Tiago Nunes diz que time está sofrendo com a sequência e sentindo a parte física
Por Ana Canhedo
Entre os dias 22 de julho e 15 de agosto, o Corinthians disputou oito partidas oficiais, incluindo todo o mata-mata do Campeonato Paulista. Passados os 24 dias, a equipe chegou a um “limite físico”, de acordo com o técnico Tiago Nunes.
Nesta sequência de jogos, o treinador usou 24 jogadores, dando sequência a nomes que ficaram fora do primeiro semestre da equipe, mas também deixando de lado peças antes tidas como fundamentais.
Tiago tem atualmente 32 jogadores à disposição, contando jovens recém-promovidos das categorias de base e Gustavo Mosquito, que retornou recentemente de empréstimo do Paraná. Janderson e Carlos Augusto entram na lista, mas devem ser negociados em breve.
Os mais desgastados
Dos 32 jogadores, quatro são goleiros. Portanto, são 28 jogadores de linha. Destes, 23 foram usados por Tiago Nunes nas oito partidas.
Apenas um participou de todos os jogos como titular e sem ser substituído: o zagueiro Danilo Avelar, chegando a um total de 720 minutos em sequência ao lado do goleiro Cássio, titular e capitão da equipe.
O volante Gabriel também foi titular em todos os jogos, bem como o meia Ramiro, mas ambos foram substituídos. Éderson e Mateus Vital disputaram os oito jogos, mas em dois saíram do banco de reservas. O meia, que tem jogado como ponta, é dúvida para o próximo jogo.
- Cássio e Danilo Avelar (8 jogos) – 720 minutos
- Gabriel (8 jogos) – 688 minutos
- Gil (7 jogos) – 630 minutos
- Ramiro (8 jogos) – 593 minutos
- Fagner e Jô (6 jogos) – 540 minutos
*Descontados os acréscimos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/B/x/4rI90ASzqYtmZBW5tlsw/agenciacorinthians-foto-164188.jpg)
Danilo Avelar, o jogador de linha do Corinthians que mais atuou no retorno — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians
Quem perdeu espaço
Enquanto Danilo Avelar se consolidou a ponto de disputar o tempo inteiro em todas as partidas, outros jogadores perderam muito espaço.
Titular em seis jogos no primeiro semestre, o lateral-esquerdo Lucas Piton não tem um minuto sequer jogado neste retorno do futebol. O jovem foi de primeira opção e xodó da Fiel a última alternativa para o setor, atrás do titular Carlos e do substituto imediado Sidcley.
Se Cantillo, superada a Covid-19, parece ter retomado a condição de titular depois de um período de retomada física, Camacho, parceiro ideal do colombiano na primeira metade do ano, “sumiu”. Foi titular nos dois primeiros jogos da retomada, contra Palmeiras e Oeste, depois entrou em campo apenas outras duas vezes, ambas saindo do banco. Contra o Grêmio, jogou os acréscimos.
Everaldo também começou a retomada como titular, fez dois jogos, depois teve problemas físicos e perdeu espaço para nomes como os garotos Léo Natel, Ruan Oliveira e Gabriel Pereira. Além, é claro, de ter o posto de titular “roubado” por Mateus Vital.
Janderson também está em baixa. O jogador de 21 anos, opção de velocidade usada em 12 jogos na temporada, ficou fora do jogo contra o Grêmio e deve ser emprestado.
O elenco
Confira abaixo a lista dos 32 jogadores à disposição de Tiago Nunes no elenco do Corinthians. Em negrito e itálico, os jogadores que já foram usados neste retorno pelo treinador.
- Goleiros: Cássio, Donelli, Guilherme e Walter;
- Zagueiros: Danilo Avelar, Gil, Bruno Méndez e Léo Santos;
- Laterais: Fagner, Lucas Piton, Carlos Augusto, Sidcley e Michel;
- Volantes: Gabriel, Camacho, Cantillo, Xavier e Éderson;
- Meias: Roni, Ruan Oliveira, Gabriel Pereira, Luan, Mateus Vital, Araos, Ramiro;
- Atacantes: Boselli, Jô, Janderson, Everaldo, Matheus Davó, Léo Natel e Gustavo Mosquito.
O que diz Tiago Nunes
Veja a declaração do técnico sobre o desgaste físico de seus jogadores, em entrevista logo após o empate sem gols com o Grêmio, em Porto Alegre.
– Fizemos o oitavo jogo em 23 dias, algo surreal. Fisicamente, a equipe está num limite muito grande, tem sofrido no segundo tempo. Mesmo com as oportunidades de troca a gente tem sofrido pela repetição do time, o desgaste físico dos jogadores. E a gente só vai conseguir isso se rodar os jogadores com a mesma qualidade e se tiver uma semana cheia para poder recuperar os jogadores.
A sequência
- 19/8 – Corinthians x Coritiba (Arena) – 4ª rodada do Brasileirão
- 26/8 – Corinthians x Fortaleza (Arena) – 5ª rodada do Brasileirão
- 30/8 – São Paulo x Corinthians (Morumbi) – 6ª rodada do Brasileirão
- 02/9 – Goiás x Corinthians (Serrinha) – 7ª rodada do Brasileirão
- 05/9 – Corinthians x Botafogo (Arena) – 8ª rodada do Brasileirão
Globoesporte