Início Site Página 154

Caixa começa a pagar saldo do FGTS retido pelo saque-aniversário

0

A Caixa Econômica Federal inicia, nesta segunda-feira (29), o pagamento dos valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que estavam retidos para trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário e foram demitidos ou tiveram o contrato suspenso de 1º de janeiro de 2020 a 23 de dezembro de 2025.

A liberação dos recursos foi autorizada pela Medida Provisória (MP) 1.331/2025, publicada na terça-feira (23), pelo governo federal. Ao todo, serão liberados cerca de R$ 7,8 bilhões, beneficiando aproximadamente 14,1 milhões de trabalhadores em todo o país.

Como será o pagamento

O pagamento será feito em duas etapas:

  • Primeira etapa: a partir de 29 de dezembro, com liberação de até R$ 1,8 mil por conta vinculada, limitado ao saldo disponível. Nesta fase, a Caixa estima liberar cerca de R$ 3,9 bilhões.
  • Segunda etapa: pagamento do saldo restante, também estimado em R$ 3,9 bilhões, a partir de 2 de fevereiro de 2026, de forma escalonada até 12 de fevereiro de 2026.

Crédito automático na conta

Os valores serão liberados automaticamente, sem necessidade de solicitação por parte do trabalhador. O crédito será feito prioritariamente na conta bancária cadastrada no aplicativo FGTS.

Segundo a Caixa, cerca de 87% dos trabalhadores já possuem conta cadastrada no aplicativo (app) e receberão o dinheiro diretamente no banco. O crédito vale para contas cadastradas até 18 de dezembro.

Quem não tem conta cadastrada poderá sacar o valor nos canais físicos da Caixa, como:

  • casas lotéricas;
  • terminais de autoatendimento;
  • correspondentes Caixa Aqui;
  • agências da Caixa.

O saque pode ser feito com Cartão Cidadão e senha. Em terminais da Caixa, também é possível usar biometria ou apenas a senha. Os valores ficarão disponíveis enquanto a medida provisória estiver em vigor.

Quem não poderá sacar

Os recursos não poderão ser sacados nos seguintes casos:

  • valores usados como garantia em empréstimos de antecipação do saque-aniversário
  • contas com bloqueio judicial, como em casos de pensão alimentícia

Nessas situações, o saldo permanece indisponível.

Quem tem direito à liberação

Tem direito ao saque o trabalhador que:

  • optou pelo saque-aniversário;
  • teve o contrato de trabalho suspenso ou rescindido entre 1º de janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025;
  • possui saldo na conta do FGTS referente ao contrato.

A liberação vale para rescisões por:

  • demissão sem justa causa;
  • despedida indireta, culpa recíproca ou força maior;
  • falência ou falecimento do empregador;
  • término de contrato por prazo determinado (inclusive temporários);
  • suspensão total do trabalho avulso.

No caso de rescisão por acordo entre empregado e empregador, o trabalhador pode sacar 80% do saldo disponível.

Como consultar se tem direito

O trabalhador pode verificar se tem valores a receber pelos seguintes canais:

  • aplicativo FGTS (opção Informações Úteis)
  • telefone 0800-726-0207 (opção FGTS)
  • agências da Caixa

Para saber o valor exato, basta consultar o extrato no aplicativo FGTS. Os créditos aparecem com a descrição “SAQUE DEP 50S” ou “SAQUE DEP 50A”.

O que é o saque-aniversário?

Em vigor desde 2020, o saque-aniversário permite que o trabalhador retire anualmente, no mês do aniversário, uma parte do saldo do FGTS, além de um valor adicional. Em contrapartida, em caso de demissão sem justa causa, ele não pode sacar o saldo total, apenas a multa rescisória. Essa regra motivou a liberação excepcional agora autorizada por medida provisória.

É possível pedir o retorno ao saque-rescisão, forma tradicional de saque do FGTS, mas a mudança só passa a valer 25 meses após o pedido.

Mais informações estão disponíveis no site da Caixa e no aplicativo FGTS.

 

Agência Brasil

PRF em Rondônia prende três indivíduos durante fiscalizações no fim de semana

0
A execução dos mandados de prisão por crimes de tráfico de drogas, homicídio e pensão alimentícia ocorreram em Ariquemes e Ji-Paraná
44d93138-ddfb-4300-9208-20a3e45b86fd.jpg

 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, durante comandos de fiscalização realizados neste domingo (28), na BR 364, deteve três indivíduos com mandados de prisão em aberto.

A primeira prisão ocorreu por volta das 11h05, no km 519 da BR-364, em Ariquemes. A equipe policial deu ordem de parada a um táxi e, ao consultar o BNMP, os agentes identificaram um mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas em desfavor de um dos ocupantes, expedido pela 1ª Vara de Delitos de Tóxico de Porto Velho. O homem foi encaminhado à UNISP de Ariquemes.

Pouco tempo depois, às 11h30, em Ji-Paraná, no km 352 da mesma rodovia, um caminhão foi abordado por outra equipe. Ao checar a documentação de um passageiro de 29 anos, constatou-se a existência de um mandado de prisão por pensão alimentícia pendente de cumprimento, expedido pela 4ª Vara de Família de Porto Velho. O indivíduo foi detido e apresentado à autoridade policial da região.

Já no período da noite, por volta das 22h, na mesma cidade, no km 341 da BR 364, a PRF abordou um veículo de passeio e, durante a fiscalização, os policiais verificaram que o condutor possuía um mandado de prisão por homicídio expedido pela 1ª Vara Criminal de Ponta Porã/MS. Ele teria descumprindo condições do livramento condicional. O homem foi conduzido ao presídio central da cidade, após o cumprimento das formalidades legais.

Com essas ações, a PRF reafirma seu compromisso de garantir a segurança pública não apenas combatendo infrações de trânsito, mas também atuando no cumprimento de ordens judiciais e no combate à criminalidade nas rodovias federais.

SINTERO vai solicitar à Prefeitura análise dos descontos feitos no acordo do piso

0

O SINTERO informa que vai protocolar, nos próximos dias, um pedido de reanálise, por via administrativa, junto à Prefeitura de Porto Velho, sobre os descontos aplicados no pagamento do acordo da ação do piso salarial do magistério (processo nº 7039552-21.2024.8.22.0001).

Os valores pagos aos professores e professoras tiveram retenção de impostos. No entendimento do SINTERO, esses valores possuem natureza indenizatória e, por isso, não deveriam ter sofrido descontos. A posição da entidade está baseada no entendimento do seu setor jurídico e em decisões judiciais de casos semelhantes em todo o país.

O SINTERO enfatiza que vai atuar para que essa análise seja feita por via administrativa junto à Prefeitura e, caso o pedido seja negado ou não avance, adotará as medidas judiciais cabíveis. A entidade reforça que esse encaminhamento não terá custos para as professoras e os professores do município de Porto Velho.

O SINTERO vai acompanhar os desdobramentos desse pedido junto à Prefeitura e manter a categoria informada sobre cada encaminhamento. A entidade seguirá atuando para que a situação seja analisada, se necessário individualmente, e resolvida de forma justa e igualitária.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação – SID

Ouvidoria já atualizou 88 serviços da Carta da Anvisa

0
Serviços passaram a ser atualizados permanentemente com a utilização de novas ferramentas e o uso de plataformas digitais.

A Ouvidoria da Anvisa (OuvAnvisa) promoveu, desde o mês de novembro de 2024, a atualização de 88 dos serviços constantes da Carta de Serviços da Anvisa, um instrumento essencial para orientar os usuários sobre as entregas e compromissos da Agência. Ao mesmo tempo, foram acrescentados 23 serviços, ampliando o escopo de informações e fortalecendo a comunicação institucional com a sociedade. Oito serviços foram excluídos, após análises que identificaram redundâncias, alterações normativas ou perda de aplicabilidade.

Esse avanço na gestão da Carta, atualmente com 382 serviços, só está sendo possível graças ao empenho da OuvAnvisa, que ampliou e modernizou o sistema de consulta com as diferentes áreas da Agência. Os serviços oferecidos passaram a ser atualizados, em tempo real, com a utilização de novas ferramentas de gestão e o uso de plataformas digitais, como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o Portal Gov.BR, além de monitoramento contínuo das informações. Essas ações passaram a garantir que a Carta permaneça sempre atualizada, acessível e em conformidade com os princípios de transparência, eficiência e melhoria contínua da gestão pública.

A Carta de Serviços foi instituída pelo Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017, tendo como objetivo informar os serviços prestados pelas instituições, as formas de acesso a tais serviços, os compromissos e padrões de qualidade do atendimento ao público. O Decreto, em seu Capítulo II, estabelece como um dos objetivos da Ouvidoria a implementação, o acompanhamento e a atualização da Carta, em coordenação com as demais unidades institucionais, além do zelo pela adequação e pela qualidade das informações nela disponibilizadas.

Nova Gestão – A ouvidora Samara Furtado, em articulações com a Coordenação de Projetos e Governança de Tecnologia da Informação (CGOTI) conseguiu viabilizar a retomada da atividade para o âmbito da Ouvidoria. Reuniões foram realizadas para essa transição e, a partir do mês de novembro do ano passado, o monitoramento, a revisão e a atualização da Carta voltaram a ser conduzidos pela Ouvidoria, de forma interativa com as demais áreas da Agência.

A ouvidora Samara Furtado esclarece que, “além do resgate dessa atividade legalmente atribuída à Ouvidoria, a atual gestão está ampliando o acesso aos serviços disponibilizados à sociedade para que ela seja atendida com qualidade, segurança e precisão. Ao mesmo tempo, a Anvisa é fortalecida na sua capacidade de prestar serviços”. Samara lembrou que foi criado formulário para atualizações, exclusões e inclusões em tempo real, bem como um e-mail para tratar exclusivamente de assuntos relacionados à Carta de Serviços: [email protected].

Além da obrigatoriedade da publicação dos serviços disponibilizados pela Anvisa no portal “gov.br” por meio da Carta de Serviços, a Ouvidoria, em parceria com as demais unidades da Casa, é responsável pela atualização das informações ali contidas, pela avaliação e adequação do formato, acessibilidade, linguagem, precisão e suficiência das informações dos serviços.

A lista completa dos serviços oferecidos pela Anvisa pode ser acessada pelo link: Carta de Serviços.

Saúde e Vigilância Sanitária

Prorrogação de benefícios tributários a equipamentos inteligentes é sancionada

0

Os benefícios tributários para taxas de fiscalização e contribuições relacionadas a estações de telecomunicações foram prorrogados até 31 de dezembro de 2030. É que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou na última sexta-feira (26) a lei que trata do assunto (Lei 15.320, de 2025). Sem essa lei, os benefícios se encerrariam no fim deste ano.

Na prática, a lei prorroga benefícios tributários para os chamados equipamentos inteligentes, mecanismos de comunicação pela internet que vão de aparelhos domésticos a máquinas industriais — tecnologia também conhecida como internet das coisas. A ideia é que a prorrogação do benefício servirá de incentivo ao mercado, garantindo empregos e aquecendo a economia.

A comunicação de internet nas áreas rurais também será beneficiada, já que é uma área especificamente sensível a esse tipo de tecnologia, com as estações satelitais (instalações que estabelecem comunicação com satélites) de pequeno porte.

A nova lei tem origem no PL 4.635/2024, do deputado Vitor Lippi (PSDB-SP). No Senado, o projeto foi aprovado no dia 2 de dezembro, com o senador Efraim Filho (União-PB) como relator.

Fonte: Agência Senado

Preocupação com segurança pública mobilizou o Senado em 2025

0

Ao longo de 2025, a segurança pública consolidou-se como um dos temas mais recorrentes no Senado, o que reflete a preocupação dos brasileiros com a expansão do crime e a demanda por respostas do Estado.

Votação de projetos de lei, debates nos colegiados e a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) neste ano mostraram o esforço dos parlamentares em propor e examinar medidas de enfrentamento à violência sob múltiplos ângulos: de projetos de endurecimento penal até a reorganização estrutural do sistema de segurança.

Agência Senado mapeou alguns dos principais acontecimentos do ano, com destaque para o que foi aprovado, o que segue em tramitação e as iniciativas que avançaram para análise em 2026.

Crime organizado 

O combate ao crime organizado marcou a agenda de segurança pública em 2025, especialmente com a aprovação pelo Plenário do Senado, em 10 de dezembro, do Projeto de Lei (PL) 5.582/2025, chamado PL Antifacção.

O texto endurece penas para crimes cometidos por organizações criminosas e milícias, restringe regras de progressão de regime e amplia instrumentos de investigação. Entre os dispositivos, está a previsão de destinação de recursos das empresas de apostas (bets) para o Fundo Nacional de Segurança Pública.

O relator da proposta, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), afirmou que a intenção foi fortalecer as ferramentas legislativas de combate ao problema.

— Tudo foi construído com o objetivo de fazer frente a um dos grandes desafios do nosso tempo, que é a escalada do crime organizado no território e na economia do país. O projeto traz agravamento de penas, novos instrumentos de enfrentamento e reforço ao financiamento da segurança pública — resumiu.

O texto foi aprovado com modificações em relação ao enviado pela Câmara e por isso retornou para análise dos deputados.

Crimes violentos 

Em 14 de outubro, o Senado aprovou o PL 4.809/2024, que altera regras de execução penal e impõe critérios mais rígidos para o cumprimento de penas em crimes violentos. O projeto foi remetido à Câmara dos Deputados para continuidade da tramitação.

Outra proposta de endurecimento penal debatida ao longo do ano no Senado aumenta as penas para crimes de furto, roubo e receptação. O PL 5.550/2020, do senador Styvenson Valentim (PSDB-RN), foi aprovado em abril na Comissão de Segurança Pública (CSP), presidida pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Agora o texto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Polícias científicas 

Também avançou a proposta de emenda à Constituição que inclui as polícias científicas entre os órgãos de segurança pública. Após aprovação em dois turnos no Plenário do Senado em 16 de dezembro, a PEC 76/2019, de autoria do então senador Antonio Anastasia (MG), será agora analisada pela Câmara dos Deputados.

A polícia científica é responsável pelas perícias oficiais em investigações criminais, como criminalística, medicina legal e identificação. A proposta busca dar reconhecimento constitucional a esses órgãos, o que poderá reforçar a autonomia, uniformizar nomenclaturas e fortalecer a atuação técnica em todo o país.

Relatora da matéria no Senado, a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) destacou que a garantia constitucional vai reforçar a autonomia institucional desses agentes.

Segurança escolar 

Em 4 de julho, foi sancionada a Lei 15.159, que aumenta penas para crimes cometidos em ambiente escolar. A norma, originada de proposta do governo federal (PL 3.613/2023), foi aprovada pelo Senado no dia 11 de junho.

Com a sanção, a lei passou a integrar o arcabouço normativo de proteção a estudantes, professores e servidores de escolas, com foco na prevenção e resposta a episódios de violência em instituições de ensino.

CPI do Crime Organizado

Em novembro o Senado instalou a CPI do Crime Organizado, com vistas a investigar a atuação de facções criminosas e milícias, as conexões econômicas dessas organizações e as ramificações estaduais.

Em uma das oitivas da comissão parlamentar de inquérito, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, destacou a complexidade contemporânea do crime organizado.

— O crime organizado é um fenômeno novo que saiu do mundo físico para o digital, das cidades para o mundo e da clandestinidade para as estruturas do poder e da economia — declarou.

O presidente da CPI, senador Fabiano Contarato (PT-ES), tem defendido que o enfrentamento exigido para esse fenômeno deve ser tratado com base em investigação aprofundada e cooperação institucional.

PEC da Segurança Pública 

Entre as políticas estruturais tratadas em 2025, destaca-se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2025, conhecida como PEC da Segurança Pública, que busca reorganizar o sistema de segurança no país.

A PEC prevê maior coordenação entre União, estados e municípios, além da criação de um Sistema Nacional de Segurança Pública, com diretrizes integradas para políticas, dados e ações.

Em 15 de dezembro, líderes partidários decidiram adiar para 2026 a votação da proposta no Plenário da Câmara dos Deputados (Casa iniciadora), assim como a análise final das alterações feitas pelo Senado no PL Antifacção.

Segurança pública: atuação do Senado em 2025 

Projetos aprovados • PL 5.582/2025 (PL Antifacção): alterado pelo senadores, retornou para a Câmara
• PL 4.809/2024 (penas maiores para crimes violentos): enviado à Câmara

• PEC 76/2019 (reconhecimento das polícias científicas): enviado à Câmara

Projetos que avançaram  • PL 5.550/2020 (pena maior para furto, roubo e receptação): aprovado na CSP, está em análise na CCJ
Aguarda votação em 2026 • PEC 18/2025 (PEC da Segurança Pública): ainda em análise na Câmara
Lei sancionada  • Lei 15.159, de 2025 (penas maiores para crimes em escolas)
CPI do Crime Organizado • Continua os trabalhos em 2026

Fonte: Agência Senado

PF e BPFRON apreendem 10 kg de cocaína em área portuária de Guajará-Mirim/RO

0
A droga foi apreendida durante patrulhamento ostensivo na área portuária do município de Guajará-Mirim/RO.
WhatsApp Image 2025-12-27 at 20.39.14.jpeg

 Na noite de sexta-feira, 26/12, durante patrulhamento ostensivo na área portuária do município de Guajará-Mirim/RO, realizado no contexto da Operação Madeira Mamoré, policiais visualizaram dois indivíduos em atitude suspeita.

Ao perceberem a aproximação das equipes policiais, os suspeitos fugiram a pé, abandonando uma mochila. Durante a verificação do material, os policiais encontraram aproximadamente 10 kg de cloridrato de cocaína, divididos em tabletes.

O entorpecente foi apreendido e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Guajará-Mirim/RO, para adoção das providências cabíveis. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar e localizar os envolvidos na prática criminosa.

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

Porto de Porto Velho encerra 2025 com avanços institucionais e reconhecimento nacional

0

O ano de 2025 foi marcado pela celebração dos 50 anos de operação do Porto de Porto Velho, pela inauguração da nova sede administrativa da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) e pela conquista do 3º lugar no Prêmio no Congresso Internacional de Desempenho Portuário CIDESPORT 2025, voltado à avaliação de desempenho ambiental, social e de governança (ESG). Com isso, o governo de Rondônia encerrou o ano consolidando um ciclo de avanços institucionais, investimentos e reconhecimento nacional para o porto público do estado.

HISTÓRIA E INVESTIMENTOS

O cinquentenário do porto, comemorado em novembro, reuniu autoridades, servidores e parceiros institucionais em uma programação que resgatou a história da navegação no rio Madeira e destacou o papel estratégico do terminal para o desenvolvimento econômico e logístico de Rondônia. A data reforçou a importância do porto como elo fundamental da integração do estado às rotas do Arco Norte.

Ainda como parte das ações comemorativas, foi inaugurada a nova sede administrativa da Soph. A entrega do prédio simbolizou a modernização da gestão portuária, proporcionando melhores condições de trabalho, maior eficiência administrativa e fortalecimento da presença institucional do porto na capital.

Ainda como parte das ações comemorativas, foi inaugurada a nova sede administrativa com a presença de autoridades

GESTÃO E GOVERNANÇA

Ao longo de 2025, a gestão avançou no aperfeiçoamento de processos internos, na conformidade regulatória e na transparência administrativa. Segundo o diretor-presidente da Soph, Fernando Parente, o ano representou um período de consolidação. “Foi um ano em que fortalecemos a governança, organizamos a gestão e projetamos o Porto de Porto Velho para os próximos desafios”, pontuou.

O reconhecimento nacional veio em novembro, durante o Congresso Internacional de Desempenho Portuário, em Florianópolis, quando o Porto de Porto Velho conquistou o 3º lugar no Prêmio CIDESPORT 2025. A premiação avaliou políticas e resultados nas áreas ambiental, social e de governança, colocando o porto entre os destaques nacionais na categoria de portos públicos com movimentação de até cinco milhões de toneladas.

A conquista deu continuidade a uma sequência de quatro anos seguidos de premiações nacionais. Em 2022, o porto obteve o 1º lugar na categoria “Avanço” do prêmio Portos+Brasil, do Ministério de Portos e Aeroportos. Em 2023, foi reconhecido pela eficiência econômica ao alcançar o 2º lugar na categoria “Variação da Margem EBITDA”. Já em 2024, conquistou o 1º lugar em “Conformidade Regulatória”, na modalidade Porto Público, no prêmio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

IMPACTO PARA RONDÔNIA

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os resultados refletem o papel estratégico do Porto de Porto Velho no fortalecimento da logística estadual e na atração de novos investimentos. “Cada reconhecimento mostra que é possível aliar eficiência operacional, responsabilidade institucional e compromisso com a sustentabilidade”, destacou.

Com obras, celebrações históricas, fortalecimento da governança e reconhecimento nacional, o Porto de Porto Velho encerra 2025 reafirmando sua importância para o desenvolvimento do estado. A expectativa para 2026 é aprofundar a agenda ESG e ampliar investimentos, mantendo o equilíbrio entre crescimento logístico e responsabilidade ambiental, social e institucional.

Calendário ampliado de ações culturais, de esporte e lazer movimentaram todas as regiões de Rondônia em 2025

0

Em 2025, o governo de Rondônia encerrou o ano com um calendário ampliado de ações culturais, de esporte e lazer que movimentaram todas as regiões de Rondônia. Grandes festas tradicionais, como o Arraial Flor do Maracujá e o Duelo na Fronteira, foram reforçadas por investimentos da gestão estadual, e a retomada de programas esportivos e liberação de editais da Política Nacional Aldir Blanc, que movimentaram a cadeia cultural do estado.

O Arraial Flor do Maracujá, realizado entre 1º e 10 de agosto, no Parque dos Tanques, em Porto Velho, reuniu quadrilhas, bois-bumbás e mais de 40 grupos folclóricos. O evento voltou a atrair grande público e movimentou setores de artesanato, alimentação e produção cultural. Outro destaque do ano, foi o Duelo na Fronteira, em Guajará-Mirim, que ocorreu entre os dias 12 e 17 de novembro, no Bumbódromo Márcio Menacho, em Guajará-Mirim. As disputas entre Flor do Campo e Malhadinho mantiveram viva a tradição do boi-bumbá rondoniense, reconhecida oficialmente como patrimônio imaterial do estado. O tema de 2025 trouxe reflexões ambientais e a valorização da Amazônia.

Arraial Flor do Maracujá reuniu quadrilhas, bois-bumbás e mais de 40 grupos folclóricos

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o ano de 2025 foi marcado por importantes avanços na cultura, no esporte e na juventude. “Investimos para fortalecer nossas tradições, apoiar os artistas, ampliar oportunidades para os jovens e incentivar a prática esportiva em todas as regiões. Cada ação realizada demonstra o compromisso do governo em valorizar as pessoas, gerar desenvolvimento e garantir que as políticas públicas cheguem a todos”, salientou.

INVESTIMENTOS NA CULTURA

A Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) também executou em 2025 uma série de editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB):

  • Edital nº 08/2025 – Premiação PNAB – “Guardiões dos Saberes: Reconhecimento Cultural dos Povos Tradicionais: Indígenas, Quilombolas e Povos de Matriz Africana / Terreiros”.

Conferência também impulsionou a construção do novo Plano Estadual de Cultura

Com os editais, produtores, coletivos, mestres da cultura, grupos tradicionais e jovens fazedores de cultura puderam acessar recursos para manter projetos e iniciar novas ações. As chamadas foram estruturadas para alcançar regiões urbanas e comunidades rurais.

CONFERÊNCIA DE CULTURA

Durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura, realizada de 10 a 14 de novembro, em Presidente Médici, o governo de Rondônia deu posse à nova gestão do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC/RO) para o biênio 2026–2027. O encontro, promovido pela Sejucel, com apoio do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), reuniu representantes dos 52 municípios e marcou o encerramento da gestão anterior, além de reforçar o diálogo estadual sobre o fortalecimento das políticas culturais. Foram eleitos Édier William Medeiros da Silva, da Sociedade Civil, para a presidência, e Alécio Valois Pereira de Araújo, do Poder Público, para a vice-presidência. A conferência também impulsionou a construção do novo Plano Estadual de Cultura, já aprovado no PAAR, fortalecendo o Sistema Estadual de Cultura por meio de debates, reuniões setoriais, atividades formativas e ampla participação social.

PROJETOS E AÇÕES DE FORMAÇÃO

A área da juventude também teve avanço durante o ano. A Sejucel apoiou projetos comunitários, ações formativas e eventos voltados à participação e empreendedorismo jovem. Oficinas e festivais culturais no interior foram realizados com apoio técnico e, em alguns casos, com recursos via emendas parlamentares, ampliando a participação de jovens criadores e coletivos independentes. Com o objetivo foi descentralizar oportunidades e estimular que jovens do interior também tivessem acesso à cultura, esporte e capacitação.

Em 2025 teve a apresentação do mascote oficial do JIR

JOGOS INTERMUNICIPAIS

Um dos maiores destaques do esporte em 2025 foi a realização dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), que aconteceu de 9 a 22 de outubro, cuja fase final ocorreu em Ji-Paraná. Delegações de diversos municípios competiram em modalidades como atletismo, futsal, handebol, vôlei e natação.

O evento movimentou atletas de alto rendimento e profissionais esportivos, além de estimular políticas de esporte nas prefeituras do interior. A competição também trouxe impacto econômico para o município-sede, com aumento na ocupação de hotéis, restaurantes e comércios locais.

O secretário da Sejucel, Paulo Higo Ferreira, destacou que 2025 foi um ano de consolidação do trabalho da Secretaria. “Ampliamos editais, reforçamos grandes eventos, retomamos programas esportivos e estimulamos ações voltadas à juventude em parceria com municípios e coletivos culturais. Nosso compromisso foi garantir organização, transparência e resultados que impactassem diretamente a população. Atuamos para fortalecer o Sistema Estadual de Cultura, descentralizar oportunidades e valorizar os agentes culturais, esportivos e sociais de Rondônia.”

Ministério da Saúde credencia instituições interessadas em ofertar mentoria ao Projeto Mais Médicos Especialistas

0
Entidades interessadas têm até o dia 16 de janeiro de 2026 para se inscrever no segundo ciclo do Projeto
médicos - hospital - ft- Matheus Oliveira_ Agência Saúde DF (1).jpg

Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde DF

A partir desta segunda-feira (29), o Ministério da Saúde abriu o processo seletivo para o credenciamento de instituições interessadas em ofertar mentoria clínica e atividades formativas aos médicos participantes do Projeto. As inscrições devem ser realizadas até o dia 16 de janeiro de 2026, por meio de formulário eletrônico.

Acesse o formulário eletrônico

Edital nº 16/2025, publicado na última terça-feira (23), integra uma das ações do programa Agora Tem Especialistas, que busca fortalecer a formação e a qualificação de médicos especialistas por meio de acompanhamento contínuo, supervisão técnica e ações de mentoria durante a atuação no SUS.

Podem se credenciar instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, como universidades federais, sociedades de especialidades médicas, instituições públicas de ensino e saúde, Santas Casas, fundações educacionais ou de apoio vinculadas a universidades públicas, associações ou institutos voltados à formação em saúde, além de hospitais filantrópicos que possuam programas estruturados de ensino e qualificação.

As instituições selecionadas serão responsáveis por ofertar aprimoramento em serviço, promover ações de mentoria e desenvolver atividades de imersão teórico-prática voltadas aos profissionais do Mais Médicos Especialistas. A iniciativa tem como foco ampliar a capacidade assistencial do sistema público e elevar a qualidade do cuidado ofertado à população.

No momento da inscrição, é obrigatória documentação que comprove a regularidade jurídica e fiscal, a capacidade técnica e operacional da instituição, bem como um Plano de Trabalho detalhado, conforme os critérios estabelecidos no edital.

Cronograma do processo seletivo

O cronograma do processo seletivo prevê a divulgação da lista de inscrições homologadas no dia 23 de janeiro de 2026, no site do Ministério da Saúde. Eventuais recursos poderão ser apresentados no dia 26 de janeiro de 2026, por meio do e-mail: 

Acesse o cronograma

O resultado final das inscrições homologadas será divulgado no dia 28 de janeiro de 2026, também no site do Ministério da Saúde. Na sequência, entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro de 2026, será realizado o processamento da avaliação da capacidade operacional das instituições e das propostas de ofertas formativas apresentadas.

Anna Elisa Iung 

Ministério da Saúde