Início Site Página 465

Acadêmicos de nove estados desembarcam em Rondônia para a Operação do Projeto Rondon

0

Na noite de quarta-feira (10), professores e estudantes universitários, chamados “rondonistas”, desembarcaram na Base Aérea de Porto Velho, para a participação na Operação “Sentinelas Avançadas II”, do Projeto Rondon. Ao todo 252 participantes de nove estados estarão engajados em ações para contribuir com os municípios atendidos no estado de Rondônia.

O grupo é composto por participantes de nove estados

O Projeto Rondon é de iniciativa do governo federal, coordenado pelo Ministério da Defesa, e a execução das ações em Rondônia conta com a parceria do governo de estado e de municípios. O diretor do Departamento de Projetos Sociais do Ministério da Defesa, general William Georges Felippe Abrahão, destaca o impacto positivo da operação para os acadêmicos e também para a população de Rondônia.

“Essa já é a sexta operação que realizamos no estado, e participam acadêmicos oriundos de várias unidades da federação, que estão aproveitando o período de recesso, para protagonizar um conjunto de ações benéficas. Além disso, os estudantes ganham com a experiência de conhecer realidades brasileiras “in loco”, fora dos livros. É um ganho grande, pois são futuros decisores do nosso país, e que em breve estarão assumindo posições chaves na sociedade brasileira. Assim estamos contribuindo para fortalecer a consciência cidadã no país”, disse o general.

Parceria do Governo auxilia logística dos rondonistas

O governador do estado, Marcos Rocha, ressaltou que o Projeto Rondon é sempre muito bem-vindo, pois promove a integração nacional, ajuda os acadêmicos a entenderem, bem como conhecerem de perto Rondônia, contribuindo para o desenvolvimento social. “Esse é um projeto que promove o bem, ajuda a transformar a realidade de muitas comunidades com os conhecimentos empregados pelos acadêmicos”.

AÇÕES

A abertura da Operação está programada para sexta-feira (12), a partir das 8h, no Teatro Estadual Palácio das Artes. E no sábado (13) haverá o deslocamento para as missões. As equipes desenvolverão atividades em áreas como Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Tecnologia, Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

Eles atuarão nos municípios de Alto Paraíso, Cacaulândia, Cujubim, Espigão d’oeste, Governador Jorge Teixeira, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Nova União, Rio Crespo, Theobroma e Vale do Anari.

O grupo é composto por participantes de 24 Instituições de Ensino Superior (IES), dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Sergipe, Mato Grosso, Bahia e Goiás.

Geovana Dias é uma das rondonistas do projeto

São jovens dispostos a trocar as férias de julho pela oportunidade de colaborar com os desafios de diversas comunidades. Entre eles está a estudante de Enfermagem, da cidade de Santos, em São Paulo, Geovana Dias, 20 anos, que compartilhou o que motivou a participar do projeto em Rondônia. “Essa é uma experiência única, estou muito feliz por essa oportunidade em Rondônia. Acho que será uma experiência diferente e inesquecível, tanto para agregar na minha vida pessoal, quanto profissional. Quero contribuir da melhor forma possível com o estado”, conta a acadêmica que irá atuar nas atividades de Saúde e Educação, em Alto Paraíso.

ORIGEM

O nome do Projeto, proposto pelos “rondonistas” pioneiros, presta homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, e resgata o legado de Rondon que por onde passou buscou contribuir com o desenvolvimento sustentável e na construção e promoção da cidadania.

No início do século XX, pessoas lideradas pelo Marechal Rondon, tiveram a missão de tornar Rondônia comunicável com o restante do país por meio da linha telegráficas. Das estações, surgiram povoados que mais tarde se transformaram em cidades. E o nome do estado é uma homenagem ao Marechal Rondon.

Wine Tasting com a chef e sommelier Míriam Arazini encanta amantes de vinhos no 7º Sicoob Sabor

0


Amantes de vinhos e espumantes fizeram uma verdadeira imersão pelo universo das bebidas, na noite de quarta-feira, 10 de julho, no Wine Tasting do Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena. Sob o comando da chef e sommelier Míriam Arazini, os participantes tiveram uma experiência sensorial inesquecível, explorando diversas possibilidades de harmonização. A oficina aconteceu no Espaço Gourmet 2, no CTC Sicoob Credisul.

A chef Míriam Arazini, com 25 anos de experiência, certificada ProChef pelo Culinary Institute of America, é professora universitária e consultora de gastronomia. A especialista proporcionou uma profunda e deliciosa análise sensorial dos vinhos, propondo combinações gastronômicas que elevaram a experiência da noite.

Durante a oficina, os participantes aprenderam a diferença entre enólogo, enófilo e sommelier. O enólogo é o profissional que estuda sobre vinhos, o enófilo é o apreciador de vinhos, enquanto o sommelier é o profissional especializado que geralmente cuida da carta de vinhos de bares e restaurantes.


Todos foram conduzidos em uma viagem pela história da bebida, revisitando todo o processo de produção do vinho. A chef também respondeu a dúvidas sobre vinhos e seus tipos, abordando tópicos como o processo de produção, harmonização com alimentos e as razões para a variação nos preços da bebida.

Para acompanhar a degustação, foram oferecidos tipos de queijos, como os de mofo azul e mofo branco, massas semiduras e duras, além de embutidos como salame e presunto cru, castanhas, frutas secas e frescas e pães para limpar o paladar ao longo da degustação.

A harmonização de vinhos é complexa. Míriam destacou que, quando uma comida combina muito bem com o vinho, ocorre um “casamento perfeito” onde ambos os elementos se destacam. Entre os exemplos clássicos de harmonização, estão o queijo gorgonzola com vinho do Porto, uma combinação por contraste de doce com salgado, e o vinho do Porto com chocolate, uma harmonização por semelhança devido à intensidade e corpo de ambos.

A chef expressou seu encantamento com o festival e a importância de eventos como este, que além de apoiar o pequeno produtor, oferecem oficinas educativas e atrativas para todos os participantes. “O festival é gigante, e todos querem participar”, afirmou a chef. O evento foi um sucesso, deixando os participantes mais conhecedores e apaixonados pelo universo dos vinhos e suas possibilidades de harmonização.

Por Assessoria

Dentista é executado a tiros no próprio consultório, em Vilhena

0

Suspeita é que paciente tenha cometido o crime

O homicídio aconteceu na manhã da sexta-feira, 12, em uma clínica localizada na esquina da Rua Getúlio Vargas com a Av. Capitão Castro no Centro de Vilhena.

Segundo informações, o Dr. Clei Bagattini foi executado com mais de 5 tiros (segundo relato de testemunhas) dentro do próprio consultório por um homem.

Ele chegou nesta manhã para uma consulta marcada, entrou na clínica e desferiu os tiros contra o dentista que morreu sentado na cadeira de trabalho.

Por RO em Pauta

Assunto: Transporte Remunerado de Passageiros em motocicletas por aplicativos

0

A Coordenadoria Municipal de Trânsito, informa que o transporte remunerado de passageiros por aplicativos em motocicletas é irregular e não está autorizado na cidade de Rolim de Moura.

A Lei Federal 13.640/2018 – que regulamentou o transporte remunerado privado individual de passageiros por aplicativos que prevê, apenas, a regulamentação para condutores de CNH tipo B ou superior. “Ou seja, não prevê o transporte de aplicativos por motos.

A preocupação está relacionada a segurança dos motociclistas e usuários, a redução do número de acidentes e sequelas no trânsito, assim como o impacto no sistema de saúde. Pois todos os esforços buscam, sobretudo, um trânsito menos violento e mais seguro.

A atividade não pode ser oferecida sem ser observada as medidas de segurança possíveis para todos os envolvidos, além da previsão legal.

A prestação do serviço no município na categoria Motocicletas é regulamentado através da Lei Municipal nº. 4.247/2023que, “Dispõe sobre a revogação da Lei 2.059/2011 e Regulamentação do Sistema de Prestação de Serviço de Transporte Individual de Passageiros com uso de Motocicletas – “Mototáxi”.

O motorista que estiver realizando o serviço de transporte remunerado em desacordo com a regulamentação, incorrerá nas sanções prevista no código de Trânsito Brasileiro e resoluções complementares.

Art. 231 VIII – Transitar efetuando transporte remunerado de pessoas quando não licenciado para esse fim.

Infração Gravíssima, Medida administrativa: Remoção do veículo.

Certos da compreensão de todos.

Rolim de Moura – RO, 12 de julho de 2024.

Abertura de mercado de camarões para a Austrália

0

Com o anúncio desse novo produto, o Brasil alcança sua 78ª abertura de mercado em 2024, totalizando 156 aberturas em 53 países desde o início de 2023

O governo brasileiro recebeu com satisfação o anúncio, pelo governo da Austrália, da aprovação sanitária para que o Brasil exporte camarões e carne de camarões.

Essa abertura contribuirá para o aumento do fluxo comercial entre os dois países, refletindo a confiança internacional no sistema de controle sanitário brasileiro.

Em fevereiro deste ano, a Austrália já havia aberto o mercado para a importação de pescados brasileiros.

Nos cinco primeiros meses de 2024, as exportações de produtos agrícolas ao mercado australiano ultrapassaram US$ 111 milhões.

Com o anúncio desse novo produto, o Brasil alcança sua 78ª abertura de mercado em 2024, totalizando 156 aberturas em 53 países desde o início de 2023.

Esse resultado é fruto da ação coordenada entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Informação à imprensa
[email protected]

Novo edital do Mais Médicos apresenta recorde de inscrições por vaga

0

Serão ofertadas vagas no regime de cotas, para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas

MaisMédicos.png

Foto: Walterson Rosa/MS

Onovo edital do programa Mais Médicos teve adesão recorde de candidatos. Foram 33 mil inscrições para concorrer às mais de 3,1 mil vagas. O índice de concorrência ficou em 10,4 profissionais por vaga.

O novo edital conta com novidades. Serão ofertadas vagas afirmativas, no regime de cotas, para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas. Mais de 10,6 milhões de brasileiros serão beneficiados.

As vagas afirmativas para cotas em municípios para pessoa com deficiência (PCD) e grupos étnico-raciais receberam um total de 3,1 mil inscrições, sendo 2,6 mil negros, 34 quilombolas, 70 indígenas e 382 pessoas com deficiência.

Do total geral de inscrições, 18,7 mil são mulheres (cerca de 57%). Confira o total de inscrições por tipo de perfil profissional:

  • Perfil 1 – médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no pais com registro no CRM: 15.699;
  • Perfil 2 – médicos brasileiros com habilitação para exercício da Medicina no exterior: 13.467;
  • Perfil 3 – médicos estrangeiros com habilitação para exercício de medicina no exterior: 3.848.

Entenda o edital do Mais Médicos

Para os grupos étnico-raciais, serão ofertados 20% das vagas, priorizadas da seguinte forma:

  • Para municípios que têm 2 vagas: 50%
  • Para municípios que têm entre 3 a 10 vagas: 20%
  • Para municípios que têm mais de 10 vagas: 20%

Podem participar da seleção profissionais brasileiros, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). Os médicos brasileiros formados no Brasil continuam a ter preferência na seleção.

Desde 2023, com a retomada do Mais Médicos, o governo federal implementou melhorias no modelo do programa, onde os profissionais contam com oportunidades de especialização e mestrado por meio da Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde, que integra os programas de formação, provimento e educação pelo trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Acesse o portal do programa para consultar as próximas etapas do edital

Nathan Victor
Ministério da Saúde

Fies vagas remanescentes: convocação adiada até 19 de julho

0

Documento publicado nesta sexta-feira, 12 de julho, altera edital que regula processo seletivo de vagas remanescentes e adia a eventual pré-seleção de estudantes

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), publicou o Edital n°21, nesta sexta-feira, 12 de julho, no Diário Oficial da União (DOU). O documento prorroga para 19 de julho o prazo final para as convocações pela lista de espera do processo seletivo de vagas remanescentes referentes ao primeiro semestre de 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

As vagas remanescentes do programa referem-se às oportunidades de financiamento que não foram preenchidas durante as etapas regulares de seleção do Fies. Tais vagas são destinadas exclusivamente aos estudantes efetivamente matriculados no curso, turno e local de oferta para os quais se inscreveram. Os candidatos devem estar obrigatoriamente em situação de “cursando” no momento da inscrição ou devem ter cursado o referido semestre com aproveitamento de pelo menos 75% das disciplinas, caso o semestre já tenha sido encerrado.   

Candidatos com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) terão prioridade na classificação para a ocupação das vagas remanescentes. Nesses casos, também será possível solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições.   

Fies – O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC, instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu o objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação, em instituições de educação superior privadas aderentes ao programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, o Fies possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. Pode se inscrever o candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários-mínimos. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu 

MEC cria programa de formação para ensino multisseriado

0

Programa de formação continuada contribuirá para aprimorar a gestão pedagógica e administrativa de professores alfabetizadores das escolas públicas de educação básica com ensino multisseriado

Ministério da Educação (MEC) instituiu nesta sexta-feira, 12 de julho, o Programa de Acompanhamento e Formação Continuada para o ensino multisseriado no processo de alfabetização (Praema), com a finalidade de contribuir para o aprimoramento da gestão pedagógica e administrativa de professores alfabetizadores das escolas públicas de educação básica com ensino multisseriado. Turmas multisseriadas são compostas por estudantes de diferentes séries/anos/ciclos nas mesmas turmas e salas de aulas. 

De acordo com o estudo “Turmas multisseriadas no Ensino Básico brasileiro: O que (não) sabemos e uma agenda para o novo Plano Nacional de Educação”, em 2019, existiam mais de 80 mil turmas multisseriadas no Brasil, contemplando mais de 1,2 milhões de estudantes. O estudo, desenvolvido pela secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt e pelo diretor de Programa da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), Armando Simões, destaca que, nesse contexto, os professores precisam dominar uma gama maior de conteúdos e serem capazes de ensiná-los simultaneamente e, por isso, precisam de formação específica. 

O Programa é uma estratégia que visa desenvolver e apoiar ações de formação continuada com ênfase no desenvolvimento da oralidade, aprendizagem da leitura e aprendizagem da escrita em parceria com os estados e municípios, com as instituições públicas de ensino superior, de forma a contribuir na melhoria dos resultados de aprendizagem das crianças em processos de alfabetização em turmas onde ocorrem a multisseriação.  

“A pandemia escancarou para a gente e não quisemos enxergar. Dizem que as salas multisseriadas no Brasil são um problema, mas muitas salas de aula brasileiras são multisseriadas. Nós devemos enfrentar isso como realidade”, disse Kátia Schweickardt, secretária da SEB. 

A Secretaria de Educação Básica (SEB) prestará apoio técnico e financeiro às ações desenvolvidas pelas instituições públicas de ensino superior, pelas escolas e pelos centros de formação de profissionais da educação das secretarias estaduais e municipais de educação ou equivalentes, além de cursos autoinstrucionais disponibilizados no Avamec. 

Lourival José Martins Filho, diretor de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC, explicou que o processo de construção do Praema se iniciou em 2023 enquanto ação articulada entre MEC e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na região do Arquipélago do Marajó.  

Neste contexto, a SEB se comprometeu com a região por meio do Programa Escola e Comunidade (Proec), que também vai beneficiar ações de formação na região integrando escola, famílias e comunidades e o Praema, voltado especificamente para os professores alfabetizadores com foco na prática pedagógica e os processos de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.  

Projeto piloto – Para 2024, será realizado um projeto piloto de formação docente em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) com a liderança de professores que se destacam em ações de ensino, pesquisa e extensão na formação docente de de turmas multisseriadas do Instituto de Educação Matemática e Científica e o Instituto de Ciências da Educação. A proposta formativa vai dialogar com as premissas do Compromisso Nacional Criança AlfabetizadaEstratégia Nacional Escolas Conectadas e a Escola em Tempo Integral na perspectiva da Educação Integral. 

“No processo de alfabetização, todas as turmas são heterogêneas, é a diferença e a alteridade que constitui o processo educativo, mas as turmas multisseriadas são uma realidade concreta na região marajoara e contribuir com a prática pedagógica de quem alfabetiza é premissa fundamental no âmbito da Secretaria de Educação Básica”, destacou Lourival José Martins Filho. 

As iniciativas do MEC no Arquipélago do Marajó contam com o apoio do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Instituto Federa do Pará (IFPA), bem como do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

PF prende uma pessoa em flagrante por crime de nota falsa em Rondônia

0

Os policiais encontraram notas falsas de R$ 50 que totalizavam a quantia total de R$ 1 mil.

Vilhena/RO. A Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira, 10/7, prendeu em flagrante uma mulher ao sair da agência dos Correios com encomenda contendo cédulas falsas.

Equipe da PF foi até o local, após receber a informação de que um objeto postal poderia ter notas falsas. Em seguida, ao sair da agência, a suspeita foi abordada.

Com a mulher, os policiais encontraram notas falsas de R$ 50 que totalizavam a quantia total de R$ 1 mil. A mulher disse à polícia ter adquirido as cédulas por R$300, efetivando a compra por meio de um aplicativo de mensagens.

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

PF prende em flagrante três pessoas por contrabando de migrantes em Guajará-Mirim/RO

0

As três pessoas presas foram flagradas transportando 12 migrantes de nacionalidade nepalesa que supostamente iriam cruzar ilegalmente a fronteira do Brasil até a Bolívia

A Polícia Federal prendeu em flagrante três pessoas pela prática do crime de contrabando de migrantes na noite de quarta-feira, 10/7, em Guajará-Mirim.

As três pessoas presas foram flagradas transportando 12 migrantes de nacionalidade nepalesa que supostamente iriam cruzar ilegalmente a fronteira do Brasil até a Bolívia. Também foram apreendidos três veículos, utilizados para a prática do crime.

Na segunda-feira, (8/7), uma pessoa já havia sido presa na mesma cidade em circunstâncias semelhantes, por contrabando de cinco migrantes de nacionalidade indiana.

Anualmente, no dia 30 de julho, é celebrado o Dia Mundial e Nacional do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, e são previstas em lei campanhas nacionais de enfrentamento ao tráfico de pessoas, a serem divulgadas em veículos de comunicação, visando à conscientização da sociedade sobre todas as modalidades de tráfico de pessoas.

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia