Educação profissional intensificou ensino itinerante em 2025 com escolas móveis e cursos de novas tecnologias

Primeiro estado no Brasil a adotar unidades flexíveis itinerantes como uma política pública, o governo de Rondônia fez jus a esse pioneirismo e intensificou, em 2025, a interiorização do ensino profissionalizante, por meio das seis escolas móveis do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). Além de expandir a construção do saber, a instituição investiu em cursos de novas tecnologias e levou cursos técnicos para estudantes do ensino médio em tempo integral. Até o mês de setembro, a gestão estadual já tinha investido mais de R$ 15 milhões em qualificação de mão de obra.

As escolas móveis ofertam cursos nas seguintes áreas:

  • Panificação 

    Entre as seis escolas móveis está a de Máquinas Agrícolas

  • Confeitaria
  • Piscicultura
  • Frigorifico
  • Mecânica de Motocicletas
  • Informática
  • Imagem Pessoal
  • Máquinas Agrícolas

Com o objetivo de capacitar os alunos seguindo as novas demandas da vida moderna, educadores do Idep participaram no mês de abril em São Paulo do Bett Brasil 2025, considerado o maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina.

Da exposição paulista, vieram atrações para o público da Rondônia Rural Show Internacional, realizada no mês de maio, em Ji-Paraná. No estande do Idep foram apresentadas as inovações, entre as quais, a Tela Interativa. A lousa digital inteligente fez sucesso entre os estudantes por causa dos inúmeros recursos que facilitam a aprendizagem.

NOVIDADE

Tela interativa foi uma das atrações tecnológicas na Rondônia Rural Show Internacional

As novidades da educação profissional, entretanto, não ficaram apenas na maior feira agropecuária da Região Norte. O Idep implantou em todos os seus cursos técnicos, um módulo sobre Inteligência Artificial (IA) e ampliou a oferta de cursos de curta duração sobre a nova ferramenta.  Além dessa inovação, drone e robótica ganharam mais espaço na modalidade educacional.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a modernização do ensino profissionalizante representa a relevância da formação profissional. “A expansão da qualificação da mão de obra no estado vem sendo alcançada pelo governo de Rondônia, conforme as tendências do mercado de trabalho”, salientou.

A capacitação tecnológica também começou a se expandir em 2025. Estudantes do ensino médio em tempo integral da rede pública de Rondônia estão sendo contemplados com o Curso Técnico em Informática. Essa oportunidade é oferecida por uma ação integrada entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Idep.

HUMANIZAÇÃO

Curso de Operador de Drone foi um dos mais procurados em 2025

Não foram apenas as capacitações voltadas para máquinas que renderam muitas oportunidades no ano que se finda. A formação com ênfase nos valores humanos também fez sucesso em 2025. O Curso Técnico em Segurança do Trabalho registrou o maior número de egressos empregados por se tratar de uma função que pode ser exercida em todos os setores.

Em agosto, uma turma de formandos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho que concluiu em 2025, apresentou o Projeto de Conclusão de Curso que confirmou a importância dessa habilitação. Os concluintes viabilizaram a elaboração de um laudo técnico de uma oficina mecânica localizada no Bairro JK, Zona Leste de Porto Velho.

AVANÇO 

A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, reconheceu que o avanço tecnológico foi um dos marcos de 2025 no mercado de trabalho e, por esse motivo a educação profissional contemplou a qualificação do trabalhador do futuro, muito mais técnico e tecnológico. “O estudante precisa ser capacitado para as novas ocupações que estão surgindo na era digital e o Idep leva conhecimento atualizado para todas as regiões do estado, por meio das escolas móveis, cursos presenciais e remotos”, declarou, ressaltando que esse ritmo de evolução será mantido em 2026.

- Advertisement -











Vídeo Embutido


















Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ▼