MPRO promove palestras no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Buscando defender o direito de crianças e adolescentes, o MPRO realizará palestras na manhã da próxima quarta-feira (15/5) no Fórum Geral Desembargador César Montenegro, em Porto Velho. As ações são alusivas ao maio laranja, mês de conscientização e combate à exploração e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes.

O evento contará com a participação do Promotor de Justiça André Luiz Rocha de Almeida, que abordará o tema: “Abuso sexual infantil e os desafios da efetiva proteção”; e a ministrante Jennyfer Evellys Bransfor, com o tema: “Enfrentando o abuso sexual e a exploração infantil de frente”. As exposições contarão com transmissão online, possibilitando maior alcance.

As palestras, que já estão com inscrições abertas, fazem parte do projeto do Grupo de Atuação Especial Cível e de Defesa dos Direitos Humanos, da Cidadania, do Consumidor, das Crianças, Adolescentes e Jovens e da Saúde (GAECIV) que busca realizar atividades de mobilização e sensibilização da sociedade em geral quanto às formas de identificação do abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, para seguir o fluxo de atendimento e divulgar os canais de denúncia disponíveis e as ações para proteção das vítimas e testemunhas de violência.

Data para conscientização – 18 de maio é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”. A data foi escolhida como símbolo da luta pelos direitos de crianças e adolescentes, em lembrança ao sequestro da menina Araceli Cabrera Sanches, estuprada e assassinada aos 8 anos, em 18 de maio de 1973, em Vitória.

Rondônia – Denúncias de estupro contra crianças ou adolescentes cresceram 38% no primeiro semestre de 2023 em Rondônia. Em 2022 foram registrados cerca de 5 mil casos de crimes contra menores, de acordo com um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e os crimes mais recorrentes foram lesão corporal, fora ou dentro de casa, estupro de vulnerável e ameaça.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
- Advertisement -






















Últimas Notícias



Veja outras notícias aqui ▼