Estudante da rede pública vai representar Rondônia como jovem senadora 2025-2026, em Brasília

A estudante Laury Angelina Xavier Oliveira, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM VI), em Ji-Paraná, foi a vencedora da etapa estadual do programa Jovem Senador 2025-2026. A estudante representará Rondônia na Capital federal, em uma iniciativa que visa incentivar a participação cidadã e o conhecimento do processo legislativo entre estudantes de todo o Brasil.

Os jovens senadores, um de cada unidade da federação, vão se reunir em Brasília para participar da Semana de Vivência Legislativa, entre os dias 18 e 22 de agosto. A edição 2025-2026 do programa aborda o tema “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”.

O programa Jovem Senador, uma parceria entre o Senado Federal, o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as Secretarias Estaduais de Educação, tem como objetivo estimular a reflexão dos estudantes sobre política, democracia e cidadania, além de proporcionar uma imersão no funcionamento do Poder Legislativo brasileiro.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a participação da estudante como Jovem Senadora na Semana de Vivência Legislativa em Brasília será uma oportunidade ímpar de representar Rondônia, apresentando as realidades e propostas do estado para o cenário nacional, além de incentivar outros estudantes a buscarem seus sonhos e se destacarem.

Além da estudante, outras duas jovens rondonienses se destacaram nesta fase da competição que consistia em elaborar uma redação: Amanda Eduarda Schaffeln Jacob, da EEEFM Eurídice Lopes Pedroso (Alta Floresta d’Oeste); e Luana Rita Batista Sampaio, da EEEFM Mariana (Porto Velho).

Laury Angelina Xavier Oliveira, que cursa o terceiro ano do ensino médio, acredita que será uma experiência incrível. “Agregará de forma significativa meu conhecimento acadêmico e político do país, abrindo portas para oportunidades futuras”, disse.

EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

A estudante terá a chance de levar as preocupações, realidades e propostas do estado para o cenário nacional

Segundo a titular da Gerência de Apoio Pedagógico Integrado da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Paula Fernanda Benarrosh, a temática desafiadora busca mobilizar os jovens para a busca de soluções e o engajamento na preservação do planeta. “A estudante Laury Angelina conquistou o 1º lugar no Concurso de Redação 2025 do Senado Federal. Essa vitória é um reflexo claro do talento, da dedicação e do compromisso da estudante com os estudos, além de demonstrar o potencial brilhante da juventude rondoniense”, destacou.

FORMAÇÃO DEMOCRÁTICA 

Os 27 estudantes selecionados na etapa nacional – um por unidade federativa – terão a oportunidade de vivenciar uma semana legislativa simulada no Senado Federal, em Brasília. Durante essa jornada de formação política e democrática, eles participarão de atividades como a autoria de projetos de lei, debates e votações em plenário.

A secretária da Seduc, Ana Lucia Pacini, enfatizou que a seleção da estudante rondoniense é fundamental para que as particularidades da região amazônica sejam consideradas nas discussões e na formulação de políticas públicas. “A conquista da nossa aluna serve de inspiração para outros jovens rondonienses, mostrando que a educação e o engajamento cívico podem abrir portas para experiências transformadoras.”

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

Podem participar do concurso estudantes regularmente matriculados no ensino médio da rede pública estadual, com idade de até 19 anos completos até o término do ano letivo. A seleção dos jovens senadores ocorreu em três etapas:

  • Etapa Escolar: as escolas participantes selecionaram as melhores redações.
  • Etapa Estadual: as Secretarias Estaduais de Educação avaliaram as redações finalistas.
  • Etapa Nacional: uma comissão avaliadora do Senado Federal escolheu as 27 redações vencedoras, com base em critérios como coerência, argumentação, originalidade e domínio da norma padrão da língua portuguesa.
- Advertisement -








Vídeo Embutido


















Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ▼