Com início nesta segunda-feira, formação voltada à análise de riscos reúne profissionais do MPRO e de instituições parceiras
Teve início nesta segunda-feira (4/8) o Curso de Gestão e Análise de Riscos Aplicado à Segurança Institucional e Inteligência, promovido pelo Ministério Público de Rondônia, através da Escola Superior do MPRO (Empro), em parceria com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A capacitação segue até o dia 7 de agosto, na modalidade presencial, com carga horária de 32 horas-aula. O curso é conduzido pelo Cel PM Carlos Alberto Alves Lemes, profissional com sólida experiência na área e atuação reconhecida nacionalmente.
Durante quatro dias, os participantes terão contato com temas fundamentais para atuação dos poderes nas análises de risco.
A diretora-geral da Empro, Promotora de Justiça Edna Antônia Capeli da Silva Oliveira, destacou que a iniciativa reforça o papel estratégico da Escola Superior na formação institucional: “Esse conhecimento vem para somar com as nossas atividades da Escola, que trabalha para capacitar os órgãos a prestarem um serviço de qualidade.”
O curso é voltado a servidores do MPRO que atuam nas áreas de segurança e inteligência, além de representantes de instituições parceiras indicados pelo GSI. A formação contempla temas como análise de riscos em segurança orgânica, de pessoas, eventos e operações. De acordo com o coordenador do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Procurador de Justiça Ivanildo de Oliveira, trata-se de “uma capacitação muito importante, que vai proporcionar dentro do âmbito de cada instituição de poder aqui representada um serviço de excelência com toda riqueza de conteúdo ministrado nesses dias.”
Essa capacitação tem como objetivo qualificar os profissionais que atuam diretamente na proteção institucional. Segundo o subcoordenador do GSI, Tenente Coronel Adenilson Silva Chagas, “é um curso extremamente importante para qualificar nossos agentes com ferramentas de produção de conhecimento com ênfase em inteligência da segurança institucional e atualização dos métodos de metrificação de riscos.”
Com metodologia técnica aplicada, o curso propõe a utilização de ferramentas e modelos consagrados na gestão e análise de riscos, além da elaboração de relatórios que subsidiem decisões institucionais com maior precisão. Para o coordenador do Grupo de Atuação Especial em Segurança Pública (GAESP), Promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscardi: “Esse é um momento muito importante de capacitação, especialmente nessa área que, a partir das elaborações de relatórios, auxilia na tomada de decisões mais justas e imparciais.”
Com essa iniciativa, o MPRO e a Empro demonstram seu empenho em promover capacitações de excelência, alinhadas às demandas contemporâneas da segurança institucional e da inteligência estratégica.