O evento contou com a participação de mais de 300 pilotos
Etapa de Cacoal contou com apoio da Assembleia Legislativa através dos deputados Cássio e Cirone.
O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte para transformar vidas e fortalecer a cultura local. Os deputados estaduais Cássio Góis (PSD) e Cirone Deiró (União Brasil), têm sido protagonistas nesse cenário, contribuindo para o desenvolvimento de várias modalidades esportivas, como o motocross em Rondônia, incentivando eventos que atraem pilotos de diferentes regiões do estado e fomentam a prática esportiva.
O evento impecável, recebeu mais de 300 atletas de várias regiões do estado e até de fora de Rondônia, como Mato Grosso e Acre. O espaço preparado especialmente para a disputa, contou com arquibancadas cobertas, parque fechado e área de alimentação, garantindo uma estrutura adequada para a grande festa.
As fortes emoções começaram no sábado (25), com os treinos livres de todas a baterias. No domingo de manhã, treinos cronometrados até as 13 emocionantes largadas e disputas, com apresentações que fascinaram o público presente, com manobras radicais e disputas acirradas. Um verdadeiro show de exibição individual que superou toda e qualquer disputa.
Entre os participantes, destaca-se o piloto de Porto Velho, Hugo Amaral, campeão do estadual de 2024 e multi campeão no motocross, que há anos representa Rondônia nas competições nacionais. Para ele, o apoio político tem sido fundamental para o crescimento do esporte na região.
“Sem o incentivo de deputados como Cássio Góis e Cirone Deiroó, muitas ações e eventos não seriam possíveis. Eles acreditam no potencial do motocross e ajudam a criar uma base sólida para que novos talentos possam surgir”, afirma João.
Apoio Parlamentar
Um grande apoiador do motocross e do esporte como ferramenta de transformação social em Rondônia, o deputado Cássio Goes, tem executado um trabalho sério e sensível em diversas áreas, mas a importância dada ao esporte é diferenciada, pois o parlamentar acredita na transformação na vida das pessoas por meio do esporte. O deputado destinou R$ 100 mil em emenda parlamentar individual, em favor da Liga Independente de Motocross de Rondônia (Limero), para a abertura do campeonato. “Ser parceiro de grandes eventos, como este, permite que todos ganhem, Rondônia hoje é destaque no cenário nacional, o evento movimenta a economia local, fortalece o turismo e transforma vidas. O motocross não é apenas competição, é uma verdadeira escola de disciplina, superação e sonhos realizados”, pontuou Goes.
O compromisso do deputado Cássio Góes com o motocross mostra que o esporte é também um poderoso instrumento de inclusão social, desenvolvimento humano e geração de oportunidades. “Incentivar os atletas, apoiar a estrutura dos eventos e acreditar no potencial da nossa juventude é investir no futuro de Rondônia. Com esporte, Rondônia cresce, com apoio, nossos atletas voam ainda mais alto”, disse.
Já para o deputado Cirone Deiró, que também disponibilizou emenda na ordem de R$ 100 mil para a realização da etapa inicial, afirmou que o motocross tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, e Rondônia faz parte dessa rota de expansão.
“Com eventos como este, o esporte se fortalece, atraindo novos adeptos, incentivando a prática saudável e a superação de limites. O apoio político é um exemplo de como a união entre esporte, política e comunidade pode gerar resultados positivos e duradouros”, enalteceu Cirone.
Vencedores
13 categorias disputaram as premiações, dentre elas, Nacional Pró, Nacional MX3, Importada Iniciante, Nacional 230, Importada MX3, Junior, Feminina, Importada Pró, Importada MX4, Importada MX5, Nacional Intermediaria e Mirim.
Na principal categoria, Importada Pró, o grande campeão foi o piloto de Porto Velho Hugo Amaral, que garante mais uma vez o lugar mais alto do pódio e coloca a capital em destaque na abertura oficial do evento.
Os grandes vencedores, vices e terceiros colocados, de cada categoria, receberam troféus e valores em dinheiro. Uma forma de incentivar ainda mais cada atleta a continuar buscando o primeiro lugar no pódio. O evento foi de graça a população, com doação voluntária de 1kg de alimento não perecível, que posteriormente será doado a entidades e famílias carentes.
O campeonato tem 11 etapas programadas, começando em Cacoal, Ariquemes, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Espigão do Oeste, Machadinho, Buritis, Jaru, e São Miguel do Guaporé, tendo o encerramento em Porto Velho.
Secom/alero