacou por ter sido convocada para representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, que acontecem entre os dias 12 e 25 de abril, no Panamá. A convocação reforça o potencial esportivo da atleta e evidencia a força do ciclismo rondoniense. A competição reúne jovens talentos de todo o país nas modalidades de resistência e contrarrelógio individual, sendo considerada uma das principais vitrines para atletas em formação no ciclismo brasileiro.

A participação de atletas rondonienses nos campeonatos demonstra compromisso do governo do estado com políticas públicas voltadas ao esporte, promovendo oportunidades, incentivando novos atletas e ampliando a presença de Rondônia em competições nacionais e internacionais. (Secom/RO)

Desempenho de cotistas na graduação é superior à média

0
Dos ingressantes por reserva de vagas na rede federal, 49% concluíram a graduação, frente a 42% de não cotistas. Cerca de 2 milhões de cotistas ingressaram em cursos de graduação por meio do Sisu, Prouni e Fies
cotistas na graduação é superior à média

Foto: Bruna Araújo/MEC

A maior parte dos estudantes que ingressam no ensino superior por ações afirmativas concluem seus cursos e são diplomados. Segundo o Censo da Educação Superior (2024), organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 49% dos alunos que ingressaram por meio da reserva de vagas em universidades federais e em instituições da rede federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica concluíram a graduação – índice superior ao registrado entre os demais ingressantes, que foi de 42%.

O bom desempenho desses estudantes reforça o sucesso de políticas de ampliação do acesso à educação superior articuladas pelo Ministério da Educação (MEC). Os dados do Censo demonstram que, entre 2013 e 2024, mais de 1,4 milhão de pessoas ingressaram em instituições federais de ensino por meio de políticas de reserva de vagas, o que ampliou a presença, especialmente nas universidades federais, de grupos historicamente excluídos desses espaços. Somente em 2024, esse número foi de 133.078 estudantes. A maior parte das matrículas ocorreu em universidades, que registraram 110.196 alunos cotistas, enquanto 22.587 foram contabilizados em instituições da rede federal.

Nos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), cerca de 2 milhões de cotistas ingressaram em cursos de graduação desde a adoção desses mecanismos. A implementação da modalidade no Sisu surge com a criação da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Atrelado a isso, regras específicas também foram criadas para o Prouni e, mais recentemente, para o Fies.

Com o Sisu, mais de 790,1 mil estudantes conseguiram ingressar em universidades públicas por meio da Lei de Cotas. Somente de 2023 a 2026, esse número alcançou a marca de 307.545 estudantes. O Prouni foi pioneiro na implementação de ações afirmativas e, desde a sua primeira edição, em 2005, até o ano passado, já beneficiou mais de 1,1 milhão de autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Em 2024, foi a vez do Fies também passar a ofertar vagas para cotistas, garantindo o ingresso de 29,6 mil estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

A Lei de Cotas, obrigatória para as instituições federais, passou por atualizações no ano de 2023, sendo aprimorada com a criação de cota específica para quilombolas. Além disso, ampliou as oportunidades para a população de menor renda, ao diminuir de 1,5 para um salário mínimo o limite da renda mínima per capita para quem opta por cotas que exigem a comprovação do critério econômico.

Outro destaque foi a preservação do critério de origem escolar, com a exigência de que os três anos do ensino médio tenham sido cursados em escola pública para todos os tipos de cotas. Além de valorizar mais a escola pública, essa medida contempla um espelhamento da diversidade existente nas redes públicas de educação básica, que anteriormente não se refletia nas universidades. No critério de origem escolar, a nova legislação incluiu, ainda, as escolas comunitárias que atuam em educação do campo, conveniadas com o poder público.

Além disso, para apoiar a permanência desses estudantes até a sua diplomação, o MEC trabalha na implementação da Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que reúne uma série de programas do governo federal e ações já realizadas por universidades e institutos federais, com o intuito de fortalecer a assistência estudantil e o enfrentamento da evasão.

Sisu – Uma das medidas de aprimoramento ocorreu no Sisu para permitir a implementação da classificação geral para todos os candidatos, independente da opção de inscrição por cotas. A mudança ampliou as possibilidades de ingresso e corrigiu uma distorção que impedia candidatos inscritos na modalidade de cotas de serem selecionados em ampla concorrência, mesmo tendo obtido desempenho na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) suficiente para essa classificação.

Se o MEC não tivesse aprimorado o modelo anterior de classificação, que separava os inscritos por tipo de modalidade de concorrência, quase 95 mil estudantes inscritos para as vagas de cotas teriam deixado de ser aprovados no Sisu, somente nos últimos três anos (2024-2026). Com isso, o aumento no número de matrículas de quem se inscreveu na modalidade de cotas é crescente: apenas nos três primeiros meses de 2026, 74.136 cotistas já haviam se matriculado em universidades públicas, e a estimativa é de que 152 mil ingressem pelo Sisu até o final de 2026. Isso representa um crescimento de 21% em relação a 2025 e de 39% em relação a 2024.

Prouni – O programa, que completa 21 anos, passou por ajustes normativos em março de 2026, e, assim como o Sisu, permitirá que todos os inscritos sejam classificados, primeiramente com base no desempenho obtido no Enem, e só depois ocorra a classificação entre os inscritos para as bolsas reservadas para cotistas. Com isso, quem se inscreve como cotista, mas obtém um desempenho na nota do Enem suficiente para ser selecionado na ampla concorrência, pode ser classificado por esta modalidade. Dessa forma, as bolsas ofertadas por cotas ficam disponíveis para os estudantes com perfil de cotista e dificuldade de concorrer em igual condição com os inscritos em ampla concorrência.

Em 21 anos, o Prouni já beneficiou 1.146.607 estudantes cotistas. Atualmente, mais de 65% do total de bolsistas é de autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Outro dado relevante, divulgado pelo Censo da Educação Superior (2024), é o desempenho de quem estuda com bolsa do Prouni: 59% deles concluem a graduação, enquanto, entre os estudantes que não participam do programa, o índice é de 35%.

Fies – As cotas, no Fies e no Fies Social, para autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência foram criadas recentemente, em 2024. Desde então, 29.676 cotistas já ingressaram no ensino superior por meio do programa. Os dados do Censo 2024 também mostram o impacto na conclusão dos cursos por parte dos beneficiados pelo Fies: 53% concluem a graduação, frente a 35% entre os que não utilizam o financiamento.

Em 2024, também foi criado o Fies Social, que reserva 50% das vagas do financiamento estudantil para inscritos no CadÚnico com renda per capta de até meio salário mínimo. Juntas, essas duas diferentes formas de reservas de vagas estão ampliando as possibilidades de acesso a cursos de graduação de instituições particulares para estudantes de baixa renda. Outra medida implementada pelo MEC, em 2024, permite que os selecionados pelo Fies Social possam financiar até 100% do valor da mensalidade do curso.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep

Educação e Pesquisa/Mec

PF autua empresa de segurança privada clandestina em Porto Velho

0

Na quinta-feira (9/4), a Polícia Federal autuou uma empresa que prestava serviços de segurança privada de forma clandestina em Porto Velho/RO.

A ação decorreu de fiscalização realizada pela PF, ocasião em que se constatou que a empresa, originalmente contratada para prestação de serviços de videomonitoramento, estava atuando irregularmente na área de segurança privada, com emprego de pessoal para vigilância ostensiva, para realização de abordagens e para outras atividades típicas do setor, sem a devida autorização legal.

De acordo com a legislação vigente, a prestação de serviços de segurança privada, bem como a contratação de vigilantes, depende de prévia autorização e fiscalização da Polícia Federal.

A atuação de empresas clandestinas configura infração administrativa e pode caracterizar ilícitos penais, além de representar grave risco à segurança da população, especialmente em ambientes sensíveis como instituições de ensino, uma vez que os profissionais empregados não passam pelos controles e requisitos exigidos pela legislação, colocando em perigo a integridade física das pessoas e o patrimônio dos contratantes.

(Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia)

Mediação Tecnológica impulsiona estudantes da rede pública estadual de Rondônia à aprovação em Medicina

0

Estudantes do Ensino Médio com Mediação Tecnológica da rede pública estadual de Rondônia conquistaram vagas no curso de Medicina em universidades públicas após participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos últimos ciclos avaliativos. O programa MedTec, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e ofertado na Mediação Tecnológica, tem como objetivo atender localidades de difícil acesso à oferta educacional.

Utilizando a transmissão de aulas a partir de estúdios, o programa MedTec conta com suporte de recursos digitais, atendendo estudantes de áreas rurais, ribeirinhas, indígenas e quilombolas, que têm acesso ao conteúdo educacional de forma presencial nas unidades escolares. O formato promove flexibilidade e autonomia, incentivando a participação ativa dos alunos por meio de práticas pedagógicas, como o Momento Interativo, que consiste em atividades orientadas pelos professores de estúdios.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou a importância dos investimentos do governo em políticas públicas educacionais que ampliem o acesso ao ensino. “A mediação tecnológica tem levado educação de qualidade a regiões onde o ensino presencial enfrenta limitações, garantindo que estudantes tenham oportunidades reais de alcançar seus objetivos acadêmicos e profissionais.”

ROTINA DE ESTUDOS 

Entre os destaques está Luiz Fernando Kaxarari, de 19 anos, da Escola Estadual Jayme Peixoto de Alencar,  sob a jurisdição da Superintendência Regional de Educação de Extrema, aprovado em Medicina na Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Porto Velho, em sua primeira participação no Enem. O estudante relata que manteve uma rotina de estudos baseada na constância, com o uso de apostilas, videoaulas e resolução de exercícios, principalmente nas áreas de maior dificuldade. “Minha rotina de estudos não era perfeita, mas eu sempre tentava manter uma constância. Estudava pelo notebook, organizava um cronograma e focava mais nas matérias que eu tinha dificuldade”, destacou. Sobre a mediação tecnológica, ele afirmou que o modelo contribuiu para sua autonomia. “Eu podia estudar no meu ritmo, pausar, voltar e revisar quantas vezes fosse necessário”.

Estudante destacou que conciliava as aulas com uma rotina de estudos em casa

A estudante Naiany Vitória Santos, de 18 anos, da Escola Estadual Alberto Nepomuceno/Extensão Escola Amigos do Campo, sob a jurisdição da Superintendência Regional de Educação de Machadinho d’Oeste, foi aprovada em Medicina na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), em Goiás, em sua segunda participação no Enem. Inicialmente, sua rotina de estudos limitava-se às aulas escolares, mas foi ampliada com estudos em casa, no período noturno e aos finais de semana, com foco na resolução de questões. “Quando decidi fazer o Enem para alcançar meu objetivo, passei a estudar também em casa, à noite e nos finais de semana, tendo como método as questões objetivas”, relatou.

ACESSO A PROFESSORES E CONTEÚDOS 

Ádina Natiele, de 19 anos, da Escola Estadual Ricardo Catanhede/Extensão Vinicius de Moraes, sob a jurisdição da Superintendência Regional de Educação de Ariquemes, conquistou vaga na Unir, em Porto Velho. A estudante destacou que conciliava as aulas com uma rotina de estudos em casa, incluindo treinos de redação, leitura e resolução de provas anteriores. “Mantinha uma rotina diária de preparação, com revisões periódicas e análise dos erros. A Mediação Tecnológica me proporcionou acesso a professores e conteúdos que contribuíram para o meu desenvolvimento”, afirmou.

O titular da Seduc, Massud Badra, ressaltou o papel da iniciativa na democratização do ensino. “O resultado dos estudantes reforça o compromisso da gestão estadual em assegurar oportunidades de aprendizagem em todo o estado. A Mediação Tecnológica tem sido uma ferramenta importante para fortalecer o ensino, apoiar a preparação para o Enem e contribuir para que mais jovens alcancem o ingresso no ensino superior.”

Fiscalização combate sonegação e fortalece controle de irregularidades no setor pecuário

0

Com atuação decisiva na “Operação Ganatum”, deflagrada na quarta-feira (8), pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), o governo de Rondônia fortaleceu a fiscalização tributária e o combate à sonegação fiscal no estado. A ação integrada realizada pela Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), em parceria com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Procuradoria-Geral do Estado (PGE/RO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) e a Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso, resultou na desarticulação de um esquema estruturado de fraude fiscal no setor pecuário.

A operação é fruto de um trabalho contínuo de inteligência fiscal desenvolvido pela Sefin, por meio do Núcleo de Inteligência Fiscal (NIF), que vem intensificando o monitoramento de operações suspeitas e contribuindo diretamente para a identificação de irregularidades. Esse tipo de atuação demonstra que o estado está atento e preparado para coibir práticas ilícitas, inibindo o avanço de fraudes e fortalecendo a justiça fiscal.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da atuação integrada entre os órgãos. “O governo do estado tem investido no fortalecimento dos mecanismos de controle e inteligência. Essa operação demonstra que estamos atentos e atuando de forma firme para combater a sonegação, proteger os recursos públicos e garantir que eles retornem em benefícios para a população.”

MONITORAMENTO DAS AÇÕES 

Operação é fruto de trabalho de inteligência fiscal desenvolvido pela Sefin

As investigações apontam que o grupo simulava operações de transferência de bovinos entre Rondônia e Mato Grosso, envolvendo cerca de 30 mil cabeças de gado. O esquema utilizava documentos fiscais falsos e uso de terceiros para ocultar os verdadeiros responsáveis pelas transações.

Até o momento, a movimentação financeira identificada ultrapassa R$ 44 milhões, com prejuízo tributário superior a R$ 7 milhões. As apurações seguem em andamento. Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 14 alvos, nos estados de Rondônia e Mato Grosso, com apreensão de documentos e dispositivos eletrônicos que serão analisados para aprofundamento das investigações.

O secretário de Estado de Finanças, Franco Maegaki Ono, enfatizou o papel estratégico da atuação da gestão nesse processo. “O resultado é reflexo de um trabalho técnico contínuo, que alia inteligência fiscal e atuação integrada. Combater a sonegação é garantir justiça tributária, fortalecer a arrecadação e assegurar que os recursos públicos sejam aplicados em políticas essenciais para a sociedade.”

JUSTIÇA TRIBUTÁRIA 

Auditor fiscal do Núcleo de Inteligência Fiscal, Marcelo Hagge, detalhou a atuação da equipe

Além de proteger os cofres públicos, ações como essa também beneficiam diretamente os empresários e produtores que atuam de forma regular, ao combater a concorrência desleal e promover um ambiente de negócios mais justo e equilibrado.

Em entrevista coletiva realizada no Ministério Público de Rondônia, o auditor fiscal do Núcleo de Inteligência Fiscal, Marcelo Hagge, detalhou a atuação da equipe. Segundo ele, a apuração teve início a partir da lavratura de um auto de infração em 2023, que possibilitou o aprofundamento das análises. “A partir desse procedimento, iniciamos uma série de pesquisas que possibilitaram o mapeamento dos envolvidos. Identificamos a utilização de propriedades rurais para simular operações de circulação de gado, com o objetivo de dar aparência de legalidade às transações”, explicou. Ele também destacou que a análise da documentação apreendida será fundamental para identificar os responsáveis pelo esquema.

ATUAÇÃO INTEGRADA 

A “Operação Ganatum” evidencia a importância da atuação estratégica e integrada dos órgãos de controle, consolidando o engajamento do governo de Rondônia com a transparência, a legalidade e o desenvolvimento econômico sustentável do estado.

Atletas rondonienses disputam Campeonato Brasileiro de Ciclismo

0

Atletas rondonienses participam, entre os dias 9 e 12 de abril, do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Contrarrelógio Juniores 2026, realizado em Londrina. Representando o estado, cinco jovens competidores disputam provas nacionais organizadas pela Confederação Brasileira de Ciclismo, buscando destaque nas categorias de base e projeção no cenário esportivo.

A participação tem como objetivo fortalecer o esporte de base e revelar novos talentos, com apoio do programa Pró-Atleta, desenvolvido pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) que garante suporte para que atletas representem o estado em competições nacionais.

A delegação rondoniense é formada pelos atletas Alícia Martins, Jonathan Trindade e Amanda Souza, de Guajará-Mirim; Murilo Espada, de Vilhena; e Felipe Souza, de Porto Velho. O grupo integra a equipe CTPM-X, que vem ganhando destaque em competições estaduais e nacionais.

Com uma base promissora e resultados consistentes, os atletas entram na disputa com expectativa de alcançar posições de destaque e representar Rondônia com excelência no cenário nacional.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos do governo de incentivo ao esporte fortalecem o esporte de base e apoia jovens talentos para que possam representar o estado em competições importantes no Brasil e no exterior.

REPRESENTAÇÃO NACIONAL 

Entre os nomes, a atleta Amanda Souza se destacou por ter sido convocada para representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, que acontecem entre os dias 12 e 25 de abril, no Panamá. A convocação reforça o potencial esportivo da atleta e evidencia a força do ciclismo rondoniense. A competição reúne jovens talentos de todo o país nas modalidades de resistência e contrarrelógio individual, sendo considerada uma das principais vitrines para atletas em formação no ciclismo brasileiro.

A participação de atletas rondonienses nos campeonatos demonstra compromisso do governo do estado com políticas públicas voltadas ao esporte, promovendo oportunidades, incentivando novos atletas e ampliando a presença de Rondônia em competições nacionais e internacionais.