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Abate de bovinos cai e o de suínos e frangos sobe no último trimestre

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O abate de bovinos no último trimestre do ano passado caiu 1,8%, com um total de 8,04 milhões de cabeças; o de suínos subiu 6,1%, com 11,87 milhões de cabeças; e o de frangos aumentou 2,8%, chegando a 1,46 bilhão de cabeças, na comparação com o mesmo período de 2018.

Os dados divulgados hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) são os primeiros resultados da produção pecuária no país.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2019, o abate de bovinos apresentou decréscimo de 5,4%, o de frangos diminuiu 1% e o de suínos subiu 1,5%.

Outros dados

O peso das carcaças acumulado no quarto trimestre de 2019 foi de 2,08 milhões de toneladas de bovinas, 1,06 milhão de toneladas de suínos e 3,36 milhões de toneladas de frangos.

A aquisição de leite cru diminuiu 0,9% na comparação anual, com um total de 6,64 bilhões de litros, mas na trimestral houve aumento de 5,5%.

A aquisição de peças de couro pelos curtumes somou 7,88 milhões de peças inteiras, uma diminuição de 12,4% em relação ao quarto trimestre de 2018 e de 8,2% na comparação com o terceiro trimestre de 2019.

A produção de ovos de galinha atingiu 981,54 milhões de dúzias, um aumento de 4,3% na comparação anual e de 1,7% na comparação trimestral.

 

Agência Brasil

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 120 milhões no sábado

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Nenhum apostador acertou os seis números do concurso nº 2.233 da Mega-Sena desta quarta-feira (12). Ainda não houve vencedores do prêmio este ano. Foram sorteados os números 04, 06, 32, 35, 41, 45. Segundo estimativa da Caixa, o concurso de sábado (15) deverá pagar R$ 120 milhões.

A quina teve 89 apostas vencedoras e cada uma vai receber um prêmio de R$ 75.344,43. A quadra saiu para 8.107 apostadores, que receberão prêmio de R$ 1.181,63. A aposta mínima na Mega-Sena custa R$ 4,50. Nesse caso, a chance de acerto (probabilidade estatística) é de uma em mais de 50 milhões

 

Agência Brasil

MEC prorroga por dois dias inscrições para o Fies

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Prazo inicial terminaria nesta quarta-feira

O Ministério da Educação (MEC) informou que foi prorrogado por mais dois dias o prazo de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Com a prorrogação, os estudantes interessados em participar do programa de financiamento do ensino superior em universidades privadas terão até as 23h59 de sexta-feira (14) para fazer a inscrição. O prazo inicial terminaria hoje (12).

Segundo o MEC, a data final foi estendida para dar mais prazo para os estudantes se inscreverem. Em todo o país, serão ofertadas 70 mil vagas em instituições privadas.

Os demais prazos do cronograma do Fies foram mantidos. A divulgação dos resultados será no dia 26 de fevereiro. A complementação dos inscritos pré-selecionados ocorrerá entre 27 de fevereiro
e às 23h59 de 2 de março. A convocação da lista de espera será de 28 de fevereiro até as 23h59 de 31 de março.

Os estudantes interessados podem acessar osite do Fies.

Agência Brasil

Vereador que havia sido cassado e depois anulado CPI é autorizado pela justiça a retornar à Câmara

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Graebin deve participar da sessão da Casa, marcada para a semana que vem

Cassado por uma CPI em 2017, depois de ser reeleito no ano anterior, o vereador Vanderlei Graebin (PSC) ganhou na justiça o direito de voltar a exercer mandato na Câmara Municipal de Vilhena. O parlamentar já deve participar da próxima sessão da Casa, na semana que vem.

É mais uma reviravolta na condenação de Graebin, que perdeu o mandato por decisão dos colegas que o investigaram, mas conseguiu, no Tribunal de Justiça, anular todo o trabalho da CPI. Em seguida, por decisão da 1ª Vara Criminal de Vilhena, foi afastado mais uma vez, em virtude de um pedido do MP, que investiga indícios da fraudes a licitações na Câmara, sendo que num dos períodos em que teria acontecido a ilegalidade, Graebin presidia o parlamento.

O vereador chegou entrar com um habeas corpus para reassumir o cargo, mas o desembargador que julgou o caso entendeu que o recurso utilizado não era o adequado (lembre aqui).

Agora, por unanimidade, a 2ª Câmara Especial do TJ determinou o retorno de Graebin, que já esteve na Câmara para comunicar aos colegas a nova decisão. O site, no entanto, não teve acesso à fundamentação dos magistrados para reconduzir o edil vilhenense ao mandato.

 

Folha do Sul

Em ação conjunta da PM, homem é preso em taxi, levando droga de Vilhena para vender em Cabixi

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Suspeito já era investigado pelo Serviço de Inteligência

No início da tarde da quarta-feira, 12, uma ação conjunta da Polícia Militar de Colorado do Oeste e de Cabixi prendeu um homem, após ele ser flagrado com 550 gramas de maconha, nas proximidades da segunda cidade, onde o entorpecente seria vendido.  O suspeito já era investigado pelo Serviço de Inteligência.

A polícia tinha a informação de que o homem compraria a droga em Vilhena e iria para Cabixi vendê-la. Com isso, no dia em que ele esteve na maior cidade do Cone Sul, foi acompanhado até o local da abordagem, na RO-370. Ele estava a bordo de um táxi.

Além da maconha, o suspeito portava também R$ 1.000, que podem ser do tráfico. Diante da situação, ele recebeu voz de prisão e foi levado para a Unisp (Unidade Integrada de Segurança Pública) de Colorado do Oeste. O taxista, que não tinha participação no crime, foi liberado.

 

Conesul Acontece

Vilhenense inicia venda de ingressos para partida contra o Ji-Paraná pela terceira rodada do Rondoniense 2020

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O torcedor pode comprar antecipadamente a R$ 10,00 nos pontos de venda; no dia do jogo a entrada será R$ 20,00

Na primeira colocação do Grupo B com 4 pontos,  o Vilhenense recebe às 16:00 do sábado, 15, o Ji-Paraná no Estádio Portal da Amazônia. A diretoria do clube disponibilizou nesta quinta-feira os ingressos para a partida válida pela terceira rodada do Campeonato Rondoniense 2020.

O valor para compra antecipada é de R$ 10,00. O torcedor pode encontrar os ingressos na Banca do Zoio, na Avenida Capitão Castro, no Centro; no Lava Jato Lava Mais, na Avenida Major Amarantes, também no Centro; no Espaço Bem Estar, na Avenida Presidente Nasser, no Jardim América; e com a Dona Elna pelo telefone (69) 98413-0392.

De acordo com informações da diretoria, o valor de R$ 10,00 é apenas para a compra antecipada, no dia do jogo a entrada será R$ 20,00.

Vilhenense e Ji-Paraná decidiram o Rondoniense do ano passado e o título ficou com a equipe de Vilhena. Este será o primeiro encontro entre as duas equipes após aquela decisão, prenúncio de um grande jogo.

 

Assessoria/FS.

Nota

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Em razão do triste acidente de trânsito ocorrido na noite desse dia 12 na avenida Major Amarante, em que, infelizmente, faleceu um jovem, o Saae (Serviço Autônomo de Águas e Esgoto) vem a público, em primeiro lugar, se solidarizar com a família.

Ao mesmo tempo, o Saae informa que está acompanhando a apuração dos fatos para tomar as providências que forem necessárias.

*SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUAS E ESGOTO – SAAE*

Foragido é preso pela PRF com cerca de 700 gramas de cocaína

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Outras duas pessoas procuradas pela Justiça também foram recapturadas pelos policiais rodoviários federais em Jaru (RO) e Humaitá (AM)

Na última terça-feira (11), três pessoas consideradas foragidas da Justiça foram presas por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no interior dos estados de Rondônia e do Amazonas. Um dos indivíduos, inclusive, portava 690 gramas de cocaína.

O primeiro foragido foi recapturado às 10h45, durante fiscalização a um táxi, realizada no km 432 da BR-364, em Jaru (RO). O indivíduo, que é pastor e tem 43 anos de idade, possuía 3 mandados de prisão em aberto, sendo dois deles relacionados a furtos praticados no Mato Grosso e o outro decorrente de estelionato cometido em São Miguel do Guaporé (RO).

Já por volta das 15h10, outro passageiro de táxi foi preso pelos agentes federais. Ao abordar o veículo, os policiais notaram que um homem, de 31 anos, usava uma tornozeleira eletrônica, que estava desligada. Após consultas, foi verificado que o indivíduo tinha fugido do regime semiaberto há cerca de 3 meses e, ao efetuarem uma busca pessoal, os agentes encontraram 690 gramas de cloridrato de cocaína.

Por fim, uma mulher de 57 anos, que viajava em um ônibus de Porto Velho (RO) até a capital amazonense, também foi presa por uma guarnição da PRF às 22h30. A mulher possuía dois mandados mandados  de prisão pendentes de cumprimento, ambos expedidos pelo Poder Judiciário de Altamira (PA), pelos delitos de tráfico de drogas e corrupção ativa. Todos os indivíduos presos foram encaminhados à Polícia Judiciária para adoção das devidas providências.

 

PRF-RO

Intimações judiciais poderão ser enviadas por aplicativos de mensagens, aprova CCJ

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Em 2017, o Conselho Nacional de Justiça aprovou o envio de intimações pelo aplicativo WhatsApp. Um projeto de lei aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira (12), em decisão final, modifica o Código de Processo Civil para incluir na lei essa permissão. A ideia é estimular o uso de aplicativos de mensagens — já adotado por alguns tribunais — para agilizar o funcionamento da Justiça. Como é terminativo na CCJ, o texto seguirá para a Câmara dos Deputados, se não for apresentado recurso para votação em Plenário.

Conforme o texto, as intimações poderão ser feitas eletronicamente por meio de aplicativo de mensagens multiplataforma oferecido pelo juízo aos advogados e às partes que manifestarem interesse. O PLS 176/2018 foi apresentado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) e recebeu o apoio do relator, senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), que apresentou parecer pela aprovação com uma emenda de redação.

— Apesar de algumas comarcas atuarem dessa maneira, usando a intimação pelo WhatsApp, elas não tinham a segurança que terão a partir da aprovação dessa lei — defendeu Rodrigo Cunha.

A intimação será considerada cumprida se houver confirmação de recebimento da mensagem por meio de resposta do intimando no prazo de 24 horas de seu envio. A resposta deverá ser encaminhada por meio do aplicativo, em mensagem de texto ou de voz, usando as expressões “intimado(a)”, “recebido”, “confirmo o recebimento” ou outra expressão análoga que revele a ciência da intimação.

Caso não haja confirmação de recebimento no prazo, deverá ser feita a intimação comum. Se o interessado deixar de confirmar o recebimento de intimação no mesmo processo por três vezes, ele será excluído do cadastro do juízo e só poderá voltar a receber informações por aplicativo depois de seis meses.

Inovação

Ao justificar o projeto, Tasso lembrou que o uso do WhatsApp para intimações começou com a Portaria Conjunta 01, de 2015, elaborada pelo juiz Gabriel Consigliero Lessa, da comarca de Piracanjuba (GO), em conjunto com a subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil. A iniciativa foi homenageada em 2015 no Prêmio Innovare, que busca identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

“A previsão legal do uso de aplicativos de mensagens revela-se essencial para que a prática possa ser disseminada no país com segurança jurídica e o Poder Judiciário possa utilizar a tecnologia disponível e popularizada para a maior eficiência na prestação jurisdicional”, argumenta o senador.

Fonte: Agência Senado

Novas diretrizes para formação de professores priorizam aulas práticas

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OMinistério da Educação publicou, nessa segunda-feira (10), resolução que cria a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. O documento define diretrizes para a formação de futuros professores no País e tomou como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê os direitos de aprendizagem de todos os alunos das escolas brasileiras. As instituições de ensino com cursos de licenciatura terão, no mínimo, dois anos para fazer a adequação dos currículos à base.

Uma das principais mudanças dessa diretriz é a formação baseada em atividades práticas e presenciais. “A prática deve estar presente em todo o percurso formativo do licenciando, com a participação de toda a equipe docente da instituição formadora”, de acordo com a resolução.

“A resolução estabelece as diretrizes e habilidades que irão nortear a formação inicial, definindo as competências que deverão ser desenvolvidas nos futuros professores”, explicou o secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo. Pela primeira vez, a obrigatoriedade de horas práticas também se estende aos cursos a distância. “Para a oferta na modalidade EaD, as 400 horas do componente prático, vinculadas ao estágio curricular, bem como as 400 horas de prática como componente curricular ao longo do curso, serão obrigatórias e devem ser integralmente realizadas de maneira presencial”.

Todos os cursos de nível superior de licenciatura destinados à formação inicial de professores terão carga horária total de no mínimo 3.200 horas, organizadas em três grupos:

  • Grupo I: 800 horas, para a base comum que compreende os conhecimentos científicos, educacionais e pedagógicos e fundamentam a educação e suas articulações com os sistemas, as escolas e as práticas educacionais;
  • Grupo II: 1.600 horas, para a aprendizagem dos conteúdos específicos das áreas, componentes, unidades temáticas e objetos de conhecimento da BNCC, e para o domínio pedagógico desses conteúdos;
  • Grupo III: 800 horas para prática pedagógica. Metade do tempo para o estágio supervisionado, em situação real de trabalho em escola, segundo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da instituição formadora, e outras 400 horas para a prática dos componentes curriculares dos Grupos I e II, distribuídas ao longo do curso, desde o seu início.

Competências

A base é estruturada em habilidades e competências gerais e específicas para a formação dos novos professores. O documento pretende que o docente vá além do conteúdo tradicional de sala de aula. A ementa sugere que o profissional desenvolva, nos estudantes, competências éticas, humanas e técnicas para incentivar a reflexão, análise, comparação e uso das tecnologias disponíveis.

Confira abaixo as competências gerais da base:

1. Compreender e utilizar os conhecimentos historicamente construídos para poder ensinar a realidade com engajamento na aprendizagem do estudante e na sua própria aprendizagem colaborando para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática e inclusiva.

2. Pesquisar, investigar, refletir, realizar a análise crítica, usar a criatividade e buscar soluções tecnológicas para selecionar, organizar e planejar práticas pedagógicas desafiadoras, coerentes e significativas.

3. Valorizar e incentivar as diversas manifestações artísticas e culturais, tanto locais quanto mundiais, e a participação em práticas diversificadas da produção artístico-cultural para que o estudante possa ampliar seu repertório cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens — verbal, corporal, visual, sonora e digital — para se expressar e fazer com que o estudante amplie seu modelo de expressão ao partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, produzindo sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas docentes, como recurso pedagógico e como ferramenta de formação, para comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e potencializar as aprendizagens.

6. Valorizar a formação permanente para o exercício profissional, buscar atualização na sua área e afins, apropriar-se de novos conhecimentos e experiências que lhe possibilitem aperfeiçoamento profissional e eficácia e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania, ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Desenvolver argumentos com base em fatos, dados e informações científicas para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental, o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas, desenvolver o autoconhecimento e o autocuidado nos estudantes.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza, para promover ambiente colaborativo nos locais de aprendizagem.

10. Agir e incentivar, pessoal e coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência, a abertura a diferentes opiniões e concepções pedagógicas, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários, para que o ambiente de aprendizagem possa refletir esses valores.

Com informações do Ministério da Educação