Início Site Página 141

Rondônia é líder em apoio a negócios inovadores, tem 2ª menor taxa de desemprego e 3º melhor projeção do PIB

0

Quem acompanha as notícias da economia brasileira já percebeu que Rondônia, de 2019 a 2025, está em evidência no país com indicadores econômicos positivos, o que aponta que a economia vai bem. O estado possui a segunda menor taxa de desemprego do Brasil, ocupa o 1º lugar em apoio a negócios inovadores; é o mais competitivo da Região Nortebate recorde de exportações e é apontado como a terceira melhor economia do Brasil, devido ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a expressão máxima de progresso.

Para obter esse resultado, o governo de Rondônia criou e fortaleceu políticas públicas com um alvo claro: tornar o estado o melhor lugar para viver e trabalhar do Brasil, como aponta o governador de Rondônia, Marcos Rocha. “Canalizamos esforços para tornar o estado atrativo para negócios do campo e da cidade nos 52 municípios; com menos entraves e mais apoio, fortalecemos as missões internacionais para dar visibilidade aos produtos de Rondônia e ampliar as exportações, e com os negócios prosperando, o estado tem gerado rendas e oportunidades de uma vida mais digna para a população”, enfatizou.

É na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) que as principais ações voltadas para fortalecer a economia acontecem e estão dando velocidade ao crescimento econômico rondoniense. Entre elas, o secretário da Sedec, Lauro Fernandes, evidencia a política de impulsionamento de empregos, Invest Rondônia, GeoInteligência de Dados Econômicos para apoiar investidores a instalar negócios no estado; Programa de Microcrédito Produtivo Orientado de Rondônia (Proampe), entre outras ações responsáveis pela nova fase da economia rondoniense. “Essas políticas públicas têm trazido resultados inéditos e concretos para a economia de Rondônia”, destacou.

MAIS EMPREGOS E CAPACITAÇÃO

Promoção do estado foi fortalecida por meio dos eventos Rondônia Day

Com o serviço de empregabilidade implantado em 2021, a Sedec fortaleceu o papel de intermediadora entre quem busca por vagas de empregos e empresas que querem encontrar colaboradores com o perfil ideal para as funções. Mais de 162 mil trabalhadores cadastraram currículo na plataforma e já há 6.700 empresas parceiras. Além disso, foi ofertada capacitação gratuita para a população, conforme a demanda do mercado de trabalho, com 330 cursos, entre presenciais e educação a distância (EaD). Durante esse período, milhares de contratações foram efetivadas.

PROMOÇÃO DO ESTADO

A Coordenadoria de Investimentos, Invest Rondônia, criada em 2019, fortaleceu as missões nacionais de promoção do estado por meio dos eventos Rondônia Day, feiras nacionais e internacionais com stands e várias missões de prospecção nacionais e internacionais com a presença de Rondônia nas principais rodadas de negócios do mercado global. Com maior visibilidade, Rondônia bateu recorde de exportações ano a ano, ampliando os destinos de exportação de 41 (2019) para 120 (2025). Além disso, diversificou produtos exportados: de 60 para 295. Além de atrair mais de R$ 13 bilhões em investimentos de 2019 a 2025.

APOIO AOS MUNICÍPIOS

Ações focadas em impulsionar o desenvolvimento econômico dos 52 municípios de Rondônia foram realizadas pelo governo do estado promovendo o crescimento regionalizado. Com o Programa Invest Municípios, criado em 2023, a coordenadoria Invest Rondônia qualifica servidores municipais para tornar as cidades mais competitivas na captação de novos negócios. Já foram assinados 42 termos técnicos com prefeituras. Também foram criados Guias de Oportunidades para os municípios de Alta Floresta d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis e Pimenta Bueno.

Guias de Oportunidades foram criados para promover desenvolvimento nos municípios

GEOINTELIGÊNCIA

A Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), desenvolvida pela Coordenadoria de Geointeligência de Dados Econômicos é repleta de mapas e painéis interativos, que ajudam na formulação de políticas públicas estratégicas e na atração de investimentos. A tecnologia foi apresentada como sucesso nacional no evento GeoTech Day 2024, que aconteceu no Mato Grosso, e reconhecida como um produto inovador pelos organizadores da Esri User Conference (UC Esri 2024), maior conferência internacional de Sistema de Informação Geográfica do mundo, que ocorreu nos Estados Unidos. O Portal da Geointeligência também está disponível.

 PROAMPE

O Programa de Microcrédito Produtivo Orientado de Rondônia (Proampe), criado em 2021, para apoiar o empreendedorismo no período da pandemia, permanece ajudando empreendedores com suporte financeiro para que os negócios passem por investimentos. A solicitação de crédito é desburocratizada e a taxa de juros é baixa. Mais de R$ 230 milhões de microcrédito foram aprovados por meio do Programa em todo o estado de 2021 a 2025, e foram registradas mais de 6 mil operações. Ao longo dos últimos anos, o Programa lançou linhas de crédito com condições ainda mais especiais, o Proampe Agro (Produtor Rural). O Proampe tem agências presentes em cidades como Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Vilhena, Rolim de Moura e Guajará-Mirim.

De 2023 até 2025, foram realizadas mais de 50 feiras de empreendedores

FEIRA DE EMPREENDEDORES

Os negócios rondonienses também passaram a ganhar mais visibilidade com a realização de Feiras de Empreendedores, que têm como objetivo valorizar a cultura local e fomentar a economia rondoniense, por meio da divulgação e comercialização de produtos dos setores de gastronomia e artesanato, contemplando ainda o lazer e interação da comunidade. De 2023 até 2025, foram realizadas mais de 50 feiras de empreendedores, alcançando mais de 5 mil empreendedores.

INOVAÇÃO

A Sedec atua como propulsora da cultura inovadora com apoio à criação de startups. O projeto Hub.Ro, inaugurado em 2021, beneficiou mais de 30 mil empreendedores, por meio de capacitações, eventos, iniciativas de fomento a startups locais e networking. Isso demonstra um apoio substancial ao empreendedorismo e à inovação na região.

INCENTIVOS À EXPORTAÇÃO

Os incentivos à exportação também estiveram em evidência nos últimos anos com a reativação do Comitê de Comércio Exterior de Rondônia (Comex-RO), em que o governo reúne representantes de diversas instituições públicas e privadas para discutir estratégias de ampliação e fortalecimento das exportações rondonienses; e com as capacitações para fortalecer a cultura exportadora, a exemplo dos Workshops de cultura exportadora para a indústria de alimentos conquistar o mercado nacional e global, e a Caravana do Agro Exportador, oferecendo capacitação, acesso a linhas de financiamento e estratégias para abertura de mercados internacionais.

Lei regulamenta profissão de multimídia e gera debate

0

Nova norma reconhece oficialmente a profissão de multimídia e define um amplo conjunto de atribuições no ambiente digital, mas entidades alertam para riscos de conflito com categorias já regulamentadas

Brasil 61/Imagem: DC Studio/Freepik

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 15.325, de 2026, que reconhece oficialmente a profissão de multimídia no Brasil. Publicada no Diário Oficial da União no início do ano, a norma regulamenta a atuação de profissionais multifuncionais, de nível técnico ou superior, que exercem atividades ligadas à comunicação digital, ao audiovisual e às mídias eletrônicas.

A nova legislação caracteriza como atribuições do profissional multimídia um amplo conjunto de atividades, entre elas a criação, produção, captação, edição, planejamento, gestão, organização, programação, publicação, disseminação e distribuição de conteúdos de sons, imagens, animações, vídeos e textos em diferentes tipos de mídias digitais e eletrônicas, tanto no campo da comunicação quanto do entretenimento.

De acordo com defensores da regulamentação, o reconhecimento formal da profissão representa um avanço ao oferecer maior segurança jurídica, trabalhista e social para profissionais que já atuam no mercado, muitas vezes sem uma definição legal clara de suas funções, especialmente em estruturas públicas locais, agências regionais e veículos de comunicação de menor porte.

A lei teve origem no Projeto de Lei 4.816/2023, de autoria da deputada federal Simone Marquetto (MDB-SP). O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Na Casa revisora, a proposta recebeu parecer favorável da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e foi aprovada em novembro de 2025, conforme informações da Agência Senado.

Apesar do reconhecimento da profissão de multimídia, a norma tem provocado reações críticas de entidades que representam categorias já regulamentadas no setor da comunicação. A principal preocupação diz respeito à amplitude da definição do profissional multimídia e à possível sobreposição de atribuições com profissões como jornalismo, publicidade, radialismo e design.

Para a presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro, o texto da lei não afasta, na prática, os riscos de conflito com o jornalismo, mesmo ao afirmar que não prejudica outras categorias. “A FENAJ entende que há um risco concreto de conflito com profissões já regulamentadas, especialmente o jornalismo. Apesar de a lei afirmar que não há prejuízo a outras categorias, essa ressalva é meramente retórica, porque não afasta os efeitos materiais da lei. As atribuições conferidas ao profissional multimídia coincidem diretamente com o núcleo das atividades privativas de jornalistas.”

Outro ponto destacado pela entidade é a ausência de mecanismos que impeçam a substituição de jornalistas por profissionais multimídia, especialmente em estruturas mais frágeis do mercado de trabalho. “Da forma como a lei foi aprovada, não há garantias efetivas contra a substituição de jornalistas por profissionais multimídia. Ao contrário, o texto cria um ambiente propício para esse tipo de substituição, sobretudo em estruturas mais frágeis; como veículos locais, assessorias de comunicação de prefeituras e agências regionais, a definição ampla e genérica dessas atribuições do multimídia aliada a um regime jurídico mais flexível e menos protetivo tende a estimular empregadores a optar por essa contratação em detrimento do jornalista, reduzindo os custos e os direitos trabalhistas”

Segundo a FENAJ, a regulamentação do multimídia deveria ter sido acompanhada de um debate mais aprofundado sobre a atualização das leis que regem profissões tradicionais da comunicação, sobretudo o jornalismo, cuja regulamentação vigente antecede a consolidação do ambiente digital.

Após atuação do MPRO, aumenta a fiscalização contra condução irregular de ciclomotores em Vilhena

0

A atuação do Ministério Público de Rondônia resultou no aumento da fiscalização contra a condução irregular de ciclomotores em Vilhena. A medida ocorreu após ação conjunta realizada no ano passado, com apoio de órgãos de trânsito, sob coordenação do Promotor de Justiça Fernando Franco Assunção. Desde então, houve intensificação das ações para coibir infrações e reduzir riscos no trânsito da cidade.

O trabalho envolveu o Departamento Estadual de Trânsito, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar. Após campanhas educativas, os órgãos passaram a realizar fiscalizações mais frequentes. As ações levaram ao aumento de apreensões de ciclomotores e à identificação de condutores em situação irregular.

Entre as irregularidades encontradas estão a falta de habilitação e a ausência do capacete. Essas condutas aumentam o risco de acidentes e colocam em perigo quem conduz, notadamente adolescentes, e outras pessoas que circulam nas vias.

Segundo o Promotor de Justiça, a proposta é tornar o trânsito mais seguro. A iniciativa busca preservar vidas, especialmente de condutores que se envolvem em acidentes e podem se ferir ou ferir terceiros e até mesmo provocar mortes.

O Ministério Público informou que a atuação será mantida. Quando o veículo é conduzido por menor de idade, a responsabilidade criminal recai sobre quem permitiu a condução. A iniciativa protege o direito à vida e à segurança no trânsito. Esse direito existe para garantir que todas as pessoas possam circular sem risco evitável.

Fonte: Gerência de Comunicação Integrada
Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

Anvisa determina a apreensão de suplementos falsificados da marca Vitafor

0
Produto anunciado em site de vendas apresenta divergências com o suplemento original. Saiba mais.
A Anvisa determinou, nesta segunda-feira (19/01), que todos os suplementos Colosfort Lactoferrin Plus, da marca Vitafor, vendidos por Luccas Arruda Dinucci (LD Suplementos) – CNPJ: 59358753000116, sejam apreendidos. A Agência também proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e consumo desses produtos.
Segundo informações prestadas pela empresa Vida Forte Nutrientes Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda, verdadeira responsável pelo produto Colosfort Lactoferrin Plus Vitafor, não há nenhuma relação desta com a empresa Luccas Arruda Dinucci (LD Suplementos), que anuncia os suplementos falsos no site da Magazine Luiza. 
Os itens falsificados não apresentam informações sobre o lote, data de fabricação e data de validade. Esses dados deveriam estar impressos no fundo da embalagem dos produtos.
Confira a Resolução no Diário Oficial da União:
Fonte/Anvisa

PRF em Rondônia flagra diversos casos de embriaguez ao volante no fim de semana

0
As prisões ocorreram em Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena
e486f51e-9e2b-4d03-be0a-32ed15bc56fa.jpg

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia registrou cinco ocorrências de embriaguez ao volante durante o final de semana dos dias 17 e 18 de janeiro. As fiscalizações ocorreram nas rodovias BR-364 e BR-421 e resultaram na detenção de cinco condutores, todos autuados pelo crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Na manhã de sábado, em Ariquemes, no km 529 da BR-364, durante o atendimento a um acidente envolvendo uma carreta, o motorista, que sofreu ferimentos leves, recusou-se a realizar o teste do etilômetro. Diante dos sinais aparentes de embriaguez, os policiais elaboraram o TCS (Termo de Constatação de Sinais) e, após o atendimento médico, o homem foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil em Ariquemes.

Ainda no sábado, no período noturno, em Ji-Paraná, dois flagrantes foram registrados na BR-364. Por volta de 22h10, no km 344, um motociclista foi detido após o aparelho acusar 0,48 mg/L de álcool por ar alveolar. Logo depois, às 23h40, no km 340, outro condutor foi preso com índice de 0,58 mg/L. Na ocasião, o indivíduo que tentou empreender fuga a pé e, ainda, resistiu à prisão foi contido pelos agentes, sendo necessário o uso diferenciado da força. Após receber o atendimento médico, o infrator foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil no município.

No domingo, pela manhã, em Ariquemes, no km 2 da BR-421, um condutor apresentou resultado de etilômetro bem acima do limite legal, com medição de 0,61 mg/L de álcool no ar expelido pelos pulmões. Já no período da tarde, em Vilhena, no km 52 da BR-435, outra abordagem resultou na prisão de um motociclista, após o aparelho registrar 0,49 mg/L. Os dois motoristas foram encaminhados à UNISP nos respectivos municípios.

A PRF reforça que dirigir sob a influência de álcool é uma infração gravíssima e configura crime de trânsito, colocando em risco a vida de todos os usuários da via. A instituição reafirma o compromisso de manter ações intensificadas em todo o estado para prevenir acidentes e assegurar a fluidez do trânsito.

PRF/RO

Polícia Militar intervém em ocorrência de violência doméstica e impede agressão em igreja

0

A Polícia Militar de Rondônia (PMRO) foi acionada pela Central de Operações para atendimento de uma grave ocorrência envolvendo violência doméstica, registrada em uma via pública do município, onde já atuava outra guarnição policial realizando a contenção de um indivíduo em situação de flagrância.

De acordo com as informações apuradas, o infrator adentrou uma igreja localizada no endereço informado e, portando uma arma branca, tentou agredir a vítima. Para preservar sua integridade física, a mulher conseguiu se refugiar no interior de um banheiro do templo, permanecendo trancada até a chegada da Polícia Militar.

Com a situação devidamente controlada, o agressor recebeu voz de prisão, sendo contido e conduzido à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais cabíveis. Um facão que estava em posse do infrator foi apreendido. O uso de algemas se fez necessário diante do risco de fuga e de nova agressão contra os policiais e terceiros.

A vítima apresentava sinais de mal-estar e escoriações pelo corpo, motivo pelo qual recebeu atendimento pré-hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar, sendo posteriormente encaminhada ao Hospital de Pronto-Socorro, onde permaneceu sob cuidados médicos.

Durante o atendimento da ocorrência, foi constatado que o infrator possui histórico de atendimentos anteriores por parte da Polícia Militar, especialmente relacionados a ameaças e agressões físicas no contexto de violência doméstica contra a mulher. As informações levantadas indicam reiteração de condutas violentas, com agravamento da frequência e da gravidade dos episódios nos últimos meses.

A vítima manifestou interesse na solicitação de medidas protetivas de urgência, sendo devidamente orientada quanto aos seus direitos e aos procedimentos legais disponíveis para sua proteção.

A atuação rápida e eficaz das guarnições da Polícia Militar foi fundamental para preservar a vida da vítima, conter o agressor e restabelecer a ordem pública, reafirmando o compromisso institucional da PMRO com o enfrentamento à violência doméstica e a proteção das mulheres.

PM-RO

Propostas na CSP miram furtos de celulares seguidos de fraudes

0

O furto de um celular deixou de ser um crime isolado. Em poucos minutos, o aparelho pode dar acesso a contas, senhas e dinheiro, ampliando o prejuízo muito além da perda física. Com esse cenário em vista, a Comissão de Segurança Pública do Senado (CSP) inicia 2026 com 20 projetos prontos para votação, entre eles propostas que elevam penas para furtos de celulares e fraudes associadas.

Somente em 2024, mais de 917 mil aparelhos foram roubados ou furtados no país, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Como resposta, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), presidente da CSP, apresentou o PL 494/2025, que propõe qualificar o furto de celular e dobrar a punição para o crime.

O projeto insere a subtração do aparelho na lista de furtos qualificados, prevendo pena de quatro a oito anos de reclusão e multa. Hoje, o furto simples é punido com reclusão de um a quatro anos e multa.

“Atualmente os recursos tecnológicos possibilitam que usuários armazenem nos celulares toda sorte de informações, documentos oficiais e de trabalho, imagens pessoais, familiares e íntimas. As consequências do furto ultrapassam o prejuízo material, uma vez que as vítimas podem ter suas vidas expostas, em total afronta ao direito de privacidade”, afirma o senador na justificativa da proposta.

Relator da matéria, o senador Marcio Bittar (PL-AC) concorda com a iniciativa. Além do aumento da pena para furtos, Bittar propõe, por meio de emenda ao texto, ampliar de um terço à metade a punição para o roubo de celular.

Fraude eletrônica

Também preocupado com o aumento de furtos e o uso indevido de dados das vítimas, o senador Romário (PL-RJ), que agora está licenciado, apresentou no ano passado o PL 2.588/2025. O projeto altera o Código Penal para punir com mais rigor casos de furto seguido de fraude eletrônica.

Conforme o texto, quando a fraude ocorrer após o furto do aparelho, as penas aplicadas aos dois crimes deverão ser somadas, e não apenas agravadas.

Embora o furto mediante fraude eletrônica já esteja previsto no Código Penal desde 2021, Romário argumenta que há um vácuo normativo quando o furto precede transferências ou operações fraudulentas. Segundo ele, os tribunais costumam interpretar o caso como crime continuado entre a subtração do aparelho e as transações subsequentes, o que geralmente resulta no aumento da pena em um terço.

“Essa interpretação não reflete a gravidade do delito nem o dano causado à vítima”, afirma. Para ele, aplicar o “concurso material” — que soma as penas de forma autônoma — garante maior proporcionalidade e rigor.

Relator da matéria, o senador Marcos Rogério (PL-RO) recomenda a sua aprovação. Ele reitera que criminosos utilizam aparelhos roubados para acessar contas bancárias, aplicativos e redes sociais, provocando grandes prejuízos financeiros e abalos emocionais.

Ao defender a iniciativa, Marcos Rogério observa que “organizações criminosas especializadas faturaram altíssimas cifras com fraudes digitais associadas a esses crimes. Assim, a expectativa é que a medida fortaleça o combate a crimes patrimoniais digitais, reduza a impunidade e amplie a proteção aos dados pessoais e ao patrimônio das vítimas”.

Cotas para mulheres

Outro projeto pronto para votação na CSP é o PL 1.722/2022, que exige a reserva de pelo menos 20% das vagas para mulheres nos concursos para carreiras do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

O Susp abrange órgãos como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, polícias civis, polícias militares, corpos de bombeiros militares, guardas municipais, agentes de trânsito e Polícia Legislativa.

A proposta, de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), conta com o apoio da relatora da matéria, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

Drones

Também aguarda votação na CSP o PL 3.611/2021, que cria regras para o uso de drones por órgãos de segurança pública. O projeto proíbe armas acopladas e a automação total dos equipamentos.

O texto — que abrange os Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) e as Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) — prevê o uso desses equipamentos na apuração de infrações penais, na repressão ao tráfico de drogas, na perseguição policial e no monitoramento de alvos, entre outros casos.

O autor da proposta é o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). O relator da matéria, senador Marcos do Val (Podemos-ES), é favorável à sua aprovação.

Fonte: Agência Senado

Ezequiel Neiva assegura recurso e reforça apoio aos produtores rurais de Cerejeiras

0

O deputado estadual Ezequiel Neiva (União Brasil) confirmou o empenho de R$ 1,5 milhão para a aquisição de adubos e fertilizantes destinados ao município de Cerejeiras. O investimento tem como objetivo fortalecer a produção rural e garantir melhores condições de trabalho aos produtores da região. A ação no município conta com a parceria dos vereadores Selso Lopes, Dione Ribeiro, Marcão da Rádio e Zeca Rolista.

 

A ação visa atender diretamente os agricultores locais, por meio da distribuição de adubos e fertilizantes, contribuindo para o aumento da produtividade no campo, o fortalecimento da economia rural e a geração de renda no município.

 

De acordo com o parlamentar, o apoio ao produtor rural é fundamental para o desenvolvimento do estado. “A agricultura é uma das principais bases da nossa economia. Investir em insumos agrícolas é garantir mais produção, mais emprego e mais qualidade de vida para as famílias do campo”, destacou Ezequiel Neiva.

 

O deputado estadual Ezequiel Neiva também ressaltou o trabalho conjunto realizado com o governo de Rondônia. “Temos tido uma grande aceitação nas demandas junto ao nosso governador Marcos Rocha, o qual tem possibilitado investimentos essenciais para o município de Cerejeiras nas mais diversas áreas”, frisou.

 

Além disso, Ezequiel Neiva destacou a parceria com a administração municipal. “Temos garantido vários investimentos para Cerejeiras em parceria com o prefeito Sinésio José, que tem feito um grande trabalho e executado nossas emendas em favor da população”, encerrou.

Texto e foto: Alexandre Almeida I Jornalista Secom ALE/RO

Interrupção programada do serviço de telefonia fixa

0

A Seção de Serviços Operacionais (Seseop) do Centro de Serviços Integrados (CSI) do Tribunal de Justiça de Rondônia divulga a interrupção programada do serviço de telefonia fixa, necessária para realização de ajustes no sistema de telefonia.

Durante a janela programada, os ramais e as ligações poderão ficar indisponíveis, inclusive os que estão funcionando normalmente.

 

Janela Programada (interrupção):

  • Data: 21/01/2026
  • Horário de início: 14h30
  • Duração estimada: 4 (quatro) horas

 

A medida é necessária para normalizar e estabilizar o sistema de telefonia.

Assessoria de Comunicação Institucional

Assinatura do Acordo de Parceria MERCOSUL-União Europeia

0

O Acordo criará uma área de livre comércio com cerca de 720 milhões de pessoas e Produto Interno Bruto (PIB) de mais de US$ 22 trilhões

A assinatura do Acordo de Parceria MERCOSUL-União Europeia, realizada hoje (17/1) em Assunção, representa marco histórico para as relações entre os dois blocos. Fruto de mais de 26 anos de negociações, o Acordo criará uma área de livre comércio com cerca de 720 milhões de pessoas e Produto Interno Bruto (PIB) de mais de US$ 22 trilhões. Em termos de população e tamanho das economias envolvidas, trata-se de um dos maiores acordos bilaterais de livre comércio do mundo. Para além de sua dimensão econômico-comercial, o Acordo reafirma a parceria entre as duas regiões, alicerçada em valores e interesses comuns – como a defesa da democracia, do multilateralismo e dos direitos humanos.

O Acordo de Parceria MERCOSUL-União Europeia é emblemático do esforço empreendido pelo governo do Presidente Lula para ampliar e diversificar mercados e gerar emprego, renda e desenvolvimento para o país. Além do Acordo com a União Europeia, foram assinados, desde 2023, acordos com Singapura e com a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), composta por Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. Estão em negociação, fora da América Latina, acordos com Emirados Árabes Unidos, Canadá e Vietnã, além da ampliação do acordo de preferências tarifárias com a Índia. Paralelamente, vêm sendo promovidos diálogos comerciais com diversos outros parceiros estratégicos, entre os quais o Japão, com o qual foi recentemente estabelecido um “Marco de Parceria Estratégica”.

>> FACTSHEET Acordo de Parceria Mercosul-União Europeia

[email protected]