Início Site Página 147

MPF alerta para falhas na proteção a defensores de direitos humanos em Rondônia

0

Caso recente acompanhado pelo MPF reforça a ineficiência dos programas de proteção no estado; órgão prorrogou procedimento para apurar a situação

Fotografia em close de duas mãos entrelaçadas em um gesto de apoio e união. Uma das mãos possui tatuagens discretas no pulso e no dorso, repousando sobre as mãos de outra pessoa.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) em Rondônia, tem acompanhado e cobrado ações dos órgãos competentes para a efetiva proteção de defensores de direitos humanos no estado. No fim de 2025, foi necessária a atuação judicial do MPF para que uma liderança de trabalhadores rurais, vítima de um atentado à bala, tivesse a escolta e segurança garantidas durante internação hospitalar em Porto Velho (RO).

Para o MPF, o caso alerta para o déficit nos programas de proteção a defensores de direitos humanos em Rondônia. Antes de propor a ação judicial, o MPF chegou a conseguir a inclusão da vítima no Programa Federal de Assistência a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas (Provita). Entretanto, a inclusão no programa não garantiu medidas concretas de proteção, ainda que fossem emergenciais.

No despacho que prorrogou o procedimento no MPF instaurado para acompanhar a situação, o procurador regional dos Direitos do Cidadão em Rondônia, Raphael Bevilaqua, aponta um cenário crítico na esfera estadual: Rondônia não possui programa próprio de proteção, nem mantém convênios ou parcerias vigentes com a União para esse fim.

Essa lacuna institucional é apontada como um fator que gera riscos severos à vida de vítimas e lideranças que atuam na defesa de direitos básicos. Atualmente, o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH) acompanha mais de 50 casos no estado.

Decisões Judiciais – Na Justiça, o MPF ainda aguarda o julgamento de pedido para que a União aprimore a Política Pública de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas em Rondônia, considerando que o estado não conta com programa próprio, nem em parceria com a União. Também ainda será julgado o pedido do MPF para que o estado de Rondônia seja obrigado a implementar a Política Pública de Proteção, que já foi aprovada pela Lei 3.889/2016 há quase 10 anos e, no entanto, nunca se efetivou.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Rondônia

PF, PMRO e FUNAI prendem homem por transporte ilegal de madeira extraída de terra indígena em Rondônia

0
A ação ocorreu no âmbito da Operação Madeira Mamoré, com foco na repressão a crimes ambientais e na proteção de terras indígenas e recursos naturais
WhatsApp Image 2025-11-18 at 09.12.34.jpeg

Imagem ilustrativa

Porto Velho/RO. Durante diligência no âmbito da Operação Madeira Mamoré, equipes da Polícia Federal, Polícia Militar e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) identificaram um veículo que saía do interior de uma terra indígena transportando diversas toras de madeira provenientes de desmatamento ilegal.

O condutor foi abordado e preso em flagrante pela prática dos crimes de receptação e de transporte de madeira sem licença válida.

A Polícia Federal e os demais órgãos envolvidos seguem atuando de forma integrada na região, com foco na repressão qualificada aos crimes ambientais e na proteção de terras indígenas e recursos naturais.

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

Modernização da Corregedoria: Cartórios de Rondônia podem pagar boleto do FUJU via PIX

0

Uma novidade tecnológica promete facilitar ainda mais o dia a dia das serventias extrajudiciais do Estado de Rondônia, conhecidas popularmente como cartórios. A partir deste mês, o boleto de recolhimento do Fundo Judiciário (FUJU) passa a contar com a opção de pagamento via PIX, por meio de QR Code.

As serventias extrajudiciais, como cartórios de notas, de registro civil e de registro de imóveis por exemplo, devem recolher diariamente ao FUJU um percentual das receitas obtidas com seus emolumentos, conforme estabelece a legislação estadual e as normas do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). Esse recolhimento é regulado por lei, garantindo uma gestão transparente das receitas públicas, com destinação vinculada ao fortalecimento do Judiciário.

Como acessar o pagamento via PIX?

Por meio do Sistema de Informações Gerenciais do Extrajudicial (Sigextra) a cada dia, são gerados dois boletos: um referente ao recolhimento do FUJU e outro aos selos. Agora ambos os boletos são emitidos com um QR Code, que permite o pagamento instantâneo via PIX, além de manter a tradicional opção pelo código de barras, garantindo flexibilidade e comodidade para todos os usuários.

Para realizar o pagamento via PIX, basta acessar a área de “recolhimento”, escolher as “Custas FUJO e Selos” e então gerar o boleto correspondente, efetuando o pagamento utilizando o QR Code disponibilizado.

A captura de tela ilustra a área do Sigextra para pagamento com PIX

O PIX é o método de pagamento, atualmente o mais utilizado no Brasil, superou os cartões de crédito e débito em número de transações, trazendo agilidade, transparência, inclusão e segurança aos procedimentos.

Assessoria de Comunicação Institucional

Ministério da Saúde lança curso sobre o acompanhamento de saúde de mães e crianças na primeira semana de vida

0

Formação qualifica o cuidado ao recém-nascido e à mulher no puerpério, com foco na promoção da saúde, prevenção de agravos e fortalecimento da atenção primária

Ministério da Saúde disponibilizou o curso de consulta da criança e da mulher/pessoa no puerpério na primeira semana de vida na Atenção Primária à Saúde. A iniciativa busca fortalecer o cuidado integral e qualificado desde os primeiros dias de vida do bebê, etapa fundamental para a saúde da criança, da mulher no puerpério e de suas famílias. A formação é voltada a gestores e profissionais de saúde.

Pensado para dialogar com as vivências e os desafios do cotidiano dos serviços, o curso parte do entendimento de que o primeiro contato da criança e da mulher/pessoa no puerpério com a equipe da atenção primária deve ocorrer de forma precoce, preferencialmente na primeira semana de vida. Esse atendimento deve ser conduzido com escuta qualificada, conhecimento técnico e atuação articulada entre diferentes saberes e setores.

O curso tem como objetivo central a promoção da saúde, o gerenciamento precoce de fatores de risco e a prevenção de doenças e reúne conteúdos baseados, também, em diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). A proposta é apoiar os profissionais na resposta às necessidades das crianças e das mulheres/pessoas no puerpério, contribuindo para um cuidado mais resolutivo e humanizado.

As inscrições estão disponíveis pela plataforma da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

Conteúdo e abordagem

Ao longo da formação, são abordados temas como acolhimento, vínculo, avaliação do estado de saúde, planejamento do cuidado e trabalho em equipe multiprofissional e intersetorial. O curso também aprofunda a importância da atenção integral e integrada ao recém-nascido entre o 3º e o 5º dia de vida e à sua família, destacando o papel estratégico da atenção primária nesse processo.

Fazem parte do conteúdo:

  • atendimento de forma sistematizada, contemplando o cuidado ao recém-nascido, à mulher/pessoa no puerpério e à amamentação;
  • identificação de sinais de alerta e estratificação de risco do recém-nascido e da família, com proposição de intervenções precoces;
  • reconhecimento da importância da família e da rede de apoio para a saúde da criança e da mulher/pessoa no puerpério;
  • valorização da visita domiciliar na primeira semana de vida e os passos para realizar a ação.

O curso utiliza diferentes recursos educacionais, como vídeos instrutivos e informativos com especialistas, infográficos, fluxogramas, imagens e textos de apoio. As indicações de leituras e vídeos sobre situações relacionadas à temática também favorecem a aplicação prática dos conteúdos no dia a dia dos serviços.

A instituição responsável pela oferta e pela certificação é a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Coordenação-Geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde. Serão 15 mil vagas disponíveis até novembro de 2026.

Thaís Ellen da S. Rodrigues
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde amplia em 92% número de bolsas para formação de especialistas na área da saúde

0
Concessão de 3.483 novas bolsas consolida a pasta como maior financiadora de residências em saúde no Brasil e dialoga com o Programa Agora Tem Especialistas
médico - Fotos_ Matheus Oliveira_ Agência Saúde DF (2).jpg

Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde-DF

O Ministério da Saúde inicia 2026 com um salto na formação de especialistas. O governo federal aumentou em 92% o número de novas bolsas concedidas para programas de residência em saúde. A iniciativa dialoga diretamente com o Agora tem Especialistas (ATE), que tem por objetivo ampliar o acesso à saúde especializada para reduzir o tempo de espera por atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2026, a pasta vai financiar 3.483 novas bolsas, enquanto em 2025 foram concedidas 1.813 bolsas – um aumento de 92%. O montante consolida o Ministério da Saúde como o principal financiador de bolsas de residência em saúde no Brasil. A iniciativa, por meio do programa Pró-Residências, resulta no fortalecimento da formação de especialistas e da assistência à população em regiões prioritárias do país por meio de ações como o ATE.

A ampliação decorre da publicação das portarias de resultado da seleção de programas de residência médica e de residência em área profissional da saúde, no âmbito do Pró-Residências (Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas e Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde).

Residência médica

Foram concedidas 2.483 novas bolsas de Residência Médica, distribuídas em 1.130 programas, contemplando 110 especialidades, áreas de atuação e anos adicionais. Os programas foram homologados pela Portaria nº 167, de 22 de dezembro de 2025, e pela Portaria SGTES/MS nº 174, de 7 de janeiro de 2026.

Residência em área profissional da saúde

No âmbito das residências em área profissional da saúde, foram concedidas 1.000 novas bolsas, em 169 programas, sendo 27 áreas de especialização. Dentre eles, 60 programas estão localizados em estados da Amazônia Legal, correspondendo a 389 bolsas. Os programas foram homologados na Portaria nº 180, de 9 de janeiro de 2026.

Formação de especialistas para o SUS

O Pró-Residências considera as necessidades do SUS, incentivando a formação de especialistas em saúde nas regiões prioritárias. A iniciativa amplia a oferta de assistência nos serviços de saúde e contribui para a qualificação do cuidado prestado aos usuários do SUS.

As residências em saúde são reconhecidas como o padrão de excelência da pós-graduação em saúde e desempenham papel estratégico na organização do Sistema Único de Saúde. Ao ampliar o financiamento de bolsas para programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), o governo federal reforça seu compromisso com a ordenação da formação e com a redução das desigualdades regionais na oferta de especialistas, em conformidade com a Política Nacional de Residências em Saúde.

Cadastro dos residentes

O cadastro dos residentes contemplados com bolsas do Pró-Residências deve ser realizado pelos coordenadores das Comissões de Residência Médica (COREME) e das Comissões de Residência em Área Profissional da Saúde (COREMU) no SIG-Residências, a partir de fevereiro de 2026.

O gerenciamento das bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde é realizado por meio do Sistema de Informações Gerenciais do Pró-Residências (SIG-Residências).

Mais informações: acesse o SIG-Residências ou entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Priscilla Leonel
Ministério da Saúde

Autocuidado: Sesau orienta 10 dicas de como cuidar da mente para viver melhor

0

O início de um novo ano é marcado por expectativas, recomeços e pelo estabelecimento de muitos planos. No entanto, existe um cuidado essencial para que todas essas metas se concretizem: o cuidado com a saúde mental. Com esse objetivo, a campanha Janeiro Branco convida a sociedade a refletir sobre emoções, pensamentos e relações, incentivando o autocuidado e a busca pelo equilíbrio emocional.

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), reforça que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo. O Janeiro Branco vai além de uma campanha: é um convite permanente ao autocuidado, à empatia e à construção de uma vida mais leve, saudável e equilibrada.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, falar sobre saúde mental é uma forma de promover qualidade de vida e fortalecer políticas públicas mais humanas. “Investir em acolhimento, orientação e acesso aos serviços é garantir mais dignidade e bem-estar à população de Rondônia”, salientou.

QUALIDADE DE VIDA 

Transtornos como ansiedade, estresse e depressão podem afetar pessoas de todas as idades e, quando não tratados, impactam diretamente a qualidade de vida, as relações sociais e o desempenho no trabalho. Por isso, quebrar o estigma e incentivar o diálogo sobre o tema é fundamental. De acordo com a psicóloga Patrícia Nienow, pequenas atitudes no dia a dia podem contribuir significativamente para o equilíbrio emocional. “Cuidar da saúde mental envolve reconhecer sentimentos, respeitar limites e entender que buscar ajuda profissional é um gesto de coragem e responsabilidade consigo mesmo”, explicou. Por isso, a especialista orienta 10 atitudes que podem trazer melhorias na qualidade de vida.

Dicas para cuidar da saúde mental

  1. Fale sobre o que sente: conversar com alguém de confiança ajuda a aliviar emoções e a organizar os pensamentos.
  2. Respeite seus limites: nem sempre é possível dar conta de tudo. Reconhecer seus limites também é autocuidado.
  3. Cuide da qualidade do sono: dormir bem contribui para o equilíbrio emocional, a memória e a concentração.
  4. Reserve um tempo para você: momentos de descanso e lazer ajudam a reduzir o estresse do dia a dia.
  5. Pratique atividades físicas: o movimento do corpo libera hormônios do bem-estar e melhora o humor.
  6. Mantenha vínculos afetivos: estar próximo de pessoas queridas fortalece o acolhimento e o sentimento de pertencimento.
  7. Alimente-se de forma equilibrada: uma boa alimentação influencia diretamente na saúde mental.
  8. Evite sobrecarga de informações: fazer pausas das redes sociais e do excesso de notícias ajuda a reduzir a ansiedade.
  9. Busque ajuda profissional quando precisar: psicólogos e psiquiatras estão preparados para orientar e cuidar da saúde mental.
  10. Lembre-se: pedir ajuda é um ato de coragem: cuidar da mente é essencial e merece a mesma atenção dedicada à saúde física.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, enfatizou que a rede estadual está preparada para acolher quem precisa. “A saúde mental é uma prioridade. Contamos com serviços especializados, equipes multiprofissionais e ações contínuas de promoção e prevenção, garantindo atendimento humanizado e acessível para a população”, ressaltou.

A rede estadual de saúde dispõe de serviços voltados ao cuidado psicológico e psiquiátrico, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que oferecem acompanhamento contínuo, escuta qualificada e suporte especializado. Além disso, ações educativas e preventivas são desenvolvidas ao longo do ano, fortalecendo uma atenção integral à saúde.

Projetos no Congresso beneficiam negócios próprios de parlamentares

0

Uma reportagem publicada pelo portal UOL revelou que parlamentares brasileiros apresentaram projetos de lei com potencial impacto direto sobre os próprios negócios. O levantamento mapeou propostas que envolvem programas setoriais, isenções fiscais, benefícios tributários e mudanças regulatórias que podem favorecer empresas vinculadas aos congressistas.

Entre os citados está o senador Jaime Bagattoli (PL-RO), empresário com atuação nos setores de combustíveis, transporte e agronegócio. Segundo a reportagem, Bagattoli integra o grupo de parlamentares que apresentaram propostas legislativas alinhadas a áreas nas quais mantêm interesses empresariais.

O senador é proprietário do Grupo Bagattoli, que atua, entre outras atividades, na operação de postos de combustíveis e em grandes propriedades rurais em Rondônia. De acordo com o UOL, duas propostas de autoria do parlamentar têm relação direta com esses segmentos econômicos.

Projeto de Lei nº 5.243/2023 autoriza a instalação de bombas de autosserviço em postos de combustíveis, permitindo que o próprio consumidor realize o abastecimento. A medida altera regras atualmente vigentes no setor e pode impactar os custos operacionais de empresas que atuam na revenda de combustíveis.

Já o Projeto de Lei nº 3.334/2023 propõe a redução da reserva legal em áreas de floresta da Amazônia Legal em municípios onde mais de 50% do território esteja ocupado por áreas protegidas. Conforme a reportagem, a proposta tem potencial efeito sobre propriedades rurais de grande extensão, perfil associado às atividades agropecuárias desenvolvidas pelo senador em Rondônia.

O levantamento do UOL destaca que as propostas analisadas fazem parte de um conjunto de iniciativas apresentadas por congressistas que também são empresários, levantando questionamentos sobre a convergência entre atuação legislativa e interesses privados. A reportagem ressalta que os projetos seguem a tramitação normal no Congresso Nacional e ainda dependem de análise e aprovação nas comissões e no plenário.

A matéria completa foi publicada pelo portal UOL, que realizou o mapeamento das propostas e dos vínculos empresariais dos parlamentares citados.

 

Tudorondonia com informações do UOL

Governador Marcos Rocha diz que não entregará o governo a quem o traiu, referindo-se ao vice

0

“É muito difícil eu querer entregar o governo do Estado de Rondônia nas mãos de alguém que me traiu. Estendi a mão e, se traiu a mim, vai trair a população também”, afirmou

Durante a entrevista, Marcos Rocha declarou que não se sente à vontade para entregar o comando do Executivo a uma pessoa que, segundo ele, o teria traído

O governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), afirmou que não pretende transferir a administração estadual, no próximo mês de abril, para alguém que o traiu e em  quem não confia , em referência direta ao vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil). As declarações foram dadas em entrevista ao apresentador Everton Leoni, da SIC TV (Record), e repercutem no cenário político estadual diante das articulações para as eleições de 2026.

Durante a entrevista, Marcos Rocha declarou que não se sente à vontade para entregar o comando do Executivo a uma pessoa que, segundo ele, o teria traído. . Sem citar nominalmente o vice em alguns momentos, o governador associou a quebra de confiança a riscos para a população. “É muito difícil eu querer entregar o governo do Estado de Rondônia nas mãos de alguém que me traiu. Estendi a mão e, se traiu a mim, vai trair a população também”, afirmou.

O governador ressaltou que sua decisão impacta diretamente o grupo político e familiar mais próximo. Ao comentar conversas com a primeira-dama, Luana Rocha, pré-candidata a deputada federal, e com o irmão Sandro Rocha, Marcos Rocha disse que ambos manifestaram apoio à decisão que ele viesse a tomar. Segundo o governador, a definição provocou reações de tristeza entre integrantes da equipe, mas foi tratada como uma escolha difícil, porém necessária.

Na entrevista, Marcos Rocha não descartou  de forma categórica a disputa por uma vaga no Senado . Ele afirmou que, neste momento, não será candidato e atribuiu a decisão à sua fé. “Pode ser que eu volte atrás? Se for da vontade de Deus, sim”, declarou, acrescentando que, no cenário atual, não se sente confortável para seguir com o projeto eleitoral que implicaria a transmissão do cargo ao vice.

O governador afirmou ainda que tem mantido uma postura de franqueza ao tratar do tema, mesmo ciente de que suas declarações podem gerar repercussões. Segundo ele, houve tentativas de diálogo por parte do vice-governador, mas a relação política estaria definitivamente rompida. “Eu estou sendo sincero aqui. É aquilo que está no meu coração e o que eu penso que devo falar”, disse.

As declarações de Marcos Rocha ocorrem em meio às movimentações políticas em Rondônia, com pré-candidaturas sendo anunciadas e alianças em formação para o próximo pleito. A posição do governador reforça o distanciamento público em relação ao vice Sérgio Gonçalves, que planeja disputar o Governo do Estado, e redefine, ao menos por ora, o papel de Marcos Rocha no cenário eleitoral de 2026.

 

 

RUBENS COUTINHO/TUDORONDONIA

MPRO obtém condenação de denunciados na operação “Fim de Carreira”

0

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), obteve na última (6/1) importantes condenações no âmbito da investigação relacionada a uma organização criminosa atuante no tráfico de drogas interestadual e lavagem de capitais, investigada na denominada operação Fim de Carreira.

A Operação Fim de Carreira foi deflagrada em sua fase ostensiva em 29 de novembro de 2023 pela Polícia Federal, oportunidade em que foram cumpridos mais de 62 (sessenta e dois) mandados judiciais. Nove (nove) desses mandados foram de prisão preventiva e 38 (trinta e oito) de Busca e Apreensão. Também foram expedidos outros 25 (vinte e cinco) mandados de sequestro de valores, além da apreensão de 23 (vinte e três) veículos e 2 (duas) motos aquáticas.

Seis investigados e duas de suas empresas tiveram suas contas bancárias bloqueadas. As ações foram realizadas nas cidades de Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Jaru e Goiânia/GO. A denúncia foi oferecida em 6 de fevereiro de 2024.

A sentença condenatória foi proferida pela 1ª Vara de Tóxicos de Porto Velho, levando à condenação de 23 (vinte e três) integrantes da organização criminosa pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de capitais.

As investigações revelaram a existência de um esquema criminoso estruturado e complexo, envolvendo múltiplos agentes que atuavam de forma organizada para a prática de tráfico de drogas com caráter interestadual e ocultação de valores ilícitos provenientes dessa atividade criminosa. As diligências investigativas permitiram a identificação de diversos investigados e a demonstração da sofisticação operacional da organização criminosa.

As penas impostas aos condenados variam de 3 (três) a 20 (vinte) anos e 11 (onze) meses, conforme a participação e o grau de envolvimento de cada condenado nos crimes investigados, observando-se a dosimetria legal e os princípios constitucionais de proporcionalidade e individualização da pena.

O MPRO reafirma seu compromisso inabalável com a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, atuando de forma firme e contínua no combate ao crime organizado no Estado de Rondônia, visando proteger a população dos efeitos devastadores do tráfico de drogas e da lavagem de capitais.

 

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

Atenção Primária de Vilhena amplia atendimentos e se destaca em indicadores de saúde em 2025

0

Dados do e-SUS AB apontam crescimento de mais de 38 mil atendimentos na rede básica

Com mais de 38 mil atendimentos a mais do que no ano anterior, a Atenção Primária à Saúde (APS) de Vilhena registrou um crescimento expressivo em 2025, consolidando o município como referência em organização e qualidade na Atenção Básica em Rondônia. Os dados constam nos relatórios do sistema e-SUS AB e refletem uma série de ações adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para ampliar o acesso e qualificar os serviços ofertados à população.

Também conhecida como Atenção Básica, a APS é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e responsável pelo primeiro contato da população com o serviços de saúde, organizar o fluxo de atendimento na rede, desde o mais simples até os de maior complexidade, além de promover ações de prevenção, promoção e cuidado integral à saúde.

Em Vilhena, o modelo adotado prioriza o cuidado contínuo, com acompanhamento dos usuários pelas Equipes de Estratégia de Saúde de Família, fortalecendo o vínculo, a continuidade do cuidado e a confiança da população nos serviços ofertados.

Conforme a coordenadora da Atenção Básica de Vilhena, Patrícia Gomes, o crescimento engloba atendimento individuais médicos, de enfermagem, odontológicos e ações realizadas pelas equipes multiprofissionais (E-Multi), bem como o aumento significativo nos procedimentos ofertados.

A Semus destaca que esse avanço também é resultado de diversas ações realizada pela prefeitura, entre elas a reforma e/ou ampliações de todas as Unidades Básicas de Saúde (Semus) do município, a reorganização da rede de atenção e acompanhamento permanente das atividades das unidades, o que tem permitido maior eficiência na gestão, melhor planejamento das ações e mais resolutividade no atendimento à população.

O secretário municipal de Saúde, Wagner Borges, ressalta que a Atenção Básica de Vilhena tem se sobressaído no cenário estadual pela organização e qualidade de seus indicadores de saúde. No último quadrimestre divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), o município alcançou o 2° lugar em Rondônia no ranking do programa Previne Brasil, e ficou em 1° lugar entre as cidades com mais de 60 mil habitantes, com a nota 9,10.

Os indicadores avaliados incluem a qualidade do atendimento, cobertura vacinal infantil, realização de exames para identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), acompanhamento de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, além da atenção às gestantes, fatores que impactam diretamente na qualidade de vida da população.

Semcom