Início Site Página 72

Artemis 2: cápsula com astronautas pousa no mar após reentrada na Terra

0

A cápsula Orion completou com sucesso o retorno à Terra e pousou no oceano Pacífico, na costa de San Diego, nos Estados Unidos, encerrando a missão Artemis 2.

Após a fase mais crítica da reentrada na atmosfera, a nave desacelerou com a ajuda dos paraquedas e atingiu o mar de forma controlada, a cerca de 32 km/h, garantindo a sobrevivência da tripulação.

A bordo estão Reid Wiseman, Jeremy Hansen, Victor Glover e Christina Koch, que realizaram uma viagem histórica em órbita lunar, mais de 50 anos após as últimas missões tripuladas ao satélite natural da Terra.

Equipes de resgate da Marinha dos EUA já se aproximam para garantir a segurança dos astronautas e iniciar os procedimentos de recuperação da cápsula. Um protocolo rigoroso está em vigor, já que a Orion ainda permanece quente após a reentrada e pode liberar gases.

Por isso, a retirada da tripulação será feita de forma controlada, com mergulhadores avaliando previamente as condições do ar e da água antes da abertura da escotilha.

A reentrada na atmosfera e o pouso no mar envolviam riscos elevados, com a cápsula Orion enfrentando temperaturas de até 2.760°C — cerca de metade da temperatura da superfície do Sol.

A reentrada era tratada com cautela pela Nasa, especialmente após a missão Artemis 1, quando danos inesperados no escudo térmico geraram uma investigação que atrasou a missão atual em mais de um ano.

Nesta fase, a Orion reentra na atmosfera terrestre a mais de 40 mil km/h, em um processo que não pode ser totalmente reproduzido em simuladores.

Para desacelerar, a cápsula usa a própria atmosfera como resistência, entrando em um ângulo calculado.

Entrar em ângulo prolonga a descida — de cerca de um para cinco minutos — e reduz as forças às quais a tripulação é submetida, embora os astronautas ainda enfrentem forte pressão gravitacional.

 

Pouso no oceano e resgate

Os paraquedas de desaceleração são projetados para estabilizar e reduzir a velocidade da espaçonave antes da abertura dos paraquedas principais, que só irá acontecer a cerca de 1,8 km de altitude, reduzindo a velocidade da espaçonave para uma queda de 32 km/h no Oceano Pacífico.

Uma equipe de resgate estará posicionada próximo ao litoral da Califórnia para o resgate imediato da tripulação após o pouso.

A cápsula pode atingir o mar em diferentes posições — de cabeça para baixo, de lado ou na vertical. Em todos os cenários, airbags infláveis são acionados automaticamente para colocá-la na posição correta, permitindo a saída segura dos astronautas. (BBC)

É nesta sexta: deputada Rosangela Donadon convida população para a abertura do Cone Sul Agro Show 2026 em Colorado do Oeste

0

Evento tem entrada gratuita e reúne rodeio, feira de exposições, expositores e atrações culturais

A população de Colorado do Oeste e de toda a região do Cone Sul de Rondônia está convidada para a abertura do Circuito de Exposições Cone Sul Agro Show 2026 no município, que acontece nesta sexta, sábado e domingo (10, 11 e 12 de abril), com entrada gratuita.

Realizado graças ao recurso destinado pela deputada estadual Rosangela Donadon, o evento vem percorrendo diversos municípios da região, levando rodeio, feira de exposições, expositores e uma programação cultural diversificada, fortalecendo a economia local e valorizando as tradições do campo.

Em Colorado do Oeste, a programação será realizada na Rua dos Trabalhadores, Setor Industrial, sempre a partir das 18 horas, reunindo produtores rurais, empreendedores e famílias em um ambiente preparado para receber o público com estrutura e segurança.

A deputada Rosangela Donadon destacou a importância do evento para o desenvolvimento regional. Segundo ela, o Cone Sul Agro Show é uma iniciativa que vai além do entretenimento, criando oportunidades para pequenos produtores e comerciantes ampliarem seus negócios e gerarem renda.

“É uma grande satisfação poder apoiar um evento que valoriza nossa cultura, fortalece o agronegócio e movimenta a economia dos municípios. Colorado do Oeste merece esse momento, e toda a população está convidada a participar”, ressaltou a parlamentar.

O Circuito Cone Sul Agro Show 2026 segue como um dos maiores projetos de incentivo ao setor produtivo e cultural da região, passando por diversos municípios e consolidando-se como um evento que une tradição, oportunidade e desenvolvimento.

 

Assessoria

Mega-Sena sorteia 40 milhões neste sábado, 14

0

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.994 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (9). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 40 milhões para o próximo sorteio.Os números sorteados são: 01 – 10 – 23 – 31 – 40 – 55

  • 47 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 33.985,84 cada
  • 2.909 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 905,11 cada

Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) de sábado (11), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa. 

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6.

(Agência Brasil)

Arcanjos do Norte realizam festa beneficente de 10 anos de moto clube

0

Representando o motoclubismo de Rondônia, os Arcanjos do Norte Moto Grupo, associação beneficente com sede em Cacoal, realizam a tradicional festa “Arcanjos Moto Fest” em comemoração aos seus 10 anos de entidade.

Nesta década de existência os motociclistas dos Arcanjos já visitaram quase todo o território nacional e também paises que fazem fronteira com o Brasil.

A festa acontece nestes dias 10, 11 e 12 no clube da antiga ASPOCIC, na BR-364 saida de Cacoal para Pimenta Bueno.

O evento reunirá centenas de motociclistas que estão desde segunda-feira na estrada para chegar a tempo em Cacoal.

Como é o caso de Alzencleber Schwambach, que veio de moto do Espírito Santo para fazer parte do evento. “Quem é motociclista não se importa com a distância. Rever os amigos e fazer mais amizades com os irmãos das estradas é um vicio bom para quem ama viajar”, disse Alzencleber.

O evento é aberto ao público com uma taxa no valor de R$70 por pessoa que dá o direito a refeições gratuitas de almoço, jantar e café da manhã dentro do evento.

Serão três bandas como atrações principais do evento sendo a banda de Ji-Paraná, Reverendo Zé, a se apresentar nesta sexta, 10, a partir das 20h00; no sábado após o almoço a banda La Rock, de Cacoal, brilha no palco do Arcanjos Moto Fest. Por fim, no sábado a partir das 21h00 a banda Blackstones, de Cacoal, irá tocar o melhor do rock nacional e internacional. O evento se encerra no domingo com o café da manhã e despedida dos motociclistas.

O local conta ainda com bar, área de camping, estacionamento, estrutura para banho, bar e refeitório.

Assim como em todos os anos, o evento é beneficente. Os valores arrecadados serão revertidos em obras assistenciais voltadas a famílias em vulnerabilidade.

“A expectativa é de termos um evento para ficar na história do motoclubismo de Rondônia. Muitos irmãos de diversos estados confirmaram presença e por isso estamos aguardando um público record para este aniversário de 10 anos dos Arcanjos do Norte”, disse Sandro Taquini, Presidente da entidade.

Da Aldeia para o Mundo e do Mundo à Aldeia: juventude indígena de Rondônia celebra protagonismo e inovação

0

Encontro na Aldeia Ikólóéhj vai homenagear equipe Originários e destacar o papel da juventude indígena na transformação social e tecnológica

No dia 17 de abril, a Assiza (Associação Indígena Zavidjaj Djigúhr), localizada na Aldeia Ikólóéhj, Linha 78, na Terra Indígena Igarapé Lourdes, distrito de Nova Colina, em Ji-Paraná (RO), será palco de um encontro que vai além de uma programação institucional: representa a materialização de conquistas, identidades e futuros possíveis.
A data foi escolhida estrategicamente em alusão ao mês dos povos indígenas, antecipando o Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, símbolo de valorização, respeito e reconhecimento das culturas originárias.
O evento marca uma edição especial do Desafio Liga Jovem, que nesta ocasião presta homenagem à equipe Originários. O grupo ganhou destaque ao representar Rondônia na terceira edição do programa, realizada em Barcelona, levando à Europa não apenas um projeto inovador, mas também a força cultural e a identidade dos povos indígenas amazônicos.
Publicada pela Agência Sebrae de Notícias (ASN):
Tradição e inovação caminham juntas
A iniciativa evidencia como tradição e inovação caminham lado a lado. Ao cruzar fronteiras geográficas e simbólicas, os jovens da equipe Originários transformaram suas vivências em soluções criativas, mostrando que o território indígena também é espaço de tecnologia, empreendedorismo e protagonismo juvenil.
A programação da manhã começa com uma abertura marcada por dança e manifestações culturais tradicionais, reafirmando as raízes que sustentam toda a trajetória apresentada ao longo do encontro. Em seguida, os participantes poderão acompanhar o relato da experiência vivida em Barcelona, além de conhecer ações desenvolvidas no território Ikólóéhj e orientações sobre como participar da 4ª edição do Desafio Liga Jovem.
A presença de representantes do Sebrae Nacional, como Paulo Ventura, analista de Educação Empreendedora e gestor do Desafio Liga Jovem, reforça a relevância institucional do momento e amplia o diálogo entre saberes tradicionais e estratégias de inovação voltadas ao desenvolvimento sustentável.
O encerramento será conduzido com a tradicional macaloba, bebida fermentada típica de povos indígenas da região amazônica, produzida a partir de ingredientes como mandioca, milho ou cará.
A macaloba carrega um forte valor cultural e coletivo, sendo tradicionalmente compartilhada em momentos de celebração, rituais e convivência. A programação se completa com apresentações culturais e integração entre os participantes, consolidando o encontro como um espaço de troca, celebração e continuidade.
Mais do que uma homenagem, o evento se posiciona como um convite. Um convite para reconhecer a potência da juventude indígena, para ouvir suas vozes e para entender que, quando um jovem indígena acredita em seu próprio caminho, o eco dessa confiança ultrapassa territórios e alcança o mundo.
Mais informações sobre as ações do Sebrae em Rondônia podem ser encontradas no site www.sebrae.ro ou pelo telefone gratuito 0800 570 0800. Também é possível acessar a loja virtual em sebrae.ro/loja e acompanhar as novidades pelas redes sociais: Instagram, TikTok, Facebook, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

MPRO obtém condenação por feminicídio em julgamento do Tribunal do Júri em Rolim de Moura

0

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) obteve a condenação de um homem pelo assassinato da própria esposa, após julgamento no Tribunal do Júri, realizado na quinta-feira (9/4), em Rolim de Moura. O autor do crime foi condenado a mais de 28 anos de prisão.

O crime aconteceu no dia 3 de janeiro de 2024, em Rolim de Moura. O casal viveu junto por cerca de oito anos e teve dois filhos. Segundo os autos, a convivência era marcada por brigas frequentes, ofensas, ameaças e agressões praticadas pelo marido contra a esposa.

No dia do crime, o homem agrediu a companheira na presença dos filhos. A vítima sofreu golpes na cabeça, o que causou alteração de consciência. Após a agressão, o homem jogou a vítima em um córrego em frente à residência da família. A mulher morreu por afogamento, conforme apontou a perícia.

Condenação e pena aplicada

O Conselho de Sentença decidiu pela condenação do réu, reconhecendo ainda três circunstâncias qualificadoras que tornam o crime mais grave: feminicídio, uso de meio que dificultou a defesa da vítima e morte por asfixia. Além disso, reconheceu que o crime foi praticado na presença dos filhos da vítima, o que também torna o crime mais reprovável.

A Justiça fixou a pena em 28 anos, 5 meses e 10 dias de reclusão, a ser cumprida em regime inicial fechado, sem direito a qualquer outro benefício. Também foi determinada a indenização por danos morais aos dois filhos da vítima, no valor de R$ 20 mil para cada um, como forma de compensação pelo sofrimento causado.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

Eleições 2026: Veja quem são os pré-candidatos a deputado estadual e os partidos na disputa

0

As eleições de 2026 já começam a movimentar o cenário político em Rondônia, onde estarão em jogo 24 vagas para deputado estadual. Diversos partidos já articulam suas nominatas com nomes experientes e novas lideranças, consolidando alianças e estratégias para ampliar representação na Assembleia Legislativa.

A seguir, confira um panorama realizado com exclusividade pelo site O OBSERVADOR, organizado por partido, com linguagem clara e foco informativo. Quantidade de nomes por partido:

PSD: 28 nomes
AVANTE: 19 nomes
REPUBLICANOS: 21 nomes
PP/União Brasil: 5 nomes
PL: 12 nomes
PT/PV/PCdoB: 16 nomes
PRD: 9 nomes
MOBILIZA: 24 nomes
PODEMOS: 27 nomes
NOVO: 20 nomes
TOTAL GERAL
👉 180 pré-candidatos ao todo

PSD
01- Deputado Estadual Laerte Gomes (Ji-Paraná)
02- Deputado Estadual Cassio Gois de Freitas (Cacoal)
03- Deputado Estadual Eyder Brasil  (Porto Velho)
04- Vereador Everaldo Fogaça (Porto Velho)
05- Vereador Lucas  Maciel (Pimenta Bueno)
06- Vereador Edimar Kapiche (Cacoal)
07- Ex-vereador Devair Rega (Espigão do Oeste)
08- Ex-secretário da Juventude Luis Henrique Pereira Norberto (Porto Velho)
09- Ex-deputado Estadual Jesuíno Boabaid (Porto Velho)
10- Ex-prefeito de Santa Luzia Jurandir Oliveira 
11- Ex-secretário Regional de Governo Dabson Bueno (Porto Velho)
12- Ex-secretário executivo Governo Wesley Rodrigo Germiniano (Vilhena)
13- Ex-secretário da EMATER Luciano Brandão (Porto Velho)
14- Ex-secretário de Segurança Coronel Felipe Vital (Porto Velho)
15- Ex-secretário da SESAU Coronel Jeferson  Rocha (Porto Velho)
16- Ex-prefeito Professor Ribamar (Colorado do Oeste)
17- Antônio Francisco Gomes Silva (Porto Velho)
18- Ex-candidato a prefeito em 2024 Dr Fábio Nunes da Silva (São Miguel do Guaporé)
19- Ex-adjunta da SEJUCEL Letícia Cristina Machado Batista (Porto Velho)
20- Vice-prefeita Francielle da Costa (Nova Brasilândia)
21- Líderança Política e esposa do ex-vereador Carmosino Clérida Maria Teixeira (Vilhena)
22- Talania Lopes de Oliveira (Cacoal)
23- Rosângela Aparecida Marum Cândido (Ji-Paraná)
24- Ex-prefeita Raissa Bento (Guajará-Mirim)
24- Ex-vereadora Marcia Socorrista de Animais (Porto Velho)
25- Liana Silva de Almeida Lima (Porto Velho)
26- Ex-secretário Lauro Fernandes
27- 
Coronel BPM Felipe VITAL
 
AVANTE
01- Deputado estadual Marcelo Cruz Porto Velho
02- Vereador Marcos Combate Porto Velho
03- Dr. Luiz Ferrari Rolim de Moura
04- Laércio Torres Secretário de Obras de Vilhena
05- Vereador Jeovane Ibiza Porto Velho
06- Vereador Breno Mendes Porto Velho
07- Vereador Zé Paroca Porto Velho
08- Ex-deputado estadual Hermínio Coelho Porto Velho
09- Allen Goianinho 
10- Ex-vereador Joel da Enfermagem Porto Velho 
11- Professor Célio Porto Velho
12- Ex-vereador Paulo Tico Porto Velho
13- Solange da Feira Porto Velho
14- Márcia da Saúde Porto Velho
15- Cidinha Albuquerque 
16- Vereador Clebim Fúria Cacoal
17- Sargento Ramalho Cacoal
18- Ex-prefeita Mary Granemann Guajará Mirim
19- Ex-prefeito Roni Irmãozinho Buritis
REPUBLICANOS
01- DEPUTADO ESTADUAL ALEX REDANO
02- VEREADOR MARCIO PACELLE
03- PASTOR EVANILDO DA UNIVERSAL
04- VEREADOR FERNANDO SILVA
05- VEREADOR ADALTO DE BANDEIRANTES
05- EX-DEPUTADA ESTADUAL CÁSSIA DOS MULETAS
06- VEREADOR MARCELO LEMOS PRESIDENTE CÂMARA
07- DR LUIS MAIORQUIM EX-SECRETÁRIO DA SESAU
08- CLECIA CARVALHO
09- DEICKE CARLOS – VILHENA
10- VEREADORA DRA ROSANGELA JI-PARANÁ
11- BENEDITO ALVES EX-CONSELHEIRO DO TCE/RO
12- EX-PREFEITO MIRANDÃO COSTA MARQUES
13- RAQUEL DONADON – VILHENA
14- VEREADOR WELINTO VILHENA
15- EX-PREFEITO EDUARDO BERTOLETI
16- FABIO SCHENEIDER CANDEIAS DO JAMARI
17- ALCIONE DA FIMCA PORTO VELHO
18- DRA ALRIENE DO TANCREDO NEVES PORTO VELHO
19- LUANA PIRES JI-PARANÁ
20- VICE-PREFEITO VILHENA APARECIDO DONADONI
 
PP/UB
01- JOÃO DO CERNA – ROLIM DE MOURA
02- DEPUTADO ESTADUAL ISMAEL CRISPIN
03-  NOELI DEIRÓ – CACOAL ESPOSA DEPUTADO CIRONE
04- DEPUTADA ESTADUAL YEDA CHAVES 
05- EX-PREFEITO EVALDO DUARTE – MIRANTE DA SERRA
 
PL
01- DEPUTADA ESTADUAL DRA TAISA
02- DEPUTADO ESTADUAL DELEGADO 
03- DEPUTADO ESTADUAL ALAN QUEIROZ
04- DEPUTADO ESTADUAL LUCAS TORES
05- EMPRESÁRIO NINHO TESTONI – OURO PRETO DO OESTE
06- ADVOGADO WIVESLANDO NEIVA
07- DEPUTADO ESTADUAL NIM BARROSO
08- EX-CANDIDATO A PREFEITO DE JARU PATRICK FAELBI
09- EX-CANDIDATA A PREFEITA ARIQUEMES MARLEI MEZZOMO
10- DEPUTADO ESTADUAL JEAN MENDONÇA
11- DEPUTADO ESTADUAL LUIZINHO GOEBEL
12- JORNALISTA AUGUSTO JOSÉ 
 
PT/PV/PCdoB
01- DEPUTADA ESTADUAL CLAÚDIA DE JESUS
02- EX-VEREADORA FATINHA – PORTO VELHO
03- EX-VEREADOR SID ORLEANS – PORTO VELHO
04- EX-SENADORA FÁTIMA CLEIDE – PORTO VELHO
05- LÉO DO SINTERO
06- KASSUPA – VILHENA
07- PENILDO JI-PARANÁ
08- CHIQUINHO – PORTO VELHO
09- LEOMAR – JARU
10- VALMIR SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ
11- WESLER – VILHENA
12- TIJOLÃO – 
13- CIDÃO – MACHADINHO DO OESTE
14- CELSO COOPERATIVA DE CATADORES
15-ANDRE DE NOVA MAMORÉ
16- GIOVANA – PORTO VELHO

PRD
01- EX-DEPUTADA ESTADUAL CARLOS MAGNO
02- DEPUTADO ESTADUAL EDEVALDO NEVES
03- DEPUTADO ESTADUAL JEAN OLIVEIRA
04- DEPUTADO ESTADUAL RIBEIRO DO SINPOL
05- DEPUTADA ESTADUAL ROSANGELA DONADON
06- DEPUTADA ESTADUAL LEBRINHA
07- DEPUTADO ESTADUAL PEDRO FERNANDES
08- VEREADOR DR SANTANA
09- EX-SECRETÁRIO SESAU CORONEL JEFERSON 
 
MOBILIZA
01- Sargento Ramalho Porto Velho 
02- Ex-deputado estadual Ribamar Araújo Porto Velho 
03- André Coelho (TJ) Porto Velho
04- Júnior da Versátil Porto Velho
05- Ex-prefeito Moisés Cavalheiro
06- Ezequiel Paulista Ariquemes
07- Vereador Lano Matias Ariquemes
08- Dr. Farias Ji-Paraná
09- CBM Geronildo Presidente Médici
10- Ex-prefeito de Nova Brasilândia Silas Borges Rolim de Moura
11- Ex-vereador Jorge Camelo Ariquemes
12- Ex-deputado estadual Jhony Paixão Ji-Paraná
13- Paulinha São Miguel do Guaporé
14- Andressa Rolim de Moura
15- Roseli Rolim de Moura
16- Eliane Nova Brasilândia
17- Ilka Cacoal
18- Ceciliana Porto Velho
19- Tainara Porto Velho
20- Amanda Vilhena
21- Luiz Almeida Porto Velho
22- Pastor Moura Cacoal
23- Dr Vicenso Cacoal
24- Engenheiro Alex Sandro Cerejeiras
 
PODEMOS
01- Paulo Moraes (Porto Velho) ex-secretário de Porto Velho
02- Rafaela do Batista ( vereadora de Ariquemes)
03- João Mendes (Vereador de Ariquemes) apoiado pelo deputado federal Rafael o Fera
04- Magrão da Segurança (Alto Paraíso)
05- Sargento Nilzon (Ouro Preto, candidato do Dr Júlio César, que foi candidato a prefeito)
06- Robson (presidente Câmara Municipal de Itapuã do Oeste)
07- Dr Édson Alioti (médico e presidente APAE de Ji-Paraná)
08- Cezar Zoghbi (empresário ramo imobiliário)
09- Deivide (Cacoal, candidato vereador e ligado ao deputado Camargo)
10- Dr Morari (ex-vereador, delegado de Rolim de Moura)
11- Ida dos Idosos (foi vereadora várias vezes de Ji-Paraná)
12- Anne Cleyanne (líder do movimento das mulheres de Porto Velho)
13- Darci Kischener (vice-prefeito de Espigão do Oeste)
14- Da Silva do SINTRAER (Ex-vereador Porto Velho)
15- Edwilson Negreiros (Ex-vereador Porto Velho)
16- Isaque Machado (Ex-vereador Porto Velho)
17- Jurandir Bengala (Ex-vereador Porto Velho)
18- Kelly FACER (Associação comercial)
19- Dr Marli (advogada Porto Velho)
20- Gabriela Aires (Porto velho)
21- Kate Desirre Porto Velho
22- Márcia Ferreira Porto Velho
23- Professora Chaguinha ex-secretária de Educação de Porto Velho
24- Dani Maranhão (Policial Militar PVH)
25- Marilene do Uber
26- Elsinho jogador de futebol
NOVO
01- Deputado estadual Luiz do Hospital
02- Ex-deputado estadual Ari Saraiva
03- Ex-vice-prefeito de Porto Velho Edgar do Boi
04- Ex-prefeito de Lesão Vale do Anari
05- Vereador Gilber Mercês Porto Velho
06- Vereador Lucas Follador Ariquemes
07- Vereador Pedro Geovar Porto Velho
08- Vice-prefeita Magda dos Anjos Porto Velh
09- Ex-deputado estadual Edson Martins Urupá
10- Edson Welten Machadinho do Oeste
11- Pastor Moura Cacoal
12- Jornalista Augusto José Porto Velho
13- Luiz Eduardo
14- Dra Ana Cláudia Porto Velho
15- Cris Delpino Presidente MédicI
16- Devanir Ferreira
17- Líder comunitária Dulia do Cristal Porto Velho
18- Ana Lúcia
19- Glaucione Skinão Presidente Médici
20- Rayane do Agro Porto Velho
Fonte: OObservador

Cacoal sedia 1ª Corrida Autismo Run com apoio de Cirone Deiró

0

O objetivo do evento é o de ampliar a conscientização sobre o autismo

O Núcleo Terapêutico Multiprofissional, promove, em parceria com a Associação Filhos de Rondônia, a 1ª Corrida e Caminhada Autismo Run de Cacoal. O evento está sendo organizado pela empresa Aldo Alves e será realizado no dia 19 de abril. As inscrições podem ser feitas até o dia 14, pelo telefone 69 99232 2877.

O deputado estadual Cirone Deiró, parceiro do evento, disse que a corrida será um momento de ampliar a divulgação de informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e mais uma oportunidade de chamar a atenção para a importância do apoio do poder público para os autistas e seus familiares. “Todas as famílias cacoalenses estão convidadas para participar desse dia de conscientização e alegria”, disse.

A vereadora Nice Condaque, que também apoia a ação, lembrou que abril é o mês de conscientização do autismo e que o evento vem justamente para reforçar a causa. Segundo ela, a corrida será um momento de dar visibilidade, promover a inclusão e fortalecer a rede de apoio às famílias atípicas de Cacoal. “É sobre unir a comunidade, levar informação, combater o preconceito e mostrar que juntos podemos construir uma cidade mais humana, mais consciente e verdadeiramente inclusiva”, disse.

Dionei Pereira, gestor do Núcleo Terapêutico Multiprofissional e um dos organizadores do evento, disse que a corrida será uma forma de chamar a atenção da classe política sobre a importância de se fortalecer a assistência ao autista e seus familiares. Entre as principais necessidades estaria a criação de um espaço especializado para orientar as famílias que recebem diagnóstico de autismo. “É importante existir uma rede de apoio, não apenas para o autista, mas também para seus familiares”, disse. Dionei também agradeceu o apoio do deputado e da vereadora, para a realização do evento.

Texto: Eli Batista
Jornalista

SINTERO orienta professores/as sobre atualização cadastral no SIMEC para processos de RSC

0
Atualização cadastral no SIMEC é fundamental para continuidade dos processos de RSC


O Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO) orienta professoras e professores do ex-Território Federal de Rondônia a regularizarem seus dados no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC), por meio da atualização das informações cadastrais.

A relação de docentes convocados está disponível no link abaixo:
Clique aqui para acessar a lista.

A medida é necessária para dar andamento aos processos de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), que estão em cumprimento de decisão judicial. A regularização no sistema é etapa indispensável para a composição das bancas avaliadoras responsáveis pela análise dos processos.

Destaca-se que pendências no cadastro podem comprometer o andamento das avaliações, gerar atrasos e impactar diretamente os docentes envolvidos.

O SINTERO informa que oferece apoio aos docentes que enfrentem dificuldades no acesso ou preenchimento do sistema. Dúvidas específicas também podem ser esclarecidas junto à Comissão Permanente de Pessoal Docente do ex-Território Federal de Rondônia (CPPD/RO), pelos telefones (69) 3217-5612 e (69) 3217-5619, ou com o presidente da comissão, Daniel Pereira, pelo telefone (69) 9 8130-5678.

Por fim, o SINTERO reforça a importância de que a regularização seja feita o quanto antes, a fim de garantir a continuidade e a celeridade dos processos de RSC.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação – SID

Lideranças indígenas cobram na Câmara criação de Comissão Nacional Indígena da Verdade

0

Audiência pública na Comissão de Direitos Humanos debateu a violência contra povos indígenas na ditadura

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Audiência Pública - Vítimas repressão estatal e empresarial durante a ditadura militar. Representante do Povo Jihaui - AM, Elda Diarroi.
Elda Diarroi relatou que o povo Jauí (AM) foi quase extinto durante a abertura da BR-230

Lideranças indígenas cobraram a criação da Comissão Nacional Indígena da Verdade, ao participarem de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados. O ponto central do debate foi a invisibilidade das vítimas indígenas nos relatórios oficiais de anistia.

O debate, solicitado pelo deputado Reimont (PT-RJ) e realizado na quarta-feira (8), focou na “dívida insanável” do Estado brasileiro com populações vulnerabilizadas, especialmente os povos indígenas e camponeses, cujos direitos foram sistematicamente violados para dar lugar a grandes empreendimentos econômicos.

Familiares e vítimas da repressão estatal e empresarial durante a ditadura militar relataram, por exemplo, atrocidades cometidas durante a abertura de rodovias e a instalação de mineradoras.

Elda Diarroi (Kwtija Jiahui), do povo Jauí (AM), relatou que seu povo foi quase extinto durante a abertura da BR-230 pela empresa Paranapanema, restando apenas seis sobreviventes no território.

Cleudo Alves de Souza Tenharin, liderança do povo Tenharim do Amazonas, denunciou o uso de “bombas e venenos” pelo Exército para expulsar comunidades e facilitar a exploração mineral, além de epidemias de sarampo e gripe trazidas pelas obras.

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - Vítimas repressão estatal e empresarial durante a ditadura militar. Participante, Cleudo
Cleudo Souza Tenharin denunciou a expulsão de comunidades para facilitar a mineração

Ex-deputado federal pelo Mato Grosso e médico, Gilney Amorim Viana criticou a ausência de reconhecimento formal de indígenas como perseguidos políticos. Segundo ele, a Comissão Nacional da Verdade identificou mais de 8 mil indígenas mortos, mas “não reconheceu um indígena sequer” individualmente para fins de reparação.

No setor agrário, Rita de Cássia Vidal Vasquez, representante de colonos da Gleba Sidapar (PA), descreveu torturas brutais cometidas por pistoleiros e forças estatais no maior conflito agrário dos anos 80, incluindo casos de mutilação e assassinatos ocultados em covas rasas.

Empresas
Representantes do Ministério Público e da sociedade civil destacaram que as violações não foram “acidentais”, mas parte de uma política de Estado financiada por empresas.

A subprocuradora-geral do Trabalho, Sandra Lia Simon, informou que investigações do Ministério Público do Trabalho (MPT) identificaram o envolvimento de empresas como Volkswagen, Itaipu, Petrobras, Paranapanema e Aracruz em práticas de trabalho escravo e remoções forçadas de indígenas.

O padre Ricardo Rezende Figueira, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), reforçou que o projeto de ocupação da Amazônia foi um “programa de Estado” que beneficiou grupos financeiros enquanto promovia o terror no campo.

 

Da Redação – GM

Fonte: Agência Câmara de Notícias