Foto: Joana Santos Rocha
OMinistério da Educação (MEC) realizou o 2º Encontro Anual da Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola das Adolescências (Renapea). O evento, ocorrido entre os dias 3 e 5 de dezembro, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador (BA), teve como objetivo avaliar a implementação do programa, compartilhar as boas práticas entre os articuladores e lançar materiais para consolidação.
O encontro buscou consolidar a implementação do programa Escola das Adolescências, planejar a atuação dos articuladores e fortalecer o monitoramento. Os destaques da programação giraram em torno de temas como Governança, Formação, Currículo, Financiamento, e Clima e Convivência Escolar. O compromisso do programa com os alinhamentos técnico e estratégico foram evidenciados nas atividades realizadas.
No encontro, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, destacou que “o grande diferencial do programa Escola das Adolescências é assegurar que os estudantes adolescentes saibam que podem ser ouvidos em suas escolas”. Segundo ela, a política responde à necessidade de olhar para o adolescente, de modo a garantir que as aprendizagens sejam asseguradas, assim como as trajetórias regulares dos estudantes.
Já a coordenadora-geral de Ensino Fundamental do MEC, Tereza Farias, reforçou a importância da atuação da Renapea, destacando que “os articuladores desempenham um papel essencial ao alinhar as diretrizes da política ao cotidiano dos territórios”.
Programação – Durante os três dias de evento, houve os lançamentos dos guias de recomendações para consolidação da implementação da escola das adolescências e de melhoria do clima escolar, além do curso Adolescências – Especificidades, Transições e Acolhimento aos Sujeitos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
A agenda também dedicou espaço substancial à formação docente, com a realização de uma mesa-redonda sobre o que é essencial para formar professores que trabalham com adolescentes. Foi discutido o planejamento do desdobramento dos cursos de especialização para professores no âmbito do programa, incluindo especializações em educação física; matemática; artes; ciências; geografia; história; língua portuguesa; língua estrangeira; e adolescências e equidade.
Outras mesas temáticas abordaram a implementação dos Clubes de Letramentos nas Escolas das Adolescências, focando em diversidade, autoria e aprendizagem. O planejamento do financiamento do ensino fundamental foi um ponto de atenção, com discussões sobre Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Educação e o Valor Aluno Ano Resultado (VAAR).
Além dos articuladores, a programação contou com a participação de diversos representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), de universidades e de organizações do terceiro setor. Ainda, participaram secretários de educação de diferentes esferas, como a secretária de Educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito; a secretária Municipal de Educação de Recife (PE), Cecília Cortez; e a secretária Municipal de Educação de Maravilha (AL), Adriana Paulino; além do presidente da Undime-BA, Anderson Passos, e outras lideranças do MEC e de instituições parceiras do programa.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)











