MPRO discute escassez hídrica em seminário sobre agricultura sustentável em Rolim de Moura

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) participou do 1º Seminário de Agricultura Sustentável de Rolim de Moura, realizado de 1 a 3 de agosto no parque de exposições da cidade. Representando o MPRO, a Promotora de Justiça Maira de Castro Coura Campanha abordou as causas e a importância de ações para mitigar a escassez hídrica numa palestra para pecuaristas e agricultores.

Durante a palestra, a integrante do MPRO abordou os efeitos das mudanças climáticas sobre a disponibilidade de água. “Antigamente, tínhamos chuvas mais prolongadas, permitindo que a água penetrasse mais no solo. Agora, como as chuvas estão mais curtas e intensas, a água não penetra como antigamente. Devido à inclinação do relevo, em Rolim, a chuva cai no solo da área rural e não infiltra completamente. Ela escorre para a área urbana, levando os nutrientes do solo e promovendo o assoreamento dos rios. Isso contribui para o ressecamento do solo na área rural, bem como provoca inundações na área urbana. Esta discussão é importante tanto para pecuaristas e agricultores, como para os moradores da área urbana,” explicou a Promotora.

O seminário também contou com a contribuição da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) que destacou a necessidade de adoção de medidas para conter os efeitos da escassez hídrica. Abordando as providências que, se adotadas, manteriam por mais tempo a água na área rural, diminuindo o risco da falta de água e evitando alagamentos na área urbana.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
- Advertisement -


Vídeo Embutido






















Últimas Notícias



Veja outras notícias aqui ▼