Início Site Página 424

Deputada Rosangela Donadon destina recursos para fortalecimento da agricultura familiar em Rondônia

0

Emenda representa um investimento estratégico para o desenvolvimento da cafeicultura em Rondônia.

A deputada Rosangela Donadon (União Brasil) destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 1.799.998,40 para a aquisição e distribuição de 320.000 mudas de café Robusta Amazônia (Coffea canephora), além de fertilizantes e calcário granulado, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar no estado de Rondônia. A ação irá beneficiar aproximadamente 160 famílias produtoras locais.

O projeto tem como foco a promoção do desenvolvimento econômico e a sustentabilidade das comunidades rurais. Cada família produtora receberá, em média, 2.000 mudas de café, juntamente com os insumos necessários para o preparo do solo, como calcário e fertilizantes fosfatados. O calcário será utilizado para corrigir a acidez do solo, enquanto o fertilizante fosfatado contribuirá para o crescimento saudável das plantas.

A iniciativa também visa garantir que o projeto seja executado com sucesso no prazo de 12 meses, contando com assistência técnica especializada para orientar os produtores no manejo adequado do cultivo. Coordenadores e assistentes serão contratados para acompanhar o progresso das plantações e garantir que as técnicas de plantio, fertilização e correção do solo sejam aplicadas corretamente.

O café Robusta é conhecido por sua resistência a pragas e condições adversas, o que o torna uma escolha ideal para os produtores da Amazônia. A aplicação de técnicas de correção do solo, com o uso de calcário, melhora o pH da terra, favorecendo o desenvolvimento das plantas e o aproveitamento de nutrientes. Já o fertilizante fosfatado será crucial para o crescimento das raízes e o fortalecimento das plantas, aumentando a produtividade das lavouras.

Com o apoio técnico garantido, as famílias poderão adotar práticas agrícolas mais modernas e sustentáveis, o que não apenas aumentará a produtividade, mas também promoverá a preservação do meio ambiente e a segurança alimentar.

A emenda da deputada Rosangela Donadon representa um investimento estratégico para o desenvolvimento da cafeicultura em Rondônia. O fortalecimento da agricultura familiar por meio da distribuição de mudas, fertilizantes e assistência técnica ajudará a melhorar a qualidade de vida das famílias produtoras, gerando empregos e impulsionando a economia local.

Pedágio eletrônico: Ministério dos Transportes define funcionamento de cobrança automática em todo o país

0
Após período de testes e ampla consulta pública, Conselho Nacional de Trânsito estabelece forma de identificação dos veículos, notificação e cobrança do serviço
Prancheta 4.png

O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresenta na segunda-feira (14) a proposta de Resolução que estipula a operação do pedágio eletrônico, também conhecido como free flow. O sistema permite que os condutores passem pelos pontos de cobrança sem necessidade de qualquer parada.

A proposta, que prevê a implementação do sistema em todo o território nacional, estabelece os formatos de identificação e classificação dos veículos, além de meios de notificação e pagamento via Carteira Digital de Trânsito (CDT). O uso da tecnologia contribui para maior fluidez do trânsito e para a redução na emissão de carbono, com a dispensa de espera em praças de pedágio.

Como forma de identificação dos automóveis, o free flow prevê conferência digital da placa, da imagem do veículo, classificação veicular e também por uso de tag (equipamento com tecnologia de rádio frequência). Além disso, será analisada uma nova forma de tarifação, em que os condutores paguem apenas pelos trechos percorridos. Hoje, as cobranças são feitas independentemente da quilometragem utilizada, prejudicando motoristas que moram perto das praças de pedágio.

A avaliação final sobre a minuta da Resolução será feita em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Cobertura da imprensa
Não há necessidade de credenciamento prévio para os profissionais da imprensa interessados em cobrir o evento.

Serviço
O quê: Reunião do Contran sobre a implementação do pedágio eletrônico
Quando: Segunda-feira (14), às 10h15 (após o fim da reunião do Contran)
Onde: Sala Interativa, 6º andar, Ministério dos Transportes, Bloco R – Esplanada dos Ministérios

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Exportações do agro brasileiro batem recorde e alcançam US$ 14,19 bilhões em setembro

0

Setor registrou crescimento de 3,6% em comparação ao mesmo período no ano passado, impulsionado por aumento nas vendas de carnes, açúcar e celulose

Com recorde, exportações do agro brasileiro fecham em US$ 14,19 bi em setembro de 2024

No mês de setembro, as exportações do agronegócio brasileiro atingiram cifra recorde, totalizando US$ 14,19 bilhões em vendas externas, um aumento de 3,6% em comparação ao mesmo período de 2023. Esse resultado positivo da balança comercial foi impulsionado, em grande parte, pelo aumento do volume exportado.

De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (SCRI/Mapa), os principais setores exportadores foram o complexo soja, carnes, complexo sucroalcooleiro, produtos florestais, cereais, farinhas e preparações, além do café. Esses seis setores representaram 84,6% da pauta exportadora do agronegócio brasileiro.

Na tarde desta quinta-feira (10), o secretário Luis Rua destacou que o valor recorde de setembro também é resultado da abertura de mercados realizada nos últimos meses para produtos agropecuários brasileiros. “Quando abrimos mercados para uma cadeia produtiva que eventualmente não exporta muito, criamos novas oportunidades e, assim, impulsionamos outros mercados,” afirmou o secretário, durante entrevista para jornalistas na sede do Mapa. 

PRODUTOS DESTAQUES 

As exportações de carnes tiveram grande destaque, com o setor bovino registrando o maior valor exportado pelo Brasil. Em setembro de 2024, as vendas externas de carne bovina alcançaram US$ 1,25 bilhão, um aumento de 29,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior. As exportações de carne bovina in natura também atingiram um recorde histórico de volume embarcado, com 251,76 mil toneladas (+29,1%). A China manteve-se como o principal mercado comprador da carne brasileira.

O complexo sucroalcooleiro exportou US$ 1,92 bilhão em setembro de 2024 (+6,4%). O principal produto desse setor foi o açúcar, responsável por quase 95% das vendas externas do complexo. Em setembro de 2024, os embarques de açúcar de cana em bruto atingiram um volume recorde de 3,47 milhões de toneladas (+25,9%) para os meses de setembro.

Os produtos florestais, que incluem celulose, papel, e madeiras e suas obras, também registraram forte desempenho. A celulose foi o único produto do setor a atingir a marca de US$ 1 bilhão em vendas, com US$ 1,04 bilhão exportados, estabelecendo um novo recorde para os meses de setembro. Os mercados mais industrializados foram os principais importadores de celulose.

Outro destaque foi o café verde, com vendas externas que subiram de US$ 573,84 milhões em setembro de 2023 para US$ 1,07 bilhão em setembro de 2024 (+86,6%), cifra recorde para os meses de setembro. O volume embarcado também foi recorde, atingindo 243,1 mil toneladas comercializada.

RESULTADOS DE 12 MESES (SETEMBRO 2023/AGOSTO 2024) 

Nos últimos doze meses, entre outubro de 2023 e setembro de 2024, as exportações do agronegócio brasileiro alcançaram a cifra de US$ 166,19 bilhões, o que significou elevação de 1,8% em comparação aos US$ 163,19 bilhões exportados nos doze meses imediatamente anteriores.

>> Nota à Imprensa 

>> Resumo da Balança Comercial 

Informações à imprensa 
[email protected] 

Mapa intensifica auditorias no setor de importação de bebidas e identifica 1.255 irregularidades

0

Mapa intensifica auditorias no setor de importação de bebidas e identifica 1.255 irregularidades

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) intensificou em 2024 as fiscalizações do setor de importação de bebidas, vinhos e derivados da uva, visando regularizar o mercado importador. A ação busca garantir a equidade na concorrência entre importadores e produtores nacionais, além de assegurar que os consumidores tenham acesso a produtos de qualidade e em conformidade com as normas brasileiras.

As auditorias realizadas em 2024 pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) mapearam os processos de importação que não tiveram sua certificação finalizada entre os anos de 2021 e 2024, identificando irregularidades em 1.255 processos. As falhas, atribuídas exclusivamente às empresas importadoras, incluem perda de amostras, abertura de processos duplicados, falta de controle interno sobre os trâmites necessários e inconformidades na rotulagem de produtos.

Diante das irregularidades, o Mapa agiu prontamente, emitindo 390 ofícios e 138 intimações para que as empresas responsáveis corrigissem as pendências. As irregularidades resultaram em 126 autuações de empresas importadoras, referentes a 518 processos irregulares.

Segundo a farmacêutica Letícia Almeida, uma das responsáveis pelo monitoramento dos dados do sistema de certificação de bebidas, “as ações do Mapa visam garantir que todos os importadores de bebidas estejam sujeitos às mesmas regras aplicadas aos produtores nacionais, promovendo um ambiente de concorrência justa. As medidas asseguram que produtos importados não tenham vantagem competitiva por meio de práticas comerciais irregulares, como a ausência de inspeção ou o desrespeito às normas de qualidade e segurança”.

As empresas importadoras terão a oportunidade de regularizar suas pendências, e aquelas que não cumprirem as exigências poderão enfrentar sanções adicionais, de forma a garantir a conformidade do setor com a legislação vigente.

IRREGULARIDADES

Para importação é exigido que seja emitida uma certificação das Bebidas, Fermentados Acéticos, Vinhos e Derivados da Uva e do Vinho importados, seja por meio da emissão do Certificado de Inspeção de Importação (CII), ao final de todo o processo de certificação, ou por meio da emissão das autorizações de dispensa de coleta de amostras, quando o produto já possuir CII apto e válido. Em alguns casos, verificou-se o abandono de processos referentes a produtos fora dos padrões de identidade e qualidade exigidos por lei, seguidos da sua comercialização sem o certificado de inspeção obrigatório. Foi identificado também pela equipe técnica de análise, inconformidades insanáveis como baixa pressão de gás em espumantes, sucos de tomate com acidez fora dos padrões brasileiros e vinhos com açúcares em quantidades diferentes das declaradas, o que geraram notificações e pendências fiscais ignoradas pelos importadores.

“O Mapa continuará monitorando de forma rigorosa o setor de importação de bebidas, com auditorias periódicas que garantam o cumprimento das normas e a proteção dos consumidores. A expectativa é que, com essas ações, o mercado brasileiro de bebidas se torne ainda mais transparente, competitivo e seguro”, afirma o químico Luca Martins, servidor que também atuou diretamente nas análises dos processos.

Para mais informações, empresas e consumidores podem entrar em contato diretamente com o Dipov, clicando aqui.

Agricultura e Pecuária

Abertura dos mercados da União Econômica Eurasiática (UEEA) para amêndoas de cacau

0
Com esses cinco novos anúncios, o Brasil alcançou sua 175ª abertura de mercado neste ano e 253 aberturas, em 60 destinos, desde o início de 2023

Abertura dos mercados da União Econômica Eurasiática (UEEA) para amêndoas de cacau

Ogoverno brasileiro recebeu, com satisfação, a notícia de abertura de mercados nos cinco países integrantes da União Econômica Eurasiática (UEEA) – Rússia, Belarus, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão – para as exportações, de forma simplificada, de amêndoas de cacau provenientes do Brasil.

Trata-se de mais uma abertura comercial na UEEA. Anteriormente, neste ano, foram autorizadas as exportações de suínos vivos, sêmen e embriões bovinos (“in vivo” e “in vitro”), e bovinos vivos reprodutores e de produção para os membros da União.

Nos primeiros oito meses de 2024, o Brasil exportou mais de US$ 865 milhões em produtos agrícolas para a UEEA, com destaque para soja em grãos, carne bovina, café verde e açúcar bruto.

Com esses cinco novos anúncios, o Brasil alcançou sua 175ª abertura de mercado neste ano e 253 aberturas, em 60 destinos, desde o início de 2023.

Informação à imprensa
[email protected]

Ação inovadora do TCE avalia qualidade do asfalto em rodovia estadual de Rondônia

0

A qualidade do asfalto utilizado na Rodovia 460, que dá acesso ao município de Buritis, no Vale do Jamari, foi fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

A inspeção técnica teve como objetivo verificar se os quantitativos do material asfáltico aplicado na estrada estão em conformidade com o que foi contratado, bem como se a qualidade do material está de acordo com as normas técnicas.

É uma ação considerada inovadora e de referência, pois busca fazer com que a população possa contar com uma pavimentação de qualidade e com preço justo.

É a primeira vez que o TCE-RO faz uma profunda análise técnica qualitativa dos materiais que integram o asfalto aplicado em uma rodovia.

COMO FOI A FISCALIZAÇÃO

Durante a auditoria, foram extraídos “corpos de prova” (amostras da rodovia) e enviados para análise em laboratório para avaliação da espessura, resistência e demais parâmetros técnicos.

Essas verificações são essenciais para garantir que a obra atenda os padrões exigidos e que os recursos públicos sejam investidos corretamente.

Os resultados do ensaio técnico possibilitarão a emissão de um relatório de auditoria mais completo, bem como a melhora das qualidades das estradas rondonienses.

USO DE DRONE

Outra inovação aplicada nesta auditoria foi o uso de drones para realizar o levantamento topográfico da rodovia, mapeando com precisão o traçado da estrada.

As imagens e os dados gerados possibilitam uma análise detalhada da conformidade do pavimento e da topografia comparado ao projeto original.

Através dessas inovações, o TCE-RO reforça seu compromisso em evoluir no controle externo da administração pública do Estado de Rondônia e realizar a indução para efetividade das políticas públicas.

Centro de Reabilitação de Rondônia completa 10 anos e celebra serviços prestados à população

0

A comemoração envolveu banda da Polícia Militar do Estado de Rondônia, homenagem aos servidores e café da manhã especial

 

O Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero) celebrou 10 anos de existência ao som da Banda de Música da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) na sexta-feira (11). Os servidores se reuniram para comemorar os serviços prestados à população, relembrando conquistas e momentos importantes, como durante a pandemia, quando a unidade foi transformada para atender vítimas da covid-19. Além do clima festivo movimentado pela música, foi servido um café da manhã especial e houve homenagem aos servidores.

A coordenadora do Cero, Andréia Zulke, destacou acerca da data: “Hoje é um dia de festa, pois este serviço é essencial para a população de Rondônia. Comemorar o aniversário de 10 anos é um marco em nossa história. Nossos profissionais são verdadeiros heróis, atendem cada paciente com amor, dedicação e carinho. Acredito que, com união, alcançaremos um serviço de melhor qualidade a cada dia.”

Os servidores da unidade também compartilharam experiências e antigos diretores parabenizaram a equipe e a instituição pelo aniversário.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha relembrou que, a unidade salvou muitas vidas e, hoje, contribui para que muitos rondonienses possam viver melhor, com mais conforto e qualidade de vida.

O titular da Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, ao parabenizar a equipe, ressaltou acerca dos serviços prestados pela unidade: “O Cero oferece assistência de saúde de qualidade para pacientes que necessitam de cuidados pós-cirúrgicos, pessoas com deficiência e portadores de transtorno do espectro autista, e se destaca, tanto pela qualificação quanto pela humanização no atendimento.”

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Em Porto Velho, o Centro de Reabilitação de Rondônia se destaca no atendimento especializado, oferecendo serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, psicopedagogia e assistência social, além da entrega de meios de locomoção.

Para receber atendimento, basta cadastrar o requerimento médico ou da equipe de saúde em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. O Cero atende na Rua Petrolina, esquina com Moinho dos Ventos, nº 9.960, no Bairro Mariana, zona Leste da Capital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Agentes de endemias são treinados para o uso de larvicida biológico contra Aedes aegypti

0

Agentes de endemias de Porto Velho reforçam as ações de combate e controle de criadouros do Aedes aegipty, transmissor da dengue, febre amarela urbana, zyka e chikungunya. Para isso, um grupo de 36 agentes está sendo capacitado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa/RO) para introdução do novo produto larvicida. A capacitação teve início na quinta-feira (10), na Divisão de Controle de Zoonoses, em Porto Velho, e encerrou na sexta-feira, com atividades práticas de busca de criadouros e aplicação do novo produto em quintais, terrenos baldios, e outros.

Esta é a ultima etapa da capacitação, que foi realizada desde o início de setembro nos municípios das regiões Cone Sul, Zona da Mata, Central, Vale do Guaporé e Vale do Jamari, encerrando com os municípios da Região Madeira-Mamoré.

O produto é um larvicida biológico que contém Bacillus thuringiensis, uma bactéria que libera cristais de proteína que matam as larvas dos mosquitos. “É um inseticida biológico altamente seletivo para uso contra larvas de mosquitos, e é considerado seguro para humanos e animais domésticos”, explicou Suzemar Ferreira Moreira, chefe do Núcleo das Arboviroses da Agevisa.

Segundo o técnico em endemias, responsável pelos insumos do Núcleo das Arboviroses, Ernaldo da Cunha Santos, “o uso do larvicida biológico é uma alternativa à rotação de inseticidas químicos, que podem causar danos ao meio ambiente e selecionar mosquitos resistentes”, pontuou.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, evidenciou sobre a ação que, “essa mesma capacitação nós levamos a todos municípios do interior e Porto Velho está sendo o último município. Estamos preparando os agentes que atuam no combate ao mosquito da dengue em todo o estado para o período mais crítico que é o inverno amazônico”, explicou.

Novo Balneário Municipal de Santa Luzia d’Oeste vai fortalecer o lazer e o turismo

0

O governo de Rondônia está reformando o Balneário Municipal de Santa Luzia d’Oeste. Com mais de 30% dos trabalhos concluídos, a obra, executada por meio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), como parte das ações do programa Governo na Cidade, visa levar infraestrutura de qualidade e novas opções de lazer ao município.

REVITALIZAÇÃO

Com mais de 30% de execução, o local impulsionará o turismo local

Com um investimento de R$ 2.624.081 (dois milhões, seiscentos e vinte e quatro mil e oitenta e um reais), provenientes do governo de Rondônia e com contrapartida municipal, o projeto prevê a construção de quiosques, banheiros, duas piscinas (sendo uma infantil), parque infantil, quadra de areia, calçadas e acessibilidade. Esses novos atrativos têm o objetivo de revitalizar o balneário e transformá-lo em um espaço de convivência familiar e lazer para a população local e visitantes.

O governador Marcos Rocha destacou a relevância da obra: “Este balneário será um marco para Santa Luzia d’Oeste. Estamos investindo no futuro da nossa gente, para oferecer um espaço de lazer que contribuirá para a qualidade de vida e atrairá turistas, impulsionando a economia local e gerando novas oportunidades. ”

O titular da Seosp, Elias Rezende, enfatizou o compromisso do governo do estado com os serviços realizados: “Obras como essa destacam o compromisso da atual gestão com uma administração municipalista, focada em atender diretamente as necessidades dos municípios e promover o desenvolvimento nas cidades do interior”, concluiu.

FOMENTO AO TURISMO E DESENVOLVIMENTO

O novo balneário representa um investimento estratégico no turismo da região, promove um atrativo visa atrair visitantes e movimentar o comércio local. Além de valorizar o município, a obra reforça o engajamento do governo do estado em fornecer áreas de lazer que gerem desenvolvimento econômico sustentável, fortalecendo a cultura de lazer e bem-estar em todas as regiões de Rondônia

Com taxação de ricos, faixa de isenção do IR pode passar de R$ 5 mil

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que a faixa de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IPRF) seja ainda maior do que a dos R$ 5 mil prometidos para seu governo durante a campanha presidencial. Segundo Lula, a ampliação dessa faixa vai muito além de um compromisso de campanha. “É um compromisso de justiça”, disse o presidente ao afirmar que isso será possível a partir da taxação dos super ricos.

“Você não pode fazer com que as pessoas que ganham R$ 5 mil paguem imposto de renda, enquanto quem tem ações da Petrobras e recebe R$ 45 bilhões de dividendos não pague imposto de renda”, disse o presidente durante entrevista à Rádio O Povo, em Fortaleza.

Entre os argumentos apresentados pelo presidente está o fato de os trabalhadores pagarem proporcionalmente mais impostos do que os ricos. Ele, no entanto, frisou que este é um debate que tem de ser feito de forma transparente e aberta ao público, e que as pessoas têm de saber quem paga o que, e quanto se paga em impostos.

“É isso o que falta nesse país”, disse o presidente. “Não se pode cobrar 27% ou 15% de um trabalhador que ganha R$ 4 mil, e deixar os caras que recebem [muito mais], sem pagar. O que queremos é isentar aquelas pessoas [que ganham] até R$ 5 mil e, no futuro, isentar mais porque, na minha cabeça, salário não é renda. Renda quem tem é o cara que vive de especulação”, acrescentou.

Aplicativos

Lula defendeu também a implementação de políticas que considerem novos mercados de trabalho considerem, em especial, profissões e tecnologias que favoreçam o espírito empreendedor dos cidadãos.

“Tem um novo tipo de trabalhador com o qual nós temos de ter uma preocupação. É, por exemplo, o caso do pessoal que trabalha em aplicativo. É um público que não tem sindicato; que não quer ter carteira profissional assinada. Muitos não querem ter carteira assinada. Portanto temos de nos preocupar com eles na previdência, porque esse cidadão pode ficar doente; pode ter um infortúnio. E ele vai ficar velho. É preciso uma garantia para ele se precaver”, disse o presidente.

Lula defendeu um projeto de lei que estabelece regras voltadas à definição de uma jornada de trabalho para esses profissionais, estabelecendo inclusive a quantidade de horas a serem trabalhadas. “Nem de longe a gente pensa em fazer com que ele deixe de ser o profissional que ele quer ser”, ponderou Lula.

“Inclusive sancionei ontem um projeto de lei chamado Acredita, que é o projeto de lei que mais vai garantir financiamento para pequenos e médios empreendedores e empresários; para a cooperativa; para o pessoal do Bolsa Família que quiser fazer um negócio. Eles vão ter crédito. Vai ser o maior programa de crédito já feito na história desse país, para pequeno e médio empresário, para pequenos empreendedores”, acrescentou.

Eleições municipais

Perguntado sobre como vê o resultado das eleições municipais, que apresentou um alto índice de prefeitos reeleitos, Lula disse que muito disso se deve ao fato de as prefeituras terem recebido mais recursos públicos, o que possibilitou, aos prefeitos, executar um número maior de obras.

“Vivemos um momento histórico. O Fundo de Participação dos Municípios cresceu muito em 2023 e 2024. Essa quantidade de prefeitos reeleitos é em função de que os prefeitos estão com recurso para fazer as coisas. Além disso, você tem as emendas do orçamento, que era secreto até outro dia. Isso fez com que mais dinheiro chegasse às prefeituras. E com mais recursos os prefeitos fizeram mais obras. Por isso, foi o maior percentual de perfeito reeleito da história do Brasil”, complementou o presidente.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2024-10/com-taxacao-de-ricos-faixa-de-isencao-do-ir-pode-passar-de-r-5-mil