Eclipse total da Lua ocorre neste domingo e será visível em Rondônia

Entre a noite deste domingo (15) e a madrugada de segunda-feira (16) acontece o primeiro e único eclipse total da Lua em 2022. Ele será visível em Rondônia.

No estado, os melhores horários para acompanhar o fenômeno devem ser entre 23h e 01h (ou seja, 0h às 2h no horário de Brasília).

Ao longo da noite, os espectadores verão a “Lua sumindo com a sombra da Terra passando na frente”. Isso quer dizer: o Sol, a Terra e Lua se alinharão e a Lua passará na sombra da Terra.

Quando o evento chegar em sua totalidade (perto de 00h11, no horário de Rondônia), a Lua ficará avermelhada, isso é popularmente conhecido como “Lua de sangue”. Nesse caso, a explicação se dá pois os raios solares, apesar de serem encobertos pela Terra, continuam atingindo a superfície da lua, pois a luz do sol atravessa a atmosfera da Terra e é desviada.

O eclipse deste domingo poderá ser observado não apenas no Brasil, mas em toda a América do Sul e América Central, parte da América do Norte, parte da Europa e parte da África.

Como observar o eclipse?

Além disso, um local escuro, longe de luzes brilhantes contribui para as melhores condições de visualização.

(VÍDEO: Vídeo mostra timelapse do eclipse lunar parcial mais longo visto em Tóquio.)

Vídeo mostra timelapse do eclipse lunar parcial mais longo visto em Tóquio

Vídeo mostra timelapse do eclipse lunar parcial mais longo visto em Tóquio

Durante a noite deste domingo (15), o Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, realiza uma transmissão ao vivo para mostrar o eclipse total da lua.

A transmissão será feita através do canal do Observatório Nacional, no YouTube, em parceria com várias instituições e com astrônomos amadores e profissionais, a partir de 22h15 (horário de Rondônia).

Por g1 RO

Eclipse lunar total sobre a praia de Santa Monica, na Califórnia, em foto de 2021. — Foto: Ringo H.W. Chiu/ASSOCIATED PRESS

- Advertisement -











Vídeo Embutido


















Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ▼