Grupo de Trabalho de Infraestrutura do G20 encerra sua segunda reunião

O Grupo de Trabalho de Infraestrutura (IWG, na sigla em inglês) da Trilha de Finanças do G20 encerrou nesta sexta-feira (5/4) sua segunda reunião sob coordenação brasileira. O encontro, o primeiro presencial do grupo, começou na quinta-feira (4/4), em Brasília. Marden Barboza, coordenador do IWG, apresentou o histórico dos temas abordados.

“O Grupo de Infraestrutura do G20 tem, tradicionalmente, três pilares de atuação: eficiência do gasto público, engajamento de bancos multilaterais e mobilização de capitais privados. Buscamos identificar soluções para que essas três vertentes caminhem juntas”, explicou.

A partir do histórico de debates do GT, a coordenação elencou uma série de prioridades para o ano de 2024, também relacionadas aos eixos estabelecidos pela presidência brasileira do G20 – combate às desigualdades e à mudança climática, e a reforma de organizações internacionais.

“O Brasil elegeu quatro temas prioritários no IWG. O primeiro é o financiamento à infraestrutura resiliente à mudança climática. O segundo é a identificação de como projetos e serviços de infraestrutura podem mitigar a pobreza. Em terceiro lugar, temos uma discussão de como atrair o capital privado, e neste debate buscamos abordar como reduzir o risco cambial. Por último, estamos debatendo o tema de financiamento de infraestrutura de fronteira”, pontuou.

A segunda reunião do grupo contou com um evento paralelo que discutiu infraestruturas transfronteiriças e contou com a participação de acadêmicos e representantes de diversos países. “Trouxemos especialistas para discutir casos e explorar de que forma podemos melhorar nossos projetos. Pudemos, ainda, analisar com mais detalhes as propostas e como encaminhar os debates. Nosso objetivo é ter um conjunto de recomendações e princípios que podem ser apontados como soluções para a comunidade internacional como um todo”, sintetizou.

O IWG deve se reunir na cidade de Foz do Iguaçu (PR) para sua próxima reunião, durante a qual também deve ocorrer um evento paralelo que deve abordar o tema da infraestrutura ambiental.

Por: Ministério da Fazenda 

- Advertisement -






















Últimas Notícias



Veja outras notícias aqui ▼