MEC celebra a importância das universidades brasileiras

Hoje (18) comemora-se o Dia da Universidade e, por isso, o MEC reforça a relevância dessas instituições para sociedade brasileira

Hoje, 18 de janeiro, é celebrado o Dia da Universidade, com objetivo de ressaltar a importância social dessas instituições. As universidades se caracterizam pela pluridisciplinaridade na formação de profissionais de nível superior. Essas instituições proporcionam ao estudante um processo educacional de qualidade por meio de espaços de ensino, de pesquisa e de extensão. Além disso, é nas universidades que grande parte da produção intelectual de um país é desenvolvida.

O Ministério da Educação (MEC) reconhece a educação superior como fundamental para a sociedade. Por isso, a fim de facilitar o acesso dos estudantes ao ensino superior tanto público quanto privado, o MEC criou três programas de apoio: o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Conheça também, clicando aqui, outros programas e ações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) responsáveis por planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da política nacional de educação superior.

Quanto ao ensino público, o Brasil possui 69 universidades federais, nas cinco regiões, e mais de 1 milhão de estudantes matriculados. A existência de universidades públicas possibilita o acesso de pessoas com diferentes rendas familiares, democratizando o ensino superior.

Magno Reis está no último semestre do curso de Gestão de Políticas Públicas na Universidade de Brasília (UnB) e possui bolsa de extensão tecnológica no projeto Sala de Gestão e Governança do MEC. Segundo Magno, a UnB foi essencial para que conseguisse suas primeiras oportunidades profissionais. E acrescenta: “A universidade é um pilar democrático. É uma grande porta. Faz pessoas diversas e diferentes voarem mais alto com aquilo que gostam”.

As universidades também tiveram um importante papel no combate à Covid-19. Victor Cioffi é estudante de doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no programa de pós-graduação em Microbiologia da USP. Atualmente, trabalha para desenvolver uma plataforma vacinal de combate a doenças virais, como o Coronavírus. O projeto de Victor na USP objetiva desenvolver uma tecnologia capaz de guardar fragmentos do vírus e apresentar esses pedaços para as células do sistema imunológico humano. Dessa forma, os anticorpos gerados são mais específicos e, por isso, apresentam maior eficácia no combate ao vírus.

O estudante enxerga a pesquisa nas universidades como fundamental: “Sem um grupo de cientistas trabalhando, geralmente pesquisadores que estão no mestrado ou no doutorado, a gente não teria a quantidade de tecnologia sendo produzida no Brasil quanto nós temos hoje”. E explica: “A partir disso, você consegue desenvolver novos protótipos, tecnologias e plataformas. Consequentemente, isso atinge a sociedade e temos melhoras, seja na saúde pública ou na qualidade de vida das pessoas.”.

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC

- Advertisement -











Vídeo Embutido


















Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ▼