MEC lança ambiente virtual com foco na formação de servidores

Lançamento da plataforma digital de formação aconteceu na quarta-feira (13), com transmissão pelo canal do MEC no YouTube

O Ministério da Educação (MEC) lançou, na quarta-feira (13), às 15h, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), a plataforma digital PlaforEDU. A cerimônia de lançamento aconteceu no auditório do MEC, em Brasília, e contou com a presença da secretária executiva Adjunta  substituta do MEC, Sylvia Gouveia; do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Sant´Ana; do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Cláudio Alex da Rocha; do diretor de desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Setec, Kedson Lima; e demais gestores e servidores da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica.

Tomás Sant’Ana iniciou sua fala saudando os gestores de gestão de pessoas da Rede Federal. “É sempre importante neste momento fazer referência às pessoas, em especial àqueles que nos acompanham hoje, que estão reunidos para discutir as melhorias, as ferramentas, as metodologias voltadas para o pessoal, de uma rede que possui mais de 80 mil profissionais”, destacou. Ainda segundo ele, a plataforma atua diretamente na perspectiva do trabalho desenvolvido pela secretaria. “A PlaforEDU está muito aderente ao que acreditamos e à proposta de desenvolvimento da capacitação dos profissionais de educação. Uma ferramenta como esta tem um impacto extremamente efetivo ao longo da carreira profissional dos servidores.”, finalizou.

O secretário ainda pontuou, a importância da capacitação como uma ferramenta de melhoria para o desenvolvimento do trabalho dos técnicos-administrativos em educação, docentes e gestores. “A plataforma possui mais de 280 capacitações. Na medida que o servidor for fazendo as capacitações, a plataforma indica outros cursos para que ele possa avançar em sua carreira. Isso também vai valorizar e trazer maiores ganhos para a produtividade das nossas instituições.”, ressaltou.

Sylvia Gouveia parabenizou os envolvidos na construção da PlaforEDU e agradeceu. “Se tem uma constatação que me parece inequívoca é a importância da capacitação para os profissionais de educação. Isso é fundamental. Agradeço por esta importante iniciativa, que será essencial para a formação, para o aprimoramento e para a capacitação de todos os profissionais da Rede Federal.”, disse.

Após a abertura do evento, os técnicos apresentaram a PlaforEDU e explicaram as premissas da plataforma, as fases do projeto, como funcionam os Itinerários Formativos a partir das trilhas de formação, desde a entrada do servidor no serviço público até a sua aposentadoria.

PlaforEDU

PlaforEDU reúne diversos cursos on-line abertos (Cursos Mooc) ofertados por instituições de ensino que dão suporte ao desenvolvimento das competências recomendadas para um setor público de alto desempenho por meio de Itinerários Formativos. Na plataforma é possível buscar as competências associadas ao perfil profissional do servidor, a partir de uma busca simples, e ter acesso a todos os cursos relacionados àquelas competências.

Acesse plaforedu.mec.gov.br e conheça os Itinerários Formativos.

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC

- Advertisement -











Vídeo Embutido


















Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ▼