O Inter formalizou sua reclamação à Conmebol por conta dos episódios de violência que tomaram as arquibancadas do Estádio Nacional durante o empate em 0 a 0 com a Universidad de Chile, na última terça-feira, pela Libertadores. O departamento jurídico do clube gaúcho enviou os documentos à entidade na quinta-feira.
Entre os incidentes registrados durante a partida estão confrontos de torcedores contra os policiais dentro e fora do estádio, invasão de campo, arremesso de cadeiras e um incêndio na arquibancada.
Apesar do posicionamento formal, o Inter não tem expectativa de uma punição severa à La U com a perda de pontos ou até a eliminação na Libertadores. A tendência é de que o clube chileno seja penalizado com uma multa ou com a perda de mando de campo, caso avance na competição.
Além da notificação do Inter, a Conmebol age internamente para avaliar punições cabíveis pelas confusões. Conforme apurado pelo GloboEsporte.com, a entidade ainda analisa os acontecimentos da partida para abrir um processo disciplinar.
A Conmebol tinha sete oficiais no Estádio Nacional, que enviaram relatórios com irregularidades à Comissão Disciplinar. Não há prazo, nem pressa para isso, já que a entidade sequer sabe se o time chileno terá outra partida como mandante pela competição.
As confusões na arquibancada iniciaram no final do segundo tempo. Por volta dos 40 minutos, Marcelo Lomba reclamou para o árbitro Facundo Tello sobre as confusões nas arquibancadas. O árbitro paralisou o jogo e conversou com o delegado da partida, mas o jogo foi reiniciado instantes depois.
Ainda assim, os incidentes continuaram até mesmo após o apito final. O incêndio foi controlado apenas minutos depois do jogo. O Inter ainda manifesta inconformidade com a não suspensão da partida por motivos de segurança.
Já classificado no Gauchão, o Colorado terá time reserva para enfrentar o Novo Hamburgo neste sábado, às 17h, no Beira-Rio, pela 5ª rodada do primeiro turno. Na terça-feira, o Colorado recebe a Universidad de Chile às 19h15, pelo jogo da volta da segunda fase da Libertadores.