Início Site Página 421

Adolescente é abusada e engravida do próprio irmão em RO; mãe e avô foram presos por participação no crime

0

Avô também é suspeito de abusar da adolescente e da irmã dela, de 24 anos. Mãe tinha conhecimento do caso e não demonstrava se importar. 

Em Machadinho D’Oeste (RO), uma menina de 14 anos foi abusada e engravidou do próprio irmão, também menor. O avô também é suspeito de abusar da adolescente e da irmã dela, de 24 anos. A polícia informou, nesta segunda-feira (2), que a mãe das vítimas e o avô foram presos.

Uma operação contra uma família foi realizada no sábado. O objetivo foi cumprir três medidas cautelares: dois mandados de prisão preventiva e um de busca e apreensão de um menor, irmão das vítimas.

A mãe e o avô das vítimas foram encaminhados à unidade prisional da cidade. O adolescente foi entregue a um responsável para ser apresentado no Fórum do Município.

Segundo a Polícia Civil, duas irmãs foram abusadas: uma de 24 anos e outra de 14 anos. O crime começou com a irmã mais velha, que foi morar com o avô depois que a avó morreu. O homem é suspeito de abusar da neta por quatro anos sob ameaça.

A menina mais nova, além de também ser abusada pelo avô, também foi abusada pelo irmão por dois anos e acabou engravidando dele. A mãe das meninas tinha conhecimento do caso e não demonstrava se importar.

O caso é investigado pela Polícia Civil de Machadinho D’Oeste.

Fonte: Por Pedro Nascimento, Rede Amazônica

VBP agropecuário deve crescer 5,6% e atingir R$ 139,7 bilhões em 2024

0

Minas Gerais deve encerrar 2024 com um Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária de R$ 139,7 bilhões, segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O montante representa um aumento de 5,6% em relação ao ano anterior, com destaque para o desempenho do café, que deve registrar alta de 27,3% no VBP, e para a pecuária, que também avança 5,2%.

O crescimento do VBP agropecuário reforça a posição de Minas Gerais como um dos principais polos do agronegócio no Brasil. Além de garantir renda para os produtores rurais, o setor desempenha papel estratégico na economia estadual, gerando empregos e movimentando outros segmentos, como transporte e indústria de insumos.

O desempenho positivo, sobretudo no café e na pecuária, mostra a resiliência e a capacidade de adaptação do setor em um ano marcado por desafios econômicos e climáticos. Mesmo com as quedas em soja e milho, o cenário geral sinaliza otimismo para o agronegócio mineiro em 2024.

O setor agrícola será responsável por grande parte desse crescimento, com previsão de atingir R$ 92,7 bilhões, 5,7% a mais que em 2023. O café continua sendo o carro-chefe da produção mineira, somando um VBP estimado em R$ 36,6 bilhões, o que equivale a 39,5% do faturamento total das lavouras.

Leia Também:  Audiência pública na Câmara dos Deputados discute impactos do Mercosul na importação de lácteos para a pecuária

A valorização da saca de 60 kg de café arábica, que em novembro chegou a R$ 2 mil, o maior valor real desde 1998, foi um dos fatores que impulsionaram esse desempenho. “O café é o principal produto agrícola de Minas e tem mostrado resiliência diante de condições desafiadoras no mercado global, com preços elevados devido à oferta limitada”, destacou a Seapa.

Outros produtos agrícolas com alta no VBP incluem:

  • Cana-de-açúcar: avanço de 1,6%, totalizando R$ 14,7 bilhões, o terceiro maior faturamento da lavoura;
  • Batata-inglesa: crescimento expressivo de 61,8%;
  • Banana: aumento de 29,6%.

No entanto, nem todos os produtos tiveram bom desempenho. O VBP da soja deve recuar 17,6%, para R$ 16,3 bilhões, enquanto o do milho terá queda de 25,3%, fechando em R$ 6,3 bilhões, devido à redução na produção desses grãos no estado.

O setor pecuário mineiro também prevê um resultado positivo em 2024, com faturamento bruto estimado em R$ 46,9 bilhões, alta de 5,2%. Os destaques incluem:

  • Bovinos: crescimento de 6,8%, alcançando R$ 14 bilhões;
  • Frango: avanço de 6,6%, somando R$ 7,6 bilhões;
  • Suínos: aumento de 20,2%, atingindo R$ 6,3 bilhões.
Leia Também:  Rio Grande do Sul terá seguro contra febre aftosa

Embora o leite, maior VBP do setor, permaneça estável em R$ 16,8 bilhões, houve leve retração de 0,1%. Já o faturamento com ovos registrou queda de 4,7%, totalizando R$ 2,1 bilhões.

 

PensarAgro

PGFN estende prazo para negociação de créditos inscritos na Dívida Ativa

0

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) estendeu até as 19h do dia 27 de dezembro o prazo para negociação de créditos rurais inscritos na Dívida Ativa da União. A medida foi formalizada por meio do edital PGDAU nº 4/2024 e inclui facilidades como parcelamento e descontos, voltados especialmente para débitos classificados como irrecuperáveis ou de difícil recuperação.

Modalidades de negociação:

  • Parcelamento flexível: Possibilidade de dividir a dívida em parcelas superiores ao limite ordinário de 60 meses previsto na Lei nº 10.522/2002, desde que respeitados os prazos máximos estabelecidos pela legislação específica da transação.
  • Descontos: Redução do valor dos créditos considerados de difícil recuperação ou irrecuperáveis pela PGFN, conforme limites estabelecidos em lei.

Os interessados devem acessar o Sistema de Negociações (Sispar), disponível no portal Regularize. No caso de microempreendedores individuais (MEIs), é necessário cadastrar o CNPJ no sistema para habilitar o acesso.

A negociação abrange dívidas inscritas na Dívida Ativa da União com valor consolidado de até R$ 45 milhões. Isso inclui:

  • Débitos em fase de execução judicial.
  • Parcelamentos anteriores que foram rescindidos.
  • Dívidas com exigibilidade suspensa ou não.

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), responsável por divulgar as informações, destaca que o edital contempla diversas modalidades de transação, abrangendo diferentes perfis de endividados. Para garantir a regularização, os produtores devem atentar-se ao prazo e às condições oferecidas no Sispar, considerando as oportunidades de descontos e prazos estendidos.

 

Fonte/PensarAgro

Fenasoja: Santa Rosa celebra os 100 anos da soja no país

0

A cidade de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, inaugurou neste domingo (01.12) um mural que celebra os 100 anos da soja no país. A obra, com 40 metros quadrados, eterniza a jornada da oleaginosa, desde suas primeiras plantações até as modernas tecnologias que impulsionam a produção atualmente, como drones na agricultura.

Walter Lehenbauer, neto do pastor Albert Lehenbauer — responsável por trazer as primeiras sementes de soja ao país em 1924 — participou da cerimônia de inauguração. Emocionado, destacou o legado de seu avô: “A maior parte das pessoas deseja fazer a diferença na vida de outras, e foi isso que meu avô buscou, oferecendo aos colonos um futuro melhor. Assim também é com a arte, feita para o bem comum.”

O artista plástico Mauro Vila Real, autor da obra, explicou que a pintura é inspirada na capa e contracapa do livro comemorativo dos 100 anos da soja no Brasil. “Quisemos resgatar a história desde os pioneiros até o futuro da agricultura, simbolizado pelos drones.”

Fenasoja – O evento é parte da programação da Fenasoja, a maior feira multissetorial do Brasil, que está em sua 24ª edição e se encerra no próximo domingo (08.12). A feira é considerada uma vitrine para negócios, inovação e pesquisa, consolidando Santa Rosa e a região noroeste do Rio Grande do Sul como referência no agronegócio.

O presidente da Fenasoja 2024, Dário Germano, destacou a relevância do evento para o agronegócio regional e nacional: “Há 100 anos foram plantados os primeiros grãos de soja em Santa Rosa. Hoje comemoramos essa importante trajetória de muito trabalho e dedicação à nossa terra. O grão da soja deixou um legado que mudou o rumo do país, gerando riqueza e desenvolvimento para a região. A feira se tornou ainda mais relevante nesse processo. São muitos corações unidos, e esta edição é muito especial”.

O governador Eduardo Leite destacou a expectativa de que 2024 registre a maior safra de soja da história do estado. “A Fenasoja não é apenas uma celebração do passado; é um momento para projetarmos o futuro dessa cultura que transformou o Brasil”.

Início – A história começou em 1924, quando o pastor Albert Lehenbauer trouxe sementes de soja dos Estados Unidos para Santa Rosa. O objetivo inicial era usá-las na rotação de culturas, como adubação verde e na alimentação animal, promovendo a fertilidade do solo nas pequenas propriedades da região. O cultivo, que começou de forma modesta, encontrou no clima e no solo locais condições ideais para prosperar.

A iniciativa chamou a atenção de agrônomos e pesquisadores, transformando Santa Rosa em um modelo de sucesso. A expansão da soja foi decisiva para a agricultura brasileira, consolidando o Rio Grande do Sul como pioneiro e, posteriormente, alavancando o cultivo em estados como Paraná, Mato Grosso e Goiás.

Hoje, a soja responde por cerca de 33% do agronegócio brasileiro e é um dos principais produtos da pauta de exportação nacional. A cultura movimenta bilhões de reais anualmente, gera milhões de empregos e sustenta milhares de famílias em todo o país e coloca o Brasil como protagonista no mercado global de commodities agrícolas.

Fonte: Por Redação Pensar Agro

Com emenda de Rosangela Donadon, ponte de madeira é substituída por tubo Armco e beneficia produtores da Kapa 46

0

Obra realizada com recurso de emenda da deputada estadual Rosangela Donadon (União Brasil), que atendeu ao pedido do vereador Idenei Dummer, reforça compromisso com infraestrutura e desenvolvimento rural.

A Kapa 46, em Nova Andradina, distrito de Chupinguaia comemorou no dia 12 de novembro a conclusão de uma obra essencial para a rotina dos moradores e produtores locais. A substituição de uma antiga ponte de  madeira por uma moderna estrutura de tubo Armco foi realizada graças a uma emenda parlamentar da deputada estadual Rosangela Donadon (União Brasil).

A nova estrutura é um marco para a região, garantindo maior segurança e eficiência no transporte diário e no escoamento da produção agrícola. O tubo Armco, conhecido pela durabilidade e menor necessidade de manutenção, substitui a antiga ponte de madeira, que apresentava riscos devido ao desgaste.

A deputada estadual Rosangela Donadon (União Brasil) ressaltou a importância de investir em infraestrutura para o fortalecimento das comunidades rurais.

“Essa é mais uma conquista que reafirma nosso compromisso com a população. Entregar obras como essa significa promover o desenvolvimento econômico e social, garantindo segurança e qualidade de vida para todos. Continuaremos trabalhando para atender cada vez mais as demandas do nosso estado,” declarou a deputada.

O vereador Idenei Dummer, que esteve presente na inauguração, destacou a relevância da obra e agradeceu à deputada por atender ao pedido da comunidade.

“Essa era uma demanda antiga dos produtores e moradores do distrito. A deputada Rosangela Donadon atendeu prontamente nossa solicitação e entregou uma solução que vai transformar a realidade da nossa região. Hoje, celebramos uma vitória para todos,” afirmou o vereador.

A entrega da nova ponte reforça o compromisso de Rosangela Donadon com o desenvolvimento das áreas rurais e com a melhoria da infraestrutura em todo o estado. Para o distrito de Kapa 46, a obra representa mais que uma melhoria física: é um símbolo de progresso e cuidado com as necessidades da população.

Por Assessoria parlamentar

CNJ promove a campanha “Sustentabilidade: o futuro a gente faz agora”

0

Campanha Sustentabilidade CNJ 2024

Diante da preocupação com o agravamento das crises ambientais que marcaram o país em 2024, o Conselho Nacional de Justiça está promovendo a campanha “Sustentabilidade: o futuro a gente faz agora”. O lançamento aconteceu durante a I Conferência Internacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário, evento que reuniu especialistas, autoridades e membros do Judiciário para discutir medidas concretas em favor do meio ambiente, da sociedade e da boa governança.

Neste ano, a Embrapa identificou 200 mil focos de incêndio em áreas de matas durante o período da seca. Rondônia chegou a declarar situação de emergência devido às queimadas que assolaram todo o estado. Em 2024 também houve a seca histórica dos rios da bacia hidrográfica rondoniense, em especial, o rio Madeira. Enquanto no sul do país, chuvas intensas e tempestades causaram inundações com mortes e milhares de desabrigados.

Para o CNJ, esse cenário de extremos climáticos que o Brasil enfrenta, evidencia a urgência de ações sustentáveis para a preservação da vida no planeta, conscientizando não apenas a sociedade, mas também o próprio Poder Judiciário sobre a importância do tema.

A campanha, elaborada em linguagem simples, destaca exemplos concretos de como aplicar no dia a dia os princípios do conceito ESG (Environmental, Social and Governance), sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança. Entre as iniciativas sugeridas estão o uso eficiente dos recursos naturais, estratégias para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e a promoção de igualdade e ética nas relações institucionais.

Essa iniciativa está homologada a acordos internacionais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e o Acordo de Paris, reafirmando o compromisso do Poder Judiciário com um meio ambiente equilibrado e sustentável para as atuais e futuras gerações.

Acesse a campanha no Portal do CNJ.

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Marcos Rogério critica indiciamento de Bolsonaro por golpe

0

Senador classificou ação da PF como ‘narrativa baseada em conjecturas’

Marcos Rogério critica indiciamento de Bolsonaro por golpeO senador Marcos Rogério (PL-RO), em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (27), manifestou indignação com o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pela Polícia Federal, por tentativa de golpe de Estado. O parlamentar questionou a fundamentação do processo que levou a essa decisão e alertou para o risco de “uso político” do sistema judiciário, que colocaria em risco a democracia brasileira.

— Estamos observando uma narrativa que tomou conta de todo o noticiário: a narrativa do golpe. Onde estão as evidências? Estamos diante do que, no direito, se chama de “teoria do crime impossível”. Sem forças, sem armas não tem ameaça, não tem tentativa, não tem golpe — disse.

Publicidade

Marcos Rogério afirmou que as investigações devem ser conduzidas com transparência, seriedade e respeito ao devido processo legal. Ele alertou que, sem esses princípios, processos judiciais podem se transformar em “instrumentos de perseguição política”, comprometendo a integridade das instituições democráticas.

O senador também defendeu a imunidade parlamentar e o direito à crítica, e observou que discordâncias sobre decisões judiciais ou autoridades não devem ser tratadas como crime.

— Indiciar alguém, especialmente um ex-chefe de Estado, é algo grave, que só se justifica quando há indícios claros e concretos da prática criminosa. O que vimos até agora não atende a esse critério. As acusações parecem baseadas mais em conjecturas do que em provas robustas. Afirmações genéricas e superficiais não podem ser suficientes para justificar medidas tão drásticas — protestou.

Agência Senado/Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Rondônia se prepara para o 2º Fórum do Leite sobre inovação e sustentabilidade na pecuária leiteira

0

Nos dias 5 e 6 de dezembro, o governo de Rondônia realizará o 2º Fórum do Leite, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. O evento, executado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), reunirá especialistas, produtores e representantes do setor leiteiro para trocar conhecimentos e apresentar inovações tecnológicas que impulsionam a produtividade e a sustentabilidade da pecuária leiteira no estado.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que o evento contribui para a melhoria na qualidade do leite produzido no estado. “O Fórum do Leite é mais que um encontro, é um espaço para a busca pela profissionalização e adoção de tecnologias que garantam a qualidade, a competitividade e o desenvolvimento sustentável do setor leiteiro em nosso estado. Rondônia é referência nacional na pecuária leiteira, e esse evento reforça nosso compromisso com os produtores”, enfatizou.

SOBRE O FÓRUM

Estratégias para a profissionalização da produção de leite será um dos temas do Fórum

A programação inclui palestras, painéis, e workshops conduzidos por especialistas renomados, como Mateus Henrique Soares Ribeiro, que abordará estratégias para a profissionalização da produção de leite; e José Roberto Canziani, que trará discussões sobre tecnologias, como a produção de feno e pré-secado. Também serão apresentados casos de sucesso e metodologias para a formação de custos de produção do leite.

O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, ressaltou a importância da participação de todos os envolvidos na cadeia produtiva. “Este evento é uma oportunidade para os produtores se atualizarem sobre as melhores práticas, discutirem soluções para os desafios do setor e se conectarem com iniciativas que fortalecem o mercado local e nacional.”

Além das palestras e painéis, o Fórum terá momentos interativos para o público tirar dúvidas diretamente com os palestrantes, sessões de networking e um espaço para apresentação de produtos e serviços inovadores no setor.

Novo Parque do Buriti, em Seringueiras, promete transformar lazer e turismo na região

0

O município de Seringueiras está prestes a ganhar um espaço de lazer e convivência que promete transformar o dia a dia da população. O novo Parque do Buriti, em fase final de construção, representa mais uma parceria entre o governo de Rondônia e o Executivo municipal. A obra está orçada em R$ 2.813.746,50 (dois milhões, oitocentos e treze mil, setecentos e quarenta e seis reais e cinquenta centavos), sendo R$ 2.665.654,58 (dois milhões, seiscentos e sessenta e cinco mil, seiscentos e cinquenta e quatro reais e cinquenta e oito centavos) provenientes do governo do estado e R$ 148.091,92 (cento e quarenta e oito mil, noventa e um reais e noventa e dois centavos) repassados pelo município.

Com a obra, executada por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp), Seringueiras se consolida como um modelo de valorização de espaços públicos, oferecendo um ambiente que une lazer, cultura e turismo em um só lugar. Além de ser um local seguro e agradável para as famílias, o Parque do Buriti inclui itens que valorizam tanto o convívio social quanto a prática de atividades físicas.

Parque terá infraestrutura com playground, pista de caminhada, pergolado, entre outros

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Parque beneficia os moradores de Seringueiras, e também impulsiona o turismo e o desenvolvimento da cidade. “Espaços públicos eficientes são fundamentais para promover lazer, saúde e integração social, além de fortalecer a economia local e criar oportunidades para empreendedores”, ressaltou.

LAZER E BEM-ESTAR

A estação de barra fixa, os bancos e o pergolado são apenas alguns dos elementos pensados para promover bem-estar e qualidade de vida à população. Com espaços criativos e divertidos, como o playground e o monumento temático da família Shrek, que certamente será um atrativo especial para os pequenos, o Parque também vai contemplar os momentos de lazer das crianças.

O secretário da Seosp, Elias Rezende, enfatizou que o investimento no Parque do Buriti reforça o empenho do governo de Rondônia com o desenvolvimento urbano e o bem-estar das pessoas. “A arborização, a ponte de madeira e o totem com o nome do município tornam o espaço uma atração turística capaz de atrair visitantes de toda a região. O Parque do Buriti é um exemplo de como a infraestrutura pode transformar o futuro de um município.”

Feira de Empreendedores percorrerá municípios neste fim de ano expondo produtos que valorizam Rondônia

0

A Feira de Empreendedores promete fortalecer a economia de Rondônia, conectar os trabalhadores do setor e valorizar a diversidade do que é produzido no estado neste fim de ano, com edições em Porto Velho nesta sexta-feira (29), Vilhena (7 e 8/12), Jaru (12 e 13/12), Ouro Preto do Oeste (13 e 14/12) e Ji-Paraná (20 e 21/12). O governo de Rondônia é o responsável pela realização do evento, e por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), disponibiliza uma estrutura confortável, adequada e eficaz para acomodar os expositores.

A Feira percorre os municípios e se consolida como um espaço especialmente dedicado ao empreendedorismo rondoniense. O público poderá saborear as delícias da gastronomia, produtos frescos e de qualidade da agricultura familiar; e ainda artesanatos e produtos que expressam a identidade do estado. Ao mesmo tempo, o evento é uma vitrine gratuita de oportunidades para os pequenos negócios, e contribui para o desenvolvimento econômico.

Exposição de produtos que expressam a identidade de Rondônia

VALORIZAÇÃO

O governador Marcos Rocha, destaca os benefícios dessa iniciativa. ‘‘A Feira dos Empreendedores é uma oportunidade de valorizar os produtos únicos e característicos de Rondônia, feitos por pessoas dedicadas. São pessoas que amam e investem no estado, e colocaram em prática o sonho de empreendedorismo, ajudando o nosso estado a prosperar. O governo devolve esse gesto, dando todas as condições para que a população conheça e aprecie cada vez mais o que é produzido.’’

O vice-governador e secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves, reforça o papel da Feira para o impulsionamento dos pequenos negócios. ‘‘Essa é uma iniciativa que reúne a combinação perfeita para os pequenos negócios prosperarem, proporcionando condições para que o público conheça as marcas e a qualidade do que é produzido, a fim de fortalecer a valorização das pessoas e dos produtos de Rondônia’’.

A coordenadora de Empreendedorismo e Micro e Pequenas Empresas, Gisele Cintra, destaca que o evento é marcado por um ambiente interativo, de valorização dos talentos do estado, e de celebração da criatividade da população rondoniense. ‘‘A Feira reforça o compromisso do governo de Rondônia de incentivar o empreendedorismo, de acreditar no potencial dos expositores para apresentação ao público dos melhores produtos’’, salientou.

A Feira comercializa produtos da gastronomia rondoniense

PROGRAMAÇÃO

Porto Velho

Data: 29 de novembro;

Horário: das 7h às 16h;

Local: ao lado do Palácio Rio Madeira, sede do Governo de Rondônia, na Rua Pio XII, nº 717, Bairro Olaria.

Vilhena

Data: 7 e 8 de dezembro;

Horário: das 18h às 0h;

Local: Praça Nossa Senhora Aparecida, na Avenida Major Amarante, Centro.

Produtos frescos da agricultura familiar estão presentes na Feira

Jaru

Data: 12 e 13 de dezembro;

Horário: das 18h às 22h;

Local: Rua Florianópolis, nº 3.017, Setor 2.

Ouro Preto do Oeste

Data: 13 e 14 de dezembro;

Horário: das 18 às 22h;

Local: Bosque Ouro Preto do Oeste, na Avenida Capitão Silvio Gonçalves de Farias, Bairro Bela Floresta.

Ji-Paraná

Data: 20 e 21 de dezembro

Horário: das 18h às 22h

Local: estacionamento de um posto, na avenida Marechal Rondon.