Início Site Página 100

Congresso reúne pesquisadores para discutir avanços da agricultura orgânica

0

Pesquisadores, técnicos e produtores rurais participam, a partir da próxima terça-feira (17.03), do 1º Congresso Técnico-Científico de Agricultura Orgânica, encontro que será realizado até quinta-feira (19.03) no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (cerca de 100 km da capital) em São Paulo. O evento deve reunir pesquisadores, estudantes e profissionais do setor para discutir tecnologias, pesquisas e experiências voltadas à produção orgânica e à agroecologia.

Um dos destaques da programação será a participação de sete unidades da Embrapa, que apresentarão tecnologias, plataformas digitais, cursos e publicações voltadas ao desenvolvimento de sistemas produtivos com menor impacto ambiental. As iniciativas abrangem desde o planejamento de sistemas agroflorestais até ferramentas de gestão da produção, uso de bioinsumos e desenvolvimento de cultivares adaptadas ao cultivo orgânico.

Entre as contribuições previstas está a apresentação de tecnologias voltadas a sistemas agroflorestais agroecológicos, que combinam culturas agrícolas com espécies florestais e frutíferas na mesma área. Esse modelo busca diversificar a produção, melhorar o aproveitamento dos recursos naturais e ampliar a resiliência das propriedades diante de variações climáticas e de mercado, além de contribuir para a conservação do solo e da água.

Leia Também:  SuperAgro começa terça, em Londrina, no Paraná

Ferramentas digitais também estarão entre os destaques do encontro. Pesquisadores devem apresentar a plataforma Pró-Orgânico, sistema que reúne materiais técnicos, listas de insumos permitidos na produção orgânica e instrumentos de gestão voltados a pequenas propriedades. A plataforma inclui ainda a Organoteca, biblioteca digital de acesso livre com publicações, vídeos e conteúdos técnicos voltados à agricultura orgânica e à agroecologia.

Na área de produção animal, será apresentada uma plataforma dedicada à organização de informações sobre o mercado de lácteos orgânicos no país, reunindo dados sobre produção, comercialização e consumo. A iniciativa busca fortalecer a rede de produtores e ampliar o acesso a esse tipo de produto no mercado.

Tecnologias relacionadas ao manejo sustentável do solo e à produção de bioinsumos também estarão em pauta, com soluções voltadas à compostagem, fertilizantes orgânicos, uso de microrganismos benéficos e controle biológico de pragas. Essas práticas têm ganhado espaço entre produtores que buscam reduzir a dependência de insumos químicos e ampliar a sustentabilidade dos sistemas produtivos.

No campo das culturas agrícolas, serão apresentadas tecnologias voltadas à produção de hortaliças em sistemas orgânicos, incluindo cultivares desenvolvidas especificamente para esse tipo de manejo. Também estão previstas iniciativas ligadas ao aproveitamento de resíduos agropecuários, produção de biofertilizantes e capacitações para cultivo orgânico de algodão em regiões semiáridas.

Leia Também:  Imea diz que produtividade da soja em Mato Grosso deve cair mais de 15%

A proposta do congresso é fortalecer a integração entre ciência, assistência técnica e produtores rurais, ampliando a difusão de tecnologias capazes de apoiar a expansão da agricultura orgânica no país.

Serviço

1º Congresso Técnico-Científico de Agricultura Orgânica
📍 Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas – Campinas (SP)
📅 17 a 19 de março de 2026
🕗 Das 8h às 17h

Pensar Agro

Aeroportos de Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena passam por ensaios técnicos para garantir segurança nas operações aéreas

0

O governo de Rondônia por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO) contratou a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para realização dos serviços de Medição de Coeficiente de Atrito e Ensaio de Macrotextura nas Pistas de Pouso e Decolagem (PPD) dos Aeroportos de Ji-Paraná (SBJI), Cacoal (SSKW) e Vilhena (SBVH), no valor total de R$ 79.215,70, conforme com os termos do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC nº 153) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A realização dos serviços ocorreram no período de 9 a 11 de março, atendendo as exigências do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil – RBAC nº 153, que trata sobre a operação, manutenção e resposta as emergências dos aeródromos do Brasil de cumprimento obrigatório pelos operadores de aeródromos. De acordo com a frequência de voos da aviação regular/comercial, deve ser realizado um ensaio a cada 360 dias de coeficiente de atrito e ensaio de macrotextura nas Pistas de Pouso e Decolagem (PPD), nos aeroportos de Ji-Paraná (SBJI), Cacoal (SSKW) e Vilhena (SBVH), como uma forma de garantir a segurança nas operações de voos na pista dos aeroportos.

A contratação desses serviços tem como finalidade verificar as condições das pistas de pouso e decolagem, avaliando se há a aderência necessária entre os pneus das aeronaves e o pavimento. O ensaio também analisa se o atrito entre a superfície das pistas aeroportuárias e os pneus das aeronaves, permite a aceleração e a frenagem segura após os pousos, além de identificar eventuais necessidades de manutenção ou restauração do pavimento.

Serviços realizados para verificar as condições das pistas de pouso e decolagem

Vale ressaltar que após a realização dos serviços, os resultados obtidos foram satisfatórios e dentro dos parâmetros exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nas pistas de pouso dos Aeroportos de Ji-Paraná (SBJI), Cacoal (SSKW) e Vilhena (SBVH), garantindo a segurança nas operações de pouso e decolagem nos aeroportos do interior do estado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa é uma forma de segurança nas operações aéreas, assim como a manutenção adequada da infraestrutura aeroportuária. “Essa gestão tem trabalhado para manter os aeroportos do estado dentro dos padrões exigidos pela aviação civil. Esses ensaios são fundamentais para assegurar que as pistas ofereçam condições adequadas de operação, garantindo segurança para passageiros, tripulações e contribuindo para o desenvolvimento da aviação regional”, ressaltou.

O diretor-geral do DER-RO, Eder André Fernandes, enfatizou que o acompanhamento técnico nas pistas é essencial para garantir que os aeroportos continuem operando com segurança e dentro das normas estabelecidas pelos órgãos reguladores. “Esse tipo de avaliação técnica permite acompanhar de forma precisa as condições das pistas e agir preventivamente sempre que necessário. O objetivo é manter os aeroportos administrados pelo estado em conformidade com as normas da Anac, assegurando qualidade e segurança nas operações”, afirmou.

O responsável pela Coordenadoria de Infraestrutura Aeroportuária (CIA), Rogério Leme, explicou que os ensaios são realizados com equipamentos específicos que percorrem toda a extensão da pista para medir o nível de atrito e a textura do pavimento. Segundo ele, os dados coletados são registrados e analisados tecnicamente, permitindo identificar com precisão as condições da pista e verificar se ela está adequada para as operações aéreas.

Marcos Rogério lança pré-candidatura ao governo de Rondônia em evento com Flávio Bolsonaro

0

O senador Marcos Rogério (PL) lançou neste sábado (14/03) sua pré-candidatura ao governo de Rondônia durante evento realizado no Espaço Vera Cruz, em Ji-Paraná.

O encontro reuniu cerca de 3 mil pessoas e contou com a presença de importantes lideranças nacionais do Partido Liberal, entre elas o senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho.

Em seu discurso, Marcos Rogério afirmou que Rondônia precisa de um novo ciclo de gestão e criticou a falta de planejamento estratégico no estado nos últimos anos.

“Rondônia ficou abandonada. Não houve um projeto de grande porte, não houve direção, não houve liderança. Faltou gestão, faltou presença e faltaram políticas públicas sérias para a infraestrutura rural, justamente onde está a força produtiva do nosso estado”, destacou.

O senador Flávio Bolsonaro reforçou o apoio do grupo político à candidatura de Marcos Rogério e defendeu a unidade do campo conservador no estado.

“Esse é o nosso nome, o candidato da direita em Rondônia”, afirmou.

Já o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho, destacou a atuação do parlamentar no Congresso Nacional e demonstrou confiança no projeto político para o estado.

“Marcos Rogério é um dos melhores senadores que o Brasil tem e tem tudo para ser um excelente governador”, disse.

Presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto também ressaltou a trajetória do senador e sua atuação em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro no Congresso.

“Temos aqui um homem que sempre esteve na linha de frente defendendo o presidente Bolsonaro em Brasília. Nós devemos muito a ele”, declarou.

Além do lançamento da pré-candidatura, o PL também promoveu a filiação de novos nomes. Entre eles, Fernando Máximo, pré-candidato ao Senado, agora pelo PL. E também Lúcio Mosquini, deputado federal.

 

Assessoria

Videoarte “Secando a Vida” está disponível no YouTube até 14 de março após exibições em Vilhena

0

Após uma série de exibições em espaços educativos e sociais de Vilhena, a obra audiovisual entra em sua etapa online e pode ser assistida gratuitamente na plataforma por tempo limitado.

A videoarte “Secando a Vida” já está disponível gratuitamente no YouTube e poderá ser assistida pelo público até o dia 14 de março. Após esse período, o vídeo será retirado da plataforma para iniciar seu circuito de inscrições em festivais nacionais e internacionais de audiovisual.

Antes do lançamento online, a obra realizou uma série de exibições presenciais em espaços educativos e sociais de Vilhena, passando por instituições como o Lar dos Idosos, o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) e o campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir). As sessões promoveram encontros e momentos de diálogo com o público, especialmente com estudantes e idosos, ampliando a reflexão sobre arte, memória e território.

A proposta da obra é explorar temas como memória, identidade e pertencimento, conectando experiências individuais e coletivas ao território amazônico. Ao longo da narrativa visual, o projeto apresenta paisagens e espaços simbólicos de Vilhena, levando elementos da cultura local para o olhar de públicos de outras regiões e países.

Entre os cenários utilizados nas gravações estão a histórica Casa de Rondon, a Universidade Federal de Rondônia e a Praça dos Três Poderes. Esses locais ajudam a compor a atmosfera estética da obra, que busca dialogar com a memória urbana e afetiva da cidade.

Com a disponibilização online, “Secando a Vida” amplia o acesso do público à produção audiovisual local antes de seguir para uma nova etapa, voltada à participação em mostras e festivais de vídeo arte no Brasil e no exterior, levando imagens e narrativas de Vilhena para novos públicos ao redor do mundo.

Assista aqui a versão sem acessibilidade Secando a Vida

(https://www.youtube.com/watch?v=Lw0JwwP66Y0&t=29s)

PROJETO SELECIONADO PELO EDITAL N° 01/2024 – SEJUCEL – AUDIOVISUAL – BOLSAS PARA ARTES EM VÍDEO, POR MEIO DA LEI PAULO GUSTAVO DO MINISTÉRIO DA CULTURA / GOVERNO FEDERAL, SEJUCEL-SIEC, GOVERNO DE RONDÔNIA.

 

Assessoria

PM de Rondônia localiza homem apontado como autor de disparos de arma de fogo em Vilhena

0

Por por volta das 19horas, de quinta-feira,  uma guarnição da Polícia Militar foi acionada para averiguar uma denúncia sobre disparos de arma de fogo ocorrido no pátio de um posto de combustíveis localizado na avenida Celso Mazutti, no bairro Parque São Paulo, em Vilhena.

Ao chegar no local, populares informaram que um homem havia sido atingido na mão por um disparo de arma de fogo e já havia sido socorrido até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A guarnição deslocou-se até a unidade de saúde, onde localizou a vítima, identificada como C. C.,  de 43 anos que recebia atendimento médico. Em relato aos policiais, o homem informou que estava no banheiro de uma oficina situada no pátio do posto quando ouviu um estampido semelhante a disparo de arma de fogo e, em seguida, percebeu que havia sido atingido na mão, afirmando não ter visto quem efetuou o disparo.

Os policiais militares efetuaram novas buscas no local dos fatos e obtiveram informações que o possível alvo do disparo seria um homem identificado como D.D.S., de 50 anos, que faz uso de tornozeleira eletrônica de monitoramento. A equipe policial localizou o indivíduo na Avenida 34. Durante a abordagem, D.D.S. relatou que havia se envolvido em uma luta corporal com um homem conhecido pelo apelido de “Vaguinho”, identificado como V.P.M., de 38 anos, afirmando que a discussão teria ocorrido por motivos fúteis. Segundo ele, após a briga, o suspeito teria deixado o local e retornado posteriormente portando uma arma de fogo, ocasião em que teria efetuado disparos em sua direção, atingindo acidentalmente o homem que saia do banheiro, mas não possuía envolvimento com a desavença.

Em continuidade às diligências, a Polícia Militar localizou V.P.M., conhecido como “Vaguinho”. Ao ser questionado, ele negou ter efetuado os disparos, confirmando apenas que havia se envolvido em luta corporal com D.D.S. Apesar da arma não ter sido localizada, os dois envolvidos foram conduzidos à Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP).

 

Fonte/Polícia Militar

Câmara aprova projeto que regulamenta a profissão de doula

0

Proposta será enviada à sanção presidencial

Discussão e votação de propostas legislativas.
Deputadas comemoram aprovação do projeto em Plenário

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que regulamenta o exercício da profissão de doula, que oferece apoio físico, emocional e informacional à gestante, especialmente durante o parto normal. A proposta será enviada à sanção presidencial.

De autoria do Senado, o Projeto de Lei 3946/21 foi aprovado nesta quarta-feira (11) e lista várias atribuições da doula (antes, durante e após o período do parto).

Na gravidez, a profissional poderá facilitar o acesso da gestante a informações sobre gestação, parto e pós-parto baseadas em evidências científicas atualizadas; além de incentivá-la a buscar uma unidade de saúde para realizar o acompanhamento pré-natal.

Durante o parto, a doula poderá:

  • orientar e apoiar a gestante em relação à escolha das posições mais confortáveis a serem adotadas durante o processo;
  • auxiliar a gestante a utilizar técnicas de respiração e vocalização para obter maior tranquilidade; e
  • utilizar recursos não farmacológicos para conforto e alívio da dor da parturiente, como massagens, banhos mornos e compressas mornas.

No pós-parto, a doula poderá orientar e prestar apoio aos cuidados com o recém-nascido e ao processo de amamentação.

O projeto proíbe às doulas utilizar ou manusear equipamentos médico-assistenciais, realizar procedimentos médicos, fisioterápicos ou de enfermagem, administrar medicamentos e interferir nos procedimentos técnicos dos profissionais de saúde.

Requisitos
Para o exercício da profissão, o projeto:

  • exige diplomas de ensino médio e de curso de qualificação profissional específica em doulagem que, se expedidos por instituições estrangeiras, deverão ser revalidados no Brasil;
  • permite a continuidade de atuação aos que, na data de publicação da futura lei, exerciam, comprovadamente, a atividade há mais de três anos.

Também a partir da vigência da lei oriunda do projeto, os cursos deverão ter carga horária mínima de 120 horas.

Presença garantida
No momento do parto, a presença da doula, de livre escolha da gestante, não exclui a presença de acompanhante, garantida por outra legislação. Essa garantia de presença abrange a rede pública e a rede privada durante todo o período de trabalho de parto e pós-parto imediato, em todos os tipos de parto, inclusive em casos de intercorrências e situações de abortamento.

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Homenagem à vereadora Marielle Franco e Anderson Gomes. Dep. Sâmia Bomfim (PSOL - SP)
Sâmia Bomfim: projeto foi aprovado após ampla mobilização das profissionais da área

O estabelecimento não poderá cobrar qualquer taxa adicional vinculada à presença da doula durante o período de trabalho de parto, mas isso não implica obrigações por parte do estabelecimento, como remuneração ou vínculo empregatício.

Atenção básica
O projeto permite que a doula integre as equipes de saúde da atenção básica, e seu serviço não substitui o atendimento prestado por quaisquer dos profissionais de saúde participantes da assistência à gestante, à parturiente e à puérpera.

Para a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP), as doulas não vão substituir nenhum profissional de saúde, mas acompanhar a gestante e auxiliar ao longo da gestação e também nos primeiros momentos após o nascimento do filho. “Hoje, finalmente, depois de um amplo processo de mobilização dessas companheiras de luta, estamos aprovando aqui no Congresso. É uma grande vitória para as mulheres brasileiras”, disse a deputada, que relatou o texto na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

No debate em Plenário, a deputada Ana Pimentel (PT-MG) afirmou que as doulas retomam o processo de escuta e cuidado das mulheres. “As doulas representam o resgate da importância do cuidado, da defesa da autonomia, de colocar as mulheres na autonomia da decisão do seu processo de parto”, disse.

Segundo a relatora da proposta na Comissão de Saúde, deputada Ana Paula Lima (PT-SC), com as doulas o parto humanizado pode ser tornado realidade.

Porém, o deputado Gilson Marques (Novo-SC) disse que a proposta vai limitar a atuação de doulas e vai beneficiar apenas entidades que, como “reserva de mercado”, venderão curso para atuação nessa área. “Você cria uma régua de exigência para que as doulas passem a exercer a profissão. Ou seja, é uma exclusão social da profissão”, criticou.

Ao final da votação, um grupo de doulas tirou foto para comemorar a aprovação do texto junto com deputadas presentes na sessão do Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Prática de paraquedismo deverá exigir curso de formação

0

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou na quarta-feira (11) o projeto de lei (PL) 1.024/2024, que torna obrigatório curso de formação para a prática do paraquedismo e regulamenta a profissão de instrutor. A relatora, senadora Dra. Eudócia (PL-AL), destacou que a medida visa garantir a segurança técnica na modalidade e fomentar o turismo. A proposta, do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), segue agora para a Câmara dos Deputados, caso não haja recurso para análise no Plenário.

Fonte: Agência Senado

Importadores de cacau têm prazo menor para benefício fiscal após MP

0

Empresas que exportam produtos fabricados com cacau estrangeiro terão apenas seis meses para usufruir de vantagens no pagamento de impostos na importação da fruta. O prazo anterior era de até dois anos. A determinação vem da Presidência da República, com a Medida Provisória (MP) 1.341/2026. A norma, que já está em vigor, foi publicada na quinta-feira (12) no Diário Oficial da União (DOU).

A Casa Civil argumenta que os produtores de cacau brasileiros serão beneficiados com um possível aumento de venda a essas empresas.

Benefícios fiscais

A medida abrange apenas cacau inteiro e partido (bruto ou torrado). Ficam de fora, por exemplo, manteiga de cacau, cacau em pó e chocolate.

O benefício fiscal dá aos impactados isenção, restituição ou suspensão da cobrança de Imposto de Importação, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS e Cofins.

O Congresso Nacional deve analisar a medida provisória no máximo em 120 dias. Se aprovada, a norma se converte em lei, o que tornará a regra definitiva.

Fonte: Agência Senado

Vigilância Sanitária recolhe 47 cães de residência no bairro 5º BEC em Vilhena

0

Ação executada cumpre ordem judicial; legislação permite o limite máximo de seis animais por residência em área urbana

A Vigilância Sanitária de Vilhena realizou, na manhã de quinta-feira, 12, o recolhimento de 47 cães mantidos em uma residência no bairro 5º BEC. A operação ocorreu em cumprimento a uma ordem judicial de busca e apreensão, após a recusa da proprietária do imóvel em entregar os animais voluntariamente.

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Edvaneide Silva Caçula, a medida é um desdobramento da intervenção iniciada no canil de uma ONG no ano passado. Na ocasião, os animais do canil passaram à responsabilidade do município, que selecionou a Clínica Veterinária Universo Pet, via chamamento público, para abrigo e cuidados. Contudo, os cães que permaneciam na casa da presidente não haviam sido retirados.

De acordo com a coordenação, foi oferecida à representante da ONG a possibilidade de manter os animais, condicionada à apresentação da documentação necessária para a regularização da entidade, o que não foi atendido. Diante da resistência inicial, o município acionou a Justiça. A entrega dos cães foi viabilizada após a presidente procurar o órgão na última terça-feira, manifestando disposição para a entrega dos animais.

Os 47 cães foram encaminhados à clínica conveniada com a Prefeitura de Vilhena. No local, os animais passam por consultas e exames antes de serem transferidos para o canil municipal. A Vigilância Sanitária informou que novas ações desta natureza devem ocorrer no perímetro urbano, uma vez que a legislação permite o limite máximo de seis animais por residência em área urbana.

PF atua na extradição de brasileiro que estava foragido em Portugal

0
Condenado a pena de 14 anos por homicídio, extraditado estava na lista da Difusão Vermelha da Interpol
Brasileiro procurado pela Interpol é extraditado por Portugal

 A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (12/3), a escolta de Portugal a Belo Horizonte de um brasileiro alvo da Difusão Vermelha da Interpol. O extraditado foi condenado a pena de 14 anos de prisão por homicídio, ocorrido em março de 2020, na cidade de Contagem/MG.

O processo criminal tramitou na Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Contagem/MG, responsável pela expedição do mandado de prisão e pela solicitação de inclusão do nome do foragido na lista de procurados internacionais da Interpol.

O extraditado foi submetido aos procedimentos legais, incluindo exame de corpo de delito e encaminhado ao Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (CERESP) Gameleira, em Belo Horizonte/MG, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais