“Desacelere. Seu bem maior é a vida”: Nova mensagem é anunciada durante abertura da Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito de 2024 foi inaugurada com a divulgação da nova frase que norteará as campanhas educativas de 2025: “Desacelere. Seu bem maior é a vida.” A campanha deste ano, lançada nesta segunda-feira (16) em cerimônia realizada no Ministério dos Transportes, destacou a escolha da mensagem por voto popular, com um total de 468.502 votos.

Abrindo a Semana Nacional de Trânsito com a divulgação da nova frase que norteará as campanhas educativas no ano de 2025. Com foco na gestão de risco, a frase do ano de 2025 inova ao dar ênfase em um tema específico, possibilitando a conscientização da população para uma questão crítica, que é a velocidade, bem como permitindo que os gestores de trânsito possam aplicar políticas e ações direcionadas para gerir a velocidade.

Durante a semana, mais de 600 ações programadas ocorrerão em todo o Brasil, incluindo palestras, seminários e atividades educativas, se estendendo até o dia 25 de setembro. A programação completa pode ser conferida clicando [aqui](https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/transito/senatran/semana-nacional-de-transito-2024). A Semana Nacional de Trânsito busca promover uma cultura de paz no trânsito, com diversas ações de segurança em todo o país.

O secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, enfatizou a integração entre políticas de trânsito e obras realizadas pelo ministério: “A mancha de sinistros e mortes está concentrada nas travessias urbanas. É por isso que o Ministério dos Transportes tem investido tanto em contornos viários das cidades, para tirar o tráfego pesado dessas passagens e criar ambientes mais seguros. E as ações fortalecem a cultura de cuidado e responsabilidade. Precisamos da ajuda dos Detrans e dos Cetrans para promover a política nacional de trânsito nos municípios.”

É importante destacar a relevância e a expressiva participação popular na campanha deste ano, que registrou mais de 1 milhão de votos. Além da frase vencedora, a segunda mensagem mais apreciada, “Dirija sem pressa, seu compromisso é a vida”, recebeu 365.887 votos, enquanto a terceira, “Diminua a velocidade. A vida é seu compromisso”, obteve 232.116 votos. Esse engajamento demonstra a conscientização e o interesse da população em contribuir para a segurança no trânsito.

A diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran, Maria Alice Nascimento Souza, explicou a escolha das frases com foco no excesso de velocidade: “Velocidade é o fator de maior risco. A gente fala muito sobre os cuidados com o ciclista e o uso do celular no trânsito, são aspectos importantes. Mas um fator que agrava isso tudo é a velocidade excessiva. Então, atuamos com frases nesse sentido. Foram várias reuniões, conversando com todo o Sistema Nacional de Trânsito, até chegarmos nessas três.”

Simultaneamente à Semana Nacional de Trânsito, ocorre a Semana Nacional da Mobilidade, que celebra o Dia Mundial sem Carro em 22 de setembro. O objetivo é promover a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades e os problemas causados pelo uso excessivo de veículos ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.

A expectativa é que, por meio de iniciativas como essas, o Brasil avance na construção de uma cultura de paz no trânsito, onde todos os envolvidos, de motoristas a pedestres, assumam seu papel na preservação da vida.

A abertura da Semana Nacional de Trânsito contou com a presença de gestores do Sistema Nacional de Trânsito, integrantes do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Polícia Rodoviária Federal, Associação Nacional de Detrans, Confederação Nacional dos Transportes e Comissão de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil, entre outras entidades parceiras.

Link: https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/noticias/2024/09/201cdesacelere-seu-bem-maior-e-a-vida201d-nova-mensagem-e-anunciada-durante-abertura-da-semana-nacional-de-transito

- Advertisement -


Vídeo Embutido






















Últimas Notícias



Veja outras notícias aqui ▼