O Brasil é um dos três maiores exportadores de cacau e manteiga de cacau para a Argentina. Durante a feira, foram apresentados chocolates orgânicos e biodinâmicos, premiados mundialmente em concursos renomados, queijo de cabra curado no cacau, conhecido como “Cacau Zinho”, e chá feito a partir da casca da amêndoa de cacau. Esses produtos, junto com outros itens como chocolates com frutas amazônicas, foram destaque no evento. A Bahia, maior estado exportador de cacau do Brasil, foi responsável por uma parte significativa dos produtos apresentados.
O mercado argentino é de grande importância para as exportações brasileiras, que somaram US$ 1,5 bilhão em 2024 em produtos agropecuários, incluindo o cacau. A presença da Adida Agrícola do Brasil na Argentina, Andrea Parrila ao lado do Embaixador do Brasil em Buenos Aires, Júlio Bitelli, ressaltou a importância das ações de promoção comercial brasileira no estreitamento dos laços comerciais entre os dois países.
Além da exibição de produtos, a feira teve como objetivo consolidar o mercado de cacau brasileiro na região, promovendo o intercâmbio de informações e a criação de novas parcerias comerciais entre produtores e distribuidores. O evento também evidenciou a participação de cooperativas e agricultores familiares, que vêm se destacando na produção de itens inovadores, de alta qualidade e com compromisso ambiental.
Informação à imprensa
[email protected]