Inscrições Abertas: Seminário Conjunto sobre Mudanças Climáticas

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio da Escola Superior do Ministério Público de Rondônia (EMPRO) realizará o “Seminário Conjunto sobre Mudanças Climáticas: Uma abordagem interdisciplinar” nos dias 27 e 28 de junho no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Porto Velho.

Serão dois dias de eventos, nos turnos matutino e vespertino, para o debate sobre a matéria, dada a necessidade e a importância da relevância do assunto. No dia 27, o evento será das 8h às 17h30, e no dia 28, das 8h às 13h. Com inscrições abertas, o evento será realizado de forma presencial, e é voltado para membros e servidores com atuação na área ambiental do MPRO, agentes públicos/políticos e profissionais da área ambiental.

O evento é uma parceria entre o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CMA) e o Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo, Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico – GAEMA.

O seminário sobre mudanças climáticas será dividido em sete painéis, cada um explorando diferentes aspectos deste complexo fenômeno. O Painel I abordará a ciência do clima e prognósticos, com temas como as perspectivas climáticas para o Rio Grande do Sul e a experiência da Defesa Civil de Santa Catarina. O Painel II tratará do clima e risco, focando na prevenção e adaptação em áreas de risco e na proteção do patrimônio cultural. O Painel III discutirá desafios socioambientais, incluindo a atuação do poder público e a política estadual de mudanças climáticas e a atuação da defesa civil. No Painel IV, o foco será o licenciamento ambiental e prevenção, examinando a matriz de impactos climáticos e o apoio a populações afetadas. O Painel V se dedicará à governança, com relatos de enfrentamento às enchentes de 2023 e estratégias estaduais. O Painel VI analisará os desafios da governança climática e a integração interinstitucional, cobrindo temas como planejamento hidrológico e justiça climática. Finalmente, o Painel VII discutirá as emergências climáticas nas cidades e a dinâmica dos planos diretores.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
- Advertisement -






















Últimas Notícias



Veja outras notícias aqui ▼