Início Site Página 70

Agressor de mulher usará tornozeleira de imediato; lei já está em vigor

0

A Lei 15.383, de 2026 determina medidas imediatas de proteção à mulher vítima de violência

sharethis sharing button
Agressores que colocarem em risco a vida de mulheres e crianças, em casos de violência doméstica, deverão usar tornozeleira eletrônica de imediato. É o que estabelece a Lei 15.383, de 2026, sancionada sem vetos pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial da União. O texto determina a aplicação imediata da medida, autoriza a aplicação por decisão de delegados em cidades sem juiz e amplia os recursos públicos direcionados à compra de equipamentos para monitorar com urgência os agressores.

A lei tem origem no PL 2.942/2024, dos deputados Marcos Tavares (PDT-RJ) e Fernanda Melchionna (PSol-RS), e foi aprovado pelo Senado em março, com relatório da senadora Leila Barros (PDT-DF). Antes da lei, que já está em vigor, a Lei Maria da Penha autorizava o monitoramento por tornozeleira apenas como opção.

A norma também aumenta a penalidade por descumprimento de medidas protetivas, aperfeiçoa as campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher e torna permanente o programa de monitoramento eletrônico e de acompanhamento de mulheres em situação de violência.

Voltada para o combate ao feminicídio, a lei permite:

  • o aumento da capacidade de controle do cumprimento das medidas protetivas;
  • a redução do tempo de resposta em situações de risco;
  • e a possibilidade de atuação preventiva com base em geolocalização.

Risco

A determinação do uso da tornozeleira pelos agressores passa a ser imediata sempre que houver risco à vida ou à integridade física ou psicológica da mulher em situação de violência doméstica e familiar ou de seus dependentes.

Além disso, delegados de polícia poderão determinar o uso de tornozeleira eletrônica a agressores de mulheres em casos de risco em localidades que não são sede de comarca, ou seja, não têm juiz. Atualmente, o afastamento imediato do lar é a única medida protetiva que o delegado pode adotar nessas localidades a fim de proteger a vítima.

A determinação de monitoramento, quando feita por delegado, deverá ser comunicada em 24 horas ao juiz, que decidirá sobre a sua manutenção e comunicará a decisão ao Ministério Público.

Dispositivo de alerta

De acordo com a Lei 15.383, de 2026, nas situações de uso da tornozeleira, deve ser cedido à vítima um dispositivo de segurança que alerte sobre eventual aproximação do agressor. A imposição da tornozeleira também será prioridade nos casos em que houver descumprimento de medidas protetivas anteriormente impostas.

Caso o juiz decida que a tornozeleira não deverá mais ser usada como medida protetiva, a decisão deverá ser fundamentada expressamente, com a exposição de seus motivos.

Aumento da pena

A nova legislação também altera a Lei Maria da Penha para aumentar de um terço à metade a pena — hoje de reclusão de 2 a 5 anos, mais multa — por descumprimento de medidas protetivas, como violação das áreas de exclusão monitoradas eletronicamente (onde o agressor não pode ir), ou remoção, violação ou alteração do dispositivo sem autorização judicial.

Além disso, o texto determina que as campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher deverão contemplar informações sobre procedimentos e abordagens policiais, prevenção à revitimização, funcionamento das medidas protetivas de urgência e mecanismos de monitoração eletrônica.

Recursos

Para ampliar o acesso ao aparelho de monitoramento, a lei aumenta de 5% para 6% a cota de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) que devem ser destinados a ações de enfrentamento da violência contra a mulher, incluindo explicitamente o custeio da compra e manutenção desses equipamentos.

A norma dá prioridade à compra e manutenção de tornozeleiras e de dispositivos de alerta para as vítimas, permitindo aos governos separar recursos específicos no orçamento para aplicação na proteção à mulher.

O texto torna permanente o programa de monitoração eletrônica e de acompanhamento de mulheres em situação de violência. A expansão do programa deverá cobrir a cessão de unidade portátil de rastreamento para a vítima, com emissão de alerta automático e simultâneo para ela e para a unidade policial mais próxima sempre quando o agressor romper o perímetro de exclusão fixado judicialmente.

 

 

Agência Senado/Foto: Sec.Justiça do Paraná

Rondônia se destaca como estado produtor e exportador de café

0

Em 14 de abril comemora-se o dia mundial do café, exatamente um mês antes da data oficial do início da colheita desta commoditie em Rondônia que, neste ano, tem previsão de crescimento na ordem de 18%, em relação a safra anterior, de acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), realizado em fevereiro de 2026, afirmou Hermes José Dias Filho, presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO).

Este ano o estado deve produzir 2,7 milhões de sacas de café beneficiado em uma área plantada de 43 mil hectares, volume de produção que vem crescendo a cada ano com apoio do governo do estado, que investe em tecnologia, assistência técnica especializada e divulgação do produto, como a realização de concursos de qualidade e sustentabilidade do café, iniciativas que ajudaram a colocar Rondônia no ranking nacional de exportadores de café.

Infográfico: cultura do café

A adoção de políticas públicas, focadas no desenvolvimento da cultura enfatizando a sustentabilidade econômica e ambiental, elevaram a produtividade do café rondoniense, de menos de 30 sacas de café beneficiado por hectare para mais de 63 sacas por hectare, crescimento puxado por programas de fomento da produção, como o plante mais, que fornece mudas de clones mais produtivos, resistentes ou tolerantes a pragas e doenças. Para o ano de 2026 já foram licitados três milhões de mudas das quais 800 mil já foram entregues aos agricultores.

Outra iniciativa do governo de Rondônia que mudou o conceito do café de Rondônia, foi o Concafé, Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café, que estimulou os produtores a seguirem as orientações técnicas dos extensionistas da Emater-RO, para conseguir produção competitiva nas provas de qualidade e competições sensoriais, para seleção dos melhores cafés especiais do Estado, o que resultou na participação e conquista de premiações nacionais qualidade de grãos e bebida de café para os agricultores rondonienses.

Com o sucesso conseguido através da melhoria da qualidade e premiações nacionais do café rondoniense, o Estado conseguiu o selo de indicação geográfica ( IG Matas de Rondônia) e se destacou na exportação de café robusta ultrapassando a marca de 35 mil sacas exportadas, se consolidando como segundo maior produtor de café robusta no Brasil e líder na produção cafeeira da região norte. “A cadeia produtiva do café é muito importante para Rondônia, e vamos avançar com investimento em boas práticas, genética e tecnologia”, destacou o governador Marcos Rocha.

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Arquivo
Emater-RO

TRF1 e TRF2 inauguram formação conjunta no Sistema Nacional de Escolas da Magistratura Federal

0

A Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) e a Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf) promovem, entre os dias 27 de abril e 8 de maio, o curso “Monitoramento e Fiscalização das Decisões da Corte e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos”. A formação conjunta foi desenvolvida por meio do Sistema Nacional de Escolas da Magistratura Federal (Sinemaf), do Conselho da Justiça Federal (CJF).

A capacitação é destinada a magistradas(os) federais e servidoras(es) dos Tribunais Regionais Federais das 1ª e 2ª Regiões (TRF1 e TRF2). O curso possui carga horária de 20 horas e combina atividades assíncronas na plataforma Moodle e aulas síncronas por videoconferência.

O programa abrange a Convenção Americana sobre Direitos Humanos, o controle de convencionalidade, a jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos (IDH) e o funcionamento das Unidades de Monitoramento e Fiscalização (UMFs) locais.

Formadoras(es) de ambas as regiões integram o corpo docente do curso. Participam o juiz federal da 1ª Região Hugo Abas Frazão, coordenador de gestão e relação institucional da Esmaf; as juízas federais da 2ª Região Vivian Machado e Marcella Brandão e o juiz federal da 2ª Região Vladimir Vitovsky.

Segundo explicou o juiz federal Hugo Abas Frazão, “a reunião de magistrados de regiões distintas em torno de um mesmo programa formativo – cada qual com experiência jurisdicional própria em matéria de direitos humanos – amplia o repertório dos participantes e confere ao curso uma dimensão que nenhuma escola, isoladamente, conseguiria oferecer”.

Sobre o Curso

A Direção-Geral do curso é do desembargador federal Aluisio Gonçalves de Castro Mendes, com coordenação do desembargador federal Reis Friede e do juiz federal Vladimir Santos Vitovsky, todos do TRF2.

Serão disponibilizadas 15 vagas para as(os) magistradas(os) federais da 1ª Região. As inscrições estão abertas até o dia 22 de abril.

Clique neste link para preencher o formulário de incrição

A última aula será presencial para alunos do Rio de Janeiro e será transmitida ao vivo para os alunos do TRF1, no canal da Esmaf no YouTube.

Veja a programação do curso

Acesse o Guia do Estudante neste link

Sinemaf

O Sinemaf é uma plataforma colaborativa para gestão e cooperação estratégica dos cursos e eventos promovidos pelo Centro de Estudos Judiciários do CJF (CEJ/CJF) e pelas seis Escolas da Magistratura Federal. Com o curso “Monitoramento e Fiscalização das Decisões da Corte e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos”, o Sistema, que já opera como calendário integrado das instituições, ingressa na fase de produção conjunta.

Em 2025, o Sinemaf foi reconhecido com o primeiro lugar no Prêmio de Inovação Justiça Exponencial (J.Ex) 2025, na categoria “Escolas de Magistratura e Judiciais”.

RF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

XXVII Marcha: desconto para participar do evento é prorrogado para 30 de abril

0

Os descontos para que gestores municipais participem da XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foram prorrogados até o dia 30 de abril. Com mais de 6,5 mil participantes  já inscritos, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) estendeu o prazo para que todos os Municípios consigam aproveitar os descontos e marquem presença no maior evento municipalista da América Latina.

Com o tema “O Brasil que dá certo nasce nos Municípios”, a capital federal receberá, entre os dias 18 e 21 de maio, milhares de municipalistas. Juntos, prefeitos, vereadores e demais gestores devem reivindicar pautas prioritárias e receber capacitação técnica no evento que já se tornou referência em conquistas para os Entes locais.

Neste ano, o momento mais esperado pelos Municípios é a presença dos pré-candidatos à presidência da República. A expectativa é para a sabatina feita pelo presidente Paulo Ziulkoski ao questionar pontos essenciais e anseios dos Municípios aos concorrentes ao Executivo federal. ”A Marcha é o espaço para que os presidenciáveis conheçam, de forma direta, a realidade vivida nos 5.569 Municípios brasileiros. Na ocasião, teremos a oportunidade de conhecer as ações que estes atores pretendem executar para melhorar a vida dos cidadãos brasileiros”, explica Ziulkoski.

Sobre a agenda técnica que está sendo construída para a 27ª edição da Marcha, Ziulkoski ressalta a capacidade técnica da entidade. “É na Marcha, ainda, que os gestores terão espaços dedicados a atividades técnicas, com arenas temáticas e atendimentos especializados para qualificar o debate e orientar decisões. O resultado traz propostas que integram a agenda municipalista defendida pela CNM ao longo do ano”, diz o presidente da CNM.

Inscrições
A CNM reforça que as inscrições são gratuitas para os prefeitos de Municípios contribuintes. E com o novo prazo, gestores municipais terão agora até o dia 30 de abril para confirmar a participação com desconto. Se precisar de apoio para realizar a inscrição, o gestor pode entrar em contato com o Departamento de Relações Institucionais da CNM pelo telefone (61) 2101-6655 ou pelo e-mail: [email protected].

Faça AQUI sua inscrição

Da Agência CNM de Notícias

Anvisa proíbe fita-teste e medidor de glicose Bioland

0

Inspeção constatou que empresa descumpria Boas Práticas de Fabricação de Dispositivos Médicos

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou medida que determina a suspensão da comercialização, distribuição e importação dos produtos fita teste para monitor de glicose Bioland e monitor de glicose Bioland (todos os lotes de ambos os produtos fabricados a partir de 16/3/2026), da empresa Controller Comércio e Serviços Ltda.  

Inspeção realizada em fevereiro, constatou o descumprimento das Boas Práticas de Fabricação de Dispositivos Médicos. 

Equipamentos médicos sem registro 

Também foi determinado pela Anvisa, a proibição dos dispositivos médicos Sculptlift Pro, Rejuvelift Pro, Lift Contour, Diamond Pro e Máscara Lumimask, da empresa Ben-Hur Comércio de Importação e Exportação Ltda. A medida veta a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e o uso dos equipamentos. 

Os produtos, que não têm tem registro na Agência, estavam sendo anunciados por empresa sem autorização de funcionamento. 

Confira medidas no Diário Oficial da União: 

Resolução (RE) 1.419/2026
RE 1.422/2026

Saúde e Vigilância Sanitária

Alecrim e mostarda: Anvisa determina apreensão de produtos irregulares

0

Lote de alecrim da marca Nati Sul continha insetos e pelo de animal

Foto: Freepik

Uma ação fiscal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada nesta sexta-feira (10/4), ordenou a apreensão do lote 316625 da mostarda amarela 3,3 kg da marca Cepera. A medida proíbe a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e o uso do produto. 

A empresa Ind e Com de Prod Alim Cepera Ltda, responsável pelo produto, identificou que esse lote não foi produzido nem está registrado nos sistemas de controle de produção e rastreabilidade da fabricante. Além disso, o rótulo diverge dos modelos oficialmente aprovados e controlados pela empresa. 

Alecrim Nati Sul  

Outro item que sofreu ação fiscal foi o lote 0108 da especiaria alecrim da marca Nati Sul, produzido pela empresa Silvano Osvaldo Machado – MK Chas Especiarias. O lote em questão deve ser recolhido e está suspenso de ser comercializado, distribuído e consumido. 

Laudo de Análise Fiscal Definitivo, emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN-SC, evidenciou falhas nas condições higiênico-sanitárias e no cumprimento das boas práticas de fabricação. Foram identificados nos ensaios de pesquisa de matérias estranhas e de pesquisa macroscópicas, a presença de insetos vivos (infestação) e de pelo inteiro e de fragmento de pelo de animal não identificado no lote 0108.  

Confira Resoluções (REs) no Diário Oficial da União: 

RE 1.415/2026 

RE 1.416/2026 

 

Saúde e Vigilância Sanitária

Câmara Municipal de Cerejeiras realiza sessão solene de Moção de Aplausos e títulos de Cidadão Honorário

0

A Câmara Municipal de Cerejeiras (RO) realizou, na sexta-feira (10), uma cerimônia solene que destacou a importância do reconhecimento e valorização das pessoas que contribuem para o desenvolvimento do município. Este evento foi mais do que uma simples cerimônia; foi um ato de gratidão, respeito e compromisso com a história e com aqueles que fazem a diferença diariamente.

Objetivos da Sessão Solene

  • Reconhecimento de Trajetórias: A Câmara reafirmou seu papel em reconhecer as contribuições significativas dos cidadãos.
  • Fortalecimento de Vínculos: O evento buscou aproximar a comunidade e celebrar conquistas que inspiram o presente e constroem o futuro.

Homenagens

Durante a sessão, foram homenageadas com Moção de Aplausos as professoras:

  • Maria José Stranieri
  • Beatriz Molina Pizapio Rizzo

A Moção de Aplausos é um instrumento formal do Poder Legislativo que reconhece publicamente pessoas, grupos ou instituições por seus trabalhos relevantes e dedicação à comunidade.

Títulos de Cidadão Honorário

Os seguintes indivíduos foram agraciados com o título de Cidadão Honorário:

  • Lenine José Nera (indicado pelo ex-vereador Sapata, pelo seu trabalho com jovens no esporte, especialmente no Handebol)
  • José Ciriaco (indicado pelo vereador Marcão da Rádio)
  • Clarice Helena de Oliveira (professora – pelo seu compromisso na educação)
  • Álvaro Machado Dias (professor – pelo seu compromisso na educação)
  • Richard George Shaffer (pastor evangélico)
  • Thiago Proença dos Santos (engenheiro responsável por dezenas de novas construções resindenciais e comerciais)
  • Fernando Milani e Silva (advogado, ex-procurador do município e da câmara de vereadores)
  • Mário José Milani e Silva (juiz de direito)

O título de Cidadão Honorário Brasileiro é uma homenagem simbólica que reconhece a contribuição de estrangeiros ou brasileiros não nativos ao município, sem conferir direitos ou deveres políticos/jurídicos de um cidadão nato.

Aprovação

Todos os homenageados tiveram seus nomes aprovados por unanimidade pelos vereadores:

  • Selso Lopes
  • Valmir Joaquim
  • Elói Ronsani
  • Marcão da Rádio
  • Jandir Emiliano
  • Dione Ribeiro
  • Gercimara Barbosa
  • Irlei Kreusch
  • Zeca Rolista

Após a entrega dos títulos e uso da palavra pelos homenageados, foi servidos um coquetel na sede da câmara municipal para todos os presentes.

 

Gazeta de Rondônia

Aplicativo CNH do Brasil evita filas e desburocratiza serviços de trânsito; baixe agora!

0
Resolver pendências e acompanhar os serviços de trânsito sem sair de casa já faz parte da rotina de 57 milhões de brasileiros
WhatsApp Image 2026-04-10 at 16.59.42.jpeg

Plataforma reúne recursos que facilitam o acesso a serviços e reduzem a necessidade de deslocamentos. – Foto: Gabriel Oliveira/MT

Quer ter acesso a funcionalidades da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Selo de Bom Condutor, que reconhece motoristas com bom histórico e sem infrações nos últimos 12 meses? Os serviços estão disponíveis no aplicativo CNH do Brasil, que pode ser baixado gratuitamente.

A plataforma reúne diversos recursos para os condutores, com o objetivo de economizar tempo e simplificar o acesso a processos relacionados ao trânsito, o que facilita a rotina do brasileiro.

O que o aplicativo oferece?

O usuário tem acesso à carteira de motorista no formato digital, além de consultar os pontos e infrações registradas e obter o selo Bom Condutor. Também é possível iniciar o processo para a primeira CNH, entre outros serviços.

Pela plataforma, é possível acompanhar, em tempo real, todas as etapas para obter a habilitação, como os cursos teórico e prático, coleta biométrica, exames médico e psicológico, assim como os exames teórico e prático, além da emissão para a Permissão Para Dirigir (PPD).

Com a disponibilidade dos serviços digitais, o condutor é beneficiado com mais agilidade na resolução dos problemas de trânsito e reduz o deslocamento desnecessário.

Saiba como acessar

Para acessar o aplicativo CNH do Brasil, é necessário realizar o download gratuito nas lojas do Google Play e App Store, ou por meio do site do Ministério dos Transportes, utilizando a conta gov.br.

O Ministério dos Transportes não disponibiliza serviços por SMS, e-mail, redes sociais ou telefone. Antes de compartilhar dados pessoais, é importante confirmar a autenticidade do site ou aplicativo. O cadastro e o acesso à plataforma são gratuitos, eventuais cobranças dizem respeito exclusivamente a taxas administrativas, que devem ser solicitadas junto aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).

CNH do Brasil

De 10 de dezembro de 2025 a 19 de março de 2026, mais de 1,6 milhão de brasileiros deixaram de pagar pela renovação da carteira de motorista, o que gerou uma economia de R$ 1.248.943.777 para a população. O aplicativo CNH do Brasil já soma mais de 57 milhões de usuários ativos.

.
.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

PF fiscaliza empresas de segurança privada

0

A Polícia Federal realizou ação de fiscalização em estabelecimentos noturnos de Porto Velho/RO, com o objetivo de verificar a regularidade da prestação de serviços de segurança privada.

Durante as diligências, foram constatadas irregularidades em duas casas noturnas, onde havia a prestação não autorizada de serviços de segurança privada. As empresas foram devidamente autuadas.

A atividade de empresas clandestinas representa risco à segurança da população, uma vez que os profissionais envolvidos não passam pelos controles exigidos pela legislação, comprometendo a integridade física das pessoas e a proteção do patrimônio.

A Polícia Federal orienta que a contratação de serviços de segurança privada seja realizada exclusivamente junto a empresas regularizadas e autorizadas.

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

Pela primeira vez na história, Rondônia tem uma mulher no comando do Corpo de Bombeiros; conheça

0

Em 2022, Daniele se tornou a primeira mulher a alcançar o posto de coronel no Corpo de Bombeiros. Agora, após 28 anos de existência da corporação, o comando-geral passa, pela primeira vez, a ser ocupado por uma mulher

A coronel Daniele Cristina Lima Ferreira, primeira a alcançar o posto no estado, fez história ao assumir o comando-geral da corporação.

A nomeação foi oficializada por decreto publicado em 24 de março de 2026 pelo governador Marcos Rocha.

A coronel Daniele Cristina foi indicada para o cargo após a exoneração, a pedido, do coronel Nivaldo de Azevedo Ferreira, que deixou o comando-geral no mesmo dia em que ela foi nomeada, também por decreto.

O coronel estava à frente da corporação desde 2021 e integra o grupo dos 182 pioneiros da criação do Corpo de Bombeiros em Rondônia, em 1998, quando a instituição foi estruturada a partir da Polícia Militar.

A transição, mais do que uma mudança administrativa, é um momento que simboliza conquistas e fortalece a presença feminina nos espaços de liderança.

Após 28 anos de existência, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) passou a ser comandado, pela primeira vez, por uma mulher. A coronel Daniele Cristina Lima Ferreira, primeira a alcançar o posto no estado, fez história ao assumir o comando-geral da corporação. A nomeação foi oficializada por decreto publicado em 24 de março de 2026 pelo governador Marcos Rocha.

A coronel Daniele Cristina foi indicada para o cargo após a exoneração, a pedido, do coronel Nivaldo de Azevedo Ferreira, que deixou o comando-geral no mesmo dia em que ela foi nomeada, também por decreto.

O coronel estava à frente da corporação desde 2021 e integra o grupo dos 182 pioneiros da criação do Corpo de Bombeiros em Rondônia, em 1998, quando a instituição foi estruturada a partir da Polícia Militar.

A transição, mais do que uma mudança administrativa, é um momento que simboliza conquistas e fortalece a presença feminina nos espaços de liderança.

Quem é a nova comandante?

Daniele ingressou no Corpo de Bombeiros em 2002, na primeira turma com participação de mulheres, ainda como soldado. Em 2006, passou em concurso para oficial e, ao longo de mais de duas décadas de serviço, construiu uma carreira com atuação tanto na área operacional quanto administrativa.

“Em 2020, comecei psicologia na Universidade Federal de Rondônia, e em 2002, por força de ter que trabalhar, eu não conseguiria só me manter na faculdade, eu estava pensando: ‘vou tentar concursos e tentar conciliar com a faculdade’. E foi nessa tentativa, o bombeiro foi também a coincidência, o primeiro concurso que abriu”.

Hoje mais de 100 mulheres fazem parte dos bombeiros do estado, reforçando a presença feminina, que antes era exceção. Daniele já comandou unidades no interior do estado, como em Guajará-Mirim, e também dirigiu o Colégio Tiradentes.

“A chegada de uma mulher ao comando representa mais do que uma conquista individual. É um símbolo de mudança. Sinto-me muito privilegiada em relação a isso”.

A promoção ao posto de coronel, em 2022, consolidou uma trajetória marcada pela busca constante por qualificação e pela capacidade de liderar com firmeza e sensibilidade. Na ocasião, ela também fez história ao se tornar a primeira mulher a alcançar esse posto em Rondônia.

Além disso, se destacou como piloto de avião e helicóptero, atuando como gestora, educadora e referência dentro da corporação.

A história da coronel Daniele se torna um marco na instituição, não só pelo feito inédito, mas também por abrir caminho para outras mulheres na carreira militar. Ela passa a ser uma inspiração para que mais mulheres sonhem, busquem seus espaços e façam novas histórias acontecerem.

Desde 1998, quando a corporação foi estruturada a partir da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia nunca teve uma mulher no comando-geral.

Fonte: G1