Dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), na noite desta segunda-feira (20), apontam que Mato Grosso registrou mais 1.069 novos casos de contágio pela covid-19 e 38 mortes pela doença.
De acordo com a pasta, a doença provou a morte de 1.386 pessoas no estado e já infectou mais de 35,6 mil mato-grossenses. Os municípios mais atingidos pela pandemia são Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Primavera do Leste, Sorriso, Sinop, Nova Mutum e Pontes e Lacerda.
Leia também – ‘Nasci de novo’, diz Alexandre Mota após vencer a covid-19
Ainda segundo a SES, dos mais de 35,6 mil infectados, cerca de 16,5 mil estão sendo monitorados enquanto aproximadamente 17,7 mil já são tidos como casos recuperados. Além disso, outras duas mil amostras aguardam para serem analisadas.
Em todo território brasileiro, o Governo Federal notificou até o momento mais de 2,1 milhões de casos de contágio, dos quais cerca de 81,1 mil evoluíram para a morte dos pacientes por conta das complicações da doença.
Os portais da SES e do Ministério da Saúde dispõe de informações mais detalhadas sobre o vírus em Mato Grosso e a nível federal. Nestes sítios eletrônicos, é possível ver o perfil dos infectados, com informações sobre a incidência por sexo e idade.
Algumas orientações das autoridades competentes de saúde para prevenção do espalhamento da covid-19 apontam para o hábito de lavar as mãos constantemente, desinfetar superfícies com periodicidade e tampar boca e nariz ao espirrar.
