Entenda como é calculado o valor do seu IPTU 2020 em Vilhena

Contribuinte pode pedir revisão de seu carnê se apresentar avaliações mercadológicas com média abaixo do valor venal da Prefeitura

 

Para aqueles que desejam entender em detalhes como o valor do IPTU 2020 em Vilhena foi formado, as secretarias municipais de Planejamento e de Terras explicaram nesta quarta-feira, 11, os fatores envolvidos na conta. Corrigido após recomendação do Ministério Público de Contas (MPC), o IPTU da cidade de Vilhena pode ser calculado rapidamente.

 

Dividido em mais de 30 zonas fiscais, o município tem, para cada uma delas, valores diferentes. Por exemplo, o valor de avaliação do metro quadrado na avenida Major Amarante é maior do que em bairros afastados da região central. Assim, dependendo da localização, do padrão de qualidade da obra edificada e de outros fatores, o preço do imóvel sobe ou desce na avaliação da Prefeitura.

Ao fazer esta análise, a Prefeitura chega ao valor venal do imóvel, que normalmente gira em torno da metade do valor de mercado. No carnê, o valor venal está no campo “Dados do Imóvel” e é sobre este valor que incide o IPTU. Para imóveis com construção, o IPTU é 0,3% do valor venal e para terrenos vazios o IPTU é 1% do valor venal.

 

É possível, mesmo assim, conseguir redução no seu IPTU. A Prefeitura fará a redução do valor final do IPTU, caso o contribuinte apresente três avaliações mercadológicas feitas por corretores de imóveis registrados no conselho da classe, cuja média das avaliações ateste valor de mercado do imóvel menor que o valor venal presente no carnê.

 

As correções feitas neste ano visam corrigir uma defasagem na cobrança do IPTU em Vilhena que já durava quase 20 anos. Por muito tempo, o valor do imposto ficou praticamente congelado, mesmo com a cidade crescendo vertiginosamente, os imóveis valorizando e as necessidades de obras públicas aumentando exponencialmente.

Assim, o metro quadrado de alguns edifícios no Centro, por exemplo, tinha imposto calculado em cima de algumas centenas de reais, apenas. Apesar de ser uma medida “amarga”, a Prefeitura buscou corrigir distorções em toda a cidade. Dessa forma, algumas zonas fiscais têm moradores que perceberam redução no seu IPTU em 2020, enquanto outros têm correções importantes por estarem mais defasados já há vários anos.

 

Na média, o lançamento do IPTU cresceu 60% em 2020, em relação ao lançado no ano passado. Contudo, a Prefeitura ampliou as possibilidades de parcelamento e desconto neste ano. Agora é possível dividir o valor original em até 8 parcelas. E há desconto de 15% no imposto predial (imóveis com edificação) e 10% no territorial (lotes vagos) no pagamento em parcela única, à vista. O pagamento com desconto pode ser feito até o dia 16 de março, próxima segunda-feira.

 

É possível emitir também o carnê pelo site da Prefeitura, clicando na imagem que aparece logo ao se acessar a página: www.vilhena.ro.gov.br ou acessando diretamente o link www.bit.ly/emissaoiptuvilhena.

 

Semcom

 

- Advertisement -


Vídeo Embutido






















Últimas Notícias



Veja outras notícias aqui ▼