No contexto atual da pandemia de Covid-19, uma das muitas consequências impostas à população é a queda na doação de sangue. Em todo o Brasil os estoques de sangue estão em baixa. Realidade observada também em Vilhena.
O Hemocentro Regional de Vilhena, instituição que fornece sangue para vários hospitais, tem tido uma baixa importante nos seus estoques em decorrência da diminuição do número de doadores por conta da pandemia, o que pode prejudicar o atendimento nos hospitais, afetando a realização de cirurgias e outros procedimentos.
No último dia 26 de janeiro, cerca de 20 membros da Aeronáutica foram até o Hemocentro de Vilhena e doaram sangue. Ações como a realizada pela Aeronáutica ajudam a regular o estoque de sangue. “São essas parcerias que nos possibilitam manter nosso estoque de sangue, para atender a demanda transfusional”, disse a assistente Social Michely N. Toledo.
A Assistente Social confirmou que o estoque está num nível crítico causado por uma somatória de fatores como a pandemia, o período de férias, chuvas, e surto de gripe que têm dificultado o comparecimento dos doadores ao Hemocentro.
Empresas e instituições que queiram seguir o exemplo da Aeronáutica e levar seus funcionários e membros para doação, o Hemocentro de Vilhena está preparado para recebê-los. O hemocentro de Vilhena fica na BR-174, no complexo do Hospital Regional de Vilhena.
Fonte: Folha do Sul
Autor: Rogério Perucci (Fotos: Hemocentro/Divulgação)











