Início Site Página 127

Boletim traz orientações da CNM sobre como participar da Mobilização Municipalista deste mês e da XXVII Marcha

0

A primeira mobilização municipalista do ano e a abertura das inscrições para agentes municipais são os destaques da edição de fevereiro do Boletim CNM. No dia 24 deste mês, o presidente Paulo Ziulkoski e gestores de todo o país estarão em Brasília para evitar o avanço de pautas – bombas no Congresso que possam trazer mais responsabilidades aos Municípios e comprometer significativamente os serviços prestados à população.

Nesta edição, você vai saber detalhes dos riscos dessas pautas e de como marcar presença na mobilização. O Boletim também destaca que outra importante manifestação, a XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, maior evento municipalista do mundo em número de autoridades, abriu as inscrições para prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais gestores municipais. A recomendação da Confederação é de que a participação seja confirmada antecipadamente como forma de o gestor se planejar com a viagem e hospedagem.

Confira também no Boletim deste mês os impactos da decisão normativa do Tribunal de Contas União (TCU) nos coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para 2026, a última atualização da estimativa de receitas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o exercício de 2025, além de uma importante conquista no STF encabeçada pela CNM com a inserção dos Municípios no processo de demarcação desses territórios.  Faça aqui o download para conferir essas e outras notícias do movimento municipalista
 

Por: Allan Oliveira

 

Da Agência CNM de Notícias

Fim da jornada 6×1 prevê redução gradual do horário de trabalho

0

A redução da carga horária de trabalho deve ser prioridade do Congresso em 2026, de acordo com senadores governistas e a Presidência da República. Pronta para ser votada no Plenário do Senado, uma proposta de emenda à Constituição aumenta de um para dois dias o descanso mínimo semanal — preferencialmente aos sábados e domingos. E diminui de 44 para 36 horas o tempo máximo de trabalho semanal, sem contar horas extras.

De acordo com a PEC 148/2015, o fim da chamada escala 6×1 ocorrerá de forma gradual. No ano de publicação do texto, as regras atuais se manterão. Já no ano seguinte, o número de descansos semanais passará de um dia, como é hoje, para dois dias na semana e a jornada começará a ser reduzida. Apenas seis anos depois os novos direitos estarão plenamente instituídos.

A PEC foi aprovada em 10 de dezembro na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com relatório do senador Rogério Carvalho (PT-SE). Antes de ser promulgado e passar a valer, o texto ainda precisa passar por duas votações no Plenário do Senado e mais duas no da Câmara, com o voto favorável de pelo menos 49 senadores e 308 deputados.

Mas ainda não há definição clara sobre a proposta que vai a votação. Segundo o próprio relator, que é líder do governo no Senado, o Palácio do Planalto deve enviar um novo projeto de lei em regime de urgência constitucional para acelerar a tramitação.

Na abertura dos trabalhos legislativos na segunda-feira (2), Rogério Carvalho defendeu a redução da jornada, que deverá beneficiar milhões de pessoas.

— É o projeto que mais vai mexer com a vida dos brasileiros. Serão 38 milhões de trabalhadores [contratados pela Consolidação das Leis do Trabalho — CLT] beneficiados. Sem contar os 120 milhões de brasileiros que, de alguma forma, terão ganho com a redução da jornada — disse.

Pesquisa

Os contratados pela CLT a serem beneficiados representam 37% das pessoas que declararam ter alguma ocupação em 2024, segundo uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) citada na justificativa do relatório aprovado na CCJ.

Também terão direito à redução da jornada:

  • servidores públicos;
  • empregadas domésticas;
  • trabalhadores de portos e
  • outros trabalhadores avulsos.

Contratados como pessoas jurídicas não terão o direito à nova jornada. No entanto, tanto esses como os trabalhadores informais terão a vantagem de um novo padrão no mercado de trabalho para se espelhar, segundo o relatório.

Mesmo salário

Os empregadores não poderão reduzir a remuneração do trabalhador como forma de compensar o novo tempo de descanso.

Mesmo após a transição, será mantido o limite de oito horas por dia, na jornada normal. No entanto, futuros acordos trabalhistas poderão alterar o tempo de trabalho para ajustá-los ao teto final de 36 horas semanais. O expediente poderia ser, por exemplo:

  • oito horas de segunda-feira à quinta-feira, e quatro horas, na sexta-feira;
  • sete horas e 12 minutos de segunda-feira à sexta-feira, entre outras alternativas.

A PEC mantém a possibilidade de compensar horários e reduzir as jornadas por meio de acordos de trabalho, como a Constituição já prevê.

Impacto financeiro

No dia da aprovação do texto na CCJ, o senador Izalci Lucas (PL-DF) afirmou em Plenário que a medida poderá ter efeitos negativos na economia que, para ele, ainda não foram considerados.

— O que custa isso? Quem é que paga essa conta? Acho que essas pessoas não fazem conta, acham que o dinheiro só cai do céu. Eu fico imaginando as pequenas empresas, que têm um, dois funcionários.

Fonte: Agência Senado

CPMI do INSS deve votar quebras de sigilo do Banco Master nesta quinta

0

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve votar nesta quinta-feira (5) uma série de requerimentos, entre eles pedidos de quebra de sigilo bancário e fiscal relacionados ao Banco Master. A reunião começa às 9h.

Os pedidos de quebra de sigilo foram apresentados pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) e deputados da bancada do Novo. Os parlamentaressolicitam informações sobre contas, investimentos, bens, direitos e valores mantidos em instituições financeiras pelo Banco Master. A medida integra a investigação sobre possíveis irregularidades na concessão de crédito consignado a aposentados e pensionistas.

Segundo integrantes da CPMI, mais de 250 mil contratos de empréstimos consignados vinculados ao banco apresentam indícios de irregularidades, incluindo casos suspeitos de contratação sem autorização dos beneficiários.

A comissão também deve analisar requerimento da deputada Coronel Fernanda (PL-MT) que solicita à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informações sobre histórico de voos e passageiros de aeronaves registradas em nome da empresa Viking Participações Ltda., ligada ao empresário Daniel Vorcaro. A justificativa é apurar possíveis conexões entre a atuação do Banco Master no mercado de consignados e eventuais desvios de recursos.

Pedidos de Prisão

Entre as propostas em análise, há requerimentos que pedem a representação por prisão preventiva do ex-ministro do Trabalho e Previdência José Carlos Oliveira, investigado na Operação Sem Desconto. O deputado Rogério Correia (PT-MG) argumenta risco de interferência nas investigações e possibilidade de fuga.

Outro pedido se refere a medidas cautelares e prisão preventiva de investigados apontados como responsáveis por associações que teriam aplicado descontos indevidos em benefícios previdenciários, causando prejuízos estimados em cerca de R$ 714 milhões. Também há proposta de retenção de passaportes e proibição de saída do país de suspeitos. O grupo batizado pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS) como “golden boys” inclui Felipe Macedo Gomes, Américo Monte Júnior, Igor Dias Delecrode, Anderson Cordeiro de Vasconcelos e Marco Aurélio Gomes Júnior.

Depoimento

O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou o adiamento do depoimento de Daniel Vorcaro para o dia 26 de fevereiro, antes previsto para esta quinta (5). A decisão foi tomada após reunião com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, relator de processos envolvendo o Banco Master.

Com a mudança na agenda, a CPMI ouve nesta quinta-feira apenas o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior. Ele deve prestar esclarecimentos sobre os contratos de crédito consignado sob investigação e as medidas adotadas pelo instituto diante das suspeitas de fraude.

Fonte: Agência Senado

Vilhena sedia Copa Master 45+ de Voleibol com apoio da Secretaria de Esportes

0

Competição reúne atletas veteranos de várias cidades de Rondônia neste fim de semana, no Ginásio Jorge Teixeira

Organizada pelo desportista Amarildo dos Santos e realizada com apoio da Prefeitura de Vilhena, por meio da Secretaria Municipal de Esportes (Semes), acontece neste final de semana, dias 07 e 08, a Copa Master Vilhena 45+ de Voleibol.

A competição terá como sede o Ginásio Jorge Teixeira, e reunirá atletas veteranos de diversas cidades rondonienses, incluindo equipes de Porto Velho, Ji-Paraná e Presidente Médici. Conforme a organização, oito equipes já confirmaram participação, cinco delas na categoria masculina, e três na feminina. Os jogos começam no sábado, 07, a partir das 08h e seguem ao longo do final de semana.

Para o secretário municipal de Esportes, Silmar de Freitas, o fomento à Copa Master reforça o compromisso da gestão com o bem-estar da população em todas as faixas etárias. “O apoio da Semes em iniciativas como esta ocorre por entendermos que o esporte é um instrumento fundamental de integração social, saúde e qualidade de vida para todas as idades”, pontuou o secretário.

O organizador do evento, Amarildo dos Santos, destaca que a expectativa para esta edição é alta. “Este evento é uma celebração do voleibol, da amizade e da longevidade esportiva. É uma satisfação reunir atletas que contribuíram historicamente para o crescimento e a popularização da modalidade em Vilhena e em todo o Estado”, afirmou.

Vigilância Sanitária reforçou controle sanitário e ampliou proteção à saúde pública em 2025

0

Balanço anual apontou mais de 1,3 mil inspeções, intervenções sanitárias, campanhas de vacinação e fortalecimento da segurança alimentar no município

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), através da Coordenação de Vigilância Sanitária, divulgou o balanço das ações realizadas ao longo de 2025, com destaque para a atuação a partir das denúncias encaminhadas ao setor. Ao todo, foram recebidas 81 denúncias e reclamações, das quais 69 resultaram em atendimento efetivos.

Ao longo do ano, a Vigilância Sanitária desenvolveu um conjunto expressivo de atividades administrativas e regulatórias. Foram emitidos 696 alvarás sanitários, 1.205 habite-se sanitários e 180 dispensas sanitárias. Também foram realizados 296 cadastros de estabelecimentos sujeitos à vigilância sanitária e a exclusão de 29 estabelecimentos que encerraram suas atividades. As ações de fiscalização resultaram em 1.329 inspeções sanitárias e no mesmo número de licenciamentos concedidos, evidenciando o acompanhamento contínuo das atividades econômicas e de serviços no município.

O controle de medicamentos sujeitos a regimes especiais também integrou as ações do setor, com a emissão de 27.350 receituários ao longo do ano, incluindo receituários amarelos, azuis, B2, além de documentos específicos para anorexígenos e retinoides, garantindo rastreabilidade e uso seguro dessas substâncias.

Entre os segmentos fiscalizados, os serviços de alimentação receberam atenção especial. Em 2025, foram realizados 121 cadastros, 253 inspeções sanitárias e 158 licenciamentos nesse setor, reforçando as medidas de segurança alimentar e prevenção de riscos à saúde da população.

Já as ações de monitoramento incluíram a investigação de 13 eventos adversos e queixas técnicas, além da emissão de seis laudos laboratoriais pelo Programa Estadual de Monitoramento de Alimentos (PROEMA). Paralelamente, a Vigilância Sanitária investiu na prevenção por meio da educação em saúde, com a realização de 271 atividades educativas voltadas ao setor regulado e quatro ações direcionadas à população.

Um dos casos de maior relevância no ano foi a atuação da Vigilância Sanitária na Associação “Patinha Feliz”, a partir de denúncia protocolada em março de 2025. Após reuniões técnicas, inspeções e a contagem de 160 cães, foi decretada a intervenção sanitária no canil informal por meio do Decreto nº 65.163/2025. A intervenção ocorreu entre 30 de junho e 21 de outubro de 2025, com medidas voltadas à garantia de condições sanitárias adequadas, bem-estar animal e redução de riscos à saúde pública.

Ainda na área de saúde animal, a Campanha de Vacinação Antirrábica imunizou mais de 19 mil cães e gatos nas zonas urbana e rural, mobilizando cerca de 160 voluntários e 38 postos de vacinação na área urbana. A Vigilância Sanitária também acompanhou 22 incineração de entorpecentes, em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Federal, assegurando o cumprimento das normas sanitárias e ambientais.

O acompanhamento técnico de 22 agroindústrias familiares também marcou o ano, com inspeções contínuas das condições higiênico-sanitárias de produção, rotulagem, armazenamento, transporte e boas práticas de fabricação, contribuindo para a segurança alimentar e a qualidade dos produtos ofertados à população.

Outro destaque foi o acompanhamento do Projeto de Castração Animal, que recebeu investimento de R$ 239.248,58. Ao todo, 268 animais foram castrados, sendo 189 cães e 79 gatos, com monitoramento integral da Vigilância Sanitária desde a triagem até a execução dos procedimentos.

Ao encerrar o balanço do ano, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Edvaneide Silva, ressaltou o compromisso do setor com a defesa da saúde pública. “Nosso trabalho é pautado pelo bem-estar coletivo e pela qualidade sanitária dos serviços e produtos ofertados no município. Em 2026, daremos continuidade às ações de fiscalização, monitoramento e educação em saúde, contando com o apoio da população, especialmente por meio das denúncias, que são fundamentais para orientar as ações e fortalecer o controle sanitário”, destacou.

Semas investiu R$ 5,7 milhões em projetos sociais por meio de parcerias em 2025

0

Recursos fortaleceram ações de esporte, cultura, educação e acolhimento social em parceria com entidades do terceiro setor

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) encerrou o exercício de 2025 com resultados expressivos no fortalecimento da Política Municipal de Assistência Social, consolidando parcerias com entidades do terceiro setor e viabilizando investimentos voltados à proteção social da população em situação de vulnerabilidade.

Ao longo de 2025, a Secretaria geriu 95 processos de parcerias, beneficiando diretamente 32 entidades da sociedade civil. O valor total firmado por meio dessas parcerias somou R$ 5.781.092,29, provenientes de diferentes fontes de recursos, como doações do imposto de renda, editais do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), emendas parlamentares municipais e federais, além de superávit financeiro.

De acordo com o secretário da pasta, Nilcemar Dias, os recursos investidos possibilitaram a execução de projetos nas áreas de esporte, cultura, educação, acolhimento e lazer, contemplando iniciativas como judô, karatê, futebol, ginástica rítmica, balé, basquete, muay thai, boxe, voleibol, vôlei de areia e beach tennis, além de ações culturais e educacionais nas áreas de dança, fotografia, música e incentivo à leitura.

Também foram desenvolvidos projetos voltados ao acolhimento e ao cuidado de idosos, mulheres, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pessoas em trânsito e mulheres gestantes.

A Semas tem como objetivo principal planejar, executar e coordenar a Política Municipal de Assistência Social, atuando na garantia de direitos, na prevenção de violências e na promoção da inclusão social de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social ou risco. Essa atuação ocorre por meio da oferta de serviços, benefícios e programas e, de forma estratégica, por meio de parcerias com entidades do terceiro setor, que ampliam o alcance das políticas públicas no município.

Ezequiel Neiva anuncia mais um investimento para substituição de pontes de madeira em Nova Mamoré

0

Recursos atendem solicitação de vereador Adalto Ferreira e vão reforçar as ações de infraestrutura rural.

Infraestrutura garantirá mais segurança, durabilidade e melhores condições de tráfego (Foto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO)

O deputado estadual Ezequiel Neiva (União Brasil) anunciou a liberação de um investimento superior a R$ 400 mil para a aquisição de tubos metálicos que serão utilizados na substituição de antigas pontes de madeira no distrito de Nova Dimensão, em Nova Mamoré. O recurso atende a uma solicitação do vereador Adalto Ferreira (União Brasil).

 

De acordo com o parlamentar, o objetivo do investimento é melhorar a infraestrutura rural da região, garantindo mais segurança, durabilidade e melhores condições de tráfego para moradores e produtores que utilizam as estradas vicinais diariamente.

 

O vereador Adalto Ferreira destacou a parceria com o deputado e ressaltou a importância do apoio para o desenvolvimento local. “O deputado Ezequiel Neiva tem garantido boas notícias e tem sido um grande parceiro de Nova Mamoré. Seu trabalho beneficia diretamente os distritos de Nova Dimensão, Palmeiras e toda a região. O deputado tem sido um grande parceiro e verdadeiro parlamentar de Nova Mamoré”, afirmou.

 

Ezequiel Neiva ressaltou que este é mais um investimento voltado à infraestrutura da área rural do município. “É uma alegria, mais uma vez, trazer uma boa notícia. No ano passado, já atendemos Nova Mamoré com R$ 2 milhões para a compra de tubos em Pead, o que possibilitou a substituição de diversas pontes de madeira”, lembrou.

 

Segundo o deputado, o novo recurso será destinado à resolução de problemas pontuais nas estradas vicinais. “Agora estamos atendendo a um pedido de mais R$ 400 mil para tubos menores, justamente para resolver aqueles pequenos, mas importantes, problemas nas estradas. A transferência especial permitirá que o prefeito Marcélio Brasileiro faça a aquisição e, em breve, esses tubos sejam instalados nas linhas vicinais de Nova Mamoré”, explicou.

 

O parlamentar também destacou outros investimentos já garantidos para o município. “Teremos a construção do cemitério, que em breve terá seu recurso empenhado, além de mais R$ 2 milhões destinados ao bloqueteamento em Nova Dimensão. São muitos recursos chegando para atender o nosso povo de Nova Mamoré”, concluiu.

 

Texto e foto: Alexandre Almeida I Jornalista Secom ALE/RO

Produção agrícola avança com apoio de Ezequiel Neiva em Colorado do Oeste

0

Investimento contribuiu com a produção agrícola e da agricultura familiar é uma das prioridades do seu mandato.

Chegada do trator garantiu mais eficiência e produtividade no campo (Foto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO)

A produção agrícola de Colorado do Oeste segue em ritmo acelerado de crescimento após a entrega de um trator agrícola à Associação Rural Coloradense para Ajuda Mútua (Arcoplan). O equipamento, adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Ezequiel Neiva (União Brasil), tem fortalecido a agricultura familiar e beneficiado diretamente os produtores rurais do município. A iniciativa conta com o apoio e a atuação conjunta dos vereadores Buzanello da Obra (PSD), Fabão (Podemos) e Gilmar da Obra (PSD), além dos colaboradores Gilmar da Saúde e Tião Almeida, reforçando o compromisso coletivo com o desenvolvimento do campo.

O maquinário tem contribuído com a redução dos custos de produção, especialmente no preparo e armazenamento de silagem, garantindo mais eficiência e produtividade no campo. Segundo o produtor rural Agnaldo Souza, o investimento fortaleceu os pequenos agricultores. “Esse apoio do deputado à associação foi fundamental, pois reduziu os custos e permitiu produzir alimentos com mais qualidade. É um investimento que fortaleceu a agricultura familiar e atendeu os produtores que não têm condições de adquirir um trator e os implementos”, destacou.

Ezequiel Neiva tem atuado em prol do fortalecimento da agricultura familiar no estado (Foto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO)

A produção agrícola local tem apresentado resultados expressivos, reflexo do apoio técnico, das condições climáticas favoráveis e do trabalho desenvolvido pelos produtores. De acordo com Agnaldo, a safra atual é considerada recorde, com estimativa de aproximadamente 50 toneladas de silagem. “Foram plantados cerca de 60 mil pés de semente por hectare, com produção superior a 1 kg por planta. O tempo ajudou bastante e o trabalho da equipe foi essencial para esse resultado”, afirmou.

O deputado estadual Ezequiel Neiva ressaltou que o fortalecimento da produção agrícola e da agricultura familiar é uma das prioridades de seu mandato. “Temos desenvolvido diversas ações que contribuem para o crescimento da produção agrícola. Nosso compromisso é ser parceiro dos agricultores, garantindo investimentos que gerem produtividade, renda e desenvolvimento no campo”, destacou.

Agnaldo Souza tem utilizado o trator agrícola que foi adquirido por meio de emenda parlamentar (Foto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO)

Em nome da Arcoplan, Agnaldo Souza reconheceu o trabalho do parlamentar e a atenção dedicada aos produtores rurais. “É importante que o deputado continue olhando para a agricultura familiar, para quem planta sua mandioquinha para vender na feira, produz leite para os laticínios e garante alimento na mesa da população. Nosso agradecimento em nome da associação e dos produtores de Rondônia ao deputado”, declarou.

Ezequiel Neiva também enfatizou a parceria com o Governo do Estado de Rondônia, que tem sido fundamental para viabilizar os investimentos no setor agrícola. “Temos conseguido encaminhar nossas demandas e contar com o apoio do governador, coronel Marcos Rocha, que tem garantido o pagamento das emendas parlamentares, fazendo com que os recursos cheguem a quem mais precisa, que é a população agrícola do nosso estado”, finalizou.

Texto e fotos: Alexandre Almeida | Secom ALE/RO

PF deflagra Operação Trace contra abuso sexual infantojuvenil em Cerejeiras

0
Foi cumprido um mandado de busca e apreensão no município de Cerejeiras/RO
0 (11).jpeg

Arquivo

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de terça-feira (3/2), a Operação Trace, com o objetivo de combater crimes relacionados ao abuso sexual infantojuvenil. A ação resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão em Cerejeiras/RO, expedido pela Vara Criminal da Comarca do município.

A investigação teve início a partir do monitoramento de redes de compartilhamento de arquivos digitais, no qual foram identificados registros suspeitos de tráfico de material contendo abuso sexual de crianças e adolescentes. A partir de análises técnicas especializadas, foi possível rastrear a origem do conteúdo, levando à identificação de um possível envolvido residente em Cerejeiras/RO.

O cumprimento do mandado teve como finalidade a localização e a apreensão de dispositivos eletrônicos, de mídias digitais, de documentos e de outros objetos de interesse investigativo. Todo o material eventualmente apreendido será submetido à perícia técnica, a fim de subsidiar a continuidade das investigações.

A Polícia Federal reafirma seu compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes e orienta pais e responsáveis a acompanharem e monitorarem o uso de dispositivos eletrônicos, de redes sociais, de jogos e de aplicativos por menores de idade, mantendo diálogo constante e um ambiente de confiança que favoreça a prevenção de abusos e a segurança do público infantojuvenil.

Nomenclatura e alerta

Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou mesmo “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida nas vítimas desses crimes tão devastadores.

Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades on-line dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco.

É igualmente importante ensinar às crianças e aos adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, a fim de reforçar que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e de adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia
Tel. (69) 99972-8890/ (69) 3216-6208
E-mail: [email protected]

Liga do bem viver: Comarca de Pimenta Bueno promove mês de integração e saúde mental

0

A comarca de Pimenta Bueno vivenciou um período voltado à valorização da saúde mental e emocional, em adesão à campanha nacional Janeiro Branco. Organizada pela Administração, conjuntamente com o Núcleo Psicossocial e a Liga do Bem Viver, a iniciativa se destacou pela constância das ações, integrando o cuidado à rotina diária dos servidores e magistrados por meio de uma programação especial que incluiu momentos de vivência e práticas de relaxamento.

A estratégia adotada foi promover atividades ao longo do mês com destaque para os cafés compartilhados, que transformaram as pausas no expediente, em oportunidades reais de interação. A iniciativa quebrou a formalidade habitual e fortaleceu os laços de companheirismo entre a equipe.

A colagem de fotos mostra as atividades de meditação e café da manhã.

A comarca promoveu ainda  a meditação, proporcionando técnicas de foco e respiração. O olhar para o equilíbrio não se restringiu ao janeiro, pois a Liga do Bem Viver atua ao longo de todo o ano realizando ações como meditação periódica e atividades em conexão com a natureza, garantindo que o bem-estar seja uma pauta constante.

Essas ações geraram reflexos visíveis no clima organizacional. “A criação e manutenção desses espaços de descompressão não apenas humanizam o ambiente de trabalho, mas também contribuem diretamente para a redução da ansiedade e melhora da comunicação entre os setores. Ao priorizar o bem-estar de quem atua no sistema de justiça, a Comarca de Pimenta Bueno reafirma o compromisso com a qualidade de vida de seus colaboradores, demonstrando que um serviço público eficiente se constrói com servidores saudáveis, integrados e valorizados”, disse a administradora do Fórum de Pimenta Bueno, Paula Jaruzo dos Santos.

 

Assessoria de Comunicação Institucional