Agora, não é preciso ir até o órgão público para entregar documentos. Todo o processo de admissão será feito online, por meio da plataforma de gestão de pessoas SOUGOV.BR
Tânia Rêgo/Agência Brasil
O Governo Federal está modernizando e simplificando a forma como novos servidores são admitidos, e você, aprovado ou aprovada no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) , vai sentir a diferença já no seu processo de entrada. Desde a convocação até a assinatura do seu termo de posse, tudo será online, rápido e seguro.
Agora, todo o processo de admissão será feito de forma digital, pela plataforma S OUGOV.BR , direcionada a serviços de gestão de pessoas exclusivos para servidores públicos federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados políticos do poder Executivo Federal civil.
Essa mudança foi possível graças à parceria entre o Serpro e a Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SGP/MGI) . O objetivo é unificar e agilizar a entrada de novos servidores.
Veja como vai funcionar sua admissão digital:
Você será convocado por e-mail
Fique atento à caixa de entrada do e-mail utilizado para se inscrever no CPNU . Você receberá uma notificação com as orientações para iniciar o processo de admissão.
Baixe o SOUGOV.BR
Entre pelo site www.gov.br/sougov ou baixe o aplicativo no seu celular por meio do Google Play ou App Store .
Crie sua conta no SOUGOV.BR
Quer saber como fazer sua conta? É só seguir esse tutorial:
https://youtu.be/nBtI7zP3Bk8?list=PLyamWeGB05wfo6QCmIL18JjAu3zoXqvSp
Preencha seus dados e envie os documentos
Dentro da plataforma, você vai completar seus dados cadastrais, enviar a documentação exigida e preencher o seu Perfil Profissional. Esse perfil ajuda os gestores a entenderem melhor suas competências e onde você pode atuar com mais impacto.
Aguarde a análise
Um gestor vai conferir suas informações. Se precisar de algum ajuste, você será avisado. Se estiver tudo certo, sua admissão será aprovada.
Assine o Termo de Posse digitalmente
Assim que o cadastro for finalizado, você assina o Termo de Posse direto no app, com segurança garantida pela autenticação do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
Pronto!
Seu cadastro será incluído nos sistemas oficiais de gestão de pessoal e sua documentação ficará disponível automaticamente no seu Assentamento Funcional Digital (AFD).
Atenção ! Fique atento à possibilidade de golpes e realiz e todo o processo apenas pela plataforma S OUGOV.BR ou , se solicitado , diretamente junto às unidades de gestão de pessoas do seu órgão de origem .
Nesta página [https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/sou-gov] você encontra vídeos tutoriais sobre como utilizar as funcionalidades do SOUGOV.BR
Após o ato de nomeação, os novos servidores e servidoras têm 30 dias para tomar posse. Para se apresentar ao órgão e entrar em exercício, a pessoa tem até 15 dias após a data de assinatura do termo de posse.
Confira todo o passo a passo detalhado no Manual do Ingressante via SOUGOV.BR