Início Site Página 422

Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida

0

Os exames, oferecidos de forma gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), identificam possíveis problemas de saúde logo no início e facilitam o tratamento

Os exames podem ser realizados gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS)

Para fortalecer a conscientização sobre a importância dos exames de rotina, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça que, manter o acompanhamento médico regular é um dos melhores caminhos para prevenir doenças e garantir qualidade de vida. Os exames, oferecidos de forma gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), identificam possíveis problemas de saúde logo no início e facilitam o tratamento.

A enfermeira da Policlínica Oswaldo Cruz (POC), Aline Paulino, ressalta a relevância dos exames periódicos para população. “Os exames de rotina são como um check-up do corpo, pois doenças como diabetes, hipertensão e câncer podem não apresentar sintomas em suas fases iniciais, o que torna a prevenção ainda mais importante”, explica a profissional. 

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que cuidar da saúde é um compromisso de cada cidadão e reforça a necessidade de manter exames de rotina em dia. “Investimos em programas e ações que incentivem a prevenção de doenças. Os exames de rotina são ferramentas poderosas nesse sentido, pois permitem a detecção precoce de diversas enfermidades, aumentando as chances de cura e melhorando a qualidade de vida da população.”

O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, enfatizou que, “a assistência em saúde preventiva começa na Unidade Básica de Saúde, com a vacinação, consultas e exames em dias, para que se evite doenças complexas. Os grupos vulneráveis como idosos e crianças devem receber especial atenção.”

COMO SOLICITAR?

Para solicitar os exames, o paciente do Sistema Único de Saúde deve agendar uma consulta no posto de saúde da sua região (mais próximo de sua casa) com a equipe de saúde, que irá orientar sobre os exames indicados, que variam conforme idade, sexo, histórico familiar e estilo de vida.

Exames comuns solicitados pela equipe médica:

  • Exame de sangue: avalia a função dos órgãos, níveis de glicose e colesterol, hormônios e possíveis infecções.
  • Exame de urina: identifica problemas nos rins e vias urinárias.
  • Colonoscopia: indicada a partir dos 50 anos para prevenir o câncer de cólon.
  • Mamografia: recomendado para mulheres a partir dos 40 anos, essencial para detecção precoce do câncer de mama.
  • Papanicolau: exame preventivo de rotina que serve para detectar alterações nas células do colo do útero.

“Para o vírus da antidemocracia, tenhamos o remédio de mais democracia”, diz a ministra Cármen Lúcia

0

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou, na sessão plenária desta quinta-feira (14), que, no Dia da Proclamação da República, comemorado nesta sexta-feira (15), o que se espera é que “a República desse Estado Democrático brasileiro acorde em paz e ciente de que eventuais atentados ou qualquer tipo de contestação feita à democracia não irão prevalecer e não se há de deixar de fazer atenção a eles”. A ministra disse que todos devem ter a certeza de que “as instituições continuam a cumprir a sua função e a se ocupar para que, cada vez mais, contra o vírus da antidemocracia, nós tenhamos o remédio de mais democracia”.

A magistrada fez as declarações, durante a sessão, ao se referir às explosões ocorridas na noite de quarta-feira (13) na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). “Esses atos nada dizem, nem enfraquecem, nem abalam a democracia brasileira”, afirmou ela, ao salientar que as cidadãs e os cidadãos brasileiros “acordaram hoje ocupados em manter as suas funções para a garantia de continuidade estável, segura e permanente das instituições democráticas”.

“A nós, servidoras e servidores, especialmente da Justiça Constitucional e Eleitoral, compete dar continuidade às nossas funções para a preservação da necessária democracia brasileira,  que não se abala diante de qualquer ato que possa eventualmente atentar ou buscar atentar contra pessoas, instituições ou funções democráticas”, destacou a presidente do TSE.

Paz social e liberdade democrática

Logo após, antes de proferir voto em um julgamento do qual era relator, o ministro André Mendonça manifestou total apoio à presidente do Tribunal. Ele definiu os atentados como lamentáveis e graves. “São fatos que se distanciam e não se alinham à paz social e à liberdade democrática. Ao contrário, merecem repúdio e devem ser devidamente apurados pelas autoridades competentes, que já estão se encarregando desta questão”, afirmou o ministro.

O magistrado destacou o compromisso das brasileiras e dos brasileiros com a paz e a liberdade sadia. “Na democracia, o único embate possível é o de ideias e não há espaço para qualquer tipo de prática violenta”, disse ele.

AN, DV/EM, DB /https://www.tse.jus.br/

Ministério Público do Estado de Rondônia, Polícia Civil e Batalhão de Polícia Ambiental deflagram a Operação Prometheus

0
foto acessível: banner com arte da operação

Ministério Público do Estado de Rondônia, Polícia Civil e Batalhão de Polícia Ambiental deflagram a Operação Prometheus

 

O Ministério Público do Estado de Rondônia (16ª Promotoria de Justiça da Capital, Gaeco e Gaema), em conjunto com a Polícia Civil e com o Batalhão de Polícia Ambiental deflagraram nesta sexta-feira (15/11) a Operação Prometheus, que visa dar cumprimento a mandado de busca e apreensão em imóveis urbanos e rurais situados em Porto Velho e na região de Abunã e Nova Mutum.

A medida cautelar foi expedida pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Porto Velho e tem por finalidade angariar conteúdo probatório referente ao crime de incêndio, previsto no artigo 250, § 1º, inciso II, alínea “h”, do Código Penal, além de outros crimes ambientais conexos.

De acordo com o que foi apurado, os investigados, alvos da operação, intencionalmente e aproveitando-se do período em que os incêndios no Estado estava em níveis alarmantes (junho de 2024), atearam fogo em área de pastagem equivalente a aproximadamente 450ha, colocando em risco a integridade física de pessoas que se encontravam no local, manejando o gado, e, ainda, gerando extenso prejuízo patrimonial ao arrendatário da área.

Os mandados, que visam também apreender eletrônicos e aparelhos celulares, bem como autorizam o acesso aos seus dados, foram cumpridos pela equipe do Gaeco, da Polícia Civil e do Batalhão de Polícia Ambiental, seguindo-se os demais atos até a conclusão do respectivo Inquérito Policial e oferecimento de denúncia.

O nome atribuído à operação é referência à mitologia grega, segundo a qual Prometheus foi o titã responsável por roubar o fogo de Zeus e o entregar aos homens, razão pela qual foi severamente punido pelo deus grego.

 

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

13º Prêmio de Jornalismo do MPRO destaca o poder da imprensa na defesa da cidadania através da informação

0
Concurso reforça parceria da imprensa com a atuação do MPRO

13º Prêmio de Jornalismo do MPRO destaca o poder da imprensa na defesa da cidadania através da informação

 15, nov, 2024  Atualizado há 3 dias

Reconhecendo o jornalismo como um caminho para a cidadania, o Ministério Público de Rondônia realizou, na noite desta quinta-feira (14/11), a entrega do 13º Prêmio MPRO de Jornalismo, evento que premiou trabalhos jornalísticos voltados à disseminação de direitos e à defesa dos interesses sociais. A cerimônia, que ocorreu no auditório da sede da Instituição em Porto Velho, homenageou jornalistas e profissionais de comunicação.

edição do prêmio deste ano tem como tema “Ministério Público de Rondônia na Comunicação Pública: parceiro da imprensa para empoderar o cidadão”. Durante o evento, a jornalista Giuliana Morrone proferiu a palestra “Imprensa e Poder Público, Conexões para a Cidadania”. Em sua exposição, Morrone destacou a importância da integridade e do sigilo da fonte, aliadas a uma abordagem ética e inovadora, como caminhos para fortalecer o jornalismo. Em sua fala, ela também ressaltou a necessidade de cultivar inteligência emocional, conexões humanas e pensamento crítico, para que a imprensa siga como agente transformador e de conscientização.

A parceria entre Ministério Público e Imprensa na ampliação da consciência cidadã e promoção do direito à informação foi mencionada pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, durante discurso na cerimônia. “Hoje, celebramos o compromisso da imprensa em informar e transformar, algo que também fundamenta a atuação do Ministério Público. Nosso papel é garantir que o cidadão tenha acesso aos seus direitos, e o trabalho dos jornalistas é essencial nesse processo de fortalecimento da cidadania”, disse o Procurador-Geral de Justiça.

 

Em sua fala, o Chefe de Gabinete da PGJ, Promotor de Justiça Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, lembrou do papel da imprensa no fortalecimento do regime político democrático. “A premiação de hoje destaca a importância da imprensa em nossa democracia, de informar para conscientizar, e de conscientizar para fortalecer o compromisso social. Jornalistas, vocês são agentes transformadores na busca por uma sociedade mais justa”, falou o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça.

 

A premiação, que somou R$ 75 mil, reconheceu jornalistas em quatro categorias: Cinegrafia, Telejornalismo, Webjornalismo e Destaque Acadêmico.

 

Na Cinegrafia, Gleiton Felipe Baracho conquistou o primeiro lugar com o trabalho “MP no combate ao crime organizado”. O profissional ganhou ainda o segundo lugar com o trabalho “A luta invisível pela acessibilidade”. E em terceiro, “Criança acorrentada: MP RO garantiu a efetiva proteção do menor e a condenação dos culpados” de Gladson Moreira de Souza.

 

Na categoria de Telejornalismo, Lena Mendonça levou o prêmio máximo com a reportagem “A dor do desaparecimento – MPRO avança na identificação de casos no estado ”. Em segundo ficou “A interminável batalha do Ministério Público de Rondônia pelas crianças e Vulneráveis” de Matheus Gama. E em terceiro “Queimadas em Rondônia: força tarefa inédita busca apagar incêndios e penalizar envolvidos” de Marinna Protasiewytch.

 

No Webjornalismo, a jornalista Jaíne Quele Silva Da Cruz foi premiada em primeiro lugar por seu trabalho “Unidades de conservação destruídas por incêndios criminosos foram alvos de normas de redução e extinção”. Em segundo, “Capacitação Inovadora para Conselheiros Tutelares em Porto Velho: “Instruir para Proteger” de Quetila Ruiz. E em terceiro, “Fogo e Lei: Como a Operação Temporã reduziu as queimadas em áreas de preservação ambiental” de Fabiano do Carmo.

 

No Destaque Acadêmico, Guilherme Augusto Santos Belém foi reconhecido por seu trabalho “Ativistas contam com o apoio do MPRO contra o antiambientalismo da política de Rondônia”.

A cerimônia também prestou homenagens aos jornalistas Maria Fábia Moraes da Assumpção e Lúcio Albuquerque, profissionais com longa trajetória na Comunicação Pública de Rondônia. Fábia Assumpção, pioneira na assessoria de imprensa do MPRO, foi destacada por sua atuação desde 2006, contribuindo para a criação e consolidação do Prêmio MPRO de Jornalismo. Lúcio Albuquerque, com uma carreira marcada pela colaboração na imprensa e em órgãos públicos, também foi reconhecido por seu papel na memória institucional do MPRO, sendo autor do livro “História do Ministério Público de Rondônia”.

 

O 13º Prêmio MPRO de Jornalismo reafirmou o compromisso do Ministério Público de Rondônia em promover uma comunicação transparente e acessível, colaborando com a imprensa para fortalecer a cidadania e o direito à informação. Segundo o MPRO, a parceria com os meios de comunicação contribui para que a sociedade compreenda melhor seus direitos e participe ativamente da vida pública.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

Em outubro, exportações do agro brasileiro batem recorde e alcançam US$ 14,27 bilhões

0
Setor registrou crescimento de 6,2% em comparação ao mesmo período no ano passado

Exportações do agro

As exportações do agronegócio brasileiro bateram recorde para os meses de outubro, atingindo o valor de US$ 14,27 bilhões. O montante significou um crescimento de 6,2% em comparação com os US$ 13,43 bilhões comercializados em outubro de 2023. Esse resultado vem acompanhado do aumento do índice de quantum das exportações (+3,7%) e, também, do índice de preço (+2,5%).

“Se olharmos para a quantidade de produtos exportados, o Brasil só vem aumentando. Se observarmos os dados de janeiro a setembro de 2024, nossas exportações caíram 0,2%, mas, com os dados até outubro e com o crescimento de 6,2% que tivemos, já revertemos a tendência e, hoje, de janeiro a outubro, o agro está crescendo 0,3% em relação ao mesmo período do ano passado. O nosso agronegócio representa basicamente metade de tudo o que o Brasil exporta”, ressaltou o secretário da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, Luis Rua.

De acordo com a SCRI/Mapa, os principais setores exportadores foram o complexo soja, carnes, complexo sucroalcooleiro, produtos florestais, café e cereais, farinhas e preparações. Esses seis setores representaram 82,7% da pauta exportadora do agronegócio brasileiro em outubro ou o equivalente a US$ 11,80 bilhões.

Em relação aos aumentos dos embarques, houve incremento no volume exportado de inúmeros produtos, como açúcar de cana em bruto (+ 1,00 milhão de toneladas), farelo de soja (+ 452,56 mil toneladas), celulose (+ 423,43 mil toneladas), carnes (+ 190,67 mil toneladas).

PRODUTOS DESTAQUES

As exportações de carnes foram de US$ 2,62 bilhões em outubro de 2024 (+38,6%). O crescimento das vendas externas de carnes foi de US$ 729,75 milhões em termos absolutos, sendo, dessa forma, um dos mencionados setores que compensou a queda nas exportações de grãos (soja e milho, principalmente). No setor, um dos destaques é a carne bovina, que registrou US$ 1,36 bilhão, deste valor US$ 1,26 bilhão de carne bovina in natura. O valor exportado é um recorde histórico, sendo o seu equivalente em volume, 270,33 mil toneladas de carne bovina in natura, também recorde.

As vendas externas de açúcar brasileiro continuam subindo neste ano de 2024. Em outubro, foram embarcadas 3,73 milhões de toneladas de açúcar (+29,8%), que ao preço mais baixo, de US$ 473 por tonelada (-11,8%), geraram receitas de US$ 1,76 bilhão ao país.
Outro setor com recorde de exportação foi o setor cafeeiro, embarcando US$ 1,40 bilhão ao exterior em outubro de 2024 (+61,1%). O valor foi US$ 529,84 milhões superior em comparação com o mesmo mês do ano anterior. As vendas externas de café verde bateram recorde de valor e quantidade, US$ 1,31 bilhão (+62,7%) e 279,26 mil toneladas (+12,0%), respectivamente.

Além desses, vale ressaltar as vendas externas de alguns produtos que se destacaram por crescimento no valor absoluto exportado: sucos de laranja, algodão não cardado nem penteado, bovinos vivos, feijões secos, óleo essencial de laranja. Estes produtos foram responsáveis por uma expansão de US$ 362,01 milhões nas exportações de outubro de 2024 em comparação com outubro de 2023.

ACUMULADO DO ANO (COMPARATIVO JANEIRO-OUTUBRO/2024 – JANEIRO-OUTUBRO/2023)

Entre janeiro e outubro de 2024 as exportações do agronegócio somaram US$ 140,02 bilhões, o que representou um crescimento de 0,7% em relação aos US$ 139,62 bilhões exportados no mesmo período em 2023. Atingiu-se, dessa forma, um valor recorde exportado para os meses de outubro.

Esse recorde foi fortemente influenciado pela elevação do volume embarcado (índice de quantum), que subiu 6,6%. Por outro lado, o índice de preços registrou queda de 5,9%, o que reduziu a possibilidade de se atingir um valor ainda mais expressivo nas exportações.

O agronegócio representou quase metade da pauta exportadora total brasileira no período, com 49,2%.

>> Nota à Imprensa

>> Resumo da Balança Comercial

Informações à imprensa
[email protected]

Abertura de mercado na Bolívia para exportação de produtos de reciclagem animal

0
Com essa nova autorização, o agronegócio brasileiro alcança sua 198º abertura de mercado neste ano, totalizando 276 aberturas em 61 destinos desde o início de 2023

Abertura de mercado na Bolívia para exportação de produtos de reciclagem animal

Ogoverno brasileiro recebeu, com satisfação, o anúncio, pelo governo da Bolívia, da aprovação sanitária para que o Brasil exporte hemoderivados, hemoglobina e plasma de bovinos e suínos àquele país.

Trata-se de produtos de reciclagem animal com alto valor nutritivo, utilizados na indústria de rações.

Esta é a segunda abertura de mercado para a Bolívia em menos de um ano. Em dezembro de 2023, o Brasil logrou abrir o mercado boliviano para exportação de ovos férteis.

Desde o início do ano, as exportações agrícolas brasileiras para a Bolívia somaram cerca de US$ 300 milhões, com destaque para produtos florestais.

Com essa nova autorização, o agronegócio brasileiro alcança sua 198º abertura de mercado neste ano, totalizando 276 aberturas em 61 destinos desde o início de 2023.

Esses resultados são fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Informações à imprensa
[email protected]

Abertura do mercado peruano para exportação de gelatina e colágeno

0
Com essa nova autorização, o agronegócio brasileiro alcança sua 199ª abertura de mercado neste ano, totalizando 277 aberturas em 61 destinos desde início de 2023

Abertura do mercado peruano para exportação de gelatina e colágeno

Ogoverno brasileiro recebeu com satisfação o anúncio, pelo governo do Peru, da aprovação sanitária para que o Brasil exporte gelatina e colágeno de osso bovino não comestível àquele país.

Trata-se da décima abertura de mercado no Peru para produtos do agronegócio brasileiro em menos de doze meses. Entre janeiro de 2023 e outubro de 2024, as exportações agrícolas do Brasil para o país ultrapassaram US$ 1,27 bilhão, com destaque para produtos florestais, carnes e complexo soja.

Com essa nova autorização, o agronegócio brasileiro alcança sua 199ª abertura de mercado neste ano, totalizando 277 aberturas em 61 destinos desde início de 2023.

Esses resultados refletem o trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Informações à imprensa
[email protected]

G20 Social: O povo lidera soluções para não deixar ninguém para trás

0

O documento final do G20 Social marca o início de uma nova era de participação popular nas decisões do bloco. E as cidades são ponto de partida para se combater a crise climática e as desigualdades

Agência Gov | Via G20 Brasil
G20 Social: O povo lidera soluções para não deixar ninguém para trás

Ricardo Stuckert/PR
Lula e a reunião com prefeitos no Urban 20: cidades como ponto de partida para mudar o mundo

“É fundamental que este encontro ocorra às vésperas da Cúpula de Líderes do G20. Há milênios, os assentamentos urbanos atraem as esperanças de milhões de pessoas. Seus mercados e comércios são pontos de contato entre sociedades muitas vezes distantes. De suas universidades e bibliotecas, vieram grandes inovações. Em suas ruas e suas praças, ideias se tornam realidade.” Assim o presidente Luiz Inácio Lula da Silva descreveu a importância das cidades como ponto de partida para se movimentar as mudanças de que o planeta precisa para se tornar mais justo e sustentável.

As cidades, por exemplo, são o local de onde devem partir iniciativas concretas para enfrentar as mudanças climáticas e seus efeitos sobre as vidas das pessoas. São também um ambiente propício para se executarem políticas públicas de combate à pobreza, de ampliação do acesso à saúde e à educação. Dá-se nas cidades o primeiro contato entre o Estado e a vida das pessoas. Desse modo. A presença de Lula, representando a presidência brasileira no G20 em suas últimas semanas, na sessão de abertura do Urban 20 neste domingo (17/11), iniciativa do Grupo C40 de Grandes Cidades, é a mais perfeita forma de transição entre o G20 Social histórico que marcou os três dias anteriores, e a Cúpula dos chefes de Estado do bloco, nos próximos dois dias.

• Leia aqui o discurso de Lula na recepção aos prefeitos e assista aqui à transmissão da cerimônia de abertura

Por uma agenda global em que as pessoas são o centro das decisões e lideram as mudanças para que ninguém fique para trás. A Cúpula do G20 Social inaugura uma nova fase para a cooperação econômica internacional em que o povo quer ter espaço para apontar soluções para a crise global desde a realidade dos seus territórios. A iniciativa da presidência brasileira do G20 reafirma a máxima de que, quando são convidadas a participar dos processos, as pessoas garantem presença e pluralidade de ideias.

Desde o início do mandato de turno, a participação de organizações da sociedade civil, por meio dos grupos de engajamento e dos movimentos sociais, funcionou como bússola para as prioridades que seriam debatidas em 2024. Tanto que agendas que cobram o compromisso das maiores economias do mundo por reformas na governança e no sistema financeiro global, pela transição ecológica justa, o fim da fome e a redução das desigualdades partem, principalmente, de pautas históricas cunhadas desde as urgências do povo.

Esta edição especial da G20 News mira os últimos dias do G20 Brasil e celebra o sucesso da Cúpula Social. Os armazéns do Porto de Mauá, no Rio de Janeiro, receberam milhares de pessoas interessadas em compor os debates entre os líderes do mundo. O documento fruto dessa articulação inédita os convida para o engajamento por uma transformação “efetivamente possível e duradoura”. Pede, ainda, ambição nos compromissos para fortalecer as instituições internacionais, combater a fome, a pobreza e as desigualdades, bem como para mitigar os impactos das mudanças do clima.

Agora, nos dias 18 e 19 de novembro, acontece a Cúpula de Líderes do G20 Brasil, no Rio de Janeiro. A expectativa é por uma declaração de líderes com acordos robustos e propostas ambiciosas em resposta às prioridades colocadas em discussão durante a presidência brasileira.

Agenda da semana

• 12 a 16 de novembro – Reunião de Sherpas (Rio de Janeiro)
• 14 a 16 de novembro – Cúpula Social (Rio de Janeiro)
• Confira o calendário completo

 Página do G20 Brasil: confira o que a Agência Gov já publicou
• Perguntas e respostas: O que é o G20 e qual o seu papel no mundo
• Convide outras pessoas para assinar nossa newsletter G20 Brasil News!

G20 EM QUADRINHOS

 

 

FOTO DA SEMANA

 

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe documento da Cúpula do G20 Social, no Rio de Janeiro | Foto: Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

DECLARAÇÃO DO RIO

G20 Social lança um grito global por inclusão, democracia e reformas na governança

 

A Declaração do Rio de Janeiro, resultado do G20 Social, reforça o apelo de movimentos sociais por justiça global. Documento foi entregue ao presidente Lula em cerimônia de encerramento com movimentos populares de todo o mundo

ALIANÇA

 

Uma das principais pautas em debate no Território do G20 Social, no Rio de Janeiro, trata da Aliança Global proposta pelo Brasil para combater a fome e a pobreza. A Aliança é fundamentada no princípio de que nenhum país pode combater a fome isoladamente. A iniciativa brasileira, que será lançada na Cúpula de Líderes, busca unir nações desenvolvidas e em desenvolvimento em ações coordenadas que englobam desde a ampliação da produção de alimentos saudáveis até o apoio à agricultura familiar e sustentável.

G20 SOCIAL

Na primeira Cúpula Social do G20, o Brasil apresenta o PAC para Resíduos Sólidos, um novo ciclo de políticas públicas que reforça o compromisso do país com a inclusão dos catadores, a economia circular e a sustentabilidade. A iniciativa coloca em prática temas essenciais debatidos na presidência brasileira do G20, como a redução de desigualdades e o combate às mudanças climáticas.

Regulação imediata da inteligência artificial para barrar o racismo algorítmico e a desigualdade digital

G20 Social apresenta caminhos para uma Inteligência Artificial ética e inclusiva. O alerta é para o risco da ampliação do discurso de ódio sem punição, o viés algorítmico e a urgência de políticas que garantam a integridade de dados e a proteção de direitos humanos no ambiente digital.

COLLABS

VÍDEO DA SEMANA

O encerramento do G20 Social foi marcado por discursos enfáticos e a apresentação da Declaração do Rio de Janeiro, um documento elaborado em colaboração com movimentos sociais de todo o mundo. O evento, realizado paralelamente às atividades do G20, destacou a urgência de reformar a governança global para enfrentar desafios contemporâneos, como mudanças do clima, desigualdades sociais e crises geopolíticas.

A Declaração do Rio de Janeiro, resultado do G20 Social, reforça o apelo de movimentos sociais por justiça global, combate à fome e mudanças do clima, e reforma urgente na governança internacional. O evento encerra neste sábado, antecedendo a reunião de líderes na próxima semana. Ouça a reportagem e saiba mais.

Felipe Neto cobra responsabilidade das plataformas no combate ao extremismo

0

Em entrevista, o influenciador defende a liberdade de expressão mas condena a radicalização causada pelas fake news

Agência Gov | Via Secom
Felipe Neto cobra responsabilidade das plataformas no combate ao extremismo

“A luta contra a disseminação de notícias falsas precisa partir daqueles que promovem essas notícias falsas”. Foi assim que Felipe Neto resumiu o papel das plataformas em moderar discursos de ódio e notícias falsas na internet.

O influenciador, com mais de 46,7 milhões de inscritos no YouTube, concedeu entrevista neste sábado (16/11) no CRIA G20 e explicou como o algoritmo das plataformas pode ajudar a aumentar a relevância de notícias falsas e discursos extremistas.

Quanto ao papel das redes sociais no combate à desinformação, como equilibrar liberdade de expressão e responsabilidade?

A gente precisa, antes de pensar em regulamentação de discurso, proteger a liberdade de expressão. Esse é o norte. Por isso, quando alguém fala que a vontade de regulamentar é a vontade de censurar é uma mentira. Porque a primeira pauta que a gente tem é proteger a liberdade de expressão.


A gente tem que entender que há a liberdade de expressão mas também existe a extrapolação da liberdade de expressão para o cometimento de crimes ou para o incentivo de teorias conspiratórias que levam à radicalização. Tudo isso é consenso jurídico. Tanto que você tem a questão da extrapolação da liberdade de expressão já em inúmeras sentenças e jurisprudência.


O que a gente precisa é entender qual é a responsabilidade da plataforma. Na nossa visão, deve partir do que a gente chama de “dever de cuidado”. A plataforma precisa entender a responsabilidade dela sobre os discursos que estão sendo propagados na internet. Tomar atitude quando esses discursos são denunciados e não simplesmente falar “lavamos as mãos, não temos responsabilidade, posta o que quiser”, que é o que o Elon Musk está fazendo.

E onde isso leva? Isso leva a uma radicalização, à divulgação de conteúdos mentirosos e à proliferação de riscos para o tecido social. Então, em uma pandemia, a gente vai ter gente dizendo que não deve se tomar vacina e gente defendendo que isso precisa ser feito. Isso não deve ser aceito.

A gente precisa lutar para que a desinformação seja abolida da internet. É uma tarefa árdua, porém realizável. A União Europeia está realizando, a Austrália está realizando. O Brasil, infelizmente, ficou para trás.

Leia também
• Regulação das redes contra a desinformação é tema inadiável, afirma Paulo Pimenta

Que estratégias você utiliza para lidar com ataques e fake news direcionados a você?

Sempre que eu recebo um ataque, seja ele mentiroso ou baseado em verdade, que às vezes você pode ser de fato criticado, eu tento entender se essa pessoa está tentando me fazer evoluir ou se ela está tentando simplesmente me escantear e tentar me diminuir, me inferiorizar, me ridicularizar. Esse tipo de discurso eu não levo a sério, não tomo para a vida.

Quando a pessoa tem alguma coisa útil a ser dita, eu tento aprender. Agora, quando eu fui vítima de um ataque sistêmico utilizando robôs, utilizando grupos de WhatsApp, utilizando sistemas criados para destruição de reputações, aí eu preciso me defender com todas as armas que eu tenho. A defesa vai ser no campo jurídico. A defesa vai ser no campo de construir vídeos mostrando a verdade, chamando meu público para poder divulgar essa verdade.

Foi o que eu tive que fazer quando fui acusado de pedofilia, quando fui acusado de crime contra a segurança nacional, de crimes como corrupção de menores.

Eu precisei lutar com todas as forças e ainda luto principalmente contra ameaças de morte também, para poder conviver com isso da melhor forma possível, se é que existe.

Felipe Neto Cria G201.jpg
Felipe Neto no G20 TALKS – Combate à desinformação

Na sua visão, como governos e plataformas podem colaborar de forma eficaz contra a disseminação de notícias falsas?

A luta contra a disseminação de notícias falsas precisa partir daqueles que promovem essas notícias falsas. As plataformas hoje são as grandes promotoras de conteúdo. Elas que promovem o conteúdo, elas indicam, recomendam. Hoje, se você não é recomendado para uma plataforma, dificilmente você tem alcance, tem audiência.

Então, quando tudo se torna recomendação das redes, a gente precisa lutar para que essa recomendação seja transparente. Qual é o algoritmo que recomenda? O que que tem nele? Por que ele prioriza uma notícia de extrema direita? Por que prioriza uma notícia de desinformação?

Compreender isso é compreender que as plataformas hoje visam mais o lucro que a ética. Elas visam mais o lucro do que a coexistência. Então a gente precisa subverter essa ordem e retomar a coexistência ética para o topo da pirâmide.

Para fazer isso a gente precisa de lei. E aí você vai precisar do jurídico, do Judiciário, do Executivo e do Legislativo trabalhando para que isso aconteça em harmonia, o que não acontece hoje no Brasil.

Que relação você vê entre a desinformação e o agravamento da emergência climática?

O clima não é exatamente a minha especialidade, mas acho que todos nós temos que falar sobre o assunto, né? E é mais do que evidente que esses negacionistas dos efeitos climáticos e das mudanças climáticas por ação humana, eles visam o lucro e o poder.

Por que eles negam que haja interferência climática? Porque eles sabem que para mexer nisso vai ter que mexer no lucro das pessoas mais ricas do planeta, então eles lutam para dizer que não. Dizem que é uma pauta comunista. Dizem que querem tirar o lucro dos grandes bilionários e para isso eles inventaram que o ser humano muda o clima.

O que é trágico é que isso que era para ser um discurso tido pela maioria como imbecil – porque é imbecil –, não só não é tido como imbecil, como eles elegem um presidente norte-americano que defende isso, que defende que todas as pautas para preservação climática devem ser abolidas e que deve se furar tudo atrás de petróleo.

E não tem que ter nenhum comprometimento da empresa, das empresas e da indústria para o clima. Isso é trágico. Enfim, agora a gente vai ter mais quatro anos de Donald Trump para a gente tentar enfrentar. Os norte-americanos vão ter um bom trabalho pela frente, para voltar esta pauta a ser relevante pro mundo.


• Página do G20 Brasil: confira o que a Agência Gov já publicou

• Perguntas e respostasO que é o G20 e qual o seu papel no mundo


 

Link: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2024/11/felipe-neto-cobra-responsabilidade-das-plataformas-no-combate-ao-extremismo

Deputada Rosangela Donadon destina R$ 330 mil para melhorias na Escola Municipal Flamboyant em Porto Velho

0

Em mais uma ação voltada para a melhoria das condições de ensino e do ambiente escolar em Rondônia, a deputada estadual Rosangela Donadon anunciou a destinação de R$ 330.000,00 em emendas parlamentares para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Flamboyant, localizada na capital Porto Velho. Os recursos serão utilizados para realizar uma reforma completa da instituição, que inclui nova pintura, troca de portas e a modernização dos banheiros.
A iniciativa visa oferecer um ambiente mais seguro, acolhedor e adequado para a comunidade escolar. A reforma promete beneficiar centenas de alunos, professores e funcionários que utilizam as instalações da escola diariamente, fortalecendo o compromisso da parlamentar com a educação de qualidade e o desenvolvimento das crianças e jovens de Rondônia.
Segundo a assessoria da deputada, as melhorias fazem parte de um esforço contínuo para valorizar a educação pública e promover a inclusão escolar em todo o estado. “Esses investimentos em infraestrutura educacional são fundamentais para proporcionar condições dignas de aprendizado, fortalecendo o futuro dos estudantes e a motivação dos profissionais da educação,” afirmou Rosangela Donadon.
Com a verba já destinada, as obras de reforma da Escola Flamboyant têm previsão de início para as próximas semanas, contemplando todos os itens essenciais, como a troca de portas e a pintura de áreas comuns, que necessitam de manutenção para melhor acomodar a comunidade. Além disso, os banheiros, que são um ponto de grande importância para o bem-estar dos alunos, serão renovados para garantir condições mais seguras e higiênicas.
A reforma completa tem como objetivo transformar o ambiente escolar, criando um espaço que contribua para o desenvolvimento integral dos alunos, com um ambiente mais convidativo e organizado, adequado às necessidades dos estudantes e dos profissionais de ensino. A direção da escola já demonstrou gratidão pela iniciativa, destacando que essas mudanças vão impactar diretamente a experiência dos alunos, incentivando um melhor desempenho acadêmico e promovendo o respeito pelo espaço público.
“Essas melhorias não apenas garantem um ambiente físico mais adequado, mas também ajudam a reforçar o valor da educação pública na formação de futuros cidadãos. As novas condições refletem o compromisso do poder público com o futuro das crianças e jovens, principalmente em regiões que necessitam de maior apoio,” destacou a diretora da Escola Flamboyant.
Além de promover melhores condições para o aprendizado, a ação da deputada Rosangela Donadon demonstra a relevância do esporte, educação e cultura como pilares fundamentais de seu trabalho parlamentar em Rondônia. Ao priorizar investimentos em infraestrutura educacional, a deputada reafirma seu compromisso com a inclusão, a dignidade e o fortalecimento da educação como um meio de transformação social.
Com esta emenda, a Escola Municipal Flamboyant se tornará um exemplo do impacto positivo que investimentos bem direcionados podem trazer à educação pública em Porto Velho e em todo o estado de Rondônia.