Início Site Página 124

Anvisa emite alerta para risco de pancreatite aguda associada ao uso indevido de canetas emagrecedoras

0

Reação adversa é prevista em bula, mas uso fora das indicações aumenta a probabilidade desse evento

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta de farmacovigilância para ressaltar os riscos do uso indevido de medicamentos agonistas do receptor GLP‑1 — classe que inclui a dulaglutida, a liraglutida, a semaglutida e a tirzepatida. Embora o risco já conste nas bulas aprovadas no Brasil, as notificações têm aumentado no cenário internacional e nacional, o que exige reforço das orientações de segurança. 

Conhecidos popularmente como “canetas emagrecedoras”, esses medicamentos devem ser utilizados exclusivamente conforme as indicações aprovadas em bula e sob prescrição e acompanhamento de profissional habilitado.  

O devido monitoramento médico é motivado justamente pelo risco de eventos adversos graves, como pancreatite aguda, que podem incluir formas necrotizantes e fatais. Apesar do alerta, não houve mudança na relação de risco e eficácia dessas substâncias. Ou seja, os benefícios terapêuticos ainda superam os efeitos adversos, de acordo com as indicações e modos de uso aprovados e constantes da bula. 

Recentemente a autoridade reguladora do Reino Unido (MHRA) informou que registrou, entre 2007 e outubro de 2025, 1.296 notificações de pancreatite relacionadas aos usuários desses medicamentos, incluindo 19 óbitos. No Brasil, de 2020 até 7 de dezembro de 2025, houve o registro de 145 notificações de suspeitas de eventos adversos e seis suspeitas de casos com desfecho de óbito.  

A preocupação com esses eventos foi um dos motivos para a Anvisa determinar, em junho de 2025, que farmácias e drogarias passassem a reter a receita desses medicamentos, conforme a RDC nº 973/2025 e a IN nº 360/2025. Desde então, a prescrição médica passou a ser feita em duas vias, e a venda só pode ocorrer com a retenção da receita na farmácia ou drogaria, assim como acontece com os antibióticos. A validade das receitas é de até 90 dias, a partir da data de emissão.   

A decisão teve como objetivo proteger a saúde da população brasileira, visto que foi observado um número elevado de eventos adversos relacionados ao uso desses medicamentos fora das indicações aprovadas. 

A Anvisa destaca que o uso indiscriminado e fora das indicações autorizadas, especialmente para emagrecimento sem necessidade clínica, eleva significativamente o risco de efeitos adversos e dificulta o diagnóstico precoce de complicações graves. 

Orientações à população e aos profissionais de saúde 

A Agência recomenda que os usuários desses medicamentos procurem atendimento médico imediato, em caso de dor abdominal intensa e persistente, que pode irradiar para as costas e vir acompanhada de náuseas e vômitos — sintomas sugestivos de pancreatite. 

Os profissionais de saúde devem interromper o tratamento, ao suspeitar da reação, e não dar prosseguimento, caso o diagnóstico seja confirmado. A Anvisa reforça ainda a importância da notificação de eventos adversos no VigiMed, o que contribui para o monitoramento contínuo da segurança desses medicamentos no país, que estão há pouco mais de cinco anos no mercado nacional. 

Histórico regulatório 

Nos últimos anos, a Anvisa já havia emitido outros alertas relacionados aos agonistas de GLP‑1. Riscos de aspiração durante procedimentos anestésicos (2024) e perda de visão rara associada à semaglutida (2025) foram alguns desses alertas, o que demonstra o monitoramento constante dessa classe terapêutica. 

 

Saúde e Vigilância Sanitária

Programa Porteira Adentro leva máquinas, infraestrutura e apoio direto ao produtor rural no Vale do Rio Ávila

0

Com frota ampliada e gestão eficiente, Prefeitura de Vilhena garante atendimento simultâneo a associações e fortalece a agricultura familiar no município

A Prefeitura de Vilhena, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), realizou no sábado, 07, a abertura oficial do programa “Porteira Adentro” na Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Ávila (Asprova). O evento reuniu dezenas de agricultores que acompanharam a chegada da frota de máquinas destinada a serviços de infraestrutura e produção dentro das propriedades.

O programa oferece horas/máquina para a execução de serviços essenciais como gradagem de solo, escavação de tanques para piscicultura e bebedouros, espalhamento de calcário, recuperação de pastagens e manutenção de estradas internas. Na região da Asprova, a expectativa é que cerca de 40 famílias sejam beneficiadas diretamente pelas ações.

Segundo o secretário de Agricultura, Gilvaneo da Veiga, o programa vem passando por uma reestruturação significativa desde 2023. Uma das principais mudanças diz respeito à infraestrutura: antes eram apenas três equipamentos básicos e agora a Semagri dispõe de duas frotas completas, o que permite o atendimento simultâneo a diferentes localidades. Enquanto as máquinas atuam no Vale do Rio Ávila, outra equipe inicia os trabalhos na região do Rio Vermelho.

“Levamos a demanda ao prefeito, buscamos economizar recursos e hoje podemos atender duas associações ao mesmo tempo. Isso agiliza o trabalho e garante que o benefício chegue ao máximo de produtores no menor tempo possível”, afirmou o secretário.

Além do auxílio mecânico, o secretário destacou investimentos para agregar valor à produção local. O Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PMAA), que antes investia R$ 50 mil, saltou para R$ 500 mil em aportes para a compra direta de itens da agricultura familiar. O suporte técnico de engenheiros agrônomos também foi reforçado para garantir a qualidade dos produtos.

O presidente da Asprova, Efraim dos Santos, ressaltou que o custo desses serviços de forma privada seria impensável para a maioria dos pequenos produtores. “O programa é fundamental porque proporciona condições que onerariam muito o produtor; muitos não teriam condições de fazer por conta própria”, explicou.

Presente no evento, o prefeito Flori Cordeiro vinculou a entrega dos benefícios à saúde financeira do município. De acordo com o gestor, a economia gerada por reformas administrativas, como a do Instituto Municipal de Previdência (IMPV) – que poupa R$ 18 milhões anuais aos cofres públicos – permitiu a ampliação dos programas da Semagri de dois para oito programas ativos.

“No ano passado, investimos R$ 14 milhões em maquinário e organizamos a secretaria para entregar serviços concretos”, declarou o prefeito. Ele citou ainda a criação e incentivo à cooperativa leiteira local, que recebeu a doação de um terreno avaliado em R$ 9 milhões e R$ 600 mil para capital de giro, além de uma usina de leite e caminhão refrigerado, visando eliminar intermediários e garantir preços mais justos aos produtores de leite de Vilhena.

 

 

Assessoria

Deputado Ezequiel Neiva entrega quebrador de cacau para fortalecer pequenos produtores em São Felipe D’Oeste

0

Equipamento representa avanços para o setor produtivo no município.

Equipamento foi adquirido via emenda do parlamentar (Foto: André Felliphy)

O deputado estadual Ezequiel Neiva (União Brasil) realizou a entrega de um quebrador de cacau no município de São Felipe D’Oeste, atendendo a uma solicitação do vereador Alemão. O equipamento representa um avanço significativo para os pequenos produtores da região, que até então realizavam todo o processo de forma manual.

Durante a entrega, o parlamentar destacou a importância do investimento para o fortalecimento da agricultura familiar. Segundo Ezequiel Neiva, o quebrador de cacau traz mais eficiência ao trabalho no campo, reduz o esforço físico e amplia a capacidade produtiva dos agricultores. “Antes, todo esse processo era feito manualmente, exigindo muito tempo e esforço. Agora, os produtores passam a contar com um equipamento moderno, que representa um grande avanço para o setor produtivo e melhora diretamente a qualidade de vida das famílias”, ressaltou.

O vereador Alemão, autor do pedido, enfatizou o impacto direto do equipamento na rotina dos produtores. “O que antes levava dias para ser feito, agora pode ser concluído em poucas horas. Isso aumenta o rendimento das famílias, gera mais produtividade e incentiva os agricultores a plantar cada vez mais, com a certeza de que terão estrutura para produzir”, afirmou.

O produtor rural José Nathalino Bandeira, morador de São Felipe D’Oeste há 39 anos, agradeceu o investimento e destacou a importância da presença do deputado no município. “É um equipamento que ajuda muito e facilita o trabalho do dia a dia. Ver um deputado presente, que acredita no produtor rural, fortalece os laços com a comunidade. Tenho certeza de que outros implementos ainda chegarão para ajudar os produtores da nossa região”, declarou.

O suplente de deputado federal Wiveslando Neiva também acompanhou a entrega e reforçou que o atendimento ao pequeno produtor é uma das prioridades do mandato. Segundo ele, cerca de 60% das emendas parlamentares do deputado Ezequiel Neiva são destinadas à aquisição de equipamentos e implementos agrícolas. “Esse é um compromisso claro com o homem do campo, garantindo melhores condições de trabalho e mais desenvolvimento para o interior do estado”, concluiu.

Texto: Nilson Nascimento I Jornalista
Foto: André Felliphy I Assessoria parlamentar 

Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa

0

Projeto busca garantir mais visibilidade a essas pessoas, fortalecer políticas públicas inclusivas e incentivar a sociedade a reconhecer a comunicação como um direito fundamental.

Deputado estadual Alex Redano (Republicanos) (Foto: Rafael Oliveira | Secom ALE/RO)

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que institui o mês de outubro como o período oficial de conscientização sobre a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) em todo o estado.

A proposta tem como objetivo ampliar o debate público e promover ações de sensibilização sobre a importância da Casa como instrumento fundamental de inclusão social, especialmente para pessoas com deficiência e distúrbios de linguagem.

Inclusão, acessibilidade e cidadania 

A Comunicação Aumentativa e Alternativa reúne um conjunto de ferramentas, recursos e estratégias, como pranchas de símbolos, dispositivos eletrônicos, aplicativos, tablets, gestos e imagens, que auxiliam pessoas com dificuldades na fala ou na escrita a se comunicarem de forma eficaz.

Durante a leitura do parecer em plenário, foi destacado que a matéria já havia recebido parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, reforçando a legalidade e a relevância social da iniciativa.

Aprovação unânime em Plenário 

O projeto foi colocado em votação pelo presidente da mesa diretora e aprovado por unanimidade pelos deputados presentes. Com a aprovação no plenário da Assembleia Legislativa, a proposta segue agora para os trâmites finais, que incluem a sanção do Poder Executivo, para que a lei passe a vigorar oficialmente em Rondônia.

Ao anunciar o resultado da votação, o presidente declarou aprovado o projeto que institui o mês de outubro como período de conscientização da Comunicação Aumentativa e Alternativa no âmbito do estado.

Compromisso com causas sociais

Autor da proposta, o deputado Alex Redano tem se destacado por pautar seu mandato em ações voltadas à inclusão, acessibilidade e fortalecimento da cidadania. A criação do Mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa reforça o compromisso do parlamentar e do Legislativo estadual com a construção de uma sociedade mais justa, acessível e inclusiva para todos os rondonienses.

Texto Mateus Andrade | Jornalista
Foto: Rafael Oliveira | Secom ALE/RO

Deputado Ezequiel Neiva reivindica conclusão de projetos energéticos em Seringueiras

0

O deputado estadual Ezequiel Neiva (União Brasil) participou de uma reunião na sede da Energisa, em Porto Velho, acompanhado da vereadora Jéssica da Saúde, do município de Seringueiras, para reivindicar a execução e conclusão de projetos energéticos essenciais para a população local. O encontro foi realizado com o diretor de Relações Institucionais da Energisa, Juscelino Amaral.
Entre as principais demandas apresentadas, está a conclusão da rede elétrica do bairro Cidade Alta. Segundo a vereadora, cerca de 80% do bairro já foi atendido, porém os 20% restantes concentram a maior parte da população, que segue sem acesso à energia elétrica. A Energisa se comprometeu a analisar a solicitação.

Outra reivindicação foi a finalização da rede elétrica no Projeto de Assentamento (PA) Bom Futuro, onde aproximadamente 40 famílias aguardam atendimento. Jéssica da Saúde explicou que essas famílias deveriam ter sido contempladas pelo Programa Luz Para Todos, mas com o encerramento do programa, o atendimento precisa ocorrer por meio de outro projeto já cadastrado junto à concessionária.

O deputado Ezequiel Neiva também cobrou a expansão da rede de baixa tensão da Linha 108, no trecho que liga a cidade até o cemitério municipal. De acordo com o parlamentar, faltam apenas 1.300 metros de rede para beneficiar dezenas de famílias que ainda vivem sem energia.

Eficiência Energética

Durante a agenda, a vereadora agradeceu à Energisa pela execução do projeto de eficiência energética no Hospital Municipal Fiorindo Vicensi e na Unidade Básica de Saúde Nova Vida. O deputado destacou ainda a implantação de projetos de energia solar no município, classificando a iniciativa como um avanço importante.

“É uma garantia de energia de qualidade, redução de custos e mais eficiência para os serviços públicos”, ressaltou Ezequiel Neiva.

Texto e foto: Assessoria Parlamentar

Deputado Luizinho Goebel indica recuperação de ruas e tapa-buracos em Cerejeiras com apoio do DER

0

O deputado estadual Luizinho Goebel (Podemos) apresentou indicação ao Poder Executivo de Rondônia, com extensão ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RO), solicitando a execução de serviços de recuperação asfáltica e tapa-buracos em ruas e avenidas do município de Cerejeiras, no Cone Sul do estado.

A indicação foi protocolada na Assembleia Legislativa de Rondônia no dia 23 de janeiro de 2026, sob o número 15513/26, conforme previsto no regimento interno da Casa.

Proposta de cooperação entre Estado e mandato parlamentar

De acordo com o documento, a proposta prevê um modelo de cooperação institucional, no qual o DER-RO ficaria responsável pela disponibilização de mão de obra especializada e pela usinagem dos insumos asfálticos na usina de asfalto localizada em Vilhena.

Já a aquisição dos insumos asfálticos necessários para a execução dos serviços seria realizada por meio de recursos oriundos do mandato do deputado Luizinho Goebel, conforme descrito na indicação.

Objetivo da indicação

A solicitação tem como finalidade a manutenção da malha viária urbana de Cerejeiras, por meio de ações de recuperação e tapa-buracos, diante do desgaste natural do pavimento provocado pelo tráfego de veículos, condições climáticas e ação do tempo.

Pedido foi encaminhado ao DER-RO (Foto: Assessoria parlamentar)

Segundo a justificativa apresentada, os serviços de manutenção visam melhorar a trafegabilidade, reduzir riscos de acidentes e preservar a infraestrutura urbana existente, além de contribuir para a mobilidade e o acesso da população a serviços essenciais.

Encaminhamento ao Executivo estadual

Com a apresentação da indicação, o pedido segue agora para análise do Governo do Estado de Rondônia e do DER-RO, que avaliarão a viabilidade técnica e administrativa da execução dos serviços solicitados no município de Cerejeiras.

 

Assessoria

Ao lado de líderes globais, ministro dos Transportes discute o crescimento da infraestrutura no país

0
Encontro que acontece nesta terça (10) reúne autoridades e lideranças empresariais para debater cenário econômico e investimentos no setor
1d757043-f453-443d-ae23-91dffcb0d04a.png

O ministro dos Transportes, Renan Filho, participa nesta terça-feira (10), do CEO Conference 2026, evento que reúne lideranças nacionais e internacionais para debater o cenário macroeconômico global e brasileiro.

O evento discute o papel das instituições e as perspectivas para o futuro da infraestrutura, com foco nos desafios do setor e nas oportunidades de crescimento associadas às estratégias de investimento no mercado financeiro.

No setor rodoviário, desde o início da gestão do ministro à frente da pasta, políticas adotadas favoreceram a ampliação das contratações com a iniciativa privada. Em menos de três anos, o Ministério dos Transportes realizou 22 leilões de rodovias, com geração de R$247 bilhões em investimentos. Outro marco foi a entrada de oito empresas de capital estrangeiro como proponentes nessas concessões.

Já em ferrovias, o mercado se prepara para conhecer a carteira de projetos do Governo do Brasil, que prevê, para 2026, 8 leilões e R$140 bilhões em novos investimentos. A expectativa é de um impacto estruturante, com potencial de movimentar até R$ 600 bilhões, a partir de rotas estratégicas e da ampliação da malha ferroviária em diferentes regiões do país.

Também participam do evento Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central; Fernando Haddad, ministro da Fazenda; Scott Bessent, secretário do Tesouro dos Estados Unidos; Vital do Rêgo Filho, ministro do Tribunal de Contas da União e André Esteves, CEO do BTG Pactual, além de outras autoridades e lideranças empresariais.

Cobertura de imprensa
A cobertura por profissionais de imprensa será permitida de forma remota. Jornalistas interessados em acompanhar o evento devem se cadastrar pelo site: https://www.ceoconference.live/

Serviço
CEO Conference 2026
Data: Terça-feira, 10 de fevereiro
Horário: 14h30
Local: Grand Hyatt Hotel – Av. das Nações Unidas, 13.301, Brooklin – São Paulo (SP)

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

VII Concurso de Cartórios: 2ª fase reúne mais de 170 participantes em Rondônia

0

Mais de 170 candidatos participaram da segunda fase do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudiciais de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, realizada neste domingo (8). As provas, escritas e práticas, foram destinadas aos inscritos nas modalidades de ingresso por provimento e por remoção, aprovados na primeira etapa do certame.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Glodner Luiz Pauletto, compareceu ao local de aplicação de provas, juntamente com representantes da comissão organizadora, acompanhando a chegada dos participantes.

Segundo a comissão do VII Concurso de Cartórios, pela manhã houve registro de 25 ausentes na prova de ingresso; 167 candidatos compareceram, enquanto quatro inscritos sub judice não compareceram. Já durante a tarde foram registrados 13 presentes e nenhum ausente.

Acompanhe as atualizações na página da Cebraspe, banca organizadora do certame.

O VII Concurso visa preencher 26 (vinte e seis) serventias extrajudiciais em todo o Estado de Rondônia, com reserva de vagas para candidatos com deficiência e também os autodeclarados negros, seguindo o regramento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A foto colorida mostra corregedor em escola durante Concurso de Cartórios

Assessoria de Comunicação Institucional

Ministério da Saúde desmente fake news e esclarece: Brasil não tem caso de Nipah confirmado

0
Pasta e OMS afirmam que não há nenhuma evidência de disseminação internacional do vírus ou risco para a população brasileira. País mantém protocolos permanentes de vigilância a agentes altamente patogênicos

O Brasil não tem nenhum caso de Nipah confirmado. Portanto, o Ministério da Saúde esclarece que é falsa a informação que circula nas redes sociais que afirma o contrário. Segundo a pasta, o Brasil mantém protocolos permanentes de vigilantes a agentes altamente patogênicos e garante que o risco de uma pandemia causada pelo vírus continua sendo considerado baixo. Essa é a mesma avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo a qual o surto recente registrado na Índia está praticamente encerrado. Não há, portanto, nenhuma evidência de disseminação internacional ou risco para a população brasileira.

Segundo a OMS, foram confirmados na Índia apenas dois casos, ambos entre trabalhadores de saúde, que tiveram contato com 198 pessoas já identificadas e testadas, todas com resultado negativo. O último caso foi registrado naquele país em 13 de janeiro, indicando que o evento já se aproxima do fim do período de acompanhamento.

Em informe técnico recente, a OMS classificou o risco como baixo e reforçou que não há registro de casos fora dessa região nem em outros países citados equivocadamente em conteúdos desinformativos. Além disso, o vírus está associado a espécies específicas de morcegos que não existem no Brasil, o que afasta qualquer indicação de risco para a população brasileira no momento.

Saúde com ciência no combate a notícias falsas 

O Ministério da Saúde reafirma seu compromisso com a transparência, a ciência e a proteção dos brasileiros. A melhor forma de prevenção continua sendo o acesso à informação correta, o fortalecimento da vigilância em saúde e a confiança nas orientações oficiais. Para isso, a pasta e a Secretária de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República coordenam o programa Saúde com Ciência, iniciativa atua na defesa da vacinação, na valorização da ciência, no combate à desinformação e na entrega de informações íntegras à sociedade. Um dos objetivos do programa é garantir acesso a informações íntegras e respaldadas por evidências científicas.

O programa conta ainda com a parceria dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Ciência e Tecnologia e Inovação, e com a Controladoria-Geral da União (CGU) e Advocacia-Geral da União (AGU), garantindo atuação em diferentes frentes.

Como contribuir no combate a fake news

Além das ações do Ministério da Saúde, qualquer cidadão pode ajudar no combate às fake news. Basta checar informações duvidosas antes de compartilhá-las, alertar amigos e familiares, denunciar conteúdos falsos e evitar compartilhar mensagens suspeitas.

Recebeu algum conteúdo sobre saúde que pode ser falso? 

Acesse a plataforma FalaBr e preencha o formulário com o seu relato, fornecendo informações sobre o que foi publicado. O Chatbot do Ministério da Saúde também está disponível para esclarecer dúvidas. Para acessá-lo, adicione o número (61) 99381-8399 no seu WhatsApp.

O que é o vírus Nipah

O Nipah é um vírus conhecido pela ciência, identificado pela primeira vez em 1998 na Malásia, segundo o site oficial da OMS. Desde então, os surtos registrados ocorreram exclusivamente no Sudeste Asiático.

Do ponto de vista científico, o vírus Nipah ocorre de forma natural em alguns animais, especialmente morcegos-frugívoros e pode ser transmitido ao ser humano em situações específicas, como contato direto com animais infectados ou com alimentos contaminados.

A transmissão entre pessoas foi observada apenas em contextos de contato próximo e restrito. Não há evidências de disseminação ampla na população nem de ameaça iminente de pandemia global, como sugerem boatos.

Os sintomas podem incluir febre, dor de cabeça, confusão mental e dificuldades respiratórias, com evolução variável conforme o caso. Não existe vacina ou tratamento específico licenciado até o momento, e o cuidado clínico é baseado em suporte adequado, o que reforça a importância da vigilância epidemiológica e da informação qualificada.

Amanda Milan
Ministério da Saúde

Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

0

Principais vítimas foram homens com mais de 65 anos

Ao menos 29 brasileiros morreram em janeiro deste ano por complicações em decorrência da Covid-19, segundo o informativo Vigilância das Síndromes Gripais. A informação coloca o SarsCov-2 como o vírus mais mortal entre os identificados para os brasileiros nesse mês. Os números podem aumentar, pois parte das investigações sobre causas de óbito ainda está em andamento ou pode não estar atualizada.

Das 163 mortes causadas por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) nas primeiras quatro semanas deste ano, 117 não tiveram o principal vírus causador identificado.

A mais letal, com 29 casos, foi a Covid-19, seguida pela Influenza A H3N2, com sete casos, pelo Rinovírus, com sete casos, e pela Influenza A não subtipada, com seis casos.

Vírus

Os demais vírus – H1N1, Influenza B e VSR – somaram cinco mortes. Ao todo, 4.587 casos, incluídos os não letais, foram registrados no período, dos quais 3.373 não tiveram os vírus causadores identificados. O estado com mais mortes confirmadas foi São Paulo: 15 óbitos em 140 casos registrados.

As mortes atingiram principalmente os idosos com mais de 65 anos: 108 no total. Entre os casos com identificação de SarsCov-2, 19 tinham mais de 65 anos. Dados de vacinação indicam que a cobertura está abaixo do considerado ideal.

Desde 2024, a vacina contra a Covid-19 foi incluída no calendário básico de vacinação de três grupos: crianças, idosos e gestantes.

Além disso, pessoas que fazem parte de grupos especiais devem reforçar a imunização periodicamente. No entanto, cumprir esse calendário tem sido um desafio no Brasil.

Vacinas

A cobertura, no entanto, está longe do ideal. Em 2025, de cada dez doses distribuídas pelo Ministério da Saúde a estados e municípios, menos de quatro foram utilizadas. Foram, ao todo, 21,9 milhões de vacinas, e apenas oito milhões aplicadas.

Dados da plataforma Infogripe – da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – que monitora a ocorrência da chamada síndrome respiratória aguda grave (SRAG), mostram que, em 2025, pelo menos 10.410 pessoas adoeceram com gravidade após a infecção pelo coronavírus, com cerca de 1,7 mil mortes.

 

 

Guilherme Jeronymo, Repórter da Agência Brasil/Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil